Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

JEC vai do abismo à redenção em 2 anos

17 de outubro de 2011 84

Um post para dar os parabéns ao Joinville Esporte Clube e aos seus torcedores. O acesso do JEC à Série B do Brasileiro, com méritos e com autoridade, atropelando o Brasiliense por 4 a 1 no DF, faz bem a todo o futebol de Santa Catarina.

E coroa o ressurgimento de um dos mais tradicionais clubes do Estado.

Não faz muito tempo, o JEC perambulou até pela Segundona estadual. Conseguiu reorganizar-se, buscou apoios, voltou a unir a cidade em torno do projeto. Vai colher os frutos agora, voltando à Série B nacional depois de 7 anos. Não só o clube, mas quem joga no clube, a cidade, quem trabalha indiretamente com o clube (imprensa de Joinville, por exemplo). É um dia de festa, sem dúvida.

Curiosamente, a festa hoje vem exato um ano depois daquele fatídico jogo com o América-AM na Arena, que eliminou o tricolor e parecia ser uma tragédia, mas na verdade foi o começo de tudo, já que o adversário perdeu a vaga no Tapetão por excesso de lambança. Outra curiosidade: também foi o Brasiliense o coadjuvante da festa do acesso do Avaí à Série A, em 2008.

Com os dois acessos seguidos, o JEC saiu do abismo da Série D (em 2009 precisou buscar a vaga na Quarta Divisão via Copa SC) para uma competição que já proporciona uma projeção muito maior. Tem TV, tem adversários tradicionais, mais dinheiro, e a possibilidade de chegar à elite. É mudar da água suja pro vinho do Porto. Uma pena que a Chapecoense não foi junto. Era muito mais time que o Ipatinga, mas fraquejou na hora decisiva. De novo. Ano passado viu o Tigre subir, agora o JEC.

Passada a festa merecida, dá para pensar em ir em busca do título da Série C (que Criciúma e Avaí já trouxeram pra SC). Mas também é tempo de já projetar 2012. Na Série B é tudo melhor, mas também tudo mais difícil. O JEC não pode perder a oportunidade de se estabilizar no cenário nacional, fazendo campanha ruim e caindo outra vez pra C. De maneira cautelosa, e com apoios da comunidade em geral, dá para projetar uns 2 anos de Série B antes de ir forte buscar o acesso à elite. Sem atropelos. Mas se o projeto crescer, e a vaga aparecer antes, por que não?

Parabéns ao JEC e a todos os envolvidos. Agora vamos aguardar mais algumas rodadas para saber se o tricolor vai representar SC sozinho ou com a companhia dos rivais Criciúma e Avaí. Não é o objetivos dos dois, claro, mas tornaria a Série B um mini Catarinense em 2012.

Siga o blogueiro no Twitter:

Comentários (84)

  • Rogerio diz: 17 de outubro de 2011

    vão ter que comer muita farinha ainda pra chegar a ser um Figueirense na serie A.

  • Luiz diz: 17 de outubro de 2011

    Valeu Braga! Viva o JEC! Agora vamos resgatar o verdadeiro tricolor, aquele que foi octacampeão catarinense! Viva essa cidade maravilhosa que está voltando as tradições do futebol!!

  • Eduardo M diz: 17 de outubro de 2011

    Braga ,

    No começo da temporada , discutimos muito sobre a importancia de dois acessos para o futebol catarinense. Um , é claro , era do JEC , uma marca forte do futebol não só de SC mas da região Sul do país. O outro seria de um dos representantes do estado na D , por ser a unica das divisões com numero limitado de vagas por estado e cuja a classificação é via torneios estaduais. Ter um numero cada vez maior de equipes nas três primeiras divisões deve ser sempre o objetivo macro do futebol do estado. Em 2012 , assim como em 2011 , o estado terá cinco equipes nas 3 primeiras divisões.

  • Alessandro diz: 17 de outubro de 2011

    Vai rotando manézinho, vai rotando!!!! Tu tens lição bem do ladinho ai, nos aguarde!!!!!

