Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Figueira está na final. Fácil, fácil

20 de fevereiro de 2011 27

Futebol não é tão difícil assim de entender quanto pensam alguns. Qual era a chance de um time desentrosado reverter a vantagem do adversário, que na prática já era superior? era possível só porque é futebol, onde tudo pode acontecer, mas era pouco provável.

Ou seja, deu a lógica. O Figueirense só precisou de 14 minutos para liquidar o Joinville, que mal tinha enxergado a bola, e garantir a vaga na final do turno do Catarinense. E foi com uma facilidade de dar dó. Constrangedora. Vamos aos fatos:

O Figueirense já era favorito, jogava em casa, com a vantagem do empate, tinha ótimo retrospecto no Scarpelli e é mais time que o JEC. o time tricolor chegou à semifinal após uma surra em casa para o Metropolitano, que fez o técnico Giba mudar tudo. Seis reforços chegaram, três estrearam na decisão, sem mal terem treinado juntos. Se fossem atacantes até tudo bem, mas era a dupla de zaga e o volante de contenção. E o goleiro tinha estreado no jogo anterior, e ido mal. Mudar tudo isso é comum em jogo-treino, e ainda assim costuma render dor de cabeça. Calculem então numa decisão que já era complicada por natureza. Resultado, com o adversário sem entrosamento algum, o Figueira aproveitou para fazer o que qualquer um faria: matar o jogo logo de cara. Foi pra cima e em duas linhas de passe foi na cara do gol, explorando a ausência total de cobertura das laterais.

Então estou dizendo que os reforços do JEC eram ruins? Não, de forma alguma. Os que entraram são jogadores de confiança do técnico, já atuaram com ele. Mas quando puderam usar a experiência para consertar os erros dentro de campo, já estava 2 a 0. E o meio-campo, com dois veteranos (bons de bola, mas veteranos) era incapaz de correr o que seria preciso para buscar uma reação. Dos 14 minutos em diante, o jogo virou um treino de luxo. Nem o segundo tempo um pouco melhor do tricolor, quando até descontou com Ramon, mudou algo no cenário da partida. No fim, Fernandes tratou de fazer logo o 101 dele e matar o jogo. Outra vez explorando os buracos da defesa tricolor.

E a festa alvinegra foi ainda maior porque um dos gols foi do ídolo Fernandes, o aguardado centésimo gol dele pelo clube. Parabéns ao meia, sem dúvida um jogador que já escreveu o nome na história do clube da Capital. E merece todas as homenagens, pois já fez muito mesmo pelo Figueira. E o garoto Breitner, hein? Quem aí lembra, no início do campeonato, quando eu disse que ele seria um dos destaques? Fui criticado de tudo que é lado, lembram? Quem não lembra, refresca a memória clicando aqui.

Agora é a final entre as duas equipes que jogaram o melhor futebol (o Criciúma meio travadão, é verdade) até aqui. E que fizeram o melhor jogo do campeonato, vitória do Tigre por 2 a 0 no Heriberto Hülse. A decisão do domingo que vem, no Scarpelli, vale muito para ambos. Estar nesta final era quase uma obrigação, como era para o Avaí também, que fracassou. O título garante vaga na final, na Copa do Brasil de 2012 e a tranquilidade de não precisar recomeçar do zero no returno, que sem dúvida será bem mais forte tecnicamente. quem ganhar, só espera de camarotes para ver quem sobrevive na briga entre quem perder e o Avaí, que virá babando, e alguma eventual surpresa.

Sobre a outra semifinal e a classificação suada do Tigre, quem ainda não viu, confere o post aqui.

Comentários (27)

  • Felipe Bastos diz: 20 de fevereiro de 2011

    Diferente de alguns jogadores falastrões que vivem semeando a animosidade, Fernandes mais uma vez mostra que é um homem de excelente caráter tanto dentro como fora de campo. É uma alegria muito grande ver este jogador defendendo o Figueirense Futebol Clube, o legítimo clube originário do coração a Ilha de Santa Catarina, do bairro da Figueira. E para mostrar ainda mais o quanto é magnânime, Fernandes aproveitou a oportunidade em que os holofotes se dirigiram a ele e chamou Albeneir – eterno jogador Figueirense – e dedicou a camisa e o 100° gol à Albeneir. Parabéns mais uma vez, Fernandes. Você não precisa provar mais nada que é realmente Figueirense e cidadão honorário da Ilha de Santa Catarina.

  • emerson diz: 20 de fevereiro de 2011

    Max, o nome do jogo.

  • Marcelo diz: 20 de fevereiro de 2011

    Fácil, fácil!!!! com a ajuda do juiz!!!

