Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Figueirense é favorito no domingo

25 de fevereiro de 2011 30

E não há nenhum absurdo nessa minha afirmação, mesmo sendo a final do Orlando Scaperlli entre duas equipes das mais tradicionais do Estado.

Ainda assim, o Figueira é favorito, e posso aqui enumerar motivos:

No papel, o alvinegro é melhor que o Tigre. Tem um time mais rápido e com toque de bola mais envolvente. A força do Tigre, por outro lado, está nas jogadas de força dentro da área, com o trombador-eficiente Schwenck empurrando a bola para dentro. Na teoria, parece mais lógico o Figueira prevalecer.

O Figueirense joga em casa, terá o estádio cheio a favor e defende o retrospecto de ter empatado apenas um jogo no Scarpelli até aqui, o clássico com o Avaí. Mais do que o alvinegro estar em casa, o Tigre estará longe de casa, e até aqui o time do Sul não conseguiu ganhar nessa condição, mesmo tendo retrospecto idêntico ao do Figueira no  Heriberto Hülse. E domingo o Criciúma precisa vencer, empate não serve.

E aí chegamos ao terceiro ponto: o regulamento. Já disse aqui outras vezes que acho excessiva a vantagem ao time de melhor campanha no regulamento do Catarinense. Além de jogar em casa a partida única, ainda pode avançar apenas empatando. Acho demais. Em outros estaduais, a vantagem do empate não existe. No Rio, por exemplo, onde essa fórmula existe há muitos anos, o empate leva aos pênaltis. Por isso, semana passada, o Fluminense foi surpreendido nas penalidades pelo pequeno Boavista. Mesmo caso do Internacional, eliminado no Beira-Rio pelo quase desconhecido Cruzeiro de Porto Alegre (time tradicional da capital gaúcha, mas que só esse ano voltou à elite). Nos dois casos, fosse no Catarinense os visitantes não teriam tido a chance de conseguir a classificação, pois o empate no tempo normal seria do mandante. Mas como aqui é assim, me parece até muito provável um empate em confronto tão equilibrado, e o empate é alvinegro.

Bom, é isso. De qualquer forma, espero um grande jogo, uma final de times que mereceram chegar até lá. E que vale muito. Dará ao campeão a tranquilidade para trabalhar o elenco no returno e, além disso, a vaga na Copa do Brasil de 2012 a um dos dois catarinenses mais identificados com a competição nacional.

Vale aqui registrar também a responsabilidade do apito, que caberá ao Rodrigo D’Alonso Ferreira. Desejo toda a sorte do mundo para o árbitro, que é da nova geração. E como há muito tempo defendo a necessidade de renovação do quadro, espero que ele faça um grande trabalho.

Comentários (30)

  • 6X0 ETERNO diz: 25 de fevereiro de 2011

    Jogo é jogado lambari é pescado, diz o ditado.Pode até ser favorito, mas vai ter que comprovar em campo domingo.Acham que já são campeões antes do jogo começar.

    Do blogueiro: Exatamente.

  • Realista! diz: 26 de fevereiro de 2011

    Braga,

    concordo contigo que o time de Fpolis tem a vantagem de jogar em casa e pelo empate, porém não vejo como favorito!

    Segue abaixo uma análise jogador a jogador, opinando sem preferências clubistas:

    Wilson/Andrey – O Andrey é o melhor goleiro do campeonato e mais experiente por ter jogado em vários times de ponta no brasil. Figueirense 0 x 1 Criciúma.

    Leonardo/Fábio Santana – Não há comparação, pois um jogou todo o campeonato o outro é apenas a única peça disponível na posição. Falta plantel. Figueirense 0 x 2 Criciúma.

    João Paulo/Rogélio – Dois zagueiros de médio para fracos. Se jogassem no mesmo time, a escolha seria quem pegasse a camisa primeiro. Figueirense 1 x 3 Criciúma.

    Roger Carvalho/Toninho – O Toninho é o melhor quarto zagueiro do campeonato até o momento. Roger Carvalho é zagueiro normal. Não fede e nem cheira. Figueirense 1 x 4 Criciúma.

    Juninho/Pirão – Juninho vem fazendo um bom campeonato catarinense, porém é pequeno e fraco fisicamente. Pirão é um dos melhores jogadores do catarinense, porém está jogando improvisado, visto sua qualidade e versatilidade. Empate. Figueirense 2 x 5 Criciúma.

