Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Que a Copa no Brasil não seja assim

08 de julho de 2010 17

Nesta quinta-feira o Brasil lançou na África do Sul a logo oficial da Copa de 2014. Festa bonita, mas no ar ficaram as perguntas sobre a possibilidade de caos aéreo, questões de segurança e os atrasos nas obras dos estádios, todas enroladas. Ou seja, nada que nos surpreenda.

Reproduzo abaixo uma brincadeira que se tornou comum nos últimos anos sacaneando as manchetes sobre times grandes que foram disputar a Série B, como Vasco e Corinthians. Dessa vez, a criação é do meu colega Márcio Serafini, do Jornal Pioneiro lá de Caxias do Sul e as profecias são sobre o os próximos anos até a chegada da Copa de 2014. Confiram e divirtam-se, mas rezem para que nada disso de fato aconteça (sinceramente, acho difícil…)

2014 às avessas

- Agosto/2010 _ Leonardo é o novo técnico da Seleção Brasileira.
– Outubro/2010 _ Definido: Piritubão será o estádio paulista na Copa.
– Novembro/2010 _ O Atlético-PR anuncia que não poderá bancar as exigências da Fifa. A Arena da Baixada está fora da Copa.
– Dezembro/2010 _ Reviravolta: projeto Piritubão é rejeitado por falta de garantias financeiras e Morumbi volta ao páreo.
– Fevereiro/2011 _ Morumbi é novamente descartado, por falta de garantias técnicas dos suportes de papel higiênico dos novos banheiros.
– Abril/2011 _ Curitiba não consegue viabilizar um plano B e é descartada. “Vamos fazer a Copa normalmente com 11 sedes”, afirma Ricardo Teixeira.
– Junho/2011 _ Nem Morumbi, nem Piritubão. Agora é oficial: o novo estádio do Corinthians será o palco paulistano da Copa.
– Agosto/2011 _ O projeto do Corinthians é rejeitado por falta de garantias financeiras. CBF apresenta uma saída mirabolante: o Pacaembu.
– Setembro/2011 _ Fifa rejeita Pacaembu e São Paulo está fora da Copa. “Vamos fazer a Copa normalmente com 10 sedes”, afirma Ricardo Teixeira.
– Outubro/2011 _ Leonardo cai. Muricy é o novo técnico da Seleção Brasileira.
– Novembro/2011 _ Deputados tentam instaurar CPI para apurar denúncias de superfaturamento nas obras da Copa 2014.
– Novembro/2011 _ Ricardo Teixeira viaja a Brasília.
– Novembro/2011 _  CPI é abortada por falta de assinaturas.
– Março/2012 _ Sem recursos para começar a obra, Natal desiste da construção do estádio. “Vamos fazer a Copa normalmente com nove sedes”, afirma Ricardo Teixeira.
– Abril/2012 _ Após uma enxurrada de denúncias, Manaus desiste da construção do estádio. “Vamos fazer a Copa normalmente com oito sedes”, afirma Ricardo Teixeira.
– Julho 2012 _ Transparência Brasil alerta que os gastos com o Mundial já extrapolaram em 500% o orçamento original.
– Agosto/2012 _ Após o fracasso brasileiro nos Jogos Olímpicos de Londres, Dorival Júnior é o novo técnico da Seleção.
– Setembro/2012 _ Sem recursos e diante de uma enxurrada de denúncias, Cuiabá e Salvador desistem da construção dos novos estádios. “Vamos fazer a Copa normalmente com seis sedes”, afirma Ricardo Teixeira.
