Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 31 março 2011

Catarinense 2011: quem vai? E quem cai?

31 de março de 2011 24

Chegamos à reta final do Catarinense 2011. Domingo, a antepenúltima rodada do returno, que já começa a definir quem segue adiante na briga pelo título e quem vai amargar o rebaixamento para a Divisão Especial em 2012.

Vocês aí tem palpites? Quem serão os quatro semifinalistas do returno? Arriscam uma ordem de classificação?

E na parte de baixo da tabela, quem vai cair?

As versões impressas do Jornal de Santa Catarina e do Diário Catarinense dessa quinta-feira trazem as contas do matemático Valmir Medeiros nas duas pontas da tabela. Para ajudar os leitores do blog nos seus palpites, reproduzo aqui os percentuais calculados por ele.

No rebaixamento, ele não leva em consideração por enquanto a possibilidade do Imbituba perder quatro pontos por escalação irregular do zagueiro Vitor Hugo contra o Criciúma, o que deve ser julgado na próxima terça-feira, dia 5. Dos times aqui do Vale, Metropolitano (42%) e Marcílio Dias (9%) ainda correm risco. O Brusque já escapou, e de quebra ainda tem chance de ir às semifinais do returno.

Por falar nas semifinais, A Chapecoense já está praticamente lá, confirmará a vaga se vencer o Marcílio, domingo, na Arena. As outras três vagas estão em disputa por seis times, contando inclusive o Concórdia, que faz um belo returno.

Há ainda a questão da vaga na Série D do Brasileiro em jogo. E ela já pode ser praticamente definida nesta domingo. Se o Metropolitano vencer o Imbituba, fora de casa, e, principalmente, se o Brusque bater o Concórdia no Augusto Bauer, a vaga no Brasileiro da Série D ficará muito perto do Metrô. Isso porque dessa forma o Brusque dificilmente seria ultrapassado pelos adversários nas últimas rodadas e ficaria com a vaga do Estadual, cedendo a que tem direito como campeão da Copa Santa Catarina de 2010 ao Metropolitano, melhor classificado naquele torneio entre os que disputam a vaga.

E o Avaí bateu no bêbado...

31 de março de 2011 9

Teve quem achou que soaria falta de respeito ao Ipatinga dizer que o Avaí tinha obrigação de vencer, e bem, nesta quarta na Ressacada (leia o post anterior aqui). Mimimi à parte, em campo confirmou-se tudo. O time mineiro era fraco demais, feio até o Leão não ter o despachado já no jogo de ida.

Até levou susto e saiu perdendo, mas aí botou a bola no chão e construiu a goleada de 4 a 1. Grande atuação de Rafael Coelho, três gols e outras tantas chances. Ou seja, o Leão fez a obrigação, bateu no bêbado.

Agora é que a Copa do Brasil começa pra valer, nas oitavas de final. Provavelmente o time catarinense terá pela frente o Botafogo, que no jogo de ida fez 2 a 1 no Paraná em Curitiba. Pedreira.

E a goleada também dá ânimo ao Leão para o clássico de domingo, na mesma Ressacada, decisivo demais para as pretensões no Catarinense. Feita a obrigação na Copa do Brasil, agora é clássico.