    Ygor/Carlinhos Santos – Carlinhos Santos é o melhor cabeça de área do estado. Igor, tá até jogando bem no Figueira, porém nos outros clubes onde passou, sempre foi banco. Só é titular no Figueira porquê não tem jogador melhor no plantel. Figueirense 2 x 6 Criciúma.

    Túlio/Mika – Túlio é ex-jogador e ultrapassado.Chega sempre atrasado nas divididas e não consegue quase nunca roubar bola ou desarmar jogada. Mika é mais jovem, mais veloz e tem mais força, porém está muito inseguro e ainda é imaturo. Empate. Figueirense 3 x 7 Criciúma.

    Breitner/Roni – Esta comparação é covardia. O Roni é junto com o Maicon, o melhor jogador do campeonato. Breitner é aprendiz de jogador ainda. Figueirense 3 x 8 Criciúma.

    Maicon/Pedro Carmona – Maicon está apresentando um futebol que ninguém imaginava que ele possuía. Tá comendo a bola, porém, longe de ser craque. Pedro carmona é fraco. Figueirense 4 x 8 Criciúma.

    Fernandes/Valdo – Fernandes é um baita jogador, porém, está na fase descendente. Valdo, jogador novo e que pode um dia ser destaque, mas ainda não aprensentou grandes coisas. Figueirense 5 x 8 Criciúma.

    Héber/Schwenck – Héber precisa mostrar ainda se vai ser um bom jogador, mas a princípio é mais uma promessa. Schwenck, é trombador e finalizador, mas nada demais, porém, é mais experiente. Figueirense 5 x 9 Criciúma.

    Goiano/Macuglia – Goiano vem fazendo um bom trabalho desde o ano passado no Figueira e também neste ano, mas precisa mostrar se é treinador de um time só. Precisa treinar um time maior e adquirir experiência. Macuglia é o Macuglia, vai treinar sempre times de segunda e terceira divisão. Figueirense 6 x 9 Criciúma.

    Abraço.

  • samuel diz: 26 de fevereiro de 2011

    Bom dia Braga! Eu ja discordo de vc, veja bem, o fluminense foi desclassificado nos penaltis por um tal boa vista que ninguem conhece, este mesmo time foi inferior ao tircolor dentro do campeonato e jogou simplismente o jogo decisivo para chegar exatamente aos penaltis, aonde seria sua unica chance de passar. Sou defensor do melhor sempre ter larga vantagem, se chegou a frente, é porque se qualificou pra isso.

  • samuel diz: 26 de fevereiro de 2011

    Quanto ao nosso favoritismo, ai sim concordo com com vc, realmente o figueira dentro do Scarpellão tem sido arrasador, veja os numeros de gols marcados e sofridos.
    Foram 5×1 Brusque, 4×0 Joinville, 5×1 Concórdia, 3×1 Joinville, 2×2 avai e 5×2 Imbituba se não estou enganado foram 24 gols marcados e 7 sofridos. São numeros bastante expressivos dentro do Scarpelli né Braga. Mas, futebol é futebol e surpresas acontecem. Mesmo o futebol tendo surpresas e não são poucas, o figueira deve levar o caneco sim, vem jogando pra nos dar esta certeza.

  • Paulo Santos diz: 26 de fevereiro de 2011

    O Figueirense atualmente seria o favorito em qualquer local contra qualquer clube. Observe-se que no único jogo que perdeu contra esse mesmo Criciuma, jogou um futebol de primeira, envolvendo totalmente o clube de Criciúma, que apenas teve sorte nos contra ataques. Time por time, vai ser difícil o Criciuma fugir de uma derrota no domingo.

  • glaiton santos diz: 26 de fevereiro de 2011

    favorito sim, mais temos que ter cautela, a Torcida fará a diferença, junto com o bom entrosamento do AlviNegro, Força Furacão….

