Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A uma semana do Catarinense 2011...

07 de janeiro de 2011 9

Fiz uma projeção para o Catarinense 2011 quando faltava um mês para a abertura da competição  (confira aqui). E tinha prometido que mais perto da estreia reavaliaria, ou não, meus prognósticos. Pois bem, o Estadual começa sábado que vem, dia 15, e minha ideia sobre favoritos, zebras e canditados ao rebaixamento pouco mudou. Agora com informações razoáveis de preparação e de contratações dos clubes, meu palpite, mais detalhado, é o seguinte:

Os favoritos

Apesar de algumas contratações de gosto duvidoso (paraguaios, bolivianos, colombianos, por aí vai), e do foco principal no Brasileirão (e no caso do Leão também na Copa do Brasil), a dupla da Capital está à frente dos demais. Sigo vendo o Figueira com um ligeiro favoritismo de início, mas nada muito determinante. O Avaí, liderado por Marquinhos, vai sim brigar pelo tri. Sobre os estrangeiros da dupla, uma curiosidade: justamente o venezuelano da turma, o atacante Breitner, do Figueira, é o único comprovadamente bom jogador. E venezuelano que geralmente tem fama de pereba. Deve ser o nome, mistura de craques alemão e holandês. É minha aposta para craque do campeonato, anotem aí. Já o vi jogando pelo Santos e o garoto me impressionou.

Corre por fora

Neste cenário de favoritos, o Criciúma é o franco-atirador. Também de olho na Série B do Brasileiro  está montando um bom time e pode muito bem chegar. Deveria apostar todas as fichas no turno, quando a dupla da Capital deve começar com times mistos. Se pular na frente e levar o turno, garantindo vaga na final, o Tigre deixa os demais se matando pela outra vaga no returno.

Podem surpreender

Aqui vão os clubes candidatos a fazer boas campanhas, mas que dificilmente vão chegar à grande final. Destaque para o Brusque, que está montando um belíssimo time, também sonhando  com voos maiores na Copa do Brasil, e que vai atrapalhar muita gente. O Joinville sempre está no páreo, mesmo que em 2011 a aposta seja muito parecida com a do Criciúma no ano passado: usar o Estadual como laboratório para o time, cheio de apostas, visando ao grande objetivo do ano, a Série C do Brasileiro. E a Chapecoense, trazida de volta à elite por decisões extra-campo, mas que como o time atual não tem nada com isso, também prepara o elenco para a Série C, mas pode aprontar. Como o JEC, tem torcida e tradição para tanto.

Série D e rebaixamento

No último bloco, duas brigas. A primeira pela última vaga de SC na Série D do Brasileiro (a outra já é do Brusque). Quem fizer melhor campanha entre Metropolitano, Marcílio Dias, Concórdia e Imbituba, fica com ela. Aqui, ligeiro favoritismo para o Verdão blumenauense, que vai montando um elenco mais competitivo. Porém, a briga aqui promete ser acirrada, inclusive pelo (ou contra) o segundo quesito: rebaixamento. Dois caem, e começar o Estadual bem parece obrigação para evitar a degola. Aqui, novamente, o Metrô está entre eles, mas parece ser o que corre risco menor. O Marcílio Dias precisa administrar a situação diante de Concórdia e Imbituba (que aposta no técnico Müller e nos experientes goleiro Sérgio, ex-Palmeiras, e Arílson, ex-Grêmio), estes sim, os candidatos fortes a cair.

Resumindo:

Título – Figueirense (ligeiro favoritismo), Avaí e Criciúma (corre por fora)

Podem surpreender – Brusque, Joinville e Chapecoense

Vaga na Série D – Metropolitano (favorito), Marcílio Dias, Imbituba e Concórdia

Rebaixamento – Imbituba e Concórdia (favoritos), Marcílio Dias e Metropolitano (correm risco)

Comentários (9)

  • Rodrigo diz: 7 de janeiro de 2011

    Fala Xará,

    Como você já viu no meu último comentário, concordo com praticamente tudo.

    Só não concordo com o “favoritismo” de Imbituba e Concórdia para o rebaixamento. Acho que vai ser uma briga de foice no escuro entre os 4 pra ver quem cai. Não tem como saber ainda.

    E a vaga na série D, o Metrô é o favorito… mas só porque o Brusque pode garantir a vaga para o Verdão. Se o Brusque ficar a frente de Concórdia, Imbituba e Marcílio, o Brusque fica com a vaga do estadual e o Metrô com a vaga da Copa SC 2010.

    Mas, vamos esperar para ver.

    Abraços!