– Outubro/2012 _ Mesmo bombardeado, o presidente da CBF nega os rumores de afastamento do cargo.
– Novembro/2012 _ Deputados tentam instaurar CPI para apurar denúncias de superfaturamento nas obras da Copa 2014.
– Novembro/2012 _  Ricardo Teixeira viaja a Brasília.
– Novembro/2012 _  A CPI é abortada por falta de assinaturas.
– Janeiro 2013 _ Transparência Brasil alerta que os gastos com o Mundial já extrapolaram em 999% o orçamento original.
– 1º/Abril/2013 _ A Fifa anuncia a transferência da Copa das Confederações para os Emirados Árabes Unidos, pois nenhum dos seis estádios brasileiros está pronto. A entidade, contudo, reforça sua confiança no sucesso do evento de 2014.
– Julho/2013 _ Após o fracasso na Copa das Confederações, Felipão é convidado para assumir a Seleção, mas recusa. A CBF parte para o plano B, C, D, E…. sem sucesso.
– Agosto/2013 _ Sebastião Lazaroni, o primeiro técnico da Era Teixeira, volta ao cargo.
– Outubro/2013 _ Mesmo bombardeado, o presidente da CBF nega os rumores de afastamento do cargo.
– Novembro/2013 _ Deputados tentam instaurar CPI para apurar denúncias de superfaturamento nas obras da Copa 2014.
– Novembro/2013 _  Ricardo Teixeira viaja a Brasília.
– Novembro/2013 _  A CPI é abortada por falta de assinaturas.
– Fevereiro/2014 _ Transparência Brasil alerta que os gastos com o Mundial já extrapolaram em 1.575% o orçamento original.
– 12/Junho/2014 _ O presidente da Transparência Brasil é sequestrado, sem deixar vestígios.
– 13/Junho/2014 _ Festa de abertura da Copa começa com 45 minutos de atraso, longas filas e tumulto nos acessos no recém-acabado estádio de Brasília. Milhares de políticos entram com carteiraços e deixam turistas de ingresso na mão do lado de fora. Bola rolando, decepção no jogo inaugural: o Brasil arranca empate em 2 a 2 com a Suécia, com um gol de Neymar em impedimento aos 46 minutos do segundo tempo.
– 18/Junho/2014 _ Alívio, alívio. Brasil enfia 5 a 1 na Nova Zelândia e leva torcida ao êxtase. Críticos mal-intencionados que citam o impedimento na marcação do primeiro gol aos 20 minutos do segundo tempo e criticam a expulsão de dois neozelandeses são ameaçados por torcedores e descredenciados pela Fifa, que alega razões de segurança.
– 21/Junho/2014 _ Itália 0×0 Honduras só termina às 4h da madrugada, após três apagões no estádio.
– 25/Junho/2014 _ Fiasco total. Brasil perde para a Bulgária por 2 a 1 e torna-se o segundo país anfitrião eliminado na primeira fase na história das Copas. A torcida grita: “Fica, Teixeira!”.
– 13/Julho/2014 _ Festa portenha no Maracanã. A Argentina vence a Alemanha por 3 a 2 e conquista o tricampeonato mundial.
– 14/Julho/2014 _ O presidente da Transparência Brasil é liberado ileso após 32 dias de cativeiro.
– Dezembro/2015 _ Tribunal de Contas avisa que ainda não há previsão de aprovação das contas do Mundial no Brasil.