  • 6X0 ETERNO diz: 26 de fevereiro de 2011

    Bom como as estatísticas estão em alta, nos jogos em Fpolis eis os números:
    79 jogos total
    Vitórias Tigre: 19
    Empates: 25
    Derrotas: 35
    Maior goleada aplicada pelo Tigre em Fpolis:4X0 em 1992.Segundo as estatísticas temos menos de 25% de chances de levarmos o primeiro turno.Mas estatística é só estatística.Domingo invadiremos o exxxtreito…

  • Marcelo diz: 26 de fevereiro de 2011

    o Tigre vai desmontar esse timéco ai do figueirense………….. E o time que é sempre favorito é o Criciúma, o time com as maiores conquistas do estado……. iuiuiu libertadores o figueira nunca viuuuu…..

  • samuel diz: 26 de fevereiro de 2011

    Wilson, tem sido considerado o melhor goleiro de sc no minimo uns 5 ou 6 anos consecutivos e nesta reta final esta seguro. Ja o Andrei falhou contra o marcilio no primeiro gol e contra a Chapecoense tomou o verdadeiro FRANGO.
    Juninho, esteve 99% das rodadas entre os melhores ( seleção da rodada) Breiter, tbem 99% entre os melhores, Maicom 99% tbem entre os melhores, Igor, 90% das rodadas esteve entre os melhores ( digo, seleção da rodada) Heber, alem de ser um dos artilheiros, esteve tbem em 90% na seleção da rodada e pra completar, o Roger Carvalho é considera um dos melhores zagueiros de sc hoje ( dito por muitos da imprensa) Bruno ( não vai jogar) esteve 99% na seleção da rodada e por fim meu caro REALISTA, ou vc é um torcedor inrrustido ou é um destes malucos contra tudo e contra todos.

    PS. Comparar o Fernandes a Valdo, ja explica tudo.

  • Paulo Santos diz: 26 de fevereiro de 2011

    Ao colega REALISTA!

    Imagine-se então, qual seria suas opiniões se vc fosse torcedor, e não isento como afirma?
    Vc copiou o Castiel, só que inverteu as tendencias. A diferença é que o Castiel é efetivamente isento, e entende do riscado. Quem em sã consciencia em SC, colocaria o Figueirense abaixo
    do Criciúma, em termos de time. Teu tigrinho é candidato a uma “chinelada” no próximo domingo.

  • Marcelo diz: 26 de fevereiro de 2011

    Braga, como leitor assíduo do teu blog, sabendo que você sempre responde alguns comentários, me surgiu uma dúvida que talvez tu possas me ajudar.
    A semifinal e final dos turnos são feitas na casa dos times de melhor campanha em relação ao adversário, certo? Esses jogos de mata-mata são únicos, ou seja, não há ida e volta. Tudo é decidido em apenas um jogo. Como fica a questão da renda dessas partidas? Elas são inteiras do time mandante ou existe uma fração que é destinada ao time visitante também? Procurei isso no site da FCF e não encontrei. Poderias nos informar quanto a isso? Obrigado!

    Quanto à final de amanhã, chegaram os dois maiores do estado. Quanto ao vencedor, qualquer um ficará em boas mãos. Aposto em 3×2 pro Figueira. Abraço e vamos mostrar pra todos como se faz um jogo de paz, dentro das 4 linhas apenas!

    Do blogueiro: Marcelo, belíssima questão tu levantou. Não sei a resposta, mas vou me informar e te aviso.

  • Deco diz: 26 de fevereiro de 2011

    6×0 eterno, acorda meu fio…quem tem que comprovar alguma coisa é o time do mercado angeloni, e digo uma coisa, o Figueira so perdeu o jogo em Criciuma pq o gramado do HH nao passa de um banhadao…
    Glaiton irmao alvinegro, cautela quem tem q ter sao os carvoeiros senao vao voltar pro sul do estado com a sacola cheia.
    Realista…vc deve ser um CINDERELA recalcado…KKKKKKKKKKKKKK
    Quem é Fabio santana?? quem é mika??quem é carlinhos santos???quem é valdo?? quem é pirao?? acorda rapaz…
    alias pirao é o que o FURACAO vai fazer dos carvoeiros

    FernanDEZ numa fase descendente???…imaginem se estivesse numa crescente…KKKKKKKKKKKKKKKKK que comedia!!!! eu morro e nao vejo tudo

  • ENGODO!! diz: 26 de fevereiro de 2011

    O time da JANELA é mentiroso!!

