Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Clássico tem favorito?

24 de agosto de 2011 27

Perguntinha fácil essa, né?

Antes de começar, um detalhe importante. Este singelo post é o nº 1.000 nestes 2 anos e 3 meses do blog. É coisa, hein… Que venham muitos outros ainda.

Bom, agora voltemos ao tema:

Fim de semana temos a aguardada rodada dos clássicos regionais fechando o turno do Brasileirão. Para nós, claro, o destaque é o clássico catarinense às 18h de domingo, no Scarpelli. O primeiro entre os rivais da Capital na elite desde 1976. Naquele ano, dois jogos, uma vitória por 1 a 0 para cada lado. E a pergunta é pertinente: é possível atribuir favoritismo a alguém?

Se for, claro que ele seria do Figueirense. Joga em casa, vive momento excelente, não tem desfalques relevantes. O Avaí, por outro lado, é penúltimo colocado, trocou de técnico, está obviamente em crise e, pra piorar, Rafael Coelho não joga e Lincoln (ai, ai, ai) provavelmente não estreia.

Cenário bem claro, não? Ainda assim, e juro que não é média, não enxergo favoritismo. Primeiro porque clássico é campeonato à parte. Quando a bola rola a situação de cada time fica do lado de fora, o que conta é o que rola em campo. Outra, se o Figueira tem um time melhor, e está em casa, isso joga sob seus ombros uma pressão pelo resultado e deixa o Leão quase que na condição de franco-atirador. Mais um fator para equilibrar as coisas. E temos ainda a questão do técnico novo. Qualidade de Toninho Cecílio de lado, uma estreia de treinador sempre cria um clima diferente no elenco.

Bom, são esses os ingredientes. Não vejo favorito, clássico é um troço diferente, não tem jeito. Como diria o filósofo Jardel…

Por enquanto, não arrisco palpite. Mas não vou fugir da raia. Até o fim de semana, ele estará aqui.

Siga o blogueiro no Twitter:

Comentários (27)

  • helio diz: 24 de agosto de 2011

    troço não é diferente, é dejeto defecado, voçe como profissional de midia, deveria ter um linguajar mais requintado, e não tão chulo!

    Do blogueiro: discordo. Não se trata disso, e se és do tempo que profissional da imprensa precisava falar e escrever rebuscado de forma que ninguém entende, paciência. Abraço

  • Eduardo M diz: 24 de agosto de 2011

    Braga ,

    Classico não tem favorito. A rivalidade local iguala as diferenças do momento. É claro que o momento e o time do Figueirense são bem superiores ao do Avai , mas tudo se equivale quando o jogo começa. Vejo o jogo de Floripa com o mesmo cenário do classico mineiro. Mesmo com uma campanha irregular , o Cruzeiro tem mais time e vive um momento melhor que o Atlético MG. E pronto. Tudo isso vale como consideração até a bola rolar.

    E por falar em “classico” , viu a apresentação do Tulio Maravilha no Bonsucesso ontem ? Fantástica. O Tulio faz duas coisas com maestria : gols e marketing. Mal chegou e já apelidou o Bonsucesso de “Teleferico da Leopoldina” , numa alusão ao recem inaugurado sistema de telefericos do Complexo do Alemão , onde fica o bairro de Bonsucesso , na Região da Leopoldina.
    “Agora tem o Trem Bala da Colina , o Bonde sem Freio do Mengão e o Teleferico da Leopoldina”….
    Fantástico !

  • Eduardo M diz: 24 de agosto de 2011

    E parabéns pelos mil posts…

    Depois de Pélé e Romário , você tb chegou lá…

    Do blogueiro: E antes que o Túlio…hahahahahaha

  • Lucas diz: 24 de agosto de 2011

    Classico tem favorito sim senhor…nao quer dizer que este vá ganhar
    Favorito é aquele que joga em casa, com apoio fiel da sua torcida (nao aquela torcida que so vai ao estadio qdo o time esta bem) Favorito é aquele que tem mais vitoria em classicos, mais vitorias em casa, mais vitorias na casa do adversario, maior qtde de gols marcados…e por ae vai.
    Para o classico de domingo, acho que o Figueira atropela sem sustos, ja o time do mangue nao tem nada a perder, se ganhar sera a alegria deles no CB, se empatar ta bom, se perder ta normalzinho.
    Ja vou ate adiantar meu palpite…Figueira 4 x 1 Bvai

  • Chico Silva diz: 24 de agosto de 2011

    Ola Braga

    Também não vejo favoritismo em clássico, pois um clássico envolve muito mais que números, estatísticas, envolve motivação que é consideravelmente aumentada devido a rivalidade.

    Abraço

  • Vander diz: 24 de agosto de 2011

    Lucas…

    Apenas corrigindo.. maior numero de gols marcados não! Falta um bucado.. para igualar seria a maior goleada do universo.
    E sim clássico é classico ou alguém imaginaria que o São Paulo tomaria 5?