    Do blogueiro: Não, Marcelo. Com todo o respeito, mas dessa vez não. Os dois árbitros das semifinais não tiveram nenhuma interferência nos resultados. Botar a culpa na arbitragem toda hora também não dá, o JEC entrou em campo todo bagunçado e perdeu o jogo em 15 minutos. O árbitro não tem nada com isso. Abraço

  • emerson diz: 20 de fevereiro de 2011

    Braga, ninguém discorda da vitória merecida do Figueirense. Venceu com autoridade e é favorito para o jogo contra o Criciuma. Mas o terceiro gol foi “a la Henry”, sim senhor. A bola bateu no braço, descolou rapidamente, raspou de novo no braço e ele deu o toque para o Fernandes. Isso, é claro, não tira o brilho da vitória do Figueirense. E o JEC, tomara que faça um bom segundo turno. Max voltou a agarrar, do meio pra frente o time tem bastante qualidade, tem que melhorar a marcação lá atrás, Figeuirense entrou como quis. E o elenco tem que se cobrar e elevar um pouco a moral nessas duas semanas sem jogo. Vamos acreditar!

    Do blogueiro: Emersom, lance duvidoso, mas não mudou nada. Sobre o JEC, acredito nele mais forte no returno. Os reforços estarão entrosados (hoje entraram na fogueira) e o Max já pegou bem hoje, sim, terá mais confiança no returno. Só não sei se o técnico será o Giba. Meu palpite? Não. Abraço

  • glaiton santos diz: 20 de fevereiro de 2011

    Mais uma vez o Figueira só quis jogar, ou melhor o JEC também, já um time do sul da ilha, adora precionar a arbitragem.

  • claudia diz: 20 de fevereiro de 2011

    Dá pra ver que o MARCELO, está com dor de cotovelo, o árbitro nao interferiu em nada, o terceiro gol o jogador do Figueira colocou a mao sem intençao, o árbitro validou, mas isto nao interferiu no resultado, sé o tal de marcelo nao viu o jogo, que nao venha pra cá dar comentários sem sentido, se viu ficou com água na boca pelo belo espetáculo apresentado pelo meu Figueira, acho melhor vc ficar quieto meu filho e assistir a final, com certeza o su time nao está no páreo.

  • Gustavo Wolfsburg diz: 20 de fevereiro de 2011

    É que se ve tanto juiz fraco apitando no catarinense, mas dessa vez não teve ajuda do juiz. Ele até amarelou o atacante do figueirense por simulação, se fosse aquele juiz safado” Dadá” era penalti ainda mais sendo time da ilha. Mas é indicutivel, público e notório que há muitos anos o apito vem intereferindo nos resultados, os clubes investem milhões e as arbitragens de várzea e mangue mancham as partidas. Na minha opinião os clubes deveriam usar o estadual apenas de esquenta para se preparar melhor pra competições mais qualificadas. O time do Jec vai demorar até se ajeitar é o que ficar montando time durante a competição, espero que pra série C o time esteja com um padrão de jogo e entrosamento

    Do blogueiro: Gustavo, concordo sobre a arbitragem. O normal é fazer lambança, mas dessa vez não houve nada a reclamar em nenhum dos jogos. E sobre usar o Catarinense, isso é uma tendência. Lembro que o Criciúma fez isso ano passado, fez laboratório no Estadual (e até foi mal) para acertar o time para a Série C, quando alcançou o objetivo que era o acesso. Série C que é o desafio do JEC esse ano. Tenho pra mim que essas mudanças no time que o Giba fez já são pensando também nisso. Abraço

  • Pedro Siqueira diz: 20 de fevereiro de 2011

    Acho que esse Marcelo comeu titica quando era pequeno

  • Pedro Siqueira diz: 20 de fevereiro de 2011

    Os smurfs tão reclamando de que? Jogaram com quem esse final de semana? ou tão ouvindo a Paquita chorona.

  • Já era previsto! diz: 20 de fevereiro de 2011

    Braga,

    o JEC já tinha demonstrado em casa que era o mais fraco dos semifinalistas, pois vinha de uma goleada de 4 para o Metrô!

    E conseguiram deixar a zaga pior do que tava, pois estes dois gordos e velhos que contrataram são simplesmente ridículos!

    Mas o pessoal da capital tá viajando, achando que este tme do figayra é grandes coisas! Tem 2 baitas jogadores somente: Bruno e Maicon, pois o resto dos jogadores são meia boca!

    A final do primeiro turno ficou entre os 2 melhores desta primeira fase, sendo que acho o Criciúma mais time, porém o time da janela tem a vantagaem de jogar em casa e pelo empate!

    O segundo turno deve ficar entre Criciúma (novamente) e Avai, pois jogam no segundo turno 5 partidas em casa e 4 fora!

    Abraço.

