Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Figueirense está no páreo (continuação)

28 de setembro de 2009 4

Sábado, após a goleada sobre o Paraná, postei aqui no blog (releia aqui) que o Figueirense estava muito na briga por uma das vagas na elite do Brasileiro. Mostrei as 12 últimas rodadas do alvinegro, nas quais em oito vai enfrentar adversários que estão na parte de baixo da tabela. Os jogos mais complicados são o desta terça-feira, contra o Vasco em São Januário (difícil trazer pontos até pela fase vascaína, mas não impossível _ o Ceará já mostrou isso vencendo no Maracanã), e contra o São Caetano, na última rodada _ pode até ser apenas um amistoso de luxo, dependendo do que rolar até lá.

Mas faltou algo, e por isso o blogueiro volta ao tema. Não basta o Figueira alcançar o número mágico de 64 pontos (faltam 22). Ainda é preciso dar uma secadinha básica em pelo menos três rivais _ na opinião deste blog o Vasco já subiu e o Guarani está muito perto disso. Restariam então duas vagas para quatro times (além do Figueirense, Atlético-GO, Ceará e São Caetano). Nada mais oportuno, então, do que analisarmos também os confrontos que restam aos rivais.

A conclusão inicial é que a situação alvinegra é primeiro fazer a parte dele, depois ver o que acontece com os outros. um fator que pode ajudar é que os três outros ainda encaram confrontos diretos. Confira:

Atlético-GO (47 pontos, precisa de 18)

ABC (F), São Caetano (C), Paraná (F), Portuguesa (C), Fortaleza (F), Brasiliense (C), Duque de Caxias (F), Guarani (C), Ceará (C), Ipatinga (F), Juventude (F), Bahia (C)

Situação – Os confrontos mais complicados, contra São Caetano, Ceará e Guarani, faz em casa. Deve ficar com uma das vagas.

Ceará (44 pontos, precisa de 20)

Campinense (F), Fortaleza (C), ABC (F), Brasiliense (C), Portuguesa (F), Duque de Caxias (C), Ipatinga (F), Bragantino (C), Atlético-GO (F), Guarani (C), Ponte Preta (F), América-RN (C)

Situação – Não chega a ter um caminho muito espinhoso, mas um dos jogos em casa é o clássico contra o desesperado Fortaleza. Além disso, os confrontos vão ficando mais difíceis nas rodadas finais.

São Caetano (41 pontos, precisa de 23)

Guarani (C), Atlético-GO (F), Portuguesa (F), ABC (C), Duque de Caxias (F), Paraná (C), Campinense (F), Ipatinga (C), Brasiliense (F), Juventude (C), Fortaleza (F), Figueirense (C)

Situação – Dos quatro é o que tem a tarefa mais difícil, não só pelos pontos, mas também levando em conta os confrontos. Se conseguir uma das vagas será por muito mérito mesmo.

E você, como analisa a situação do Figueira e dos adversários diretos? Mande a sua opinião.

Postado por Rodrigo Braga, da redação

Comentários (4)

  • Paulinho diz: 28 de setembro de 2009

    Acho que com 64 nem precisa secar os outros. A derrota deles vai acontecer naturalmente.

  • marco diz: 28 de setembro de 2009

    Tem que pensar sempre na vitória, faltam 12 rodadas, então tem que pensar nos 36 pontos!!

  • Carlos diz: 28 de setembro de 2009

    Caro Braga,
    Em situação normal, disputa a vaga com Ceará e São Caetano. Acho que o Atlético estará dentro. Mas, não pode deixar para a última rodada. Afinal é confronto direto com o São Caetano.
    Contra o Vasco, somar pontos é fundamental, pois em princípio na contabilidade para a a classificação, perder lá é normal. Então qualquer ponto conquistado amanhã ajudará e muito.

  • Julio de Blumenau diz: 29 de setembro de 2009

    O Figueirense poderia estar numa posição tranquila, mas perdeu pontos preciosos para aqueles times que não almejam nada, ou seja, apenas permanecer na série B. Agora corre para recuperar o que perdeu bisonhamente, inclusive em casa. O time melhorou, resta saber se terá tempo para tirar a diferença dos concorrentes diretos, como Ceará, Atlético-GO e Guarani.

Envie seu Comentário