    Parabéns Braga pelos 1000 posts.

  • Márcio diz: 24 de agosto de 2011

    Parabéns pelos seus 1000 posts, mas já vou discordar de você, pois nesse clássico tem favorito, sim!!! Sou Avaiano, mas não sou fanático e o Figueirense chega num momento infinitamente melhor do que meu Avaí! É claro que o Avaí pode ir lá e vencer, mas antes do jogo só há um único favorito: o Figueirense! Quem não considera assim, quer fazer média com as 2 torcidas ou tem medo de tomar partido!!!

  • Engenhoso diz: 24 de agosto de 2011

    Como a fênix, o Avaí pode renascer das cinzas, sabe-se lá. Não há mal que dure para sempre. Por isso prognósticos nestas horas não cabem.

    Aqui em POA a mesma coisa o azulzinho do Grêmio recebe o Inter no Olímpico e, dizem, tem tudo para perder, esta jogando menos e o Inter tem o matador Damião com o Oscar voltando da seleção. Mas a garra do Grêmio pode definir o placar.

  • Carlos Cojeka diz: 24 de agosto de 2011

    Vai dar Avaí, com gol de canela do zagueiro Welton Felipe, aos 49 do segundo tempo.
    Quem tem problema cardíaco não deve assistir.
    Vamo vamo Avaí.

    Parabéns pelos 1.000 gols, hehe.

  • Júlio diz: 24 de agosto de 2011

    E ai Braga! Parabéns pelo trabalho…

    Acho que futebol e mais simples, é ali entre as quatro linhas.. se a gente avaliar jogador por jogador.. comparar, acho que da pra chegar no favorito.. e hoje, no caso, é o AVAEeeEe!!!! Lincoln neles!!! KKKK Abraço

    figueira 000 x 3 Avai (de mão, impedido e outro contra).

  • André Manoel diz: 24 de agosto de 2011

    Braga,

    O favorito é o Avaí! Pelo histórico! Não perde no Scarpelli desde fevereiro de 2007. São 7 jogos, com 3 vitórias do Avaí e 4 empates!

  • francisco m. diz: 24 de agosto de 2011

    BRAGA, PARABENS PELOS 1000 POSTS…SE O FIGUEIRA ENTRAR COM HUMILDADE E RESPEITAR O AVAI…TEM TUDO PRA GANHAR.ISSO E O QUE PENSO…POR OUTRO LADO DE VOLTA A SC ONTEM…E VOLTANDO AO QUE DISSE SOBRE OS VIRALATAS CATARINENSES QUE FORAM A PORTO ALEGRE TORCER PELO TIME DA MIDIA…MINHA INTENÇAO E SO UMA…..VAMOS DA VALOR AS COISAS DAQUI,,FICA ATE FEIO USAR CARTAZES E FAIXAS ASSUMINDO QUE GOSTAM DE COISAS DE OUTRO LUGAR….SE N QUEREM MUDAR SEUS PENSAMENTOS PELO MENOS ESCONDAM QUE MORAM EM SC…TEM OUTRA RESPEITO O METROPOLITANO COMO TUDO QUE VEM DESSE LINDO ESTADO QUE ME ACOLHEU A 23 ANOS…SOU NORDESTINO…MAS LONGE DE SER PALHAÇO E FESTEIRO..MUITO PELO CONTRARIO ADMIRO E MUITO AS REGIOES SUL E SUDESTE….PELO POVO TRABALHADOR…PELA CONSCIENCIA ECOLOGICA…PELA EDUCAÇAO E DE LONGE NUNCA FUI E NUNCA SEREI UMA PESSOA QUE NAO VALORIZA AS COISAS DO LUGAR QUE ESTOU VIVENDO NO MOMENTO..ABRAÇOS

  • silvano elias acordi diz: 24 de agosto de 2011

    concordo que clássico é clássico mas acho que vai dar figueira.

  • Leonardo diz: 24 de agosto de 2011

    Opa,

    Como Avaiano apaixonado tenho a mais completa noção que só um milagre para o Avaí ganhar do figueira. É classico? É. Mas é fato que o figueirense é amplo favorito. Mas como bom avaiano tenho esperança na vitória. A diferença aqui é a expectativa. Acho que a torcida azurra espera uma vitória, na melhor das hipóteses, por 1×0, talvez 2×1. Os mais céticos, apenas torcem para que o Leão não de vexame. Já a torcida adversária está esperando, no mínimo, goleada… e é daí que pode vir a grande decepção deles!

  • Mario Jr diz: 24 de agosto de 2011

    Braga,

    Leio sempre seus post e por isso parabeniso pela quantia.
    Sobre o post, sou alvinegro e concordo em gênero, número e grau.
    No entanto, o momento do Figueirense e o local do jogo fazem com que a torcida e somente ela, acredite que virá uma vitória. Já está na hora de vencer um clássico em casa.
    Então, em um jogo como esse, não tem favorito e sim quem está vivendo o melhor momento. Tudo isso são ingredientes para antes do jogo. Depois que a bola rola o “bicho pega” e a rivalidade será capaz de trazer qualquer resultado.

