Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Avaí NÃO está garantido na Copa Sul-Americana

08 de novembro de 2009 9

William marcou o gol do Avaí sobre o Vitória, no Barradão, que garantiu o clube azurra na Copa Sul-Americana do ano que vem. Ou não?/Ricardo Duarte

Se assustou?

Pois é, reafirmo: o Avaí ainda não pode se considerar garantido na Copa Sul-Americana de 2010. Por quê? Simples, por que times que se classificam para a Libertadores não vão para a Sul-Americana. E as chances do Leão ainda existem, mesmo que muito pequenas. Está a seis pontos do Atlético-MG, por que não? Seria uma bela troca, não acham?

Tá bom, brincadeiras de lado, este post é sim para exaltar a façanha do time catarinense, confirmada matematicamente no sábado, ao vencer o Vitória por 1 a 0 em Salvador, gol de William. Mesmo um pouco atrasado, pois passei o sábado em um compromisso profissional, o Encontro de Jornalismo da RBS, em Floripa, longe de TV e internet, apesar de estar lá debatendo isso, entre outras coisas. Mas antes tarde do que nunca, como diz a sabedoria popular…

Nos palpites da rodada, eu cravei derrota do Leão na Bahia, não acreditava em três pontos lá. Quebrei a cara, o que foi muito bom. O Avaí não para de surpreender. Fez isso o campeonato todo. Primeiro, ao começar de forma decepcionante. Depois, ao dar aquela arrancada fantástica. E, por fim, ao cumprir a parte final da tabela com atuações maduras, de um time que parece há muito tempo frequentar a elite. Com 50 pontos, é sétimo colocado, o primeiro do escalão abaixo da turma que briga pelo título. E, na pior das hipóteses, vai ficar por aí até o fim.

Claro que, apesar da brincadeira lá no começo, sei que é quase impossível chegar à Libertadores. Sendo assim, o Avaí pode considerar como brilhante a primeira temporada na elite, mantendo distância abissal da zona de risco e garantindo a primeira participação em uma competição internacional para o clube. É muita coisa, motivo de sobra para celebrar.

O Avaí terá um 2010 repleto de desafios. O primeiro é segurar o técnico Silas (pouco provável). Depois, defender o título estadual, fazer boa campanha na Copa do Brasil (o time pensa grande), repetir a postura no Brasileiro e, por fim, a Sul-Americana. Competição que ainda é menosprezada pelos grandes clubes do país, mas que no Avaí deveria ser tratada como prioridade.

Por esta falta de empenho dos demais brasileiros (a maioria, ao menos), o time catarinense pode até pensar em entrar para ganhar a Sul-Americana, levando ela a sério desde o planejamento até os jogos de fato, sem essa de poupar time. Tudo é uma questão de planejar bem para não jogar pela janela tudo que o clube conquistou nesse ano. E não foi pouca coisa.

E, se os deuses da bola derem uma forcinha, ainda pode conquistar mais. A matemática não fechou as portas para o Leão ainda, por que a torcida fecharia?

Postado por Rodrigo Braga, de casa

Comentários (9)

  • Julio de Blumenau diz: 9 de novembro de 2009

    Meu bom jornalista Braga, vi que tinha alguma coisa errada mesmo. Castiel não teria tratado o assunto com tanto brilhantismo. De qualquer forma minha réplica esta correta. Pelo menos voce leu.

    Do blogueiro: Claro que li. Sempre leio. Abração

  • marco diz: 9 de novembro de 2009

    O avai está de parabens, só resta saber o que será feito ano que vem, pois mesmo os grandes clubles de elencos fabulosos, passam dificuldades para montar os times, quando disputam paralelamente competições importantes, como a Copa do Brasil por exemplo. Fica uma lacuna no sentido de qual competição é mais importante, o que tem mais prioridade para o clube.Sabemos que priorizar uma e copa do Brasil ou uma sul-americana, pode trazer problemas no campeonato brasileiro.É complicado Braga, não achas?

