Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Julgamentos na Conmebol são sempre misteriosos

11 de abril de 2014 18

A Conmebol é um buraco escuro e sem fundo. Ninguém sabe o que acontece no interior da sede da Confederação Sul-Americana de Futebol, no Paraguai. Não adianta nem ligar a lanterna. Tudo funciona nos cantos, aos sussurros, em ações camufladas.

Advogados de defesa não podem participar dos julgamentos. Sabem do resultado como qualquer um, pela Internet. Não há banco no seu tribunal. Só uma sala e algumas cadeiras para os juízes.

A Conmebol não responde para ninguém no continente. Na Europa, está subordinada à Fifa. Seu presidente, o uruguaio Eugênio Figueiredo, é do comitê executivo da Fifa.

A Conmebol funciona do lado da sombra, se movimenta como na época das ditaduras do Cone Sul. Lembra do Caso Tinga, atacado por racistas no Peru, na partida contra o Real Garcilaso? O clube foi punido com uma multa de US$ 12 mil. A punição branda saiu depois de 33 dias. Sabe dos jogos em estádios apertados, nos quais a polícia usa escudos para que os visitantes possam cobrar escanteios e fugir das pedras dos locais? Lembra? Pois nada acontece, virou cenário clássico da competição

No caso da briga da torcida do Grêmio, na Arena, ninguém sabe o que esperar da entidade que manda na Copa Libertadores da América. Pode haver multa. já que a confusão foi localizada, a BM agiu e prendeu os bandidos, ou punição mais pesada, com perda de mando de campo.

Quando a torcida brigou com a BM, no Brasileirão do ano passado, na mesma Arena, o STJD só multou o clube.

A Conmebol sofrerá pressão do San Lorenzo, que, lógico, prefere jogar sem torcida contrária em jogo decisivo fora do seu estádio. Terá o apoio total da Federação do Futebol Argentino (AFA), que exerce superpoder na Conmebol.

O Grêmio pode ser multado ou perder mando de campo. Ninguém sabe o que pode acontecer. Tudo é chute agora. A Conmebol (foto abaixo, Agência RBS/BD) é um mistério.

11com

Bookmark and Share

Comentários (18)

  • eron diz: 11 de abril de 2014

    Se for punido com perda de campo não será nenhum assombro, já que, a torcida é reincidente há anos. Melhor será pro grêmio acabar com essa torcida briguenta.

  • JOAO NUNES diz: 11 de abril de 2014

    Minha véia! Tu mesmo a algum tempo atrás falou que o o presidente Koff tinha livre trânsito na commebol. Lembra? É só lembrar “o bom velhinho” que foi UMA BRIGUINHA de 2 facções, sendo uma , do ZÓIO II(O RETÔRNO) e a outra do ALEMÃO E A CAUSA SERIA COLOCAÇÃO DE FAIXA. Lembra quando o Elano chutou o banderinha em jogo pela La., E NÃO DEU NADA. Lembra quando o Esportivo foi rebaixado e o teu GRE., foi só multado?Não te preocupes o nosso GRE é imorrível! Nois vai sai campeon! N[ós vai sai Campeon!

  • Luiz Alberto Aita diz: 11 de abril de 2014

    EM 1º LUGAR QUERO DIZER QUE SOU “SÓCIO DO GRÊMIO”…., NO ENTANTO, EM QUE PESE TODOS OS ARGUMENTOS ACIMA APONTADOS, TORÇO FERVOROSAMENTE PARA QUE A CONMEBOL APLIQUE UMA FORTE PUNIÇÃO AO GRÊMIO, E EXPLICO PORQUE: FAZ ANOS QUE ESSES “MARGINAIS” TRAVESTIDOS DE TORCEDORES ESTÃO AFUNDANDO O CLUBE EM PENALIZAÇÕES DE TODA ESPÉCIE, E, PASMEM , NENHUMA DIREÇÃO ATÉ AGORA FEZ ALGO PARA EXTERMINÁ-LA, PELO CONTRÁRIO, PREMIARAM-NA ALTERARANDO O PROJETO DA ARENA (QUE SERIA TODA COM CADEIRAS) PARA CONTEMPLÁ-LA COM UMA PARTE DO ESTÁDIO SEM CADEIRAS PARA QUE FAÇAM TODO TIPO DE BADERNA!!! SE O CLUBE ACHA ISSO NORMAL, DESISTIMULANDO O VERDADEIRO TORCEDOR (SÓCIO OU NÃO), ENTÃO, QUE ARQUE COM AS CONSEQUÊNCIAS!!! E. T. NENHUM OUTRO CLUBE NO BRASIL DÁ ESSE TIPO DE REGALIA PARA SEU ASSOCIADO, MUITO MENOS PARA UMA TURMA DE BADERNEIROS!!!

  • Favero diz: 11 de abril de 2014

    VAMOS ACABAR COM TORCIDAS ORGANIZADAS! FORA GERAL, JOVEM, GARRA, MÁFIA, IMORTALCHOPP… FORA GUARDA POPULAR, POPULAR DO INTER, CAMISA 12, SUPERFICO, INDEPENDENTE… São irracionais que não pensam no clube. Quando não brigam entre si (vide os últimos jogos de Inter e Grêmio), brigam com as outras… São quadrilhas. Cadê o MP? Cadê a Imprensa? Acordem Diretorias!!! Será um bem para o futebol.

  • Daniel diz: 11 de abril de 2014

    Daí, se houver uma punição deste tipo, perda de mando de campo não é nada, pior é sem torcida, acho que o Grêmio tem de abandonar a competição, porque diante do que acontence na competição como diz a matéria, é palhaçada, e se ninguém póde interferir na decisão dos superpoderosos, essa competição merece ser jogada no LIXO.

