Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Mano Menezes na Seleção

21 de julho de 2010 22

Está ficando cada vez mais evidente que será Mano Menezes o anunciado na próxima sexta-feira como novo técnico da Seleção Brasileira. Todas as evidências apontam para isso, e já começo a achar que, se não for ele, será zebra.

Confesso, ainda não tenho uma opinião firme sobre Mano Menezes na Seleção. Nunca acompanhei o trabalho dele assim tão de perto (o que me proíbe de analisar questões táticas dele), mas os resultados estão aí e são satisfatórios.

Mano é gaúcho, como Dunga e Felipão, mas é muito mais parecido com o segundo. Inclusive na trajetória profissional. Como os outros dois, é disciplinador, mas novamente é mais parecido com Felipão na habilidade em lidar com as relações do dia a dia. Ou seja, parece claro que a CBF quer uma continuidade do que acreditava estar certo (disciplina no grupo), mas não quer algo tão extremo como se mostrou a experiência desastrosa com Dunga (que graças aos céus será esquecido ou no máximo vai dirigir algum time que ninguém mais lembre que ele existe).

Parece que a CBF queria Felipão, mas como não levou foi buscar um genérico. Aos que acham que Mano nunca trabalhou fora do país, lembro que Felipão também era um técnico caseiro (apenas como uma passagem pelos primórdios do futebol japonês) quando foi a aposta de Ricardo Teixeira para apagar o incêndio na Seleção em 2001. O resultado todos sabem bem qual foi.

Mesmo pessoalmente não achando ele a melhor opção, estou disposto a dar um voto de confiança a Mano Menezes, caso ele realmente seja o escolhido. É um momento de recomeçar do zero na Seleção visando à Copa de 2014, e começar trabalhos do zero sempre foi a especialidade de Mano. Tá certo que sempre na Segundona e com grupos de qualidade baixa. E agora, com tanto talento à disposição, como será?

E vocês, o que acham? Mano Menezes é a melhor opção? Ou preferem outro nome? Opinem!

Comentários (22)

  • Luis diz: 21 de julho de 2010

    Que nada…
    O melhor treinador seria o Mauro Ovelha….

  • almanaque do roberto diz: 21 de julho de 2010

    EU APOIO A JUSTA CAUSA !!!
    OLHA A IMAGEM TODA ARRANHADA DO CRF : http://4.bp.blogspot.com/_ZdU6Ibax8V4/TD6VrbnWRDI/AAAAAAAAAJI/icvoL5G8ERI/s1600/escudo.gif

  • Eu diz: 21 de julho de 2010

    devia levar o Silas..quem sabe assim o Grêmio consiga se recupar do campeonato brasileiro..

  • Daniel Hoppe diz: 21 de julho de 2010

    Pra mim, o melhor nome para dirigir a seleção no momento é ZICO.

    Zico sempre jogou um futebol ofensivo, e a campanha da Copa de 2010 mostra que o Brasil não pode fugir as origens. Precisa jogar pra cima.

    Diferentemente de Dunga, Zico tem certa experiência como treinador. Dirigiu o Japão na última Copa do Mundo, e alguns times de médio porte na Europa, como CSKA, Fenerbahçe e Olympiakos.

  • Ted Love diz: 21 de julho de 2010

    Vão trocar 6 por meia dúzia.
    Mano Menezes não serve para ser técnico da seleção.
    Chega de gaúchos retranqueiros!

  • jonata diz: 21 de julho de 2010

    Simplesmente o pior de todos os indicados.
    Aposto 10 caixas de skol, contra 1, que se for ele o treinador não ganhamos a copa no Brasil.
    Ele é horrível.

