Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 26 março 2010

Palpites da rodada do Catarinense

26 de março de 2010 24

Sem mais delongas, aos palpites da rodada do fim de semana. Notem que, se confirmadas as previsões do blogueiro, teremos um novo, e surpreendente, líder do returno. Quem quiser participar, já sabe como.

Figueirense 5 x 1 Juventus

Se em condições normais de temperatura e pressão o time do Juventus não assusta ninguém, calculem então desanimado, rebaixado e com salários atrasados. Garotada do Figueira passa fácil.

Atlético Ibirama 2 x 1 Metropolitano

Não descarto um empate, mas acho que o Atlético é favorito. Primeiro porque é forte na Baixada, segundo porque o Metrô precisa convencer muita gente que é capaz de ser longe de casa o mesmo que é no Sesi.

CFZ Imbituba 2 x 0 Chapecoense

Acho que a Chapecoense jogou fora na quinta-feira a última chance de escapar da degola. E pior: penso que até os jogadores já se convenceram disso. Então, o Imbituba, de campanha brilhante e que sempre é forte em casa, deve tirar proveito.

Joinville 2 x 2 Avaí

A rivalidade provavelmente anulará o fato de o JEC estar meio desanimado com o returno, já que até a chance de trazer a final para a Arena é remota. Mas ainda assim acho que o Avaí não perde no reencontro com o cenário da traumática final do turno. Vou de empate.

Brusque 3 x 1 Criciúma

Uma vitória, combinada com derrota da Chapecoense, praticamente livra o Brusque do rebaixamento. E como jogará só na segunda, já sabendo do resultado do rival, certamente vai jogar em clima de final de Copa (ainda mais se o time do Oeste ganhar, o que tornaria a pressão por vitória ainda maior). E aí o clima de tanto faz como tanto fez do Tigre torna o time do Vale favorito.

Avaí tem novo atalho pra Libertadores

26 de março de 2010 8

Eis que se confirmada no mês que vem a notícia do colunista Renato Maurício Prado, do Jornal O Globo, de que a Conmebol dará ao campeão da próxima Copa Sul-Americana uma vaga na Libertadores da América de 2011, o Avaí estará entre os oito clubes beneficiados com três possibilidades na temporada de entrar na principal competição do continente. Sete, na verdade, pois se não me engano o Grêmio Prudente, ex-Barueri, não está na Copa do Brasil. Uma vantagem e tanto, se levarmos em conta que os clubes que estão na atual Libertadores têm apenas duas chances, e bem mais difíceis: ficar entre os 4 no Brasileirão ou então ganhar a própria Libertadores.

Ninguém aqui está dizendo que é fácil a tarefa da turma onde está incluído o Avaí, óbvio. Mas sem dúvida é menos complicado do que ganhar a vaga no Brasileirão (quase deu em 2009). Na Copa do Brasil ainda dá, mas é inegável que a coisa ficou feia após o empate com o Coxa na Ressacada. O Avaí precisará jogar o que ainda não jogou em 2010 para reverter a situação no Couto Pereira, semana que vem.

A Sul-Americana, então, finalmente ganhará a importância que nunca teve, sobretudo para os clubes brasileiros, fascinados nos últimos anos pela possibilidade de jogar a Libertadores. Ao Avaí, recomendo redobrada atenção ao planejamento para o torneio, que já seria importante por ser a primeira investida do Leão no cenário internacional. Agora, então, torna-se ainda mais relevante.

O sorteio dos confrontos será dia 28 de abril, em Assunção. Além do Leão da Ilha, representam o Brasil na Sul-Americana Palmeiras, Grêmio, Santos, Atlético-MG, Prudente, Vitória, Goiás. Vale lembrar que dessa turma aí sairá o primeiro adversário do time catarinense, já que a primeira fase é entre clubes do mesmo país.