Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Leandrão merece a Seleção

21 de março de 2011 15

Leandro Damião foi convocado nesta segunda-feira pelo técnico Mano Menezes para o amistoso da Seleção Brasileira contra a Escócia, domingo, em Londres.

Convocação justa do atacante que está jogando muito no Internacional em 2011.

Mas por que então Leandrão no título do post? Porque este blog é catarinense, e vai render homenagens a um jogador que este blogueiro e alguns outros companheiros viram nascer para o futebol. Na época chamado de Leandrão, o atacante desajeitado marcava gols mas também recebia vaias quando apanhava da bola no Atlético de Ibirama. Mas potencial ele sempre teve.

Lembro de uma vez que ele quase foi para o Metropolitano. Era uma aposta, acertou na mega-sena acumulada quem apostou. Então técnico do Ibirama, o uruguaio Sergio Ramirez avisou aos dirigentes da Baixada: “vocês têm uma joia nas mãos, falta apenas lapidar”. Mauro Ovelha, muito ligado ao time de Ibirama também, já havia feito a observação também.

Uma oportunidade, e olha que ele quase não ficou no Beira-Rio. Foi pra lá como uma das tantas apostas que times grandes do país recebem aos montes toda semana. Lá, porque o Colorado tinha um pereba no ataque de nome Leandrão (hoje está no ABC-RN), virou Leandro Damião.

Ganhou fundamentos, virou gente grande, estourou. Merecidamente. Quem apostaria que o garoto mandaria o ídolo Rafael Sóbis e a contratação da moda Cavenagui para o banco? Quem apostaria que ele mandaria o ex-titular Alecsandro ir “em busca de novos desafios” no Vasco?

Quem conhece Leandrão, ou Leandro Damião, sabe: o garoto é persistente, lutou muito para chegar onde chegou e merece, e muito, chegar à Seleção aos 21 anos. Próximo passo é ir para a Europa, e aposto que não será para um clube qualquer. E, claro, disputar as Olimpíadas de 2012, na mesma Londres dessa primeira convocação. Nascido em 1989, mesmo que complete 23 anos cinco dias antes da abertura dos Jogos, ele está apto a disputar o inédito ouro olímpico. Além disso, é nome para a Seleção principal em 2014.

Festa em Ibirama, que viu o garoto nascer para a bola. E em Indaial também, pois a passagem pelo XV de Outubro também foi importante na carreira. E, dizem, o que os dirigentes do Atlético podem ganhar com uma transferência para a Europa agora pagaria, com juros, correção, gorjeta e troco, o investimento feito até hoje no clube do Alto Vale, atualmente licenciado do futebol profissional.

Não duvido.

PS: Em 2009, a então repórter do Santa, hoje no Diário Catarinense, Paola Loewe, acompanhou de perto a chegada do desconhecido atacante vindo do interior catarinense ao Beira-Rio. Relembre aqui alguns deles.

Comentários (15)

  • Meu Deus!! diz: 21 de março de 2011

    Sem bairrismo, parabéns para o Leandrão!!

    Mas tá virando palhaçada, qualquer cabeça de bagre veste a amarelinha de uns anos pra cá!

    Por isso que a seleção apanha de qualquer seleçãozinho meia boca hoje em dia!!

    Que saudade de ver craques e excelentes jogadores na seleção: Zico, Sócrates, Ronaldo, Ronaldinho, Juninho pernambucano, Falcão, Júnior, Romário, Éder, Careca, Roberto carlos, Jorginho, Rivaldo, etc…ficando somente nos últimos 30 anos!

    Agora temos de aturar, André Santos, Felipe Melo, Gilberto Silva, Anderson, Hulk, Kléberson, Julio Batista, Afonso, Henrique, Leandrão, coquinho, batatinha, zézinho, huguinho, Luizinho….SOCORRO!!

    Nos últimos anos nossa seleção é uma VERGONHA, e vai apanhar até da seleção do Zaire!!

    Do blogueiro: Faz sentido a tua crítica, tem aparecido cada coisa na Seleção mesmo. Mas o Leandrão tem potencial, sim. Mas concordo, acabou a solenidade de uma convocação pra Seleção. Abraço

  • Lembrando… diz: 21 de março de 2011

    Braga, não esquece que quem colocou o Leandro para jogar foi o Joceli dos Santos, no Atlético de Ibirama em 2008, quando nem no banco ele ficava.

    Do blogueiro: Bem lembrado. Abraço

  • pablo diz: 21 de março de 2011

    Leandro Damião é um exemplo de dedicação . parabens .. ta fazendo um excelente trabalho no inter ..merece ser convocado sim .

  • helio diz: 22 de março de 2011

    Com esses pseudominozinhos, a jogadores da seleção so poderia ser o pintor de rodape, vai aprender a ler e escrever, direito seu analfabeto. É por isso que somos achincalhados pelos tche, com esses inletrados nos microfones de nossas radios, idiota intanguido.

