Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 20 março 2011

Catarinense tem um líder incontestável

20 de março de 2011 17

O Catarinense 2011 em seu returno tem um líder com pinta de que vai longe. É a Chapecoense.

Neste domingo, passou pelo Metropolitano no Sesi, em Blumenau, e quebrou um tabu de nunca antes ter derrotado o adversário fora de casa. Mais do que isso, retomou a ponta, no returno e na classificação geral, com futebol sólido. Time que vai chegar, certamente.

No jogo do Sesi, o que eu assisti, um primeiro tempo morno. O Metrô mais assanhado, saiu na frente com um pênalti claro em Caio, que Rafinha cobrou bem. O time da casa foi para o intervalo vencendo e jogando bem, enquanto a equipe de Mauro Ovelha não engrenava.

Tudo mudou nos vestiários. A Chapecoense voltou com um atacante no lugar de um zagueiro, o Metropolitano simplesmente não voltou.  Desapareceu de campo. Aí, ficou fácil para o Verdão do Oeste construir o 3 a 1, mesmo que o primeiro gol tenha sugido num pênalti polêmico de Téio (eu achei que foi). Vitória incontestável da Chapecoense, derrota preocupante do time de Blumenau, que a continuar achando que vai sair do sufoco na base do “vâmo que vâmo”, caminha decididamente para o rebaixamento.

A rodada também marcou o desencantamento de dois grandes, Avaí e Criciúma. Do Tigre no returno, do Leão no campeonato. Sábado, o time do Sul do Estado passou por cima de um desnorteado Brusque em fáceis 3 a 0, quase sem esforço. O Brusque preocupa também seu torcedor. Menos mal que, em tese, já enfrentou os adversários mais complicados e terá uma sequência (repito, em tese) mais light para espantar o risco de queda. Só na última rodada encara a Chapecoense, e ainda assim em casa. Mas até lá, terá confrontos diretos contra a degola com Concórdia e Marcílio Dias (em Brusque) e Imbituba e Metropolitano (fora de casa).

O Avaí, enfim, deu as caras. Em Imbituba, atropelou o time da casa, sempre difícil de ser batido por lá. Foi a melhor atuação do time azurra em todas as 13 rodadas do Estadual 2011. E em dia de ressurgimento, até o ídolo Marquinhos deixou o dele. O avaí vai pra briga pela vaga nas semifinais do returno, o que esquenta ainda mais estas últimas cinco rodadas. Já o Imbituba, hoje rebaixado, fará finais de Copa do Mundo contra Brusque e Metrô (recebe ambos) para tentar permanecer na elite. É o que lhe resta.

Outros dois times que brigam pelo título de certa forma decepcionaram na rodada. O JEC claramente, só empatou com o Concórdia em casa (e dizem, não pude ver o jogo) que o Galo do Oeste ainda foi prejudicado. O Concórdia por-polêmica do BBB duarante a semana joga as últimas cartadas pela permanência, mas sinceramente não acredito nessa possibilidade. E o Joinville não engrena, sobretudo nos jogos na Arena. Se hoje temos cinco time brigando por quatro vagas nas semifinais do returno, hoje, pelo futebol jogado, o JEC é o meu candidato a sobrar.

O Figueirense venceu o Marcílio Dias por 2 a 0, mas o torcedor que foi ao Scarpelli saiu preocupado. O time não jogou bem, o técnico Jorginho vai confirmando todas a desconfiança que recebeu quando chegou, tanto é que o coro mais ouvido no estádio foi pela volta de Márcio Goiano. O Figueira não se entendeu em campo, venceu porque é tecnicamente muito superior ao Marcilio Dias, que foi a Floripa para não perder e quase conseguiu. Mas, para brigar por título, o alvinegro tem muito pra melhorar.

A pedidos, passarei a publicar nestes posts de resumo da rodada as classificações do returno e a classificação geral, que conta para o rebaixamento. E abaixo também os jogos da próxima rodada:

Quarta-feira, dia 23

19h30min

Avaí x Metropolitano

Criciúma x Imbituba

20h30min

Chapecoense x Joinville

Brusque x Marcílio Dias

21h50min

Concórdia x Figueirense

Comente Metropolitano x Chapecoense

20 de março de 2011 4

Jogo começa às 16h, no Estádio do Sesi, em Blumenau, e é válido pela quarta rodada do returno do Catarinense 2011. Comente os principais lances e faça perguntas ao blogueiro por aqui ou pelo Twitter @blogbraga . Participem!