    Um abraço.
    twitter: @mariomcmj

  • Batfino diz: 24 de agosto de 2011

    Vai ser didícil, mas vai ser
    FIGUEIRENSE 5 x 0 avai, se não for vitória po WO.

  • jonas diz: 24 de agosto de 2011

    parabéns pelo Blog, clássico não há favorito. A própósito a RBS vai passar o jogão da RECOPA em SC.

    Do blogueiro: Acho que não. Talvez para o Oeste.

  • emerson diz: 24 de agosto de 2011

    Parabéns pelo blog, Braga. Acompanho há muito tempo e sempre comento (nos últimos meses com menos frequência). É leitura diária obrigatória. Não poderia deixar de parabenizá-lo pela marca. Vida longa a este blog.

  • Rogerio Carcará do Sertão diz: 24 de agosto de 2011

    o Avaí tá desde a primeira rodada na zona dos lanternas, então vai querer ser o favorito??? Figueira disparado favorito, e vai meter uma bucha de 7 a 0. O Avaí que venha retrancadinho.

  • Jonas Caldeira diz: 24 de agosto de 2011

    Você não precisa “falar e escrever rebuscado”.
    Mas por favor, “troço” para um jornalista…

    Do blogueiro: Gente, qual o problema com a coitada da palavra troço? Ela está colocada de forma pertinente, por favor, tem coisa mais importante pra ser patrulhada por aí.

  • Emidio Jr. diz: 24 de agosto de 2011

    Braga,
    o Avaí só ganha esse jogo se o time deles entrar de salto alto e, a julgar pelo comportamento dos torcedores ( confira os comentários acima) a soberba está em alta. Cabe ao Jorginho blindar seus jogadores desse ufanismo.

    Ps Ao Avaí, digo, aos jogadores do Avaí, espero dignidade e que honrem as cores de nossa agremiação;
    Ps2: Que venham outros mil. Abçs e parabéns.

  • Lucas diz: 24 de agosto de 2011

    Maior goleada em clássicos: Avaí 11 X 2 Figueira. Clássico é Clássico, o resto não se discute.

  • OGRO diz: 24 de agosto de 2011

    O FURACÃO irá impor disciplina nas cinderelas do lamaçal.

    Haverá um período de TREVAS no cariânus, tipo inverno nuclear.

    Se ELAS irão sobreviver, nem sei, nem ligo.

    Só sei que, SE voltarem num futuro distante, pretarão contas com o MAIOR novamente.

  • samuel diz: 25 de agosto de 2011

    Primeiramente parabens pelo blog 1000!!!!! Quanto ao classico vou usar a frase que meu pai usava quando vivo sobre este jogo: ESSE JOGO É UMA M…, COMO É QUE FOMOS PREDER PRA UMA NABA DESSA? NOSSO TIME É MUITO MELHOR QUE O DELES… Meu pai era ALVINEGRO e não perdia um jogo se quer…Resumindo Braga, AVAI E FIGUEIRENSE sempre foi jogo encardido tanto pra um como pro outro. Espero que o meu figueira vença, mas tem que se respeitar e muito a RIVALIDADE DE MAIS DE 80 ANOS…

  • Avaiano forever diz: 25 de agosto de 2011

    Braga,

    domingo será um clássico de 2 times ruins, a diferença é que um está com sorte e o outro com azar!!

    Tomara que apartir de agora a sorte mude de lado!!

    Mas também não precisa ser mãe Dinah para saber que os 2 times vão brigar para não serem rebaixados no final do campeonato!!

    A vantagem do Cgayra é que está num melhor momento e joga dentro do seu lixão, porém, o AVAI não perde lá dentro do curral, mais conhecido com palco de festas dos times adversários, desde de 2007, onde foram realizados 5 jogos com 2v do LEÃO e 3 e!!

    O AVAI vai mostrar que tem força e por isso o slogan: “ESSE AVAI FAZ COISA” e o JANELENSE DO ESTREITO vai também mostrar porquê é conhecido como CAVALO PARAGUAIO DE SC!!

    Abraço.

  • Ricardão FFC diz: 25 de agosto de 2011

    André Manoel, sua bigoduda!

    “O disciplinador” de Bvaianos não perde na ressaqueda desde FEV/2006.

    No geral, temos apenas 12 clássicos a mais de superioridade.

    Quem sabe no infinito vocês nos alcancem, heheheh!!!!!

  • Leonardo diz: 28 de agosto de 2011

    Como falei antes, quanto maior a arrogância maior a queda. O torcedores do estreito estavam esperando a goleada (5×0, 7×0, …) e nós esperávamos por uma humillde vitória. Pois bem… Clássico é Clássico e não tem favorito!!!! Ficou provado! Uhu Avaí!!!!

Envie seu Comentário