    Possuem somente 2 bons jogagores no elenco, Maicon e Bruno, o resto é jogador de série B!!

    E se fosse essa ‘máquina’, como esta torcidinha GELADEIRA acha que é, porquê até agora NÃO GANHARAM NENHUM FORA DE CASA?

    Esse time rosado só engana a sua doente e pequena torcidinha e alguns comentaristas de resultados!

    Esse time do Cgayra não vai conseguir ser campeão catarinense (só se a FCF ajudar como SEMPRE), e no brasileiro como não tem o Sr. Delfim e os árbitros pertecentes ao quadro associativo do time do estreito para ajudar, vão brigar para não serem REBAIXADOS!

  • SAMBA ENREDO DA MANCHA AZUL! diz: 26 de fevereiro de 2011

    Braga,

    como estamos em época de carnaval, segue o link (http://www.youtube.com/watch?v=Z4PFH_PgNyQ) do samba enredo da Mancha Azul para o carnaval de 2011!

    Este hino é um dos mais bonitos feitos até hoje na história do carnaval de SC!

    Parece até samba enredo de Escola do Rio de Janeiro!

    E na final de domingo, SOU CRICIÚMA desde pequeno, pois é o time que mais deu GLÓRIAS em NÍVEL NACIONAL PARA O ESTADO!

    TIGRE e LEÃO, TORCIDA DE IRMÃO!

    Obs.: Não sou integrante da Torcida organizada da Mancha, e discordo veêmentemente de muitas atitudes de alguns membros da organizada, mas que o hino está fora de série, isto está!

    Abraço.

    Do blogueiro: Muito legal mesmo

  • djoni alvinegro diz: 26 de fevereiro de 2011

    O Realista aí de cima, podia mudar seu nome para “Cego das vista”
    Pára né… torcer tudo bem, mas essa tua análise é infame!
    Futebol é futebol, todos sabemos, mas no papel o time do Figueirense é superior, FATO!
    No meu entender o atual elenco do Criciuma é para manter-se na Série B do campeonato brasileiro, numa 7ª ou 8ª colocação!

  • emerson diz: 26 de fevereiro de 2011

    Figueirense 0 x 2 Criciuma. Vai ser um fiasco do Figay.

  • Mazinho Alvinegro diz: 26 de fevereiro de 2011

    - Esse Realista cairá na real domingo.

    - Outra:

    - ELE, só pode ser torcetanso do mangue, subúrbio da capital alvi-negra.

    - P.a.l.h.a.ç.o!

    - Não fui eu que disse. Foi o pastor Silaskou….hehehehe!!!!

  • Mario L. Nascimento diz: 26 de fevereiro de 2011

    Paulo Santos,

    Castiel isento???????????????

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Realista! diz: 26 de fevereiro de 2011

    Aos vários BARBIES do vestidinho Rosa que ficaram magoados com minha análise!!

    Não fiquem nervosa e também não precisam atacar por uma simples análise, que se contraria a vcs, mas é a pura realidade, e para quem vive de ilusão, a VERDADE DÓI!

    Se o Cgayra é tão bom assim, PORQUÊ ATÉ AGORA NÃO GANHOU NINGUÉM FORA DE CASA? E olha que já estamos em março! 1/4 do ano já se foi!!

    Time bom, ganha dentro e fora de casa (pelo menos algumas)!

    Imagina esse time meia boca do estreito jogando fora no brasileiro contra os melhores do país? Se não ganha aqui no catarinense que é bem mais fraco, imagina o fiasco na elite!

    Vai ser o SACO DE PANCADAS DO BRASILEIRÃO NOVAMENTE!

    Esses JANELENSES estão achando que torcem para o Barcelona!! kkkkkkkkk

    Coitados, pobres iludidos, comem feijão e arrotam camarão!

  • FABIO TORCEDOR diz: 26 de fevereiro de 2011

    Oha, sou torcedor do Tigre desde criancinha, vi jogos da libertadores, ser campeão da Copa do Brasil, da série B, série C, Catarinenses etc…, não falto um jogo, mas amanhã, convenhamos, o Figueirense é favorito. Tem melhor campanha e melhor time. Vi o jogo em Criciúma e o figueira foi melhor em vários momentos, apesar de ter perdido. Perdemos esta decisão em Itajai, perdendo para o simples time do Marcílio por 3×2. Se ganhássemos, jogaríamos em casa a final e a coisa poderia ser bem diferente.