Comentários (17)

  • Jensen diz: 8 de julho de 2010

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, é o retrato do Brasil mesmo. Morri de rir, mas espero sinceramente que nenhum desses prognósticos se cumpra.

    Do blogueiro: Nem eu, Jensen. Quero que o nosso Brasil nos surpreenda de forma positiva e mostre ao mundo do que é capaz, fazendo a Copa e as Olimpíadas de forma correta e transparente. Mas, infelizmente, os primeiros capítulos (novela do estádio em SP com dinheiro público e obras atrasadas esperando pela $alvação do governo) já caminham para outra direção, a que todos tememos. Vamos aguardar, e cobrar. É um dever de todos nós. Abraço

  • Alex diz: 8 de julho de 2010

    vai ser pessimista assim na p…!!! Brasil na cabeça!

  • Alcides Tonfa diz: 8 de julho de 2010

    Você é tipo de brasileiro que envergonha esse país.. Crítica é até admissível, agora tripudiar com o sonho de um povo é repugnante.. Crie vergonha nessa cara e retire esse texto medíocre antes que mais gente veja e vc tenha que ouvir o que estou dizendo outras tantas vezes… Pena de vc!

    Do blogueiro: Nossa! Não consegue conviver com algo que o desagrada? Isso pode te espantar, mas se chama DEMOCRACIA. Não quer ver, vá a outros blogs que lhe agradem mais, mas não venha aqui querer impor suas ideias com tanta raiva e sem nenhum argumento que preste. Pena, meu caro, tenho eu de você com essas ideias fraquinhas e essa visão encoberta (para usar um termo light) do mundo ao seu redor. Abraço

  • Clovis diz: 8 de julho de 2010

    Puxa! Isso é que é otimismo…

  • Marcio Oliveira diz: 8 de julho de 2010

    Esse tipo de noticia, ou melhor, comentário, pq não podemos considerar como tanto, possa ser tão desrespeitoso com o nosso Pais. Será pq é o Presidente Lula que encabeça essa grande vitória do Brasil ser Sede da Copa de 2014, ou melhor ser ele que irá receber no domingo as chaves da copa de 2014? Acredito que uma imprensa democrática não se faça fazendo comentários tão desrespeitosos com o nosso Páis, com nossos cidadãos, com o povo, Estados da Federação como Bahia, Paraná e tantos outros. O que vc quis dizer? vc eu digo, pois se reproduziu no teu blog é pq tb acredita. Será que todos no Brasil são ladrões? acho que não, aqui tem tanta gente que , aliás mta mesmo que acredita no Brasil como o caso do nosso Presidente Lula. Pois gostem vcs ou não, ele é o Presidente do Brasil e irá eleger o seu substtuto, aliás a primeira presidente mulher deste Páis.A imprensa do Brasil devia se envergonhar de publicar um texto como esse.
    Jornalista, Mestre em Educação Marcio Oliveira

    Do blogueiro: Olha Márcio, é uma brincadeira, mas quem conhece nosso país sem a cegueira das paixões políticas sabe bem o quanto de verdade tem nessa brincadeira. E isso independe de quem seja o presidente, apesar de eu discordar integralmente de você no que se refere ao atual dono da faixa. Grande abraço

  • Paulo Omar diz: 8 de julho de 2010

    Nem Amira Lepore, nem Mãe Dina e nem Pai Galo.
    Essa previsão do Braga é a mais correta de todas rs
    Faltou só comentar da compra do título da Espanha em 2010.

  • Mauricio Avaiano diz: 9 de julho de 2010

    Se o Serra ganhar a eleição, com certeza será este o destino da Copa do Mundo no Brasil, e nós passaremos a se chamar Colônia dos Estados Unidos do Brasil, como era antes do Lula!!

    Abraço.

  • Zé de Coqueiros diz: 9 de julho de 2010

    Parabéns Braga! O pior é que tem eventos como estes que são muito possíveis de acontecer. É aguardar e conferir!

  • Joao FFC diz: 9 de julho de 2010

    Quanta merda, é isso mesmo MERDA, escrita…

    É a pátria mãe gentil no coração de quem criou essa porcaria, e foi mais pisada ainda você ter colocado essa porcaria aqui Braga.

    Do blogueiro: Não acho, João. É brincadeira, sim, mas se todos nós não ficarmos atentos com o que acontece nos bastidores dessa Copa, cobrando transparência das autoridades em vez de ficar com esse discursinho de patriotada, muito disso vai acontecer de verdade. Ser patriota nesse caso é ser vigilante, meu caro. Do contrário a roubalheira será incalculável e a maioria do povo nem vai notar, feliz da vida que teremos Copa no Brasil, que orgulho para a nação… Abraço

  • andredekchu diz: 9 de julho de 2010

    O Cara errou feio, na verdade ele esqueceu do principal 21 de Dezembro de 2012, quando o mundo vai acabar.