  • fernando diz: 20 de fevereiro de 2011

    Eu sou Figueirense, e a bola bateu na mão sim. Mas antes disso teve uns 3 impedimentos mal marcados contra nós no começo da partida, lances em que os atancates iriam sair na cara do gol.
    A classificação foi merecidíssima.

    Avante FIGUEIRENSE!

  • Jeff diz: 20 de fevereiro de 2011

    #BOMBA!!!! Figueira escalou jogador irregular que não estava inscrito no BID da CBF e vai perder a vaga na final.

  • Deco diz: 20 de fevereiro de 2011

    Para o Ja era previsto…

    Avisa o time do carvao pra vir querer jogar de igual pra igual com o Furacao no Scarpelli diz…vao voltar com a sacola cheia pro interior…o Figueira perdeu o jogo la HH por ser um banhadao em dia de chuva, sem drenagem, um lamaçal só, onde jogo tecnico nao existiu, pior que pelada de fim de semana, agora o buraco é mais embaixo…a decisao vai ser num dos melhores gramados do Brasil…to prevendo mais um show do Figueira.

    O mais esperto de todos foi o time do mangue, jogou fechado (coisa de time pequeno mesmo) explorando os contra ataques…resultado 2 x 2
    Figueira 4 x 0 Jeca
    Figueira 5 x 2 Brusque
    Figueira 3 x 0 Concordia
    Figueira 4 x 1 Imbituba

    Figueira 3 x 1 Jeca

    Essa analise so confirma a superioridade do Figueira em relaçao aos demais, quem veio querer jogar de igual p igual no Orlando Scarpelli so levou buxa.
    Proxima vitima: Tigre banguela…nao adianta querer fugir, a hora do acerto de contas chegou.

  • glaiton santos diz: 20 de fevereiro de 2011

    jeff o unico time que contratou ontem e já botou pra jogar foi o JEC, Bomaba mesmo é com a turma do carianos.

  • Luiz diz: 20 de fevereiro de 2011

    Não foi hoje que o Joinville perdeu o jogo. Perdeu 8 pontos em casa, precisaria de 3 para decidir em casa e o panorama seria outro. Mas ainda sim o time está mal no máximo chega em 4º – o que já aconteceu. Acho que tem que usar o campeonato para montar uma base para a série C. Para o crescimento do clube é melhor a vaga na série B do que o título catarinense. Fica dificil brigar de igual com clubes que estão na série A e B mas ainda sim o JEC está fraco demais…

  • Canela diz: 21 de fevereiro de 2011

    Sr. Braga, acho que deverias informar aos Orgãos da Seg. Publica, que tem um maluco bvaiano que só fala besteira, inclusive citando algumas palavras suspeitas a respeito de incidentes lá em Criciúma, pois o idiota só fala em BOMBA, talvez ele conheça ou estava junto com aqueles Marginais que mutiliaram o Sr. Ivo,(já falecido), como escrevi em outro Blog, aparece cada ASNO, ou Burros, mais faz parte da brincadeira (Bomba não) gozação sim, amarelos Carienenses, ao que parece voçes comeram muito Berbigão sem as devidas hegienes, e o molho continha fezes (MERDA mesmo) ou já nasceram com cabeça de Camarão (Cabeça de Merda) Abrçs. e Saudações a Nação Alvinegra.

  • Pita diz: 21 de fevereiro de 2011

    Bom Braga, acho que Criciuma nao tem time, ao menos por enquanto , de bater o figueirense no escarpelli. A bola que jogou contra a chapecoense em casa deixou a desejar. Acho que para o segundo turno, a tendencia eh que os times se entrosam mais. As apostas para os 4 primeiros colocados para o segundo turno, eu vou nos 3 times que jogarao 5 jogos em casa e sao eles:
    Avai, Criciuma, Brusque e Figueirense( 4 jogos). Abracos..

  • Mario L. Nascimento diz: 21 de fevereiro de 2011

    O juiz errou, sim, ao não dar a mão na bola do jogador do Figueirense. Mas isso não influenciou no resultado do jogo, que foi pra lá de justo. O Figueirense foi melhor o jogo todo e controlou a partida como quis. É claro que poderia haver um milagre (acontecem tantos…), se não fosse o terceiro gol e o JEC, em uma jogada fortuita, empatasse o jogo. Mas daí a dizer que o juiz interferiu a distância é muito grade.

    Parabéns ao Figueirense, melhor time de SC no momento.

    Quanto ao JEC, tem que começar tudo de novo. Alguém precisa ensinar para os zagueiros (os que jogaram hoje e os outros), o que é cobertura. Dos 7 gols que tomaram nos 2 últimos jogos, nada menos que em 5 os atacantes chegaram sozinhos na cara do gol. Fica todo mundo marcando a bola. Isso só é admissível em peladas. E de gente muito ruim de bola.

