Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Brusque campeão da Copinha. E merecido

10 de julho de 2010 19

O Brusque é campeão da Copa Santa Catarina 2010. Título, como eu disse no post do meio da semana, mais do que justo e merecido. Se o Joinville tinha o elenco mais forte, o Brusque foi o clube que melhor entendeu a oportunidade que estava sendo dada na Copinha. Foi o melhor da competição durante todo o tempo, turno, returno e finais.

A Copinha foi disputada meio que na surdina, em plena Copa do Mundo. Mas dava um prêmio mais do que interessante a quem se dedicasse a ela: a vaga na Copa do Brasil em 2011. O Brusque se dedicou, planejou, montou elenco competente, trouxe peças importantes ao longo da competição e, por fim, mas não menos importante (pelo contrário), soube enxergar o potencial do técnico Joceli Dos Santos.

Muita gente não acreditou nele após a campanha surpreendente com o Imbituba no Catarinense. Estava praticamente acertado com o Metropolitano, que na hora h recuou por uma razão que eu sei qual foi, mas não vale nem a pena dizer aqui. Resolveram fazer uma aposta cega no Clebão (está onde mesmo?) que logo se mostrou equivocada. E Joceli, com seu estilo paizão, juntou suas coisas e parou em Brusque. Em pouco mais de 2 meses, fez um trabalho ainda melhor no Augusto Bauer. E agora, merece ou não ser reconhecido como um técnico de valor?

Esse título do Brusque tem muitos “culpados”. Além de Joceli e de uma diretoria competente e focada no clube, jogadores importantes do elenco que aqui vou resumir em apenas um nome: Rafael Xavier. Grande jogador, grande mesmo. E o time teve dignidade, pois muitos desses jogadores que se destacaram já entraram em campo neste sábado negociados com outros clubes (O JEC, inclusive). Está de parabéns o Brusque, que se consolida como a grande força do Vale do Itajaí. enquanto os rivais capengam, ele acumula quatro títulos nos últimos anos, incluindo ai o bicampeonato da Copa Santa Catarina. E pela segunda vez levantando o caneco em plena Arena “pé-frio” Joinville (aliás, deveriam mudar o nome pra Arena Mick Jagger…)

Pela dedicação e a seriedade com que tratou a competição (enquanto a outros faltou isso ou então competência mesmo), o Brusque bota mais uma taça na sala de troféus (o terceiro da Copinha) e garante vaga na Série D do Brasileiro e, principalmente, vai representar o Estado na Copa do Brasil em 2011. Calendário repleto graças ao trabalho bem feito. E repito: tudo absolutamente merecido. Desafio agora é manter as coisas boas e melhorar ainda mais. Desafio grande, pois será preciso muito mais recurso.

Ao JEC, resta a lamentação do que aqui mesmo já havia sido alertado: o time repetiu na Copinha o mesmo erro do Estadual. Começou arrasador, levando o turno e se garantindo na final, e depois caiu de produção no returno (eliminado na semifinal, como no Catarinense) e perdeu a final. Teve duas chances de ir à Copa do Brasil no ano que vem, perdeu as duas. Alguém até pode reclamar da questão da vaga na Copinha e não no Estadual (é justo reclamar, eu pessoalmente não concordo). Mas vale lembrar (como sempre) que todos os clubes assinaram, portanto…

Mas mesmo com o baque dessa perda de certa forma inesperada, o Joinville volta agora as atenções para a Série D, que já começa no final de semana. E, na minha opinião, entra no torneio não só como favorito ao acesso como também seríssimo candidato ao título. Só precisa parar de dar mole nos momentos decisivos.

Adendo 1: aos torcedores do Brusque entrarem aqui pra me xingar por aquele post da final do turno, recomendo antes ler tudo com muita atenção. Durante todo o momento eu ressaltei que o Brusque poderia fazer o que fez hoje. Não naquela final, mas nessa, a que valia de fato, poderia e fez. Leiam e confiram. Se ainda assim quiserem me xingar, aí tudo bem.

