Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Desmonte no Figueirense? Preocupa?

29 de novembro de 2010 4

Passada a festa, é hora de pensar em 2011 no Figueirense, agora de volta à elite.

Nesta segunda, as primeiras notícias não foram boas. O empresário Eduardo Uram confirmou que quatro jogadores agenciados por ele estão deixando o clube. As perdas são consideráveis: João Filipe (bom zagueiro), Roberto Firmino (apesar de reserva, pra mim um dos melhores do time e que para me dar razão foi eleito revelação da Série B), Lucas (reserva útil) e Willian (ídolo da torcida e essencial na campanha do acesso).

Segundo Uram, vão em busca de novos mercados. Firmino já se sabe, vai para o Hoffenhein, time emergente da Alemanha. É o ônus de depender de empresários para montar times competitivos. Quando interessa (pra eles), tudo certo. Depois, é tapinha nas costas e até mais ver. Também é uma tradição da Série B ser vitrine para que jogadores com potencial apareçam para mercados maiores. Parece o caso.

Ou seja, o Figueira terá um desafio e tanto pela frente a partir de agora. Ao meu ver, já começou acertando ao optar pela permanência do técnico Márcio Goiano. Além de tentar manter jogadores que se destacaram, precisará reforçar o elenco para o Estadual e a Série A. Não é recomendável depender de empresários para isso, mas reconheço que isso não é tão simples assim e que são poucos os clubes que conseguem fugir dessa fórmula.

Foi esse um dos erros capitais do Avaí na temporada, a dependência exagerada do parceiro na contratação de jogadores.

Mas acredito que os dois clubes terão maturidade e planejamento para buscar uma boa solução para a próxima temporada. Santa Catarina estará em evidência no cenário nacional. Não é hora de errar e de fazer feio.

Comentários (4)

  • Rodrigo Luz diz: 29 de novembro de 2010

    Braga, não tem jeito…. mesmo que esses jogadores fossem exclusivamente do figueirense, não teria como segurar, são revelações e iriam embora de qualquer jeito, não existe como segurar frente ao poderio dos grandes,o negócio agora é repor bem. E analisando bem, Bruno Vieira se duvidar é melhor que Lucas, João Felipe estava no banco, Willian também ficou muito tempo sem marcar e o Héber promete muito, Firmino esse eu acho que fará falta. De resto estamos começando bem, planejando com antecedencia e aprendendo com os erros passados.

  • Daniel diz: 29 de novembro de 2010

    Vem cá, qual time brasileiro está livre do ataque de empresários? Nenhum! Para mim é mais do que natural que os jogadores do Figueirense sofram assédio depois de tão valorosa campanha. Muitos vão sair, isso é fato, mas o que interessa é a manutenção das variáveis que permitem ao Figueirense manter uma filosofia de trabalho vitoriosa, tais como: a boa estrutura do clube, as contas em dia, a manutenção da comissão técnica, o aporte financeiro dos parceiros, dentre outras. É isso que importa! Dando condições de trabalho as pessoas que estão tocando o futebol do alvinegro, temos boas chances de manter a qualidade para 2011.
    Um abraço.

    Do blogueiro: Pois é, foi exatamente isso que eu disse, Daniel. A reposição é que precisará ser feita com muito critério. Abraço

  • José Garcia diz: 29 de novembro de 2010

    Com todo respeito, mas alguem acredita que a perda de Willian seja alguma baixa para a sére A? Aliás quero queimar a lingua, mas ele não tem futebol para equipe grande. Ponhamos os pés no chão, para série A, daquele time titular, só Wilson, Roger Carvalho, Igor, e Firmino (acho que o Jão grandão, seria no mínimo um bom banco). Ou alguem acha que com esse time que disputou a série B se manteria na A.?

  • Ricardo Brandes diz: 30 de novembro de 2010

    O velho dilema do desmonte, sempre acompanhando os times de sucesso…

    Os grandes times, de boa gestão, sempre vendem bons jogadores e contratam outros em seguida, com a mesma qualidade ou superior…

    Porque ainda exitem times que estão na onda do sucesso, e desmontam sua base? Tomara que o Figueira e Avai possam recompor seu elenco para o próximo ano… Com boa gestão, visão e responsabilidade!

Envie seu Comentário