Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Minhas dúvidas sobre a punição ao Coritiba

16 de dezembro de 2009 28

O Coritiba recebeu punição máxima pela barbaridade protagonizada por alguns ogros fantasiados de torcedores no Couto Pereira na última rodada do Brasileirão, contra o Flu, após a confirmação do rebaixamento em pleno ano de centenário.

O clube vai pagar multa de R$ 610 mil e cumprirá perda de 30 mandos de campo em competições da CBF (Copa do Brasil e Brasileiro). Significa dizer que, mesmo que vá à final da Copa do Brasil, o Coxa passará toda a Série B e mais alguns jogos da temporada 2011 jogando longe de Curitiba.

Uma punição, de fato, severa em termos de futebol brasileiro. O clube, e a grande maioria da torcida (os de fato torcedores) terão de pagar pelo erro de uns poucos. Mas precisava ser assim, um castigo com jeito de basta. Só fiquei pensando em algumas questões, quem sabe os amigos leitores do blog possam me ajudar a entender:

1 - Qual a chance de o clube, de fato, cumprir integralmente esta punição? Sabe como é, no Brasil tudo se ajeita e logo virão os efeitos suspensivos, recursos, e no fim vira tudo cesta básica. Desconfio.

2 - O Coxa, o clube, vai pagar o pato sozinho? Ou seja, os palhaços que provocaram aquela barbárie serão punidos com a mesma severidade? Alguns estão presos, é verdade, mas torço para que não tenha sido mais uma operação da polícia com jeitão de espetáculo pirotécnico para a TV, que depois de poucos dias acabam em nada. O clube merece sim ser punido, mas os verdadeiros culpados precisam seguir presos, ser julgados e, se for o caso, condenados. E o principal: cumprirem a eventual pena. Só assim vou acreditar que alguma coisa mudou.

3 - E a dúvida que mais me aflige: e se não fosse o Coritiba? O Coxa é um time simpático, porém grande apenas regionalmente _ em termos nacionais, mesmo campeão em 1985, é um clube de médio para pequeno. Será que estão aproveitando para fazer de Cristo um clube que não tem tantas condições assim de se defender? Repito, a punição é justa, só o que me intriga é isso. Lembro de vários casos iguais ou até piores de violência nos estádios, envolvendo clubes maiores, e a punição não passou nem perto dessa (quando houve alguma, claro). O que nos leva para a quarta e última dúvida:

4 - O caso do Couto Pereira passará a servir de exemplo para confusões futuras? Torço para que sim, pois aí os bandidos infiltrados nas organizadas pensariam duas vezes (se é que eles conseguem) antes de fazer coisas do tipo. E até os clubes tomariam mais cuidado – quem sabe até alguns deixariam de acobertar as organizadas.

Me ajudem aí. Aguardo por respostas.

Postado por Rodrigo Braga, da redação

Comentários (28)

  • Giovanni Ramos diz: 16 de dezembro de 2009

    Time simpático? Tipo assim um Fluminense, o time bacana?

  • Eduardo M. Santos Neto diz: 16 de dezembro de 2009

    Não defendo as atitudes dos torcedores do Coritiba. Mas, convenhamos: Alguns torcedores do Coritiba protagonizaram tais cenas no Estadio Couto Pereira, local de propriedade privada. E os do Flamengo!? Alguns de seus torcedores também brigaram entre eles mesmos na rua? Não caberia a mesma punição? Qual a diferença entre as mesmas cenas de selvageria? Eu, pessoalmente, acho que caberia a mesma punição. Para servir de exemplo contra atos de vandalismo de todos os outros torcedores.

    Do blogueiro: Curioso, agora temos 2 Eduardo M. frequentando o blog, um do RJ e outro de GO. Legal! Sobre teu comentário, concordo. Tudo que diz respeito à barbárie de torcida organizada põe em risco a sociedade e merece sim pena exemplar, seja em estádio ou na rua. Abraço

     

  • emerson diz: 16 de dezembro de 2009

    Concordo com a tese 3. Se fosse um Flamerda ou um Gayvião da Fiel, ninguém falaria em punição.