  • Rafael diz: 21 de julho de 2010

    Muito bom treinador. Se vai dar certo na Seleção, é outra história. Treinar Seleção é muito diferente de qualquer clube. Quanto a elenco, na Seleção você monta aquele que você quiser (no clube você se vira com o que te dão). Quanto aos treinos, o inverso: na Seleção deve se virar pra treinar como e quando dá (no clube você trabalha como quiser com o grupo). Se o Mano conseguir assimilar estas nuances, pode emplacar. É inteligente, costuma observar muito bem os adversários, qdo dá uma de Prof. Pardal geralmente acerta, mas é teimoso (todo treinador é, sei): normalmente tem um ou dois jogadores de confiança, onde a torcida e a imprensa sempre questionam. No Grêmio adorava colocar o Anderson (jogador mais criativo) no banco. Não gosta de estrelismos e se percebe que alguém tá sendo paparicado demais, aí mesmo que fica birrento. Mas perto dos demais nomes especulados (Ricardo Gomes, Leonardo, Luxemburgo, Muricy e Abel), sem dúvida é o melhor. Talvez só não é melhor que o Felipão, mas o “Big Phil” está 8 anos longe do Brasil. Precisamos reavaliá-lo. É sempre melhor a Seleção ter um treinador com vivência recente dentro do Brasil. É aqui que o coração do futebol brasileiro bate de verdade.

  • Zibordi diz: 21 de julho de 2010

    Parabéns RAFAEL, você falou tudo, o melhor seria FILIPÃO, mas o MANO, apesar de não ter a experiência necessária, está dentro de casa e isso ajuda. Vamos torcer, agora ele não é treinador do Timão, apesar do meu coração VERDE, vamos dar um voto de confiança a ele. ZICO também seria uma boa, vamos aguardar.

  • Reinaldo Barata diz: 21 de julho de 2010

    A cbf, cbf não, ricardo teixeira só faz besteira. Por que a preferência por gaúchos? O mano menezes não vai fazer voltar o futebol brasileiro ao seu explendor de outrora, o futebol imaginado por ele é de força, marcação. Ofensividade não é de seu feitio. Seleção Brasielira não é clube.

  • Rodrigo Silva diz: 21 de julho de 2010

    Será que ele convoca o Ronaldo e o Roberto Carlos? Tenho certeza…

  • Fernando diz: 21 de julho de 2010

    Mano não seria a melhor opção de treinador. Apesar de suas inegáveis qualidades, não é exatamente o sinônimo de coragem, que tanto falta à Seleção Brasileira. Além disso, falta-lhe um pouco de humildade e de visão de jogo, cruciais em decisões. Comandou o Grêmio contra o Boca na final da libertadores sem destinar marcação especial a Riquelme, e deu no que deu. Contra o Flamengo, na mesma libertadores este ano, optou pela retranca quando tinha um jogador a mais por quase toda a partida. Enfim, é um bom treinador, mas não é o melhor nome para o selecionado nacional.

  • Stefano diz: 21 de julho de 2010

    Acho tosquíssimo dizerem que a “experiência com o dunga foi desastrosa”. A não ser que estejam flexibilizando demais o sentido dessa palavra. Enfim

    O Zico realmente seria O cara.

  • Fábio Cuentrão diz: 21 de julho de 2010

    Bom, vejamos da seguinte forma… Entre Mano, Muricy e Luxemburgo, fico ainda com o Mano. Mas gostaria mesmo Zico ou Dorival Júnior, técnico novo, com espírito de equipe pra frente, o verdadeiro futebol arte. Mas não está tão ruim assim, ainda bem que o Dunga saiu, aquilo sim era péssimo!

    Joga 10!

  • Fernando diz: 21 de julho de 2010

    O Zico seria uma boa opção mas acho que ele nao está nos planos da CBF no momento.
    Mano Menezes entre os cotados é o que menos tem “compromisso” com o clube que está no momento. Felipão e Muricy acabaram de assinar contrato. Eu acho que seria uma boa, mesclar a experiência em campo do Mano com a parte de gestão do Leonardo.
    é esperar pra ver o resultado em 2014…

  • Roberto Cabral diz: 21 de julho de 2010

    Qual o melhor nome na sua opinião Braga?

    Do blogueiro: Cara, perguntinha difícil essa. Pra mim era o Felipão. Dos nomes que estão sendo citados, e partindo do pressuposto de que todos são novatos em termos de Seleção, gosto mais do nome do Dorival Júnior do que do Mano, mas começo a achar que ele é uma boa escolha também. Não é ficar em cima do muro, não, estou bem indeciso mesmo (risos). Até o Luxemburgo, quem sabe, será que não mereceria uma segunda chance?