Adendo 2: Uma vergonha, não dá para qualificar de outra forma o que aconteceu (de acordo com os relatos que ouço) no fim do jogo na Arena. Refiro-me, claro, a agressão ao colega Rodrigo Santos, da Rádio Cidade de Brusque, pelo filho do presidente da Federação, o popular (e de ficha extensa) Delfinzinho). É preciso dar um basta nos desmandos dessa turma que se apropriou do futebol catarinense há décadas. Delfim disse não ter nada a ver com o caso, era só o que faltava. Tem sim a ver, tanto no campo profissional quanto no pessoal. O mínimo que se espera é que tome providências e venha a público dar a versão da FEderação (se é que há uma). E ao agressor, que o meu xará Rodrigo leva o caso à polícia, e até o fim, porque gente desse tipo só merece ser tratada dessa forma, no âmbito policial.

Comentários (19)

  • Guilherme diz: 10 de julho de 2010

    Brusque campeão contra essa vergonha que é a arbitragem catarinense e essa vergonha maior ainda que é essa federação catarinense !!!

  • ivan diz: 10 de julho de 2010

    Estava no jogo torcendo pelo meu JEC ( como sofro ), e acompanhei a agressão do outro lado da arquibancada, posso dizer que foi uma covardia o que foi feito com este moço , eu e meus amigos ficamos estarrecidos com a cena ..não pode se tolerar este tipo de agressão ou qualquer outra..lamentável sob todos os aspectos…É UM FILHO QUE PAI NENHUM GOSTARIA DE TER. Parabéns ao Brusque pelo título da copinha.

  • Claudio diz: 10 de julho de 2010

    Mais uma vez, a grande Manchester Catarinense demostra uma falta de equilibrio de sua torcida, pior que isso é o filho do Sapão aquele que cada vez que vai a Ressacada quando vai é vaiado entres outras………… Chega de Delfim na Federeca…….renovação já…………
    Na Ressacada este tipo de pessoas são banidos lá não se criam.

  • marquinho alvinegro diz: 10 de julho de 2010

    parabens brusquenses . desde o inicio venho acompanhando o meu figueira , mais o time que mais levou a serio a copa sc foi voces, titulo mais que merecido .fico na torcida para voces representar bem o futebol catarinense na cpa do Brasil de 2011. um abraço braga e toda torcida alvinegra.

  • Nilton Jair da Silva diz: 10 de julho de 2010

    Lamentável a postura do Presidente da FCF, Delfin de Pádua Peixoto Filho, sobre a atitude covardee e vil de seu filho “Delfinzinho”. Todos nós sabemos que ele como pai e ditador na FCF impõe o filho aos clubes. Sabe que por suas próprias pernas o filho não tem competência nem para trabalhar em clube de futebol de botão. Ele tem sim muita responsabilidade neste caso. Ficou muito feio também para a adireção do JEC que submissa aceitou esta imposição do Senhor Delfim.

  • Zé do Carmo diz: 11 de julho de 2010

    Parabèns Braga, belo relato da Copa SC e desse belo e exelente trabalho sério e competente da Diretoria do Brusque FC.

    Quanto ao Delfinzinho eu me nego a comentar, isso é o fim do Futebol Catarinense.
    VERGONHA!

  • samuel diz: 11 de julho de 2010

    Parabens Bruscão!!!!
    Cara, sou alvinegro e tenho muito orgulho do meu clube, o querido FIGUEIRENSE.
    Agora preciso dizer que não é de hoje que tenho e sempre tive um carinho pelo futebol de Brusque. O PAISSANDU era um clube muito simpatico, aquele uniforme verde e branco, camisas listradas em vertical, aonde jogavam, Angiollete, Jair, Guns, Pão velho, Almir e outros amigos que não me recordo agora. Braga, é sempre bom lembrar que o verde do Bruscão é o do PAISSANDU, apesar de estar bastante alterado…
    Abraço e parabens ao povo Brusquense.

  • Torcedor revoltado diz: 11 de julho de 2010

    BRINCADEIRA É ESTA DIRETORIA COBRAR OS VALORES QUE COBRA PARA O TORCEDOR VER ESTA PALHAÇADA. SE QUEREM COBRAR, PRIMEIRO COLOQUEM UM TIME DECENTE E PELO MENOS DA SEGUNDA DIVISÃO. MERCENÁRIOS!

