Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Julgamento de auditor do Caso Aranha foi ação entre amigos

27 de fevereiro de 2015 5

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) é o mais puro retrato do Brasil. Um julgamento rápido na manhã desta sexta-feira, nas portas do final de semana, não condenou o auditor Ricardo Graiche. A decisão não surpreendeu. Foi uma ação entre amigos.

Nos bastidores do STJD, no Rio, poucos acreditavam na condenação do auditor paulista que liberou mensagens de cunho supostamente racista em seu perfil no Facebook. O processo contra Graiche – que votou pela exclusão do Grêmio da Copa do Brasil, por conta dos insultos ao goleiro Aranha, em 2014 – foi arquivado.

Graiche mostrou que tem força e influência no Tribunal e ainda aliados poderosos. Seu caso chocou o Brasil.

Seu advogado de defesa foi o ex-presidente do STJD, Rubens Approbato Machado – ex-presidente da OAB,  ex-vice-presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) e conselheiro do Corinthians. Aprobbato é muito respeitado no STJD e na CBF. Sua presença no julgamento foi decisiva para livrar Graiche de qualquer punição.

Dos seis auditores, três votaram pela absolvição de Graiche, três queriam apenas uma advertência.  Com o empate, o presidente do STJD, Caio César Rocha, absolveu o auditor. Os empates favorecem quem é julgado.

O arquivamento do processo não repercutiu bem nos corredores do STJD. Muitos queriam a sua exclusão do Tribunal e ficarão desconfortáveis se voltarem a trabalhar com o auditor. A decisão não ajuda a melhorar a imagem do STJD, que é financiado pela CBF e trata da legalidade do futebol no Brasil.

Com a decisão, o STJD colou ainda mais a sua imagem ao danificado nome da CBF e deixa todos os fãs de futebol indignados. Quando parte do mundo civilizado se une em torno dos que lutam contra o racismo, o Brasil mostra, mais uma vez, que trafega em outro mundo.

 Com a colaboração de André Baibich (andre.baibich@zerohora.com.br)

28graiche

O auditor Ricardo Graiche foi absolvido por suposto caso de racismo ( Foto Nina Lima/ Extra/Agencia o Globo/BD

 

Bookmark and Share

Comentários (5)

  • Paulo Viegas diz: 27 de fevereiro de 2015

    Nada justifica atps ou expressões injuriosas de cunho racista, pois somos todos iguais em epírito. Mas é lamentável. Mais uma vez fica evidenciado que tanto a imprensa quanto este “tal” de STJD são parciais e não gostam dos gauchos. Talvez pelo fato de que os times do sul juntos, ganharam quase tantos títulos quanto todos os do centro do país juntos. E o Gremio que é lógico com justiça foi eliminado da Copa do Brasil, perdendo a chance de ganha-la? e a moça que foi triturada, espezinhada, xingada, teve sua casa queimada, perdeu seu emprego, teve que se esconder e está corretamente e com justiça respondendo por crime? lembro que a imprensa do centro do país não sossegou durante quase um mês tripudiando sobre nós gauchos, sobre a torcida do Gremio e o time, nos chamando de racistas e outras coisas mais, principalmente o pessoal da FOX e do Bem Amigos da SPORTV. Espero que a imprensa gaucha não deixe passar em branco e durante pelo menos 15 dias bata na “tecla” de que este STJD é uma fraude, um bando de bairristas e contra os gauchos e que este “tal” de auditor (assim mesmo em minúsculo) seja expulso do Tribunal. Qual a moral que terá para julgar novos caso? espero que o Gremio não deixe passar em branco através de seu Dptº Jurídico recorrendo desta decisão junto ao STJD. Parabéns Zini pelo teu texto. Ah, se todos fossem iguais, mas nesta hora, como naqueles dias de tripudiação, fala mais alto o grenalismo. É uma pena pois estava na hora de darmos o troco à estes enganadores.

  • Carlos Xavier Rosa diz: 27 de fevereiro de 2015

    E daí que ele foi absolvido?
    Nada muda o que aconteceu naquele jogo entre Gremio x Santos, atos racistas por parte da torcida gremista aconteceram e todo mundo viu.
    Agora estão querendo justificar um erro com outro?
    A torcida gremista errou e o time foi punido.
    E ficaram rotulados como racistas, bem feito.
    E podem escrever, vai acontecer de novo este ano, podem esperar.