  • marco diz: 17 de dezembro de 2009

    Braga, estão dando como exemplo, o jogo Vasco x São caetano, que não tem nada a ver com essa situação. Aquela vez foi um acidente que acabou decretando o fim da partida e não uma invasão deliberada com selvageria. Mas, uma vez que vi algo semelhante, foi na final de juniores entre SPxPalmeiras, se não me engano. Ao coritiba faltou ainda ficar de fora do campeonato ano que vem e consequentemente cair para a serie C de 2011.

  • Juca diz: 18 de dezembro de 2009

    SE NÃO FOSSE O COXA????? AH NAO ACONTECERIA NADA MEU AMIGO.ME DIGA POR QUE NÃO PUNIRAM O MINGUINHO E O BOTAGOFO? POR QUE BOTARAM PANOS QUENTES?
    SEMPRE QUEREM F.. COM O PARANA, RS, MINAS E OUTROS.O EIXO DO MAL SEMPRE SAI RINDO. MAS UM DIA A CASA CAI, AI TODOS NOS COXAS BRANCA VAMOS SE MATAR DE RIR, NADA MAIS JUSTO.

  • luiz – um jequeano desconfiado diz: 16 de dezembro de 2009

    Eu entendo, com todo respeito, que nossos blogs deveriam falar sobre o nosso futebol, sobre o nosso esporte (de SC). Sobre o futebol e esportes dos outros (Estados) já tem muita gente se manifestando.

    Do blogueiro: Luiz, este blog comenta tudo aquilo que julga interessante e que mereça alguma opinião. Seja futebol estadual, nacional, internacional ou outros esportes, na mesma escala. Não interessa se já tem muita gente, aqui a opinião é minha e da galera que participa aqui. Portanto, diferente. Abraço

  • Jose diz: 16 de dezembro de 2009

    Se na justica comum, cumprindo 1/6 da pena, o “bom” criminoso tem direito a alguma regalia, podendo ate obter a liberdade, porque nao na justica desportiva? assim, o Coritiba, com 5 jogos sem mando de campo, poderia pleitear a reducao da pena, e ser agraciado com o “estatuto da impunidade”.

  • fiedler diz: 27 de dezembro de 2009

    Uns poucos torcedores ?… Naquele dia a bandidagem do Paraná estava toda reunida. Pelo menos 30% dos que estavam no estádio fizeram confusão…Saudações Atleticanas , Clube Atletico Hermann Aichinger é claro…

  • Taciano Andrade diz: 17 de dezembro de 2009

    Fernando Bavaiano creio que o Sr não se chame Marcio dos Ingleses certo? Pois Bem, concordo com vc Fernandinho hehehehe, quando falas que as organizadas devem ser banidas do futebol, pois muitos que ali estão são bandidos, e isso em praticamente todas as organizadas.

  • Alfredo diz: 16 de dezembro de 2009

    O que me inpressiona é que ninguém viu que alguns torcedores do flu também invadiram e a violência dessa mesma torcida no início do jogo, e o caso de doping do jogador do botafogo que até fez gol contra o coxa, o botafogo deveria perder esses pontos,dessas coisas ninguem se lembra!

  • Louise diz: 17 de dezembro de 2009

    Acredito que a punição deva existir, para que se tente de alguma forma evitar este tipo de acontecimento nos estádios. Sou curitibana, torço para o Coritiba desde de pequena e quando morava lá, sempre fui ao estádio, felizmente nunca presenciei algo parecido, mas acho muito triste uma torcida inteira, apaixonada e formada na sua maioria de familias e pessoas decentes, pagar pelo ato de meia duzia de bandidos, de inconsequentes, é triste, é vergonhoso!!

  • Bruno Avaiano diz: 17 de dezembro de 2009

    Alguém ainda lembra o que a torcida do coxa andou fazendo na Gaviões aqui?? Cadeia pra todo mundo.