  • Amaro junior diz: 17 de outubro de 2011

    Vamos a maior força do sul do brasil, em pouco tempo. parabéns torcida do JEC. a maior de santa catarina.

  • ivan- jec diz: 17 de outubro de 2011

    O JEC está resurgindo, é muito importante pra toda a nossa cidade…podem começar a se preocupar Rogério,voçê sabe muito bem disso, pode começar…

  • freitas diz: 17 de outubro de 2011

    PARABENS JEC…Vamos colocar todos os grandes de Santa Catarina
    na B ou A… nao importa. Sou Criciuma.

  • Sérgio Vieira diz: 17 de outubro de 2011

    Esse Jec, para quem sabe, tem uma loooonga história de tapetões em sua história…valeu-se dele para conseguir várias de suas conquistas… Vide tempo de Valdomiro Schutzler.
    Certa feita, conquistou um estadual ao anular um jogo no tapetão contra a Chapecoense. Ele ficaria de fora do octogonal, mas, com a anulação do jogo e “reversão” dos pontos para si, entrou no octogonal. Depois de jogos com várias arbitragens estranhas, conseguiu ganhar o campeonato.
    Ano passado, fazendo jus ao esse passado de tapetões, conseguiu o acesso extra-campo. Este ano consegue no campo.
    Esperemos que caia de novo ano que vem, pois, um clube com tal história, só merece o pior.

  • jean diz: 17 de outubro de 2011

    Parabéns Jec!!! Sou tigre mas vibrei c/a chegada do jec na B.
    E este manezinho ai em cima…tal de rogerio…morre de medo do tigre e jec…
    Coitado: um recalcado! Mas aguarde “tôlo”… Capital do futebol em SC tem duas: CRICIUMA E JOINVILLE!!! Uma pena a chapê amarelar na hora H!!! foi assim tbem em 2010!
    Parabens tbem ao Braga pelo comentário!
    E Viva Sta. Catarina…que ainda vai ter 4 na A!!!

  • METROPOLITANO DEVIA SE ESPELHAR NO JEC diz: 17 de outubro de 2011

    PARABÉNS JEC AO ACESSO ..E PEÇO A BLUMENAU E METROPOLITANO TER UMAS AULAS COM PESSOAL DO JEC PRA TENTAR ARRUMAR A CASA E CONSEGUIR ALGO PQ TA DIFICEL OH POVINHO RUIM PRA COMANDA FUTEBOL..UI UI.. MAS ENFIM SC MERECE ESTAR ENTRE OS GRANDES, PENA Q O AVAI TA FAZENDO FEIO..

  • Marcelo diz: 17 de outubro de 2011

    Sou torcedor do Figueirense, mas não acho saudável alguns torcedores (nossos e dos outros times) ficarem tentando diminuir o feito do JEC neste momento.

    Parabéns ao Joinville Esporte Clube e a toda cidade de Joinville, a maior do estado de SC.
    É bom para o nosso futebol e é melhor ainda para a economia do estado.

    Que possa um dia fazer companhia ao Furacão na série A!

  • balthar marques diz: 17 de outubro de 2011

    gritante a diferença tecnica. 4 a 1 foi pouco! lá no pasto do brasiliense algumas dezenas de torcedores do jacaré. nas ruas de joinville milhares gritando o grito sufocado por tantos anos, por uma promoção que valoriza o futebol de santa catarina. esse time vai bem mais longe e, como está, é muito competitivo na b de 2012. vai disputar na linha de frente. sim! quanto ao fanatismo do torcedor do figueira que torce contra, a gente pode ver isso no proximo estadual.

  • Serginho_JEC diz: 17 de outubro de 2011

    Caro Sergio Vieira, por favor não venha estragar a festa com comentarios ridiculos como este. Você é Avaiano ou Chapecó????. Saiba que o JEC tem apenas 35 anos e que foi 8 vezes seguidas campeão Catarinense representando SC na Elite do futebol nacional. Respeito é bom e eu gosto.

