Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Diretor de árbitros da FGF: "Quem vive no futebol tem um time do coração"

13 de janeiro de 2015 8

Diretor do Departamento de Árbitros da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luiz Fernando Gomes Moreira, vai chamar dois dirigentes de cada um dos 16 clubes do Gauchão, que começa em 18 dias, para explicar como vai ser o trabalho dos árbitros no campeonato regional. Moreira disse que não vai aceitar reclamações acintosas dos treinadores.

Um resumo da minha conversa com ele, ontem à tarde, você lê a seguir.

O que você espera dos técnicos no Gauchão?
Espero que se contenham, respeitem a arbitragem e seus torcedores. Reclamações acintosas e constantes prejudicam a partida e atrapalham o desempenho dos árbitros. Reclamações são normais, ninguém fica estático no banco do reservas. O que não vamos aceitar é o exagero. Não vamos mesmo

Recentemente Felipão acusou árbitros gaúchos, que ajudaram colegas de outros Estados no Brasileirão 2014, de serem colorados. O que você acha?
Tudo mundo que vive o futebol no Rio Grande do Sul tem um time do coração. Todos, sem exceção. Não imprensa, creio, não é diferente. Mas nós precisamos analisar se o profissional está trabalhando corretamente. Este é o ponto. Não vejo problema neste sentido no Gauchão. Os árbitros são profissionais acima de tudo.

Como será a reunião dos cerca 50 árbitros assistentes na semana que vem no Sesc, na Capital?
Vamos trabalhar dois dias em três turnos, manhã, tarde e noite. Assistiremos a lances polêmicos do Gauchão 2014, debateremos e depois vamos praticar. Agarra-agarra na área, mão na bola e bola na mão, carrinhos e violência terão a nossa atenção. Usaremos critérios definidos.

Como a FGF divulgará seus critérios de arbitragem?
Chamaremos dois dirigentes de cada clube da competição à sede da FGF. Eles poderão trazer os treinadores, se quiserem. Felipão será bem-vindo. Explicaremos tudo. Eles podem comunicar as nossas decisões aos seus jogadores. Aliás, chamaremos os jornalistas interessados. Você, Zini, está convidado também. Não será por falta de critérios que o Gauchão não terá grandes arbitragens. Estou tranquilo. Temos alguns dos melhores árbitros do Brasil.

13felipe

No Brasileirão 2014, Felipão acusou árbitros gaúchos de serem colorados (Vanderlei Almeida/AFP/BD)

 

Bookmark and Share

Comentários (8)

  • Fernando diz: 13 de janeiro de 2015

    Não me espantaria se os árbitros gaúchos forem colorados, afinal o presidente da FGF não é colorado? Com toda a crise de dignidade que vemos diariamente nos noticiários, não é difícil concluir que muitos desmandos e absurdos acontecem no futebol. Você confia que as coisas são tratadas com lisura? Eu não acredito!!!

  • lUIZ diz: 13 de janeiro de 2015

    grande novidade, o Simon era colorado assumido e demonstrava isto dentro de campo, onde sempre ajudou o Inter, inclusive inventando a regra na prorrogação, o Gaciba era diferente, ele ferrava os adversários do Inter e temos mais caso, os mais antigos Agomar Martins, Barreto, Cavalheiro de Moraes(FAMOSO TRIO ABC, LEMBRAM?), o Carlos Martins, Marsiglia, Roque José gallas, TODOS COM O AVAL DA RÁDIO GAÚCHA E DE ZH. METIAM A MÃO NO GRÊMIO E NO DIA SEGUINTE ERAM APLAUDIDOS PELA RBS. É SÓ PEGAR OS JORNAIS DE ÉPOCA E TODOS VERÃO.
    E o comandante de esportes em determinada época na RBS: Armindo Antonio Ranzolin, grande colorado orquestrava o comportamento da mídia, na defesa destes “senhores de respeito” todos.