    Concordo com o Braga. O Giba não vai longe. Não sabe distribuir o time em campo, nem mexer durante o jogo. Contra o Metropolitano, entrou fechado, com 3 volantes. Hoje quis por o time para a frente desde o início. Levou 2 gols logo de cara (previsível com a zaga – melhor que a anterior – desentrosada) e teve que recuar o Marcelo Silva para a marcação. Se fosse para correr menos risco, por que não entrou com o Fernandinho (por que não jogou?), que também joga de terceiro volante? Hoje era jogo para fechar bem a defesa no início e tentar sair aos poucos. Jogar aberto foi mais um erro. Falta de saber ler o que o jogo pedia. Nos dois últimos jogos.

  • Thiago diz: 21 de fevereiro de 2011

    Braga, pense bem: o melhor jogo sem sombra de dúvidas foi Chape 3 x 3 Figueira. Dois times buscando sempre a vitória, indo pra frente, sem falar nas chances criadas. Criciuma e Figueirense também foi um bom jogo, mas só deu Figueirense, com o Criciuma jogando o segundo tempo inteiro em contra-ataque. Pra mim ao menos não tem comparação. Abraço

    Do blogueiro: Bem lembrado, Thiago. Também foi um excelente jogo aquele. Abraço

  • SuperAzul diz: 21 de fevereiro de 2011

    Braga, com todo respeito às equipes envolvidas nessa disputa,
    mas foi uma das semi-finais mais patéticas dos últimos tempos!
    Jogos sem graça, sem glamour, pouco interesse da mídia e com
    resultados previsíveis, pois o Chapecó é o eterno coadjuvante e
    o JEC, francamente, com esse time atual até o Cerâmica
    empurra uns 4 ou 5 pra cima deles!

  • Gustavo Wolfsburg diz: 21 de fevereiro de 2011

    Eu não sei se o Figueirense tem mais time que o Criciúma, o Figueirense só bateu em cachorro morto e no único jogo entre eles esse ano deu Criciúma, o tigre botou o Figueirense pra sambar la no Eriberto Hulse.

  • [CEC] Igor diz: 21 de fevereiro de 2011

    No sabado a noite o Macuglia nos deu um susto, apesar de o TIGRE ter dominado totalmente até fazer o gol e jogar com o regulamento embaixo do braço, vou te contar, foi um sufoco ele tirar o valdo e colocar o grandalhão lincoln la na frente com o swehk, ta certo que o lincol segura a bola la na frente, mas depois sem o valdo e o carmona, como ficaria o meio, no meu ver devria ter tirado o valdo e colocado o diego felipe, mas, tivemos sorte, pq depois da substituição e do gol, só deu chapecó.

    Qto ao jogo da final domingo, indiscutivel, os dois melhores times do estadual, lógico, por ser em floripa, o figueira é favorito, mas esse é o jogo de surpreender, e uma vitória do TIGRE não seria uma grande surpresa, clássico é clássico.

    Pra cima deles TIGRE!!!!

  • Fernando Avaiano diz: 21 de fevereiro de 2011

    Mais uma vez passaram a mão no Jec, E VIVA O BARBUDO, BARBUDO PARA PRESIDENTE. Uma coisa eu quero saber, quando que vai parar essa rasgação de seda e babação de ovo em cima do Figueira e do Fernandes, feita por algumas redes de TV da Capital, em especial a RBS sim Sr. O ano passado o Avai disputou os 2 turnos e venceu o Bi Campeonato, na Sulamericana fizeram pouco caso, agora na Copa do Brasil nada, simplesmente nada, nem transmissão teremos. Se fosse o Figueira a rede gaúcha comprava um satélite para transmitir o jogo, como é o leão, nada para o representante de SC. O que não faz uns anunciozinhos na TV em horário nobre!!!!!!

  • Fernando Avaiano diz: 21 de fevereiro de 2011

    É mesmo, o Tigre que se prepare para o Vice-Campeonato, já que o título já está perfeitamente desenhado pelo barbudo em favor do Figueira, podes crer, vai ter uma jogadinha duvidosa, um penaltizinho arrumado, um jogador expulso, por aí vai. Enquanto a turma do interior está preocupada com o leão, o time das redes de TV e do status quo da FCF passeia no Estadual. Abç.

  • glaiton santos diz: 21 de fevereiro de 2011

    fernando do mangue esta apelando pra tudo ahahahhaahhahha, vai passear no shoping vai cara, torcida modinha

  • Fernando Avaiano diz: 22 de fevereiro de 2011

    É Gleiton, Copa do Brasil só pela TV, o Figueira estréia quando na CB 2011, aonde é o jogo, que horário????? he, he, he.

  • Gustavo Oliveira diz: 23 de fevereiro de 2011

    Figueira estréia na copa do Brasil em 2012. Competição onde o Figueira tem reconhecimento diferentemente do avaibis…

Envie seu Comentário