    Claro que no futebol tudo pode acontecer, ainda mais quando se fale em Criciúma, mas convenhamos né gente, se usarmos a razão, o figueira já é campeão.

  • Renato kammers diz: 27 de fevereiro de 2011

    Realista, ói ói ói ó meu quiridu, como podes falar uma coisas destas, dizer que um jogador está comendo a bola e mesmo assim ainda afirmar não ser craque…., não entendi…., seria então um perna de pau melhorado?

  • glaiton santos diz: 27 de fevereiro de 2011

    Programação para hoje ao redor do Scarpelli, demanhã para quem quizer MV Bill na Coloninha ficando até a noite, a partir das 11 horas, barraca da Marcela com show do grupo Entre Elas, no galpão de ensaio da unidos da coloninha terá ensaio geral do Bloco Gaviões AlviNegros, e, os tradicionais churrascos da Barrigueira e tantos outros grupos, o bom da cidade está ali participe, e claro receber bem a torcida visitante para que tenhamos um grande espetáculo digno de duas grandes forças do futebol Brasileiro, Força Figueira….

  • Deco diz: 27 de fevereiro de 2011

    Realista,
    Nao estamos magoados nao, estamos com pena de um torcedor CINDERELA vir aqui no blog do Braga e assinar atestado de BURRICE…
    vc deveria ser analista de futebol de botao e olha la, e bem possivel que seria expulso.

  • Eduardo M diz: 27 de fevereiro de 2011

    Braga ,

    Ainda repercutindo a confusão dos direitos de TV e os negócios do futebol brasileiro , agora já na casa dos bilhões de reais , chego a uma conclusão :

    Com tanto bilhão na mesa , imagine como serão disputadas as eleições de presidente de clube…

  • Tio Silvio diz: 27 de fevereiro de 2011

    Será que essa pelada vai passar em algum canal hoje??

    Queria rir um pouco hoje à tarde…….

    HAHAHAHAHAAH

  • Torcedor Catarinense diz: 27 de fevereiro de 2011

    Pois é, nem com o Arbitro errando a favor deste Figueirense aí.
    As vezes o futebol se decide dentro de campo, não adianta apelar.
    AuAuAu, P….. da Capital!!!!!!!!

  • Filipe diz: 27 de fevereiro de 2011

    Booooaaaa Braga, o Figueira é favorito mesmo, talvez no 2º TURNO!
    A taça é do TIGRE!!!!
    Tomara que o Figueirinha continue assim, sempre favorito….e morrendo na praia! =D

  • André diz: 27 de fevereiro de 2011

    Só passei para dar uma olhadinha, é muito legal ver a turma da capital terminar o primeiro turno assim. Mais ainda ver a turma da RBS fazendo prognósticos e errando tudo. PARABÉNS CRICIUMA.

  • Realista! diz: 27 de fevereiro de 2011

    Aos doentes que me xingaram e disseram que não entendo de futebol, aguardo desculpas!!

    Quando precisarem de uma análise precisa sem emoção, favor me enviar e-mail, junto de uma nota de R$ 50,00!!

    E agora? o quê vcs irão falar?

    Abraço.

  • [CEC] Igor diz: 28 de fevereiro de 2011

    uahuahua

    é bom olhar os comentarios antes do jogo ser jogado, vemos uma torcida alvinegra empolgada, ahando q o TIGRE é coisa facil.

    Meu TIME tem camisa, ja jogou libertadores e ja foi campeão da Copa Do Brasil!!!!

    Agora Braga, lendo seu comentario, tudo bem, o figueirense era o favortio mesmo, mas acho q vc não soube descrever o CRICIUMA, não vejo como um time com somente um centroavante trombador dentro da area, vc não deve ter visto as jogadas rapidas com valdo e pedro carmona, não deve conhecer o roni, o nosso volante mika q chega a parecer um meia, sem falar de nossa marcação, o TIGRE tem um quadrato muito rapido e técnico.

    Do blogueiro: Concordo contigo, me expressei mal mesmo, o Tigre mostrou que é bem mais que isso. Eu sabia, mas realmente não deixei claro. Devo desculpas.

Envie seu Comentário