Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Tiago Splitter será novo galáctico do Real Madrid?

24 de fevereiro de 2010 1

Tiago é destaque do basquete europeu, da Seleção Brasileira e está nos planos do San Antonio Spurs para a próxima temporada da NBA/Divulgação CBB

O pivô blumenauense Tiago Splitter segue a trajetória para tornar-se um dos principais nomes do basquete mundial na atualidade. O diário esportivo As, da Espanha, informou ontem que o jogador está na mira do milionário Real Madrid. O clube merengue tem intenção de elevar o time de basquete _ historicamente bem inferior ao do arquirrival Barcelona, por exemplo _, ao mesmo patamar do futebol. Ou seja, potência mundial. Tiago, nesse caso, seria um dos primeiros galácticos dessa nova fase.

Aos 25 anos, o brasileiro de 2m11cm, cria das quadras do Ipiranga, de Blumenau, joga há muitos anos no Caja Laboral, de Vitória, no País Basco, e é considerado o principal pivô do basquete europeu atualmente. Em números, é o jogador mais eficiente da ACB, a liga fortíssima espanhola, o quinto cestinha (média de 16 pontos por jogo) e o sétimo reboteiro (6,8 rebotes/jogo).

Titular absoluto da Seleção Brasileira, Splitter, se confirmado o assédio do Real Madrid, pode adiar mais uma vez o sonho de jogar na NBA, a milionária liga norte-americana. Os direitos econômicos do jogador já pertencem ao San Antonio Spurs desde 2006, e ele já adiou pelo menos uma vez a transferência para o time texano. Na época, o time espanhol ofereceu uma renovação de contrato extremamente vantajosa, e Tiago decidiu ficar, até porque é ídolo na Espanha e o basquete por lá é muito forte e popular (a Espanha é a atual campeã mundial, só para ficar em um exemplo).

Agora ele tem um acordo por mais dois anos com o Caja Laboral, mas dessa vez a cláusula de rescisão é mais baixa para a NBA (em torno de 1 milhão de euros). E o Spurs quer o brasileiro o quanto antes, pois considera Tiago Splitter um jogador promissor, que seria um parceiro ideal para o pivô Tim Duncan. Portanto, o Real terá realmente que caprichar na proposta para ganhar a concorrência. Nada impossível, convenhamos, quando estamos falando do clube de Florentino Perez.

Splitter acompanha as especulações enquanto se recupera de uma lesão, que deve afastá-lo das quadras por pelo menos mais 15 dias. Mas eu não descarto a possibilidade de Tiago seguir na Europa, agora como uma estrela do poderoso Real Madrid. Certa vez, numa conversa com o pai dele, Cássio Splitter, ele me disse que o basquete europeu caminha a passos largos para suplantar a NBA, tanto em termos de estrutura e estrelas, quanto no poderio financeiro.

Será?

Postado por Rodrigo Braga, da redação

Comentários (1)

  • emerson diz: 25 de fevereiro de 2010

    Pô, poderia vir pro time do Bial, meu… hehehe

Envie seu Comentário