Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Após anúncio de atraso em obras da Copa, prefeitura confia em repasse federal para todos os projetos ainda em agosto

03 de agosto de 2013 7


Depois de jogar a toalha e admitir que a maior parte das obras previstas para a Copa não ficará pronta antes do Mundial, a prefeitura aposta em um gordo repasse de verbas federais para todos os projetos ainda em agosto. A Secretaria de Gestão acredita que a Caixa deva liberar uma parcela do financiamento para cada uma das obras ainda na primeira quinzena desse mês. Os técnicos da administração municipal afirmam que todos os nós que impediam início dos repasses foram desatados. Até agora, apenas a duplicação da Avenida tronco recebeu uma parcela da verba federal. Literalmente, vamos pagar para ver.

Custo político

É grande o custo político que prefeitura e, por tabela, o governo federal terão com o atraso nas obras do Mundial. Em meio à má notícia, entretanto, é preciso perceber que houve certo avanço na transparência com que o poder público tratou uma questão importante para a cidade _ainda que tardiamente, pois há algum tempo quem anda pelas ruas da Capital já percebia o problema.
Enfim, a área técnica pode explicar os motivos da demora na execução das construções. Bom seria se não tivesse sido tão tardia a confirmação oficial do atraso. E bom seria se essa transparência valesse para todo tipo de informação pública, sempre.

Comentários (7)

  • Luiz diz: 3 de agosto de 2013

    Na verdade, pra mim esse Prefeito é ……pffffff .

  • duvidei diz: 3 de agosto de 2013

    Depois que foi confirmada a copa no Beira Rio, parece que o estado, a prefeitura, os políticos, perderam o interesse na copa. Acabou a mobilização. Deixamos de ter gremistas assumidos ocupando cargos estratégicos em secretarias que são para tratar dos assuntos da copa. O Fortunatti só deu mais uma demonstração de, depois de eleito, que não está nem aí para a copa, a cidade e seus eleitores. Baita tiro no pé para um político. Os portoalegrenses (na maioria Colorados) não tem memória curta.

  • germanojuliani diz: 3 de agosto de 2013

    Oque se tem conhecimento através da imprensa é que as verbas federais já estariam disponíveis para as obras da copa, mas a falta de competência ou iniciativa para tocar estes projetos por parte da prefeitura da capital já era visível.Agora com interesse de transferir toda a culpa para o governo federal, se anúncio que várias das obras não ficaram prontas a tempo.Como sempre se acha uma desculpa, ou é o governo federal, ou é a falta de areia, ou a culpa é da padaria da esquina.Mas se conclui uma grande obra para a copa a ponte sobre o arroio dilúvio com quinze metros de comprimento, dois anos para ficar pronta, enquanto uma obra do porte da arena do gremio ou o estadio maracanã levou três anos.Porto Alegre é demais.

  • Barao diz: 3 de agosto de 2013

    Chamo isto de pura incompetência, vão aprender com os europeus e asiáticos que fazem obras muito mais complexas em muito, mas muito menos tempo.

  • João Inácio diz: 4 de agosto de 2013

    Com todo respeito, Rodrigo, acho que tu estás tentando por um certo pano quente na questão. Governo Federal e, principalmente, a Prefeitura tiveram tempo MAIS QUE SUFICIENTE para dar andamento nas obras. Não acredito em falta de verbas (ninguém acredita). É uma mistura revoltante de EXTREMA INCOMPETÊNCIA, soberba e, quem sabe, ilicitude no trato da coisa pública. Porto Alegre está um LIXO. Simples assim. Houve tempo, todo mundo alertou que o “jeitinho” brasileiro, a lenga-lenga típica de nosso país (e que anda em níveis altíssimos no governo municipal) trariam consequências danosas para a cidade. Lendo jornais e sites do centro do País, tenho a nítida sensação que tudo está meio mal-feito, mas nada que se compare ao que ocorre na Capital. PÉSSIMO. A população comprou uma ideia do candidato Fortunatti (e tb de Manuela D’Ávilla, diga-se), da “presidenta” e seus ministros (muitos gaúchos) e mesmo do “Sr. Governador” T. Genro. Isso se chama estelionato eleitoral. A população deveria processar todos estes “entes públicos” por terem prometido uma coisa e não entregarem nada. O que eu sinto – e posso te garantir que é sentimento generalizado das pessoas que conheço – é uma profunda RAIVA por ter sido engando por todos estes que aí estão.

  • Luiz Carlos diz: 4 de agosto de 2013

    Porque que o governo não fala logo que não tem competencia para realizar a copa aqui no estado e desiste logo que é bem melhor, do que fazer o povo gaucho passar vergonha.

  • Carla diz: 4 de agosto de 2013

    Está na hora do Fortunatti entregar à prefeitura para a Dilma Rousseff, em tudo a presidente deve interferir senão não funciona…

Envie seu Comentário