  • Danielmo Vaccari Moraes diz: 27 de fevereiro de 2015

    Nobre Zini, Prezado paulo Viegas,
    concordo com o que restou exposto por vocês, entretanto há um ponto que não está sendo tratado por ninguém.
    Ok, o Grêmio foi expulso da competição COPA DO BRASIL 2014 poque sua torcida foi flagrada praticando ato de injúria racial. “Delito” praticado, pena imposta.
    Mas peraí, na Copa SP de Futebol Júnior, torcedores de um time paulista quase se mataram na rua ante de um jogo. Outro dia, mais de 100 torcedores de times cariocas foram presos porque estavam fazendo baderna, brigando e se matando na rua.
    Então quer dizer que xingar ou praticar ato de injúria não pode, mas se agredir, aleijar, matar, não tem problema?!!!
    E VIVA A MARACUTAIA NACIONAL!!!
    POR ESSAS E POR OUTRAS:

    - CANCELEI O PAYPERVIEW DE TODOS OS CAMPEONATOS DE FUTEBOL QUE EU TINHA;
    - SOU GREMISTA, MAS DEIXEI DE PERDER MEU TEMPO COM FUTEBOL;
    - ACHO QUE TUDO É UM GRANDE ARMAÇÃO E O ÚNICO QUE PAGA É O TORCEDOR:

    ISSO DEPOIS DE PERCEBER QUE AS ARBITRAGENS SÃO PARCIAIS, OS TIMES REBAIXADOS E QUE SOBEM SÃO SEMPRE OS MESMOS (ISSO DÁ A ENTENDER QUE HÁ ESQUEMA), E OS CAMPEÕES SE REVEZAM PERIODICAMENTE, A FIM DE QUE UMA OU OUTRA TORCIDA NÃO PERCA A ESPERANÇA.

    E PARA QUE VOCÊS TENHAM IDEIA DO QUE A CRETINA ADMINISTRAÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO FEZ, QUANDO EU ERA GAROTO, QUANDO A SELEÇÃO OU O GRÊMIO PERDIAM EU FICAVA DOENTE.

    AGORA, ENTENDO QUE É MUITO MELHOR IR À PRAIA (MORO EM FORTALEZA/CE) OU PEDALAR COM MEU FILHO, A QUEM TAMBÉM NÃO INCENTIVO A GOSTAR DE FUTEBOL.

    OU SEJA, NÃO É SO O 7X1 QUE PESA SOBRE O FUTEBOL BRASILEIRO, NA VERDADE É A MENTIRA E A CORRUPÇÃO REINANTES EM TUDO NESTE PAÍS.

    DEU PRA TI FUTEBOL.

  • LUCAS3 diz: 28 de fevereiro de 2015

    Este lamentável fato do Aranha nos expõe claramente como sociedade hipócrita,sobraram atitudes falsas , faz de conta e anti-racistas de última hora.Temos muito para evoluir, só depende de nós.

  • Gilmar diz: 28 de fevereiro de 2015

    Aqui no país das maracutaias sabemos que sempre houve o tal do jeitinho brasileiro.
    Mas nos últimos dez ou quinze anos a coisa desandou de vez.
    Hoje nossos representantes no poder federal são uma verdadeira quadrilha de ladrões e corruptos em que seu único objetivo é o próprio enriquecimento em cima dos impostos que nos pagamos. Essa grande quadrilha é formada pela grande maioria dos políticos que nós mesmos elegemos. Mas o que é de tirar a esperança de nós brasileiros, é que os juízes de direito estão demostrando que estão tão contaminados quanto os nossos políticos. Nosso país está às traças. Enquanto eles delapidam com a riqueza do país, não sobram recursos para pagar um salário decente a professores e policiais e não existem recursos para construir escolas, presídios, estradas , ferrovias redes de transmissão. Em fim, nosso povo precisa reagir e dar um basta.
    Até quando vamos permitir que isso prossiga? Até parece que não somos cidadãos desse país , e o que estão delapidando não sai dos nossos bolsos.

Envie seu Comentário