  • Fernando quadros diz: 17 de outubro de 2011

    Os comentários dos manézinhos Rogério e Sergio, só mostram a grandeza do Jec, vocês não precisam se preocupar por enquanto, esperem que a hora de vcs ta chegando e vai ser no campo, e subimos ano passado sim pelo tapetão pois o America de Manaus estava com jogador irregular e não venham falar de arbitragem pois os únicos favorecidos por ela principalmente são Avaibis e Figayra, isso é fato e toda SC já sabe,…………..PARABÉNS JEC, VOCÊ MERECE

  • Aldo Faccini diz: 17 de outubro de 2011

    Sérgio Vieira, você é um exemplo? Quem é você? Você dá o seu lugar(sentado) para uma pessoa mais velha? Você para o seu carro (ou sua carroça) para um pedestre atravessar na sua frente? Você respeita sua mulher (ou macho)? Você tem uma vida espiritual? Você contribui de que forma com o seu bairro, sua cidade, seu estado, seu país? Você trata bem os animais? Você usa com parcimônia os recursos naturais? E seus filhos, o que acham de você? Os seus amigos, colegas de trabalho, conhecidos, o que eles falam sobre você? Futebol sempre foi uma guerra, e na guerra, infelizmentem, vale tudo. Lamento dizer, mas para nós aqui em Joinville, você é um tremendo espírito de porco. Perdeste uma boa oportunidade de ficar calada. Em tempo, não estou dizendo que você está errado, dizendo que você é INCONVENIENTE.

  • Ricardo G. diz: 17 de outubro de 2011

    Parabéns ao JEC.

    Criciúma no sul, Chape no oeste, JEC no norte e Figueira no leste, esse é o nosso futebol.

    Os apedrejadores de torcedores rivais que afundem de vez e se dediquem a outro esporte, tipo tênis, esporte que os consagrou.

    Saudações alvinegras!

    Ricardo

  • Fabrício diz: 17 de outubro de 2011

    É MANEZINHO, TANTAS VEZES DESCREVI QUE NÃO IRIA FALTAR MUITO TEMPO PARA COMER VOCÊS PELAS PERNAS, E O TEMPO ESTÁ CHEGANDO, PARA UM JÁ ESTAMOS IGUALADOS, AGORA PARA O “OUTRO” DITO “FURACÃO”, O TEMPO VAI CHEGAR A SE VAI, PARA QUEM RIU PELA CONQUISTA DE UMA RECOPA SUL BRASILEIRA O TEU TEMPO VAI CHEGAR, ESPEREM E TODOS VERAM.

  • ALISON diz: 17 de outubro de 2011

    pros alvinegros que estão se achando: nos anos 80 o Figueirense nem na Terceira Divisão jogava, enquanto o JEC era octa estadual e dez anos seguidos na Série A. Se tem alguém que não tem habitat natural na Série D este alguém é o JEC. O lugar do JEC, se bobear, é até acima do Figueirense, que apenas recentemente começou a aparecer. O JEC merece respeito dos demais “grandes” catarinenses. E olha que nem sou torcedor do JEC, mas, reconheço a força que tem o time e a torcida. Se o JEC chegar na Série A, preparem-se. Com o poder econômico que tem em Joinville, vai ser grande a coisa.

  • Jair diz: 17 de outubro de 2011

    Boa noite a todos,

    PARABÉNS AO JEC!!!!! Conseguiu seu acesso a série B commuita competência e brilhantismo. Uma campanha com apenas uma derrota em toda a competição até o momento. Que o Jec possa ter aprendido com os erros do passado e que não faça sua apaixonada tgorcida sofrer novamente.
    Quanto ao cometário do tal Sérgio Vieira, não sei qual o seu time, mas querer desmerecer nossa conquista é coisa de gente pequena, podemos lembrar de inúmeras vezes que o JEC foi muito prejudicado em várias competições, portanto sr. Sérgio, não desmereça nossa conquista, pois lembre-se o mundl dá muitas voltas e um dia o seu time pode precisar de ajuda.