  • rameda diz: 21 de julho de 2010

    Muito fácil falar mal de Dunga sem levar em consideração a campanha que fez na seleção. Dunga como técnico disputou quatro competições e perdeu apenas uma. Pois é, tem gente que acha que tudo é perfeito e que futebol é apenas espetáculo. Esquecem que para ganhar uma partida a bola na rede é o que mais interessa. E sobre o novo técnico, gostaria que fosse o Muricy Ramalho, mas como a Rede Globo não gosta dele, a possibilidade é mínima. Abraços.

  • Fábio diz: 21 de julho de 2010

    Rameda,
    Que campanha que o dunga fez que deve ser considerada??? Quartas de final na copa???
    Essa campanha o Parreira já tinha feito em 2006.
    Quando se fala em seleções internacionais, ou pelo menos para as principais (brasil, itália, alemanha, espanha, holanda e etc), não importa nenhuma outra competição, senão a copa do mundo. O resto é treino e preparação para o objetivo maior.
    Por isso é fácil e nada injusto falar mal do dunga. A seleção dele repetiu o ressultado — fracassado — de seu antecessor.
    Quanto ao novo técnico, tenho ressalvas sobre a eventual escolha do Mano Menezes. Concordo com em parte com o Braga: Felipão ou Dorival. Luxemburgo de jeito nenhum!!!

  • bibo diz: 21 de julho de 2010

    Eu estou apostando no Mano, pois tem personalidade, tem coragem, tem ascesso facil e comunicação com os boleiros, sabe lidar com a imprensa, mesmo em momentos dificeis como a libertadores soube ser inteligente, é educado com as pessoas, seu jeito diciplinador me agrada muito.
    Então sorte Mano e bola pra frente.

  • Micael diz: 21 de julho de 2010

    Eu apostaria que não vai ser o Mano.
    Leonardo é o preferido.

    E só uma observação, Braga: o Felipão, nos anos 80, teve uma longa passagem pelo futebol árabe, se não me engano até seleção dirigiu por lá.

    Agora, quanto a possibilidade de ser o Mano o técnico, só ratifico o que escreveu o Rafael, logo acima. Excelente técnico, mas seleção é diferente. Pode dar certo. Só que vai ser o Leonardo… hehehe

  • Mjfloripa diz: 21 de julho de 2010

    Realmente não sei se o Mano é o nome certo para a Seleção.

    Porém acho que vc deveria respeitar um pouco mais o Dunga.. Só por que não venceu a Copa… Voce ja era nascido em 1994?
    A memória é realmente curta…

  • JULIO CESAR diz: 21 de julho de 2010

    Fala sério que se Mano Menezes não for o técnico da Seleção Brasileira, vai ser ZEBRA !!!
    O que daria a esse ténico a absoluta preferência ao cargo ??? rs…
    O primeiro convocado da “Nova Seleção Brasileira”, é justamente o técnico, que se mostrar RELUTÂNCIA em insistir com jogadores que não atravessam bom momento ou por simpatias pessoais ou ainda por se “SACRIFICAREM ” ao atender futuras convocações, em detrimento aos seus respectivos clubes, deve ser imediatamente substituído por outro. Por tanto seja quem for o futuro técnico de nossa Seleção, devemos entender que não existe ABSOLUTISMO, nem para o Sr. Mano Menezes como para qualquer outro que venha a ser convidado.

    Do blogueiro: Júlio, não quis dizer nesse sentido que tu entendeu, mas sim que, diante de todas as evidências do que está rolando nos bastidores, a não confirmação dele seria zebra. Abraço

  • fiedler diz: 23 de julho de 2010

    Certamente este Luiz está brincando quando diz que Mauro Ovelha teria que ser o técnico da seleção , mas posso lhe garantir Sr. Luiz de que burro igual este tal Dunga êle não é … Saudações …

Envie seu Comentário