Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Treinador do San Lorenzo é da mesma escola de Roger Machado

09 de março de 2016 1
09pablo

Pablo Guede é da nova escola de treinadores do futebol argentino (Juan Mabromata/AFP/BD)

Treinador do San Lorenzo, Pablo Guede, 41 anos, é da nova geração do futebol argentino. É discípulo de Marcelo Bielsa e admirador de Pep Guardiola e Carlo Ancelotti.

Os métodos de Guede se assemelham aos adotados por Roger Machado na Arena, palco da decisão desta noite. Como o gremista, é um estudioso. Se fosse gaúcho, seria da escola de Tite e Ênio Andrade. Antes de tudo, ele sempre diz, quer jogar futebol. Fazer bonito. Seu time costuma ser mais ofensivo do que a maioria.

Guede não gosta de coletivos. Prefere treinos mais curtos, porém muito mais intensos. Segue a máxima dos melhores treinadores da Europa: “treino intenso, partida intensa”. Estuda os seus atletas tão bem como os adversários. Trabalha as individualidades deles à exaustão. Diz que esta é a melhor forma de qualificar um time. Divide a equipe, orienta por setores, um dia a defesa, outro o ataque.

O que ele destaca sempre é que os atletas devem pressionar (muito) quando o adversário está de posse da bola. Garante que os cinco segundos depois que se perde a bola são os mais importantes.
É o tempo da reorganização da outra equipe, do começo de um contra-ataque mortal.

Guede é mais ofensivo, muito mais do que Roger, talvez seja o treinador que mais gostar de atacar em os 32 time sda Libertadores, o que mais insiste. É quase uma filosofia de jogo.

Bookmark and Share

Comentários (1)

  • JulioK diz: 9 de março de 2016

    Mais que coisa séria.
    A famosa “cotovelada” serviu para tirar pressão do Grêmio para hoje a noite.
    Ninguém falou, mas se o Grêmio perder, estará quase FORA!!!
    Uma perguntinha: – Por acaso o INTER não gosta de “jogar futebol”???

Envie seu Comentário