    é Brasil na kbça e pronto vamos superar todas as dificuldades e mostrar pro mundo o brasil que somos

  • De diz: 9 de julho de 2010

    Aplausooooooooooos!!!!!!!!!
    Esse é o verdadeiro retrato do Brasil!!
    Só discordo quanto ao Brasil ser eliminado na primeira fase, o jogo de poder e interesses por tras não permitiria isso.
    PS. Mais triste do que essa brincadeira é ver que na realidade existem pessoas que acreditam que o Futebol é a “alegria” do país, que políticos são honestos e o Lula “é o cara”.
    AFFFFFF!!!!! Pão e circo… é isso que o povo gosta e é isso que ele quer! Triste!
    Parabéns!

  • Fernando Avaiano diz: 9 de julho de 2010

    Eu não gosto de previsões, uma coisa é a ficção, outra é a realidade. Eu sinceramente desejo que a Copa de certo no Brasil, que mania das pessoas achar que o país não presta, que tudo é corrupção e tende a dar errado. Essa é a diferença de um Argentino para um Brasileiro, o país dos gringos está uma porcaria e os caras continuam a acreditar neles, enquanto tem brasileiro vendendo a alma por uma reportagem. Nunca aquele lema da época da ditadura esteve tão em voga: Brasil, ame-o ou deixe-o.

  • Fernando Avaiano diz: 9 de julho de 2010

    Mais uma vez, o complexo de lata de lixo para alguns tenta torpediar o sonho de sediar uma Copa e uma Olimpiada. O custo é elevado, mais é importante para o reconhecimento do país como uma economia emergente, eu acredito sim no meu país. Sinceramente, o que eu penso das pessoas que colocaram as porcarias acima: Primeiro que não são brasileiros, se assemelham aqueles ecochatos que dizem que o mundo vai acabar, proibem o desenvolvimento ou aqueles outros que só sabem invadir a propriedade alheia, vide MST.

  • Márcio Serafini diz: 9 de julho de 2010

    Muito obrigado pelos elogios e pelas críticas.
    A quem não sabe brincar, é simples: não brinque.
    A quem tentou ver intenções políticas nesse texto, lamento: essa não foi, não é nem jamais será minha intenção.
    E aos que, no intuito de atacar este autor, apregoaram o verdadeiro orgulho de ser brasileiro, peço que exerçam seu propagado patriotismo no dever cidadão da vigilância.

    Do blogueiro: E eu assino embaixo no comentário, Márcio. Abraço

  • Rodrigo Schotten diz: 10 de julho de 2010

    Eu acho que o Brasil vai realizar com sucesso com a Copa do Mundo e as Olímpiadas, mas quanto ao preço que nós, nossos filhos e nossos netos pagarão por isso é de deixar qualquer um preocupado. O Brasil prometeu uma festa grandiosa para o Pan 2007 e assim o fez, foi de longe o de maior sucesso, mais foi mais caro que as 14 edições anteriores juntas. E o mesmo vai ocorrer com a Copa e os Jogos Olímpicos. Até agora estamos empurrando com a barriga, e assim vai até um limite que o governo federal, para o Brasil não passar vergonha, vai abrir o cofre e liberar dinheiro sem licitação e sem fiscalização para construir toda a infra estrutura necessária para os dois eventos. Falamos mal dos EUA, mas provavelmente 2018 eles serão sedes da Copa, e vai ser a primeira Copa a dar lucro depois de 1994.

  • Oscar diz: 11 de julho de 2010

    Janeiro de 2016- O autor das profecias morre,sozinho,pobre e infeliz,e o Brasil estará se preparando para o hepta de 2018.

    Do blogueiro: Credo, quanta falta de homor, hein. Faz o seguinte: usa um pouquinho de todo esse teu patriotismo e cobre as autoridades para que nada disso de fato aconteça e seja apenas material para humor. Isso sim, meu caro, é amar este país. Abraço

  • Giovanni da Silva diz: 18 de março de 2011

    é ja ta acontecendo algumas … hahahaha oscar que vai ficar pobre e sozinho son hando com o brasil do lula e dilma . kkk!

Envie seu Comentário