Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Qual o futuro das marcas de Inter e Grêmio no Brasil

22 de dezembro de 2015 0
22daniel

O consultor Pedro Daniel, da BDO (Agência RBS/BD)

 

A BDO Brasil apresentou um novo estudo sobre o Valor das Marcas dos Clubes Brasileiros. Uma das surpresas do estudo, publicado na semana passada, foi a liderança do Flamengo, que superou o Corinthians como a marca mais valiosa do futebol brasileiro. O Grêmio ficou em quinto lugar, o Inter, em sexto.

O executivo Pedro Daniel, especialista em gestão esportiva e responsável pela área Esporte Total da consultoria BDO, comentou o trabalho.

Como você pode avaliar a evolução das marcas dos clubes no Brasil nos últimos anos?
Apesar do forte crescimento apresentado nos últimos cinco anos, podemos notar que o ritmo diminuiu em 2015. Esse é um sinal claro de que os clubes brasileiros precisam ampliar suas plataformas, como buscar internacionalização das suas marcas.

A crise econômica afetou as marcas no Brasil?
Ainda não. Mas, provavelmente, no próximo ano, devemos sentir o reflexo dessa crise econômica.

Haverá mudanças no ranking nos próximos anos? Qual a tendência?
É difícil prever mudanças, pois este é um segmento que as coisas mudam muito rapidamente. Entretanto, temos alguns bons exemplos que indicam uma tendência mais forte de crescimento, como as marcas de Flamengo, Atlético-PR, Palmeiras e Grêmio.

Como você avalia o Grêmio?
O Grêmio, com seu eficiente trabalho, saiu da oitava posição em 2012 para o quinto lugar em 2015. Foi o primeiro clube brasileiro a inaugurar sua nova arena, tem um programa de sócio torcedor bem desenvolvido, explora sua marca comercialmente (como a Hamburgueria) e, no último ano, teve um faturamento com patrocínio e publicidade superior ao do seu rival Inter.

E o Inter?
Apesar do seu forte programa de sócio torcedor, o Inter não apresentou a evolução esperada no último estudo. Com uma forte queda de receita no último ano, o clube deve buscar ampliar sua exploração com a nova arena para retomar o patamar de marca mais valiosa do Estado. Potencial não falta.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário