Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Em campo, catarinenses mandam bem

18 de julho de 2010 18

Nos bastidores, é aquilo que todo mundo já sabe: o futebol catarinense vive dias lastimáveis, com escândalos e baixarias de envergonhar quem torce por aqui.

Mas eis que o futebol, dentro de campo, sempre arruma uma forma de prosérar. Apesar dos cartolas, apesar de toda a vontade deles de atrapalhar, dentro das quatro linhas Santa Catarina vive um bom momento. Vejamos o fim de semana:

Avaí, mais uma vez taticamente impecável, bateu o Palmeiras na estreia de Felipão por 4 a 2. Tá certo que os dois últimos gols saíram já nos acréscimos, mas a vitória foi justa. O Avaí foi melhor, mandou no jogo. E o Palmeiras não foi mal não, também fez um bom jogo. Lopes soube explorar os pontos fracos de Felipão, que mal conhece o próprio time ainda. Como já tinha feito no meio de semana no Morumbi, aliás. O Avaí, mais uma vez contrariando prognósticos, vai achando seu padrão e seus jogadores chaves. Talvez o quinto lugar seja um pouco exagerado para o potencial do time (talvez, não afirmo com certeza, tenho dúvidas mesmo). Mas já começa a achar que briga pra não cair não vai rolar, não. Sem falar que acumular gordura agora evita dor de cabeça lá na frente, a experiência do ano passado ensinou.

PS: Antes de falar dos outros times, um adendo (meio) sobre o Avaí: enquanto Lopes vai se encaixando no clube, o ex-queridinho Silas vive previsíveis dias de inferno astral no vizinho de baixo Grêmio. Totalmente esperada, quem lê o blog há mais tempo lembra bem o que eu disse na época da troca.

Figueirense, cada vez mais seguro na Série B. Sábado, vitóriafora de casa sobre o Bragantino num jogo em que soube administrar as forças o tempo todo. Cozinhou, cozinhou, e nos 15 minutos finais matou a partida em dois ataques bem orquestrados. A garotada boa de bola do Figueira é vice-líder, mas começa a ganhar pinta de favorita. E para o acesso, o grande objetivo, caminha a passos largos e seguros.

Na Série C, o Tigre começou sua via crucis para sair de onde nunca deveria ter estado com um bom empate com o Juventude em Caxias do Sul. O grupo de Criciúma e Chapecoense (que só estreia semana que vem) é complicadíssimo, por isso um empate fora de casa vale comemoração, sim. A Série C tem uma particularidade: começa mais difícil e vai afrouxando, ao menos para os times do Sul/Sudeste. Então, quem passar desse grupo estará muito perto do acesso. Dizem que em 2011 a Terceirona também será disputada no formato de pontos corridos. Tomara, essa fórmula atual é tremendamente injusta.

Por fim, a Série D. Metrô e Joinville estrearam com vitória na caminhada de ambos para a próxima fase e (sonho dos dois) ao acesso. O Marcílio foi o único catarinense derrotado no fim de semana, mas foi num duelo regional e, como eu disse no post anterior, o caso do Marcílio é diferente, o time tem como objetivo principal retornar à elite do Catarinense.

É isso. Em campo, os clubes mandam bem. Pra ficar perfeito, faltaria apenas os dirigentes dos mesmos clubes se libertarem da influência nefasta que vem da Federação. Com uma liderança forte e atuante de fato em prol dos interesses dos representantes, ainda temos muito a crescer.

Comentários (18)

  • Mauricio Avaiano diz: 18 de julho de 2010

    Foi um final de semana sensacional para o futebol catarinense Braga!

    Todos os times catarinenses fizeram sua parte e não houve nenhuma derrota, a não ser o Marcílio que jogou contra outro catarinense!

    Na linda Ressacada comemos um porquinho assado na maior festa!

    Já papamos um bambi e um porco, agora falta um urubu e depois um galo!! Tomara que aguentemos tanta refeição calórica e quem sabe no final do ano a continuidade na elite! Abraço.

  • Otavio diz: 19 de julho de 2010

    TU É GAUCHO CARA? TU TA LOUCO?? CATARINA É O NOME DA SANTA DA TUA MÃE. SOU CATARINENSE

    Doi blogueiro: Não sou gaúcho, amo Santa Catarina, não vejo problema nenhum em ser chamado de Catarina, acho até simpático, e minha mãe se chama Sônia. Abraço

  • Eduardo M diz: 19 de julho de 2010

    Braga ,

    Tudo bem , mas aquele penalti no final do jogo foi mandrake…

    Se fosse contra , hoje vocês estariam reclamando e muito…

    Mas de qualquer forma , mais uma vitória do Lopes…

  • Eduardo M diz: 19 de julho de 2010

    Braga , Braga…

    Olha o Muricy novamente na area…

    Torço e muito para a imprensa badalar muito o Corinthians e os meninos da Vila e deixarem o Muricy trabalhar no canto dele…

    A analise de 10 entre 10 jornalistas de São Paulo hoje é que o Fluminense já está ficando com o jeitão do São Paulo do Muricy , ou seja , com um sistema defensivo solido. E , segundo o PVC , por exemplo , a diferença é que o Muricy nunca teve um Conca e um Fred no São Paulo…

    E olha que ainda estrearão o volante Valencia , o ala/volante Belletti , o atacante Emerson e o meia Deco…

    Deixem o Muricy na dele…

    O campeonato ainda nem chegou na terça parte e o Muricy já trouxe a terceira vitoria seguida fora de casa…É outra marca das campanhas dele…

    Mas deixem o Muricy na dele…

    Quando forem reparar nele…

    Ih…

    Do blogueiro: Flu vai brigar pelo título, sim, e tu falou muito bem sobre a diferença em relação ao São Paulo: Conca (que ele sempre sonhou em ter) e Fred (esse até menos, pois apesar de ótimo o SP sempre teve bons atacantes). Flu, Palmeiras, Inter e Corinthians são hoje meus candidatos a título. Apesar de estar mal agora, acho que o Galo ainda vai engrenar, e o Cruzeiro não pode ser menosprezado. São Paulo, esse ano não brigará, ainda mais se vencer a Libertadores, aí só vai cumprir tabela pra não cair. Ah, e se o Flu for campeão só aumenta mais o mérito daquela reação inacreditável do ano passado. Estátua pro Cuca e pro Fred nas Laranjeiras! Abraço

  • Fernando Avaiano diz: 19 de julho de 2010

    Olha, eu vi o Avai com um padrão de jogo, marcando muito e saindo rápido nos contra-ataques com os velozes Roberto e Robinho. Eu sempre disse, eu não achava o time ruim, parece que faltava empenho, vontade, esquema, coisa que melhorou com o Lopes, como diz o delegado, aqui não tem vagabundo, é isso aí, tem que ralar a bunda no chão. Muitas vezes a técnica vai deixar a desejar, que se ganhe na vontade, na propalada raça se for o caso. O mais decepcionante para mim foi o público, eu sou sócio do Avai, o estádio está belíssimo, o time é bom, o técnico é ótimo, o que falta para o grande público aposentar o pijama e se dirigir a Ressacada. R$ 95,00 é caro, mais se dividirmos por 4 jogos por mês é baratíssimo, da R$ 23 e alguma coisa por jogo, dá licença, quem quer carne de 1ª tem que pagar por ela.

  • Fernando Avaiano diz: 19 de julho de 2010

    Até quando vão dizer que o Catarinão é fraco, o Avai lindo na Série A, o Figueira com grande campanha na B, o Tigre fazendo o seu papél na C e beliscando um pontinho com o Juventude, e o Jec vencendo na D juntamente com o Metro. Nosso Delfinzão é ótimo, está aí a prova dos nove. No próximo ano teremos: Avai (Libertadores), Figueira (Série A), Tigre (Série B), Chapecoense (Série B), Jec (Série C) e por aí vai.

  • Eduardo M diz: 19 de julho de 2010

    Braga ,

    O campeonato ainda não chegou na primeira terça parte. É cedo para cravarmos , até pelas mudanças que o próximo mês irá determinar. Mas acho muito dificil , por tudo que já vimos e pelas expectativas de reforços , que Fluminense e Corinthians não cheguem na reta final do campeonato lutando pelo titulo. Se você reparar , o Fluminense já engatou a mania do Muricy de vencer fora de casa. Essa foi a terceira seguida.

  • Eduardo M diz: 19 de julho de 2010

    E o Avai ????

    Sei não…Mas vocês começam a ter a real possibilidade de ter um Avai e Figueirense na série A em 2011. Torço e muito por isso.

    Aliás , caso isso se realize , acho que vocês da imprensa de SC poderiam tentar , junto a FCF , que o clássico fosse jogado na primeira rodada.

    Seria um evento marcante para o futebol de SC.

    Do blogueiro: Edu, a Federação aqui só serve para atrapalhar, nunca para ajudar.

  • Eduardo M diz: 19 de julho de 2010

    E por um acaso existe alguma Federação de Futebol boa no Brasil ?????

    Mas fica a sugestão. Acho que a imprensa deve deixar essa ideia ali. Caso se confirme os dois na serie A , fazer o clássico logo na primeira rodada , deixaria , COM CERTEZA , esse jogo marcado na memória do futebol catarinense.

    Acredite na força e na capacidade de mobilização da imprensa…

    Aliás , meu caro Braga , vale um comentário sobre a estreia dos catarinenses na C e na D. Lembra do teu receio do jogo entre Criciuma e Juventude ? Pois é. Lá em Caxias do Sul e , pelo que soube , foi o Juventude quem empatou e no fim , certo ?

    Do blogueiro: Isso mesmo. O Tigre foi bem, belo resultado.

  • Dúvida!!!! (???) diz: 19 de julho de 2010

    Braga, a janela internacional ainda não abriu, e fiquei com dúvida: o jogador Maicon do Figueira, me parece que tinha encerrado o contrato dele no final do mês de junho (não tenho certeza), e foi feito novo contrato em julho! Porém, este jogador pertence a um time estrangeiro!

    Não estaria o Maicon jogando irregularmente devido ainda jogadores de time de fora não serem permitidos atuarem e somente em agosto??

    Poderias esclarecer esta minha dúvida?? Abraço.

    Do blogueiro: Vou procurar me informar, mas acho pouco provável que o clube desse uma mancada amadora dessas, não é. Abraço

  • Márcio diz: 20 de julho de 2010

    Tens a mesma mania dos gaúchos de querer nos chamar de Catarina!!!! Catarina é nome de mulher, e aqui é estado de gente séria, ok? Mais respeito com o povo que nasce em Santa Catarina!!! Só pra te informar, quem nasce em Santa Catarina é Catarinense, ok? Vocês gaúchos e paulistas são um bando de recalcado com mania de querer denegrir a imagem do povo catarinense!!! Quanto ao futebol catarinense, só tenho uma coisa a dizer: não estou nem aí pros outros times! Só quero saber do meu Avaí!!! Quando era a nojeira do estreito que estava na série A, a torcida deles não estava nem aí pra que subisse mais algum time de SC pra série A, inclusive a imprensa daqui!!!

    Do blogueiro: Márcio, acho que o problema está em você, não no nome. Desculpe. Sou catarinense de coração e não vejo problema nenhum em ser chamado de catarina, até porque me garanto e sei que nada tem a ver com ser ou não nome de mulher. Acho que só quem tem esse tipo de dúvida se incomoda com isso. E sobre os times, torço pelo futebol catarinense como um todo, porque amo esse Estado e quero vê-lo cada vez mais forte e representativo. Se você só quer saber so seu clube, tudo bem, é uma escolha sua. Abraço

  • emerson diz: 20 de julho de 2010

    Se não for de pontos corridos (embora provavelmente seja), que a série C 2011 seja pelo menos nos moldes da antiga série A: todos contra todos em turno único, e os oito melhores avançam para o mata-mata. O que não pode continuar é essa escassez de jogos para times tradicionais como Fortaleza, Juventude, Criciuma, Paysandu, entre outros. São grandes torcidas, merecem mais jogos de seus times. Mas deve ser mesmo de pontos corridos a série C 2011.

  • Fernando Avaiano diz: 20 de julho de 2010

    Olha, nunca que eu vou torçer para o Figueira, não tem essa de bem de SC não, quando a gente estava na B, eles riam da gente e nunca fizeram muita satisfação que nós subíssemos como subimos, pelo contrário, se bobear acendiam até uma vela preta para nós ficarmos aonde estavamos. A imprensa também nunca deu muita bola para o leão, mais tudo bem, o nosso Presidente é um homem bom, não guarda rancor.

    Do blogueiro: Fernando, eu não disse isso e jamais imaginaria tal cena (avaiano torcendo pelo Figueira e vice-versa). Eu disse que EU torço por todos os catarinenses em campeonatos brasileiros, opinião exclusiva minha. E respeito todas as demais, afinal rivalidade na bola é uma das coisas mais legais que existem (desde que não vá pra violência, claro). Abraço

  • Fernando Avaiano diz: 20 de julho de 2010

    Nisso eu concordo, a rivalidade é algo muito bom, no tempo que Criciúma, Joinville tinha mais de 1 time eram felizes e não sabiam. Eu particularmente detesto o Figueira, mais sou indiferente à assistí-los pela TV, afinal eu gosto de coisa boa. Quanto aos demais clubes, tudo bem, nada contra, tomara. que de tudo certo para eles.

  • Mazinho Alvinegro diz: 20 de julho de 2010

    - Heheheheh!!
    - Esse “DÚVIDA!!” está pesquisando em todos os blogs a respeito do Maicon.
    - Quer porque quer ver irregularidade que possa ferrar com o Furacão.
    - É tão fácil, basta consultar o BID da CBF, mas acho que essa figura é “pouca letra”.
    - Difícil mesmo é adivinhar para qual time ele torce.

    - Tinha que ser torcedor daquele timinho do interior da ilha.
    - Te liga aí ôhh, cabeça-de-mamão-macho! Heeheh…

  • Mazinho Alvinegro diz: 20 de julho de 2010

    - Braga, nem ligue para a verborragia dos Bvaianos.
    - Eles são violentos nas palavras e nas ações. Basta ver o histórico recente.
    - É um problema crônico das periferias, ninguém respeita ninguém.
    - Observe esse Bvaiano sem nome chamado DÚVIDA!!!
    - É difícil adivinhar a intenção dessa criança?

    - Ainda bem que coisas de risco ficam bem longe do centro da cidade.

  • Dúvida!!!! (???) diz: 20 de julho de 2010

    Sei, sei, Mazinho boca mole!

    Estas com medo que teu timinho tenha escalado jogador irregular (como colocou na copa SC deste ano e FCF encobriu, só que no brasileirão não tem Delfim não)…kkkkkkkk, teu passado te condena!

    Time acostumado a janelas, invasões de campo, adulterar idade de jogadores,…é realmente o time do falcatruense!!

    Eu teria vergonha de torcer por um time assim, mas gosto não se discute…Parece que o bruno quando sair da cadeia que jogar no time do estreito!! kkkkkkkkk

  • Eduardo M diz: 20 de julho de 2010

    Braga ,

    Gosto muito de ver essa “briga” entre avaianos e alvinegros. Isso mostra que a torcida local , pelo menos os jovens , já torcem para os times do estado. Muito legal.

    A familia materna da minha esposa torce basicamente para o Inter e o Botafogo. Tem um tio dela , nascido em Tijucas , que tem uns 75 anos , que é torcedor do Figueirense.

    Já a geração dos sobrinhos da minha esposa , ali na faixa dos 15 anos , já estão torcendo para os times da cidade. Esse ano , quando estive ai , convivi mais com dois que são torcedores do Avai , por influencia do pai , torcedor do Avai e com 44 anos.

    É por isso que se torna fundamental os acessos do Criciuma para a B e do Joinville para a D. São as outras duas grifes dos estado , queiram ou não.

    Além deles , o estado tem cidades como Chapeco , Itajai e Blumenau , todas em condições de terem times mais fortes no futuro…

    Do blogueiro: Claro, faz todo o sentido. Que garoto hoje em diz vai querer torcer pra um time que não esteja na elite ou ao menos brigando para estar lá. E nesse caso elite engloba as séries A e B, pois times grandes podem cair (e hoje em dia caem mesmo). Virada de mesa da CBF hoje só na tal janela indiscreta… E aí, claro, nem preciso dizer que torço para que os demais times também cheguem lá, pois assim todos ganham.

Envie seu Comentário