Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O Grupo A da Copa

29 de abril de 2010 9

Começando a análise dos grupos da Copa do Mundo 2010, conforme prometido, o primeiro a passar pelo Raio-X é o Grupo A, o dos donos da casa. Vamos lá:

Grupo A – Parreira vai pagar os pecados

Carlos Alberto Parreira, com todo aquele estilo lord inglês, fez uma tremenda sacanagem com o Joel Santana. Quando percebeu o tamanho do pepino que tinha aceitado ao assumir a seleção sul-africana, aproveitou um problema familiar para passar a roubada adiante, e escolheu para isso o “malandro Joel”. Aí Parreira voltou para o Rio e o Joel foi lá roer o osso, administrando as críticas e virando chacota mundial pelo inglês impecável. Quando chegou a hora da picanha, ou seja, da Copa, Parreira chutou Joel pra escanteio e voltou ao comando com a maior cara lavada do mundo. Sacanagem, ninguém vai me fazer mudar de ideia.

Pois bem, mas logo depois de voltar à seleção sul-africana, Parreira percebeu de que forma pagaria os pecados. No sorteio das chaves, a seleção anfitriã caiu em um dos grupos mais enroscados. Não estava nos planos, certamente. Sendo assim, vai precisar rebolar e muito para não entrar para a história das Copas como técnico da primeira seleção dona da festa a cair na primeira fase. Até Japão e EUA conseguiram escapar dessa. Para a África do Sul, não será nada fácil evitar o vexame. O Grupo A tem quatro seleções em condições de seguir adiante. As outras três, bem mais tradicionais, com mais chance que o time de Parreira.

A favorita da chave é a França, mas também não é tão favorita assim. Tudo porque o time não convence faz tempo, penou para chegar à Copa (se não fosse a mãozinha salvadora do Henry…) e não chega a assustar nenhum adversário. Porém, a Copa de 2006 mostrou que nunca é muito prudente menosprezar os franceses. Ainda mais que, em relação ao último Mundial, o time tem algumas jovens promessas em alta no futebol europeu. Casos, por exemplo, de Benzema (Real Madrid), Ribery (Bayern de Munique), Malouda (Chelsea), além dos “rodados” Henry e Anelka e de uma defesa sólida. Uma das vagas, ao menos, deve garantir.

Na teoria, portanto, os outros três brigam em condições semelhantes pela vaga restante. Uruguai x México promete ser o grande jogo da chave. Se houver vencedor, ele é favorito a passar. E os dois vão precisar de algum cuidado para encarar a pressão da torcida nos jogos com a África do Sul. Se conseguirem suportar as irritantes vuvuzelas, os problemas dentro de campo certamente serão menores. E o time de Parreira, o traíra, ah, esse só com muito barulho das cornetas sul-africanas mesmo. O time é ruim, e de fato a única coisa que pode salvá-lo em um grupo tão equilibrado é o fator arquibancada. Quem assistiu ao filme “Invictus”, saberá do que eu estou falando.

Meu palpite – Passam França e Uruguai

PS: Sexta-feira que vem tem a análise dos grupos B e C

Comentários (9)

  • emerson diz: 29 de abril de 2010

    Meu palpite é que passam FRança e México. Uruguai fica pelo caminho (de novo).

  • Joe diz: 30 de abril de 2010

    Meu palpite para o grupo A é:

    1º México (futebol mais envolvente e consistente dos 4)
    2º França (o peso da camisa vai ajudar…)

  • Pá Cabá diz: 30 de abril de 2010

    Pois é, concordo com o seu palpile…
    Bom mesmo seria a França cair logo na primeira fase, até para que justiça seja feita (leia-se Henry enfiando a mão na bola para não perder a vaga).
    Time africano sempre é um enrosco, vale lembrar a Nigéria que já aprontou algumas, Camarões, etc. Eles têm garra, não há estrelinhas de salto alto com salários milionários (leia-se Ronaldinho gaúcho e cia limitada).
    Enfim, para o enredo ficar animado, deveria passar Uruguai e África do Sul.

  • Carlos HS diz: 30 de abril de 2010

    Deve passar o Uruguai em primeiro e frança se arrastando em segundo, a afrinca do sul se fizer um ponto é muito.

  • Renato diz: 30 de abril de 2010

    acho que mexico e frança vão se destacar..mas eh dificil esse grupo…uruguai vem pra fazer uma grande copa..e a africa eh dona da casa! e agora!?!

  • Fabricio Joaquim diz: 30 de abril de 2010

    Baseado nas últimas copas, creio que a França seja o favorito do grupo. Times como França, Alemanha, Itália e Brasil, sempre superam as adversidades que possam aparecer.

    Agora a outra vaga, acho difícil arriscar um palpite. O México é muito forte e sua seleção sub20 é uma das melhores do mundo, ficando atrás somente da Holanda. Já o Uruguai é raça. Pode ser que passe para a segunda fase. Teremos um belo jogo entre México x Uruguai.

    Sempre existem zebras nas Copas do Mundo, mas nesse grupo, não acredito em zebra.

    Forte abraço!

  • Sandro diz: 30 de abril de 2010

    França e México pra mim vão passar…O Uruguai tem chances e a África vai ser a primeira seleção anfitriã a não passar para a próxima fase.

  • Micael diz: 30 de abril de 2010

    Palpite, num grupo tão equilibrado, não quero dar.
    Mas fico na torcida por Uruguai e México.

  • Ted Love diz: 30 de abril de 2010

    Eu gostaria que passassem a anfitrião e o Uruguai. Por vezes o México chegou como “promessa” e sempre se revelou um defunto.

Envie seu Comentário