  • Sandro Cesar Kistner diz: 8 de novembro de 2009

    O Avaí tem muitas chances. É preciso apenas acreditar pois agora ele é um franco atirador. Mais acho que o Cruzeiro esta a frente do Avaí neste momento. Acredito até que o Atlético/MG corre o risco de perder a vaga agora. Na zona da degola o Flu ta demais…Mais mesmo com essa sequência absurda de vitórias ainda esta a 5 pontos do Botafogo. E faltando agora 4 rodadas isso é uma diferença consideravel. Só que se Botafogo empatar em pontos, deve perder a vaga pelo critério de vitórias.

  • Rafael diz: 9 de novembro de 2009

    O Avaí não tem que ficar pensando em sul americana e sim em montar um time capaz de fazer pelo menos igual ao desse ano, porque se for pra arriscar e cair pra serie B, prefiro assim e todos sabem que os principais vão sair não vamos nos iludir. Vamo Leãão!

  • Alessandro diz: 9 de novembro de 2009

    Mesmo tendo chances remotas de alcançar a Libertadores, acho que ainda é cedo para disputarmos esta competição. Fluminense ano passado e Sport este ano que não tinham estrutura, disputaram a Libertadores e ainda estão pagando pelos erros que cometeram na época.
    Apesar de entrar muito dinheiro nesta competição, acho que ainda não é a hora.
    Saudações Azurras,
    Sandro

  • Eduardo M diz: 9 de novembro de 2009

    O Avai está de parabéns. Teve um ano fantástico. Subiu para a série A , foi campeão catarinense e faz uma otima campanha na série A. Só não pode é ser tomado por projetos gigantescos da noite para o dia. O objetivo tem que ser o bi do estadual e tentar a vaga na Libertadores via a Copa do Brasil. No brasileirão , lutar sempre para estar entre os dez primeiros. Paralelamente a isso , tentar atrair uns 40 mil sócios para dar respaldo financeiro. Mas está de parabéns. MAS SEM LOUCURAS…

  • Rodrigo Silva diz: 9 de novembro de 2009

    Falou tudo xará! O Leão tem chances e se os outros times não fizerem o deles o Avaí chega lá. Tá complicado, mas não impossível. O importante é que tudo o que foi planejado e prometido pela diretoria em 2009 foi cumprido. Temos tempo para planejar 2010 e não vamos ficar com medinho de disputar grandes competições, nem disputar 2 campeonatos ao mesmo tempo. Se o Avaí não tiver estrutura suficiente para libertadores, pode crer que ele vai dar um jeito de criar a estrutura. O Avaí faz coisa ou não?

  • Marcelo Herondino Cardoso diz: 9 de novembro de 2009

    Toda a imprensa do país dá conta que agora o Avaí está matematicamente classificado para a Sul-americana. Tirando a empolgação que essa “notícia” nos dá, alguém parou para fazer as contas e constatar que isso é mentira? Reconheço que estamos muito perto de conseguir a vaga, mas uma sequência catastrófica nas últimas rodadas pode nos deixar, na pior hipótese, em 15º lugar ao final do campeonato. Façam uma simulação e constatem o que estou dizendo.

    Do blogueiro: Risco apenas matemático, caro Marcelo. Desprezível dentro da realidade do campeonato. O Avaí já está dentro.

  • Julio de Blumenau diz: 9 de novembro de 2009

    GRANDE Castiel, por tudo isso, todas as suas colocações, ainda tem avaiano que insatisfeito, critica o trabalho realizado pela diretoria e comissão técnica. São aqueles torcedores acostumados com o clube endividado, administrações amadoras e sem perspectivas futuras. Agora não, Zunino projetou o clube com um gerenciamento profissional e Silas tecnicamente competitivo por pouco não chega a Libertadores. Querem mais? É só acreditar.

    Do blogueiro: Caro Júlio, seria uma honra, mas o Castiel é outro, viu (risos)

Envie seu Comentário