  • Paulo diz: 11 de abril de 2014

    Não vai dar nada. O Koff é amigo dos homens lá. Está tudo sob controle.

  • antonio diz: 11 de abril de 2014

    muito boa a análise. Me pergunto: ninguém consegue quebrar este feudo?

  • Antoni Arnold diz: 12 de abril de 2014

    Enquanto isso, aqui no Brasil, a imprensa, em vez de apoiar os times brasileiros, prefere vender e divulgar notícias ruins às custas da desgraça alheia.

    Ficam remoendo uma história besta como essa até conseguir o último centavo, o máximo de acessos possíveis.

    Se não houvesse tamanha divulgação AQUI no Brasil – e pior:aqui no RS-, esse assunto passaria batido.

  • Guilherme diz: 12 de abril de 2014

    Que matéria rasteira. O San Lorenzo vai pressionar? A AFA vai apoiar? E a CBF? Como o senhor sabe dessas coisas? Ou é a sua fértil imaginação?

  • Regis Wallauer diz: 12 de abril de 2014

    Até concordo como o nobre blogueiro sobre a falta de transparência da Conmebol, mas no caso do Grêmio, não há perda e sim ganho.

    Seria interessante que o jornalista se informasse melhor sobre a situação. O Grêmio foi julgado pelo evento em que parte do muro da geral desabou, momento em que os advogados do clube tiveram a oportunidade de apresentar defesa. O clube foi condenado a 2 jogos e depois de cumprir 1, e contando com a influência do presidente Fábio Koff, teve o restante da pena suspenso.

    A questão agora é que, por conta da suspensão da pena, durante 2 anos o clube está em observação. Isso quer dizer que a Conmebol poderá cumprir a parte da pena suspensa, sem novo julgamento, já que não é o caso.

    Os incidentes do jogo contra o Nacional do Uruguai, poderão gerar novo julgamento, momento em que o Grêmio deverá novamente apresentar defesa e redundar em nova condenação, mas nada poderá fazer quanto ao jogo cuja pena já transitou em julgado.

    Pelo exposto, o Grêmio não estará sendo prejudicado pela falta de transparência da Confederação administrada pelo dirigente uruguaio, uma vez que foi beneficiado pela suspensão da pena no ano passado.

  • paulo nunes diz: 12 de abril de 2014

    Zini, qual pena voce acharia justa para uma torcida como esta? clube que financia estes marginais perda de mando de campo e pouco pois acontece todo jogo realizado por esta equipe.
    torcida esta que e racista,preconceituosa ,ou quem sabe você zini não acompanha o noticiário destes verdadeiros marginais? me surpreende você se dirigir a Conmebol como se ela fosse culpada.
    não so tem que perder mando de campo bem como ate ser banido de uma competição internacional como esta, ou tem alguma duvida disso?
    fica evidente sua identificação,pois você como jornalista deveria sim pedir uma punição exemplar.

  • Dilson diz: 12 de abril de 2014

    Não há julgamento na COMEBOL, assim como não há na UEFA. Há um tribunal de penas, onde o caso é analisado e aplicada a pena. Compare com uma multa por infração de trânsito. Você também não tem direito à defesa: infringiu, está multado. Tribunais Desportivos são invenção do Brasil. Agora, compare a situação na Europa com a nossa.

  • Volmar José Haas diz: 12 de abril de 2014

    Isso só acontece porque tem a conivência da nossa “querida” CBF que nunca se manifestou em favor dos clubes brasileiros para nada. Na Argentina jogam pedras papel higiênico e tudo que tiverem na mão e nada acontece. No Brasil se uma pena cai no campo o clube perde mandos e é punido de todas as formas. Nossa CBF é uma desgraça para o futebol brasileiro com péssimos exemplos e não é muito diferente da outra co-irmã.

  • Volmar José Haas diz: 12 de abril de 2014

    Já passou muito da hora de acabarmos com as organizadas. São bandidos que estão lá para usufruir do clube. Só prejudicam o próprio clube. O clube não pode mais arcar com os custos e a vergonha que elas deixam. O maior exemplo foram as brigas do último jogo
    por ocupação de espaço. Pelo amor de Deus, acabem com isso.

  • AMARILDO PARADA diz: 12 de abril de 2014

    A ARTE DE DISTORCER AS COISAS, JORNALISTAS, MIDIA, SEMPRE TOMANDO PARTIDO, ALGUNS SE DIZEM ISENTOS. UMA PIADA MAIS, CONTADA POR PESSOAS INCOMPETENTES E QUE SEMPRE VISÃO AGRADAR OS QUE A RODEIAM. TRISTE PARCIALIDADE.

  • Matheus diz: 12 de abril de 2014

    Porém as punições a clubes brasileiros são sempre mais fortes.
    No gol do Grêmio contra o próprio nacional fora de casa, choveram isqueiros sobre os jogadores do Grêmio. Aconteceu algo ao Nacional?
    Clubes brasileiros frequentemente tem que cobrar escanteio de baixo de escudos da polícia fora de casa, alguma providência da Conmebol sobre isso? NADA.

    A conmbeol é omissa e passional os brasileiros.

  • Maurino diz: 12 de abril de 2014

    Ué, não vejo nada de diferente daqui!

  • jonas diz: 12 de abril de 2014

    Como torcedor gremista nao vou mais enquanto existir essa torcida. Façamos uma campanha de pressao para a direçao acabar com esse bando demarginal e colocar cadeiras. Se for punido é benfeito p direção que apoio esse bando.

Envie seu Comentário