    Do blogueiro: Xará, então, também acho (e disse isso) que ali na degola pode rolar de tudo. Acho que pela estrutura (ou falta dela), os dois são mais “favoritos”. Mas só por isso. Sobre a vaga na D, essa ajudinha do Brusque ainda não está 100% confirmada. Abraço

  • Mazinho Alvinegro diz: 7 de janeiro de 2011

    - Porras, Braga!
    - Esse timeco do subúrbio da nossa ilha é invejoso mesmo…PQP…meu..
    - O FURACÃO foi em busca de talentos no Libertad e Universitário de Sucre.
    - Aí, ELES, trouxeram um catreva da Colômbia e um fraldinha dos Hermanos, pooode?
    - Anote aí!
    - O Dep. de Marketing da MÁQUINA promoverá uma grande festa dia 12/01/11, às 20:00.
    - Local: No templo, o SCARPELÃO.
    - Motivo:
    - Apresentação do plantel, novo grupo de guerreiros para 2011.
    - Podem escrever:
    - Se, ELES, não imitarem agora, fatalmente irão imitar ano que vem.
    - Êta timinho que ali nada se cria, tudo se copia.
    - Meu palpite!
    - Final do Catarinense:
    - FURACÃO x CRICRI.
    - Aí, “dá nóis de novo na fita”..hehehe!!!
    - Agora brindarei a todos os leitores deste blog, inclusive jornalistas, visse Braga?
    - Trata-se de uma literatura de alto nível, escrita por um jornalista, QI alto.
    - Saudações “multi” Alvi-Negras a todos.

    http://impedimento.wordpress.com/2009/01/27/top-10-humilhacoes-do-avai/

  • gustavo oliveira diz: 8 de janeiro de 2011

    Soh uma duvida, o que te leva a constatar que breitner eh comprovadamente bom jogador e o pittoni nao?

    Sera o grande numero de jogos que vimos do breitner?

    Do blogueiro: Não sei você, mas eu vi muitos jogos do Breitner no Santos, na Copinha passada, no Paulista. Tenho amigos na imprensa paulista que acompanham o dia a dia dos clubes de lá que endossam o que eu acho: esse guri é muito bom jogador. Já o Pittoni, e os outros, podem até ser melhores, mas terão que mostrar isso em campo, pois deles nada sabemos. Abraço

  • Fernando Avaiano diz: 8 de janeiro de 2011

    Bem, sinceramente eis um premiado, quantos jogos disputou esse Britner mesmo pelo Santos, era reserva do reserva. Pela madrugada, até é bom que a Rede Gaúcha, pró Figueirense pense dessa forma, o autentico mané da ilha vem observando algo totalmente diferente, e olha que o leão pode estar acertando com o Muriqui, mais tudo bem, o timão é o Figueira. Deixa os iludidos do Estreito e da imprensa pensar dessa forma, enquanto isso devagarinho vamos para o Tri Estadual, somos como tu falasse, a surpresa do Estadual, que assim seja.

    Do blogueiro: Fernando, sabes que eu não disse que o Avaí é surpresa, vai lá ler outra vez. Mas se queres entender assim, paciência. Abraço

  • Fernando Avaiano diz: 8 de janeiro de 2011

    Que eu saiba, quem jogava no Santos era o Arouca, o Marquinhos, o Ganso, o Zé Love, o Neimar, e por aí vai, o Madson era opção, e o Britner era o último dos moicanos, não tinha outro, ia ele. Se veio para o Figueira é por que não é grande coisa, porque o Cruzeiro, um Fla, um Atlético não foi atrás dele, ahhh, talvez porque ele seja alvinegro como o Marquinhos é pelo Avai, puxa, essa imprensa é demais, a maioria dá opinião baseada em marketing. Esse Chico Lins é bom mesmo, he, he, he. O único jogador mais ou menos, equivalente dos que sairam é o Leny, o resto não é muito diferente dos do leão. Achei uma excelente contratação o Estrado, para você que é desinformado, eu já vi o Estrada jogar pela seleção Colombiana, bom jogador, raçudo. É o velho preconceito da turma da imprensa contra os gringos.

  • Joe diz: 8 de janeiro de 2011

    Braga, tens ideia dos valores de ingressos para os jogos do CA Metropolitano no SESI?!

  • Blog Nação Rubro-Anil diz: 8 de janeiro de 2011

    Todas as projeções podem estar erradas. Tem times com elencos muito bons e em campo as coisas não andam como o esperado. Não tem nenhum favorito até então, todos estão com 0 pontos.

  • sebastiao diz: 9 de janeiro de 2011

    Braga acho que só seus amigos falam isso do breitner , por que a torcida não ve ele com bons olhos . e sobre a copinha , quantos do time campeão do figueirense se deram bem ? copinha teria valor se os times mandassem o que tem de melhor

  • fiedler diz: 14 de janeiro de 2011

    Estou apostando que com este técnico e time o Metroferrovia é o favorito para cair … Para quem tem o Nequinha como estrela pouco pode-se esperar …

Envie seu Comentário