    Do blogueiro: Desculpe, meu caro, mas não deu pra entender o teu acesso de raivinha. Da próxima vez tenta escrever em português…

  • Silvério diz: 22 de março de 2011

    O Atlético de Ibirama ou o Marchetti tem algum percentual nos direitos do jogador? O Atlético Ibirama é o clube formador? O Sandro Glatz é o empresário dele mesmo?

    Do blogueiro: O Marchetti tem sim percentual nos direitos, algo em torno de 30%. Provavelmente vai ganhar mais do que já torrou no time de Ibirama na vida toda. E o Sandro não é empresário dele, mas terá sim uma participação na venda (pequena), por ter intermediado o negócio.

  • Vander Luiz diz: 22 de março de 2011

    O comentário anterior “parabeniza” Damião mas o cita nas aturações. Vem cá, você entende alguma coisa de futebol, além do de botão? Também concordo que tem muito bagre usando a amarelinha, principalmente se joga aquele titica-de-galinha que aprendem na Europa, mas jogador quem defende clubes brasileiros é que deveriam compor a base da seleção. Estrelas que se acham porque jogam no velho mundo deveriam apenas completar o time. Sem bairrismo.

    Do blogueiro: Me desculpe, Vander, mas foi você que não entendeu direito e tirou conclusões equivocadas e grosseiras. Tenta ler outra vez, com bastante atenção e pausadamente, quem sabe você consegue.

  • ivaldo dos santos diz: 22 de março de 2011

    Mano Meneses está preparando jovens jogadores para a copa de 14. Leandro é um jogador que vem crescendo muito. Claro que ele merece a convocação. A questão no momento não é ganhar jogo, mas sim preparar jogador para ganhar a copa.

  • rodrigo diz: 22 de março de 2011

    só corrigindo a informação…os gols q ele marcou pelo marinheiro não foram 19…mas fiquei indigando com a sua sacanagem em não citar o marinheiro…

    Do blogueiro: Ele passou por outros clubes também, mas citei os de formação dele. Não há nada de errado em não citar, não precisa ser tão mal educado como foi no outro comentário, que aliás eu deletei porque aqui não é lugar de gente sem capacidade de argumentar em alto nível. Quer um argumento bom? então lá vai: Ibirama e XV receberão grana no caso de uma transferência milionária dele pra Europa, o que certamente vai acontecer. O Marcílio, não. É isso. E a citação do Metropolitano é porque quem é daqui entendeu a razão. Abraço

  • SuperAzul diz: 22 de março de 2011

    Braga, isso é apenas uma média com a mídia gaúcha!
    É um jogador apenas razoável, que passa por um bom
    momento, sendo uma convocação tapa buraco!
    Nunes, Serginho Chulapa, Oséas, também foram
    convocados e por isso nada mais me surpreende!
    Certamente ele não é melhor do que William, Roberto
    ou Vandinho!

    SAUDAÇÕES LEONINAS!!!

  • RuD diz: 22 de março de 2011

    Com certeza merece uma chance, ultimamente o Brasil está sem o camisa 9, e vai que ele se sente bem com a amarelinha assim como vem se sentindo bem com a colorada. Muitos tiveram chance e não aproveitaram, creio que o Mano vem dando chance pra todos, e os que se destacarem vão permanecer com ele.
    Só uma coisa, Elias, André Santos não dá mais de aturar!

  • Kruger diz: 22 de março de 2011

    Antes criava-se uma expectativa para a convocação da seleção.

    Com todo respeito ao Leandro Damião, que vem fazendo bons jogos, mas a seleção é bem maior que o futebol dele.

    A seleção de hoje está cada vez mais desvalorizada, até jogador do Avaí já convocaram. Aquele Renan é um goleiro bem ruinzinho, sai mal, não passa confiança. Menos mal que perceberam a cagada e nunca mais o chamaram.

    Mas foi o suficiente para vermos que “qualquer um” HOJE pode jogar na seleção.

  • Demetrius de Oliveira diz: 22 de março de 2011

    Grande Braga…
    Muito merecido e com certeza se continuar com humildade vai longe, pois hoje é maior camisa 9 em atividade no futebol brasileiro, por isso a nação colorada já o chama de DAMIGOL…

  • Carlos Pelotense diz: 22 de março de 2011

    Boa tarde.
    Esse guri é um excelente jogador e jogando num clube de grande renome como o Inter, não deu outra. Amarelinha nele. Estava escondido no futebol barriga-verde e certamente não teria a mínima chance, se por ai ainda estivesse.

    Pelotas, RS 22/03/11.

  • Claudio diz: 22 de março de 2011

    Avaiano é hilário mesmo. Dizer que o Damião não é melhor que o William??
    hahahahahahahaha
    Repito: ou são todos cegos ou não entendem nada de futebol, talvez até as duas coisas!!

  • SuperAzul diz: 22 de março de 2011

    Cláudio, tu deve ser um alvinegro em plena T.P.M ou
    mais um depressivo, desiludido por não ter nascido
    avaiano!

    SAUDAÇÕES LEONINAS!!!

Envie seu Comentário