Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Brasil precisa engrenar. E quem não?

18 de junho de 2010 0

O Brasil foi mal na estreia, mas vá lá, quem não foi? Dos favoritos, só a Alemanha tinha feito bonito no primeiro jogo, mas vejam só o que aconteceu nesta sexta-feira: foi presa fácil para um aguerrido time da Sérvia e viu a classificação às oitavas ficar seriamente ameaçada.

Itália, Espanha, Inglaterra, França (essa então), nenhum dos considerados bichos-papões conseguiu encantar. A Argentina venceu no sufoco na estreia e goleou no segundo jogo. Jogou bem, mas expôs defeitos que podem ser fatais mais adiante. E como a Copa, de fato, só começa mais pra frente, a Argentina pode tropeçar lá, quando um tropeço dói muito mais que agora.

E o Brasil? Jogou mal, sem dúvida. Fica a expectativa par  que os fatores estreia e estreia contra uma mosca morta (e portanto com obrigação de golear) tenham pesado. Esse time de Dunga costuma responder melhor quando enfrenta adversários de nível mais alto, caso da Costa do Marfim e de Portugal, na última rodada. É o que espero, pois do contrário a classificação brasileira está, sim, a perigo. Empatar domingo significa cair na armadilha dos adversários, que aí ficariam dependendo apenas de uma vitória por dois gols contra a Coreia do Norte na última rodada. Faria do clássico Brasil x Portugal uma decisão de vaga. E o pior: provavelmente para decidir quem enfrenta a Espanha nas oitavas. Por isso, vencer domingo é fundamental. Se der para jogar bem, tanto melhor.

PS: Só um recado para os mais inflamados com o clima de Copa: torcer é uma coisa, entrar na patética onda ufanista é outra bem diferente, da qual não compactuo. O Brasil precisa da nossa torcida, mas também do nosso olhar crítico. E outra coisa: futebol não define os rumos do planeta, não é tão importante quanto alguns julgam. Alguém já disse que “é a coisa mais importante entre as coisas menos importantes”. E é bem isso mesmo. Portanto, o melhor é levar no bom-humor, como faço.

De lambuja, meus palpites pros jogos do fim de semana:

Holanda 3 x 1 Japão

Gana 2 x 2 Austrália

Camarões 1 x 3 Dinamarca

Eslováquia 1 x 2 Paraguai

Itália 3 x 0 Nova Zelândia

Brasil 1 x 0 Costa do Marfim

Envie seu Comentário