  • Severo Gottert diz: 13 de janeiro de 2015

    O CARA TOMA 7 DA ALEMANHA EM PLENO TERRITÓRIO NACIONAL. TOMA MAIS 3 DA HOLANDA AQUI MESMO. FICA EM 7º NO BRASILEIRÃO. QUASE REBAIXOU O PALMEIRAS EM 2009. E DEPOIS VEM DIZER QUE OS ÁRBITROS SÃO COLORADOS? EM 1995 ELE NÃO DIZIA ISSO. ENGRAÇADO ESSE GRINGO TOSCO, AÇOUGUEIRO E IGNORANTE…

  • rick diz: 13 de janeiro de 2015

    o último grande erro de arbitragem que me lembro foi um título gaucho do gremio com ronaldinho fazendo gol após dominar a bola com a mão no meio de campo
    mas os gremistas vivem em um mundo paralelo em que a cia e a nasa tem conspirações contra eles
    fico tranquilo pois enquanto pensarem dessa forma, colocando a culpa de sua mediocridade em coisas externas a eles, o inter vai continuar deitando e rolando sendo dono soberano do estado

  • Anônimo diz: 13 de janeiro de 2015

    Quem vive do futebol tem um time do coração! Correto.Só que ,no caso dos árbitros gauchoi, a maioria deles é colorada e aqueles que não são, tem medo de NÃO FAVORECER o time do coração do presidente conselheiro vermelho! E outra coisa sr. Zini! Por que não falastes sobre o que o Dunga, então treinador do colorado, fez no ano passado? Nunca vi um técnico xingar tanto e baixar o nível contra a arbitragem (dizendo até que havia um complô contra ele) e se dirigindo a um microfone instalado ao lado do campo para todo mundo ouvir seus impropérios! E o que aconteceu com ele em termos de punição? NADA! E por último, será que o D’Alessandro vai ser convidado para esta reunião? Este ano ele vai continuar apitando os jogos e mandando na arbitragem? Por que não abordas estes assuntos e coloca à tona somente o que o Felipão falou? Esta Imprensa vermelha não tem jeito mesmo! É difícil ser gremista aqui no RS?

  • Luiz diz: 13 de janeiro de 2015

    Caro Rick! Eu já penso que o último grande ero de arbitragem aqui no nosso pago foi aquele gol anulado do Juventude que o árbitro amigo do D’Alessandro (prova está no que aconteceu no jogo beneficente) sr.Márcio Chagas, que marcou uma falta que somente ele viu e que deu o campeonato gaúcho ao teu time.Percebe-se que tu só vê as coisas pelo teu lado, mas lembre-se que existe o outro lado e nestas questões de arbitragem quem fez um DVD sobre o assunto foi o TEU time, não o Grêmio.Portanto é melhor tu não escrever sem ter base e bons argumentos.Eu poderia enumerar vários outros erros que deram campeonatos ao teu time (roubo ao Nacional pela Libertadores) e mais recentemente o gol contra o São paulo com três jogadores do Inter impedidos e a jogada de vôlei conta o Atlético Mineiro que o árbitro não deu pênalti.E tu podes enumerar lances que favoreceram o Grêmio, fique à vontade, só não venha escrever que os gremistas vivem num mundo paralelo, pois, baseado na tua análise, posso dizer que os colorados, ou pelo menso tu, também vive num mundo paralelo.

  • Natanael Felipe Rhoden diz: 14 de janeiro de 2015

    Na reunião será traçada estratégia para continuar deixando o sr Andres D’Alessandro fazendo o que quer em campo, do tipo arrumar briga em Veranópolis e ser contido pelo árbitro do jogo só para não expulsá-lo? O parceiro aí que escreveu que o último grande erro foi o do Ronaldinho dominando a bola com a mão no meio-campo e que foi campeão por isso. Engraçado só para ele, esse jogo foi a final do campeonato. Esse jogo foi em 2000 e o campeão foi o Caxias na final contra o Grêmio. Agora do Simon fazendo prorrogação corrida ou permitindo o Clemer pegar com a mão o recuo do Bolívar ele não lembra.

  • Luiz diz: 14 de janeiro de 2015

    Rick: cara de pau, então vou te lembrar: primeiro não foi gol de título, segundo deves estar em Marte nos últimos anos: Inter 0 x nacional URU 0 – DOIS GOL LEGÍTIMOS ANULADOS.
    Nem vou citar os larápios que ajudaram teu time nos últimos anos, pois ficaria um bom tempo para enumerar todos. Saliento que nestes casos RBS sempre disse que não foram grandes erros e defendeu estes caras.

    Que fique bem claro que falo destes homens da arbitragem dentro de campo, por suas atitudes lá, sempre errando para o mesmo lado. Fora de campo, em suas vidas particulares não posso opinar. Mas dentro de campo, sempre há uma intenção duvidosa e sempre a favor do teu time.

Envie seu Comentário