Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Metrô e Brusque: pedreira na Série D

21 de abril de 2011 3

É só em agosto, mas seria recomendável começar a pensar com carinho desde já. Brusque e Metropolitano vão representar Santa Catarina no Brasileiro da Série D. Ambos precisarão passar por reformulação grande até lá, uma vez que não foram bem no Estadual.

Santa Catarina tem uma peculiariedade. Aqui, sete dos 10 participantes do Estadual estão em alguma série do Brasileiro. É muita coisa! Mas aí clubes que não foram bem entram no nacional contra clubes de outros estados que fizeram boas campanhas, mesmo pequenos, e por isso estão lá. Junte a isso a regionalização dos grupos, o que torna as chaves do Sul/Sudeste finais antecipadas.

Em resumo, a dupla do Vale terá pela frente uma tremenda pedreira, é bom se preparar o quanto antes para encará-la.

São vários os clubes já classificados para a Série D (dá pra conferir e acompanhar a situação neste blog que acompanha de perto a Quarta Divisão). Hoje, focando apenas nos grupos nos quais podem atuar os times do Vale, já estão garantidos:

RS - Juventude (rebaixado da Série C), Cruzeiro (campeão do interior no Gauchão) e Cerâmica (classificado na Copa Enio Costamilan 2010). Cerâmica ainda pode abrir mão da vaga.

SC - Brusque (classificado pelo Catarinense) e Metropolitano (classificado pela Copa SC 2010).

PR - Operário (melhor do interior no Paranaense). A segunda vaga será disputada entre Cianorte e Arapongas.

SP – Mirassol e Oeste (melhores no Paulistão).

São todos times fortes (alguns passarão por desmanche pós-estadual, naturalmente. Mas é obrigação da dupla do Vale se preparar para encarar como quem quer um lugar ao sol no futebol brasileiro. Se for pra “só participar”, aí com certeza não passam nem da primeira fase, e aí vale até repensar pra que jogar dinheiro fora. É melhor nem ir.

Comentários (3)

  • Kruger diz: 21 de abril de 2011

    A competência anda de mãos dadas com o sucesso, porém nem sempre isto se reflete no futebol.
    Temos como exemplo a Série D de 2010, onde o Joinville perdeu (no campo) para um time reconhecidamente (pelo STJD) DESorganizado, praticamente amador.
    Como se não bastasse, subiu ainda um tal de Araguaína.

  • Braz dos Santos diz: 21 de abril de 2011

    Quem disputa um Campeonato Brasileiro, seja lá de que divisão for, deve se preparar de forma adequada, de modo a não dar vexame. E há bastante tempo pela frente para fazer um planejamento visando a bem represeentar futebol do nosso Estado, que hoje está à frente do Paraná e do Rio Grande do Sul. Só que precisamos confirmar isso no campo.

  • Eduardo M diz: 24 de abril de 2011

    Braga ,

    Vou discordar de você. Não dá para se fazer uma analise dos times que irão disputar as séries B , C e D em cima do desempenho nos estaduais. Muitos sofrem desmanches e outros são engordados por empresários. Vou ficar em apenas dois exemplo.

    1. SANTO ANDRÉ . Em 2010 , o time foi vice campeão paulista com um bom time , tanto que vários jogadores sairam e foram destaques no brasileirão da série A , como o lateral Carlinhos , campeão no Fluminense , e o meia Bruno Cesar , no Corinthians. Além deles , outros foram reforçar o Cruzeiro , Palmeiras , Vasco e Atlético PR.

    Analisando pela base do paulista de 2010 , o time era pule de dez para voltar a elite do brasileirão em 2011. Com o inevitável desmanche , está na série C.

    2. DUQUE DE CAXIAS. Uma boa campanha no estadual de 2007 deu a vaga para o time na série C de 2008 , onde acabou conseguindo uma vaga para a série B em 2009. Nos estaduais de 2009 e 2010 , fez campanhas pifias , sendo obrigado a disputar o “triangular da morte” em 2010 para se manter na elite do campeonato carioca para 2011 , onde novamente fez um fraca campanha.

    Mas no brasileiro tudo muda. O clube tem acordo com diversos empresários do país e recebe vários jogadores para fazer do clube uma vitrine. O resultado é que em 2009 o time ficou por duas vitórias do incrivel acesso para a série A do brasileirão de 2010 e , ano passado , ficou no meio da tabela , após rondar a zona de acesso.

Envie seu Comentário