Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Avaí tem novo atalho pra Libertadores

26 de março de 2010 8

Eis que se confirmada no mês que vem a notícia do colunista Renato Maurício Prado, do Jornal O Globo, de que a Conmebol dará ao campeão da próxima Copa Sul-Americana uma vaga na Libertadores da América de 2011, o Avaí estará entre os oito clubes beneficiados com três possibilidades na temporada de entrar na principal competição do continente. Sete, na verdade, pois se não me engano o Grêmio Prudente, ex-Barueri, não está na Copa do Brasil. Uma vantagem e tanto, se levarmos em conta que os clubes que estão na atual Libertadores têm apenas duas chances, e bem mais difíceis: ficar entre os 4 no Brasileirão ou então ganhar a própria Libertadores.

Ninguém aqui está dizendo que é fácil a tarefa da turma onde está incluído o Avaí, óbvio. Mas sem dúvida é menos complicado do que ganhar a vaga no Brasileirão (quase deu em 2009). Na Copa do Brasil ainda dá, mas é inegável que a coisa ficou feia após o empate com o Coxa na Ressacada. O Avaí precisará jogar o que ainda não jogou em 2010 para reverter a situação no Couto Pereira, semana que vem.

A Sul-Americana, então, finalmente ganhará a importância que nunca teve, sobretudo para os clubes brasileiros, fascinados nos últimos anos pela possibilidade de jogar a Libertadores. Ao Avaí, recomendo redobrada atenção ao planejamento para o torneio, que já seria importante por ser a primeira investida do Leão no cenário internacional. Agora, então, torna-se ainda mais relevante.

O sorteio dos confrontos será dia 28 de abril, em Assunção. Além do Leão da Ilha, representam o Brasil na Sul-Americana Palmeiras, Grêmio, Santos, Atlético-MG, Prudente, Vitória, Goiás. Vale lembrar que dessa turma aí sairá o primeiro adversário do time catarinense, já que a primeira fase é entre clubes do mesmo país.

Comentários (8)

  • emerson diz: 26 de março de 2010

    Pro Avaí não serve. Só se dessem uma vaga na libertadores para o campeão da copa SC, aí sim o Avaí teria uma chancezinha.

  • Pedro Paulo diz: 26 de março de 2010

    hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha… perai… hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

  • Marquinhoavaiano diz: 26 de março de 2010

    É quase impossível, disse quase. Já pro JEC do ‘emerson’ é realmente impossível, só se derem uma vaguinha pro campeão da série D do brasileiro. Quem mandou inticar!
    O Leão tem mesmo é que reforçar o time pra disputar o brasileirão e se manter na elite e quem sabe beliscar alguma coisa. Essa ainda é a realidade do nosso futebol.

  • emerson diz: 26 de março de 2010

    Valeu, Marquinho Avaiano, por apostar no nosso título na série D. É só o que a gente quer este ano.

  • Marquinhoavaiano diz: 26 de março de 2010

    Emerson, não só aposto como torço, pode ficar certo. Teu Jec merece coisa melhor. Se quiser apostar no campeonato da série D é só falar. Abraços

  • 49′:11″ diz: 26 de março de 2010

    O bvai não consegue sequer ganhar do poderoso Imbituba, então o que ele vai fazer em jogo de gente grande?
    Olha a bomba! cuidado com a bomba! esse timeco do subúrbio da ilha é uma verdadeira bomba, heheheh…..

  • Isac Luz diz: 26 de março de 2010

    Braga, uma dúvida sobre esse sorteio. Ele é feito apenas para a fase de grupos né. Antes disso tem a pré-sulamericana que são dois jogos entre os times do próprio país. Algo do tipo:
    5o x 12o
    6o x 11o
    7o x 10o
    8o x 9o

    Do blogueiro: A pré-Sulamericana é para clubes de países pior ranqueados na conmebol. os brasileiros jogam entre si, mas esse critério do posicionamento no brasileiro não vale mais (acho que só foi usado uma ou duas vezes). Será sorteio mesmo, dia 28 de abril.

  • Eduardo M diz: 27 de março de 2010

    Só quero ver como a Confederação Sul-Americana vai resolver essa questão. Algum país terá que perder uma vaga. Como fazer isso ? Acho isso complicado. Não levo fé.

    Quanto a valorizar a competição , basta que os times usem os exemplos do Fluminense em 2009 e do Inter em 2008. E pronto.

Envie seu Comentário