Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

O que o Banco Itaú/BBVA fala sobre as finanças de Grêmio e Inter

27 de agosto de 2015 2
27gre

A festa da torcida mista em dia de Gre-Nal, imagem que recebeu elogios em todo o país (Agência RBS/BD)

 

O Itaú BBA, banco de investimentos do Grupo Itaú, analisou o momento financeiro dos grandes clubes do Brasil.

Acompanhe o que o estudo fala sobre a dupla Gre-Nal, segundo os números da temporada passada. 

O texto que você lerá a seguir é obra dos executivos da consultoria do banco. 

Grêmio:

1) Em 2014, o Grêmio iniciou um processo de reequilíbrio financeiro, com aumento de receitas e corte de custos, que resultaram em melhor geração de caixa.

2) É um trabalho hercúleo e demorado. Nesse ínterim, os investimentos continuaram elevados e financiados. Uma hora a conta chega, e o clube precisa estar pronto para pagá-la.

3) Isso significa que o ajuste precisa ser mais forte e contínuo. Ainda é necessário cortar mais custos, reduzir investimentos e se preparar para alguns anos de possibilidades mais modestas, exceto se as categorias de base, que costumam apresentar bons valores, ajudem a suportar este momento.

Inter:

1) Este é mais um caso de “All In” financeiro em busca de títulos relevantes, notadamente no caso do Inter, da Libertadores de 2015.

2) O clube reduziu receitas para manter bons valores no elenco neste ano. Fez investimentos relevantes em 2014 que significarão mais custos em 2015 e aumentou a dívida bancária para suportar este período.

3) Neste momento sabemos que o clube foi eliminado na semifinal da Libertadores. E agora, o que fazer?

4) Entrará naquele momento de ajuste forçado, com venda de atletas e redução de custos. Inclusive, alguns como Nilmar já foram negociados. Mas sabemos que isto é sempre mais difícil de fazer quando há necessidade e pressão. Os atletas perdem valor, os custos pressionam a cada dia.

5) De exemplo de gestão a um comportamento comum e antiquado. Em quanto tempo o Inter se reencontrará com as melhores práticas?

Bookmark and Share

Comentários (2)

  • DNLUFT diz: 27 de agosto de 2015

    Zini; Ótima colocação que esta consultoria colocou sobre os dois clubes, mas explicar para a grezembada o que esta consultoria aí explicou, é a mesma coisa que tu mijar no mar e querer fazer subir o nível do mar. Li uns comentários de uns em outros blogs, que só me fazem ter uma postura; que é de muita pena dos pobres coitados.

  • Emerson diz: 27 de agosto de 2015

    Não entendi o item 2 referente a analise do Inter:”2) O clube reduziu Receitas para manter bons valores no elenco neste ano.”
    Reduziu receitas? Se o correto foi aumentar despesas até concordo.

Envie seu Comentário