Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Federação Catarinense: que papelão!

25 de agosto de 2011 20

Que papelão, dona Federação Catarinense de Futebol.

Um comunicado publicado no site da entidade, que certamente vai entrar pra história entre as coisas mais patéticas já feitas no futebol catarinense, tentou intimidar protestos que estão sendo preprados contra a gestão da CBF na rodada de fim de semana do Brasileirão, que terá clássicos espalhados por todo o país. Quis proibir, atitude absolutamente coronelista, protestos no clássico catarinense, domingo, no Scarpelli.

Quer dizer, ainda quer, pois mesmo com toda a repercussão negativa que já causou em todo o país (o site da FCF recebeu mais de 1,2 milhão de acessos desde quinta à noite, tanto que saiu do ar), o comunicado segue lá, envergonhando mais uma vez o futebol catarinense.

Patético. E ficou ainda pior porque o presidente da FCF declarou aos colegas do Diário Catarinense, abre aspas: “Não concordo com essa manifestação e não vou admitir que aconteça dentro dos estádios de Santa Catarina, principalmente em dia de clássico. Ou seja, nem esconde que se acha acima do bem e do mal, ditador das coisas do futebol daqui.

Até entendo que a cúpula da nossa Federação queira defender o mandatário da CBF. Afinal, ambos estão há décadas desfrutando do poder. São alinhados, Delfim inclusive foi o chefe da delegação brasileira no recente Mundial Sub-20, conquistado pela Seleção na Colômbia. Quer agora retribuir o “mimo”?  Ou será que teme represálias por parte do chefão ao futebol catarinense, uma ponta frágil (sabem como é, a corda sempre estoura por aí).

Seja lá qual foi a razão, ela é descabida. Acima de qualquer coisa, até do Estatuto do Torcedor, usado de maneira cômica para justificar a censura aos protestos, está a liberdade de expressão, garantida a todos nós, brasileiros, na Constituição Federal.

Os incomodados, estes sim que se retirem. De preferência se retirem do poder.

Bom, o lado positivo é que o tal protesto, que talvez fosse até tímido como outros que têm ocorrido por aí, agora ganhou projeção nacional na mídia. Que as torcidas de Figueirense e Avaí, ao menos neste ponto, se unam no domingo, no Scarpelli. Transformem o protesto num grito de 20 mil pessoas, “incensurável”. E no resto do país também.

Ou seja, nom fim o desastrado tiro vai acabar saindo pela culatra…

A vontade popular, só ela, pode reverter os apoios que sustentam o poder na CBF há tanto tempo. Sem esse apoio, e só a vontade popular pode reverter isso, o castelo de areia cai rapidinho…

Parabéns ao manifestantes. E que papelão histórico da nossa Federação. E olha que ela é especialista no assunto.

Abaixo, a íntegra da nota oficial no site da CBF:

“A Federação Catarinense de Futebol vem a publico manifestar seu repudio contra qualquer manifestação ofensiva, realizada em jogos no território de Santa Catarina, direcionada ao Presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Dr. Ricardo Terra Teixeira, bem como à própria CBF.

Especialmente com relação a informações veiculadas na imprensa referentes ao clássico entre Figueirense e Avaí, válido pela Série “A” do Campeonato Brasileiro, que será realizado no próximo domingo, 28 de agosto, no estádio Orlando Scarpelli, as presidências das duas equipes também se mostraram absolutamente contrárias a este tipo de atitude por parte de seus torcedores.

A FCF ressalta que este tipo de manifestação se configura como uma infração ao Estatuto do Torcedor, cujo artigo 13-A, inciso IV, dispõe: “São condições de acesso e permanência do torcedor no recinto esportivo sem prejuízo de outras condições previstas em lei”- IV – “não portar ou ostentar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens ofensivas, inclusive de caráter racista ou xenofóbico”.

O parágrafo único deste artigo estabelece que “o não cumprimento das condições estabelecidas neste artigo implicará a impossibilidade de ingresso do torcedor ao recinto esportivo, ou, se for o caso, o seu afastamento imediato do recinto, sem prejuízo de outras sansões administrativas, civis ou penais eventualmente cabíveis”.

A Diretoria e o Presidente da FCF, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, reiteram sua parceria e seu apoio à Confederação Brasileira de Futebol e seu Presidente, Dr. Ricardo Teixeira, que sempre foi um amigo e deu suporte ao futebol catarinense. Lembramos ainda que “ninguém será considerado culpado até o transito em julgado ter sentença penal condenatória”, conforme trata nossa Constituição Federal, no inciso LVII do Artigo 5º.

A Federação Catarinense de Futebol deseja ainda que os jogos realizados no estado sejam momentos de confraternização e lazer para os torcedores, e que prevaleça o espírito esportivo, com paz entre as torcidas e destas com relação a todos os envolvidos no meio esportivo, sejam clubes, órgãos de imprensa ou entidades administradoras do desporto”.

Siga o blogueiro no Twitter:

Comentários (20)

  • JOSEFA ALVES DE SA diz: 25 de agosto de 2011

    Parabens Braga…parabens a torcida catarinense por este manifesto, parece pouco mas e um comeco. A torcida brasileira, o povo brasileiro deve sim protestar para que as coisas mudem em nosso pais. Abraco aos guerreiros catarirnenses que em 79 deixaram um exemplo de gente corajosa e inteligente!

  • Beto Jr. diz: 25 de agosto de 2011

    Braga,
    só para lembrar…

    “Artigo 19
    Todo o homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras.”

    DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

    http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/textos/integra.htm#19

  • Giovanni Ramos diz: 25 de agosto de 2011

    Torcedores de Avaí e Figueirense que frequentam o blog do Braga

    Façam coro contra a CBF juntos. Quero ver eles tirarem mais de 10 mil pessoas do estádio

  • Silvério diz: 25 de agosto de 2011

    Braga, parabéns por expor esse assunto. Quanto a essa federação, prefiro nem gastar caracteres comentando.

  • EldioBill diz: 25 de agosto de 2011

    Domingo estarei na minha cadeira como sempre no Scarpelli doido pra saltar um grito de ……………………… contra a CBF e quem sabe emendar um grito de “ei, delfim, vai pra Biguaçu”!!!

  • djoni alvinegro diz: 25 de agosto de 2011

    Não estarei no estádio, mas quero parabenizar a iniciativa dos torcedores de protestarem…
    FCF e CBF são duas comédias!

  • ricardo diz: 25 de agosto de 2011

    Um pilantra acobertando outro pilantra…

  • marquinhos alvinegro diz: 26 de agosto de 2011

    ESSE DITADOR QUE ADMINISTRA O NOSSO FUTEBOL E FARINHA DO MESMO SACO.
    FORA DELFIM… DITADOR DE UMA FIGA.

  • Telmo diz: 26 de agosto de 2011

    Enquanto eles estiverem no poder vai continuar a mesma coisa. A FCF não tem o direito de intimidar o torcedor. Vergonha na cara eu teria se comandasse a FCF.

  • francisco m. diz: 26 de agosto de 2011

    BRAGA, INFELIZMENTE O NOSSO BRASIL ESTA SENDO DESTRUIDO PELA CORRUPÇAO…ALEM DE SE PROTESTAR CONTRA A CBF O POVO BRASILEIRO DEVERIA COMEÇAR UMA CAMPANHA URGENTE CONTRA A COPA AQUI NO BRASIL….EDUCAÇAO,SAUDE,SEGURANÇA ENTRE OUTRAS PRIORIDADES PRATICAMENTE NAO EXISTE…E TBEM EXIGIR PUNIÇAO AOS 38 POLITICOS DO MENSALAO…ABRAÇOS

  • Alessandro Zoletti diz: 26 de agosto de 2011

    Aonde está a Liberdade de Expressão???

    Isso é democracia?? Os politicos devem achar que o povo é burro e não verá as obras super faturadas, os estádios 100% construidos com dinheiro público bem no meio da floresta.

    BRAGA PARA PRESIDENTE!!!!

  • Rafael diz: 26 de agosto de 2011

    Me admira muito uma Federação presidida há 25 anos por um peemedebista, que historicamente sempre se posicionou contra o regime militar, adotar uma postura de censura com relação a uma possível manifestação popular e pacífica. E mais: publicando uma nota oficial ridícula, com claro tom intimidador, parecendo aqueles decretos e atos institucionais de meados dos anos 60.

    Parabéns, FCF e seu presidente. Conseguiram chamar a atenção do Brasil inteiro pra vocês. Pena de que uma forma negativa.

    Agora os dirigentes dos clubes catarinenses precisam deixar de ser medrosos e tomar uma atitude em relação à FCF. Porque a grande verdade é que não adianta nada torcedor ficar protestando e dirigente ir comer na mão do Delfim.

    Do blogueiro: Ponto de vista bem interessante.

  • Chico Silva diz: 26 de agosto de 2011

    Ola Braga.
    Realmentre inaceitável esse tipo de coisa, e como o jogo vai ser transmitido para todo país, as torcidas poderiam fazer um coro contra esses manda-chuvas do futebol, e mostrar que esse é um país democrático e que devem respeitar a liberdade de expressão.
    Abraços

  • Jefferson Santos diz: 26 de agosto de 2011

    Vamos protestar em Blumenau também. Vamos fazer nossa parte aqui no SESI. Chega de corrupção em nosso país.
    #sensuranão #forateixeira nós não gostamos de você!!!

    Do blogueiro: Boa!

  • Julimar Pivatto diz: 26 de agosto de 2011

    Braga, lembra que alguns dias atrás você comentou do fato dos catarinenses torcerem mais por times de fora do que para os nossos? Se Delfim fosse mesmo tão bom assim, teria, pelo menos, conseguido fazer com que o nosso futebol fosse respeitado aqui dentro.
    Os mesmos clubes que reclamam que perdem torcedores pra Flamengo, Corinthians, Grêmio, Inter, são os que mantém Delfim no comando.

    Do blogueiro: Perfeito!

  • Jorge Luis diz: 26 de agosto de 2011

    Mesmo não estando aí fisicamente, estarei undo a todos os catarinenses contra os desmandos da FCF, acolhidos pela CBF.

    FORA TEIXEIRA!!! Gritem bem alto para o Brasil inteiro ouvir…

  • Diego de Sousa – Fpolis diz: 26 de agosto de 2011

    Parabéns pelo post…

    Não se pode mais aceitar esse abuso de poder em qualquer esfera mundial.

  • Silvério diz: 26 de agosto de 2011

    Os maiores veículos do país (incluindo o globoesporte.com) estão noticiando essa pérola da FCF, onde está o Delfim uma hora dessas?

  • Marcelo diz: 26 de agosto de 2011

    Quero ver a Globo mostrar estes protestos na TV…isso sim é convênio com CBF.

  • Eduardo M diz: 27 de agosto de 2011

    Braga ,

    E ainda tem coleguinha seu de blog que fez um texto justificando a “Carta de Recomendação” da FCF e atacando , de forma sutil , os jornalistas que apoiam a manifestação.

    Lamentável !

    E parabéns pelo texto !

Envie seu Comentário