  • Taciano Andrade diz: 17 de dezembro de 2009

    Caro Fernando Bavaiano! Desta vez vc atirou no escuro e acertou a agua. Que mania de perseguição é esta? Não fiz comentário a teu respeito e de mais a mais quando escrevi o meu o seu não estava postado ainda. Quando falei que tem avaiano falando besteira foi referente a outa pessoa aqui no blog, que colocou o exemplo do Figueira em 2001, onde o mesmo citou que não houve punição, ou que o Figueira não deveria disputar a série A devido a invasão. Houve punição 5 jogos.

  • guigo diz: 17 de dezembro de 2009

    Precisa-se esclarecer algumas coisas. Punicao justa e unanime. Se fosse esse ou aquele time, seria muito inoportuno, pq foi o COritiba. Lembro que o Vasco caiu em Sao Januario e ninguem fez isso. Nao misturem as coisas. Segundo punicao esportiva eh uma coisa caso de policia e cadeia e outra. Novamente nao sao os mesmo julgadores. Aih somos nos atraves dos politicos etc. Se servira de exemplo, perguntem ao coritiba depois dos 30 jogos. Agora confusao na rua ocorre aqui, na franca nos eua POLICIA

  • Marcio ingleses diz: 16 de dezembro de 2009

    Aguardem os recursos, essa pena vai diminuir para uns 10 jogos, no máximo. Igual a um certo time da parte continental dessa ilha pasadisíaca, quem em 2001 invadiu o gramado sem o jogo ter terminado, e decretou mais uma subida pela janela.

  • carlinhos diz: 16 de dezembro de 2009

    Sansato, não entendi o motivo do espanto!!!
    Escrevi alguma asneira????

  • Taciano Andrade diz: 16 de dezembro de 2009

    Braga! O que aconteceu em Curitiba, foi uma barbarie e está sendo punido exemplarmente. O fato citado entre São Caetano e Vasco foi outro, não houve invasão deliberada, houve uma queda de alambrado. Mas concordo com vc quando cita o peso da camisa do Coritiba. Se fosse um dos grande do Rio ou Sp o caso seria julgado de outra maneira.

  • Fernando Avaiano diz: 17 de dezembro de 2009

    O pior é ter de ter um cara como o Taciano no post, é que o cara se acha o próprio Pontes de Miranda. O homem não diz nada com nada, pensa que conhece de Lei, pensa que sabe de normas de conduta, todavia não se lembra nem o que comeu no almoço ontem. Eu estou falando em banimento das torcidas organizadas que em sua maioria estimulam a violência, a pratica de atos anti-sociais entre outras coisas que só prejudicam o clube. Gostam de entrar de graça mais só queimam o filme do restante da torcida.

  • Fernando Avaiano diz: 17 de dezembro de 2009

    As pessoas só podem ser condenadas caso descumpram a Lei, nesse caso não existe previsão legal para atos de selvageria no ambito esportivo realizado fora do estádio, portanto, será aplicado o Código Penal pura e simples. Na parte que diz respeito ao Coxa,o estádio como é privado,a segurança é sua inteira responsabilidade.Que se proiba ou se venha a banir então as torcidas organizadas em todo o Brasil como política de segurança e prevenção de violências nas praças esportivas.

  • carlinhos diz: 16 de dezembro de 2009

    Braga, o Coritiba tinha que ser punido de
    alguma maneira, só não dá pra dimensionar
    se foi pouca, justa ou severa demais! Se fosse um Criciúma, um Flamengo ou São Paulo, talvez fosse um castigo mais brando!! Só espero que os vândalos sejam severamente punidos, mesmo sabendo que isso é Brasil!!

  • CLAUDIO diz: 16 de dezembro de 2009

    Alguem sabe me dizer qual foi a punicao do vasco na final com Santo Andre? Cujo incidente foi muito parecido.

    Do blogueiro: Foi contra o São Caetano, Cláudio. Pois é, foi o que eu disse sobre outros casos.