  • Leonardo Grisa diz: 11 de julho de 2010

    Nao adianta dar 6,7 minutos de acrecimo, ninguem mais tira esse nosso titulo de campeao… Time de GUERREIRO jogo todos os jogos 14 contra 11 do brusque, e ainda esses caras vão la e agridem o narrador da Radio Cidade… VERGONHA VERGONHA ESSE FEDERAÇÃO CATARINENSSE DE FUTEBOL

  • 100%AZURRA diz: 11 de julho de 2010

    Esse Jegue é paraguaio mesmo né?! Todo ano, em todas as competições que disputa é a mesma coisa…arranca bem, e ja acham que o time vai ser campeão mundial, da libertadores, etc…. não aprendem mesmo né?! Assim é bom, pq ai colocam os pézinhos no chão e conseguem ver o que são: NADA…. acho que o balé seria uma boa opção!! Comédias….

    PARABENS BRUSCÃO…. LEÃO E BRUSCÃO COPA DO BRASIL 2011, OS MELHORES DE SC…

  • Eduardo diz: 11 de julho de 2010

    O Brusque vai jogar a Copa do Brasil e a série D 2011 onde? Naquele LIXO do Augusto Bauer?

  • carlos eduardo diz: 11 de julho de 2010

    mais uma vez decepção da torcida do JEC. venho falando e repetindo a muito tempo que é preciso mudar toda estrutura do JEC. Todo mundo sabia que o brusque ia tentar jogar pra traz, ou seja dar chutão e tentar pegar contra-ataque. será que não tem ninguem competente nesse time para perceber isto. vergonha que só vai prejudicar o time pois afasta cada vez mais seus torcedores.

  • bruscao diz: 11 de julho de 2010

    caro Eduardo arrume um estadio p nos que nos damos um time campeao p vcs,foi isso q aconteceu ontem o estadio otimo da arena nao nos intimidou,esse seu comentario é inveja de algum fraco rival.somos campeao enquanto chupe o dedo kkkkkk

  • diego diz: 11 de julho de 2010

    essa eh a hora de se fazer um bom estadio em brusque. nao precisa ser mto grande , 10 mil lugares eh suficiente, claro com a possibilidade de ampliação, assim como fizeram em joinvile que foi se ampliando aos poucos.

    E onde vamos jogar a copa sc? se o Augusto bauer for vetado, sugiro que se jogue no SESI ou na Arean Jovinlle, já estamos mto acostumados a ganhar nesses locais. Chora metro, o sonho acaabou, pra Copa do brasil, sou eu quem vou. E do Jec eu nao tenho pena, eu sou bi campeao na arena.

  • cassiano diz: 11 de julho de 2010

    Gostaria que o nobre blogueiro deixasse claro que a torcida do jec nada tem haver com a agressão ao rapaz de brusque sei que é um problema pessoal entre esse delfinzinho e o locutor de brusque. Abraços e parabéns ao povo brusquense.

    Do blogueiro: Bem lembrado. Se não estava claro, que fique. A torcida do JEC não pode ser taxada por causa desse sujeito que nem merece adjetivos.

  • Flávio diz: 11 de julho de 2010

    Vale lembrar aqui o excelente trabalho da PM de Joinville! Colocou a torcida de do Brusque dentro da arena com total segurança! E principalmente tirou a torcida do Brusão de dentro da arena com segurança passando pelo mesmo local onde a do Avai foi atacada, e onde se encontrava mais de 300torcedores aguardando a passagem dos onibus com a torcida do Bruscão, que fez um excelente trabalho colodanco o carro a frente da torcida e descendo do carro para proibir a aproximação da torcida do Jec, que fosse arremessado qualquer coisa contras os onibus! Parabéns a PM de Joinville!

  • gabriel diz: 11 de julho de 2010

    brilhante comentario, parabens

  • Taciano Andrade diz: 12 de julho de 2010

    Grande Braga. Este caso com o Delfizinho vai acabar em Pizza assim como o caso do estupro da menor por filhos de ricos de Floripa!!!! Cadeia no Brasil é para PPP Preto, Pobre e Puta, portanto vai ficar como está, o jornalista e radialista com a cara arrebentada e o filho do Sr. Futebol de SC mandando e desmandando na FCF

    Do blogueiro: Vamos torcer para que não, Taciano. Nos dois casos. Abraço

  • carlos eduardo diz: 12 de julho de 2010

    prezados. o aconteceu em Joinville com o filho do REI ditador não é novidade. essa relação promiscua entre os dirigentes do futebol brasileiro e centenaria. são monopólis que passam de pai para filho de sogro para genro. o ricado teixeira está ha 21 a frente da CBF mantido por pessoas com delfim

Envie seu Comentário