  • beto alvesnegro diz: 17 de dezembro de 2009

    A PUNIÇÃO É JUSTA ME ADMIRO DO PESSOAL AQUI DE FLORIPA ESTAR COM PENA DESTA TURMA DE BADERNEIROS E COVARDES DE CURITIBA JÁ ESQUESERAM O QUE ELES FIZERAM AQUI NO ESTREITO DEPREDANDO VARIOS CARROS SEM FALAR DAS VEZES QUE EM CURITIBA RECEBEM OS VISITANTES COM PEDRAS E PEDAÇOS DE PAU, AINDA DIZEM QUE É CIDADE DE PRIMEIRO MUNDO.

  • Sandro diz: 17 de dezembro de 2009

    Punição justa. Se vai cumprir a pena eu não sei. Quanto aos bandidos, cabe ao Coxa ir atrás de quem deu este prejuízo ao clube através dos meios legais. Ele pode identificar o máximo de torcedores e entrar com uma ação contra eles. Não vai mudar muito, mais vai servir de exemplo para outros torcedores. Que ironia, o Clube dava incentivo financeiro para a torcida que incentivou e iniciou a baderna no seu estádio. Ou seja, financiaram a própria desgraça. Que sirva de exemplo para os outros clubes.

  • Taciano Andrade diz: 17 de dezembro de 2009

    Braga, bom dia! O Figueira qdo teve seu campo invadido em 2001 foi punido com a perda do mando de campo por 5 jogos, pois a invasão foi relatada na súmula como sendo após o termino da partida. O vasco houve como citei anteriormente a queda de um almbradro. Houve um caso entre as torcidas do Palmeiras e São paulo em uma competição estadual onde aconteceu a morte de um torcedor, lembras? O que aconteceu com os clubes? Em tempo, como avaiano gosta de falar sem conhecimento de causa!!!

    Do blogueiro: Esse Palmeiras x São Paulo foi em 1994, na final de um torneio que não existe mais, a Supercopa, que reunia os campeões da Taça SP de Juniores. Para mim, continua sendo o episódio mais trágico e lamentável que já testemunhamos em estádios brasileiros, mais até do que esse de Curitiba. 

  • Taciano Andrade diz: 17 de dezembro de 2009

    Carlinhos de criciuma, menos mô Kiridu, bem menos!!! Em boca fechada não entra mosca cag#d#. Torce pro teu criciuma, vibra com ele, vai pro estádio pra incentivá-lo a vencer e quem sabe sair do limbo onde se encontra. Teu time parece um caminhão de tijolo de concreto carregado, sem freio, ladeira abaixo. Se houvesse um fato como este em criciuma, era capaz do time ser até rebaixado pra série E, ha não tem série E então ficaria de fora das competiçoes nacionais por um ano.

  • Sensato diz: 16 de dezembro de 2009

    Carlinhooosss, acooordaaaaa!!!!! Se fosse um Criciuma, Flamengo ou São Paulo???? CRICIUMA???? HAUHAUAHUAHUAHAUHAUHAUAHU…. A comparação mais sensata não seria Criciuma, Barcelona ou Milan???

  • Marcio ingleses diz: 16 de dezembro de 2009

    Respondendo:
    1 – Chance nenhuma, a pena irá diminuir muito (máximo 10 jogos)
    2 – Os palhaços que provocaram aquilo devem ser punidos civilmente e criminalmente. A Justiça desportiva não tem poder para punir aqueles torcedores.
    3 – Se fosse um clube do eixo rio/sampa a pena seria a minima, com direito a redução de 100%, ou seja, Pena alguma.
    4 – Esse quarto tópico é o “X” da questão, se a pena imposta for aplicada, todos ganharão, clubes, torcida, o futebol em geral.

  • marco diz: 17 de dezembro de 2009

    Braga, uma de tuas duvidas já está sendo esclarecida. Mais da metade dos detidos já foram liberados e postos em liberdade. “Brasil, mostra a tua cara, quero ver quem paga, pra gente ficar assim. Brasil qual é o teu negócio?, o nome do teu sócio?, confia em mim!!´´

Envie seu Comentário