    VALEU ARTURZINHO, JOGADORES E TODA A DIRETORIA DO JOINVILLE ESPORTE CLUBE.

  • ALISON diz: 17 de outubro de 2011

    O detalhe é o RONALDO CAPIXABA artilheiro fazendo muitos gols. No Juventus em 2006 foi coadjuvante, depois rodou por aí, ABC, etc, aí chegou no Criciúma e foi escurraçado. E hoje deu a volta por cima, artilheiro da Série C, herói do acesso do JEC. Parabéns Ronaldo!

  • Celio diz: 17 de outubro de 2011

    PARABENS AO JEC!!!! Pena que a Chapecoense não foi junto.
    Mais uma vez, parabens!!!!

    Agora so falta Blumenau ter futebol forte!

  • FERNANDO diz: 17 de outubro de 2011

    Entraram pela janela na Serie C…..

  • alexandro diz: 17 de outubro de 2011

    não é hora de se espetar e sim de comemorar-mos juntos pois quem ganha com o acesso do jec é toda sc que ganha mostrando cada vez mais a nossa força e adquirindo respeito no cenário nacional;avai;figueira;criciuma;joinville sou joinvillense sou jec maior cidade do estado com maior torcida da-lhe jec

  • Joao mengão diz: 17 de outubro de 2011

    Agora sim deu pra ver que SC tem um time de torcida grande, nem sabia que existia esse tal de Joinville

  • Serginho_JEC diz: 17 de outubro de 2011

    Caramba!!! muitos foguetes por aqui. também não é pra menos depois de 7 anos…
    Agora Braga parabens pelo post fantastico essa serie C é realmente um abismo. quanto mais a D.

    É FERNANDO entramos pea janela. /Vou escalar jogador irregular contra seu time td bem? acho que não né amiguinho. Rules are rules.

  • RUI diz: 17 de outubro de 2011

    todo esse ataque ao joinville;já demonstra o medo dos manés; já estão presitindo alguma coisa não importa se é pela janela ou tapetão;mas o jec vem como LEÃO podem acreditar so a torcida ja supera a da capital ;e ainda sendo o 3 polo industrial do brasil (EMBRACO;WIRPOOL;DOLLER;TUPY;SEM ESPAÇOS PARA SITAR A FORÇA EMPRESARIAL DESSA CIDADE PODEM AGUARDAR LOGO LOGO O JEC CHEGA NA SÉRIE A E É PRA FICAR SEM ESSE CAI E SOBE.

  • BOLA PRA FRENTE! diz: 17 de outubro de 2011

    Parabéns ao JEC!! Sou Figueirense, hoje e sempre, mas desde o começo do Brasileirão torci pelos times de SC – exceto, é lógico, pelo Avaí nos clássicos. É fundamental fortalecer o futebol catarinense e o JEC na série B vai ajudar nisso em 2012. Não acredito que a Chapecoense consiga neste ano, mas espero que vá para a B em 2013. E continuo acreditando no Criciúma na série A em 2012

  • Aurélio Avaiano diz: 17 de outubro de 2011

    Parabéns ao JEC. Não é por causa de meia dúzia de otários que ficam falando mal do Avaí e de Florianópolis que vou deixar de congratular os joinvillenses. Grande torcida. Grande cidade. Boa sorte na série B!

  • fernando diz: 17 de outubro de 2011

    Parabéns JEC! Sou alvinegro, mas eu amo o nosso Estado e estou de saco cheio dos gaúchos, paulistas e cariocas! Chega desta rivalidade tosca… Deixa para o campeonato catarinense… Valeu!

  • Serginho_JEC diz: 17 de outubro de 2011

    Pois é né Braga. Me lembro que lá no começo seus favoritos eram Chape e Caxias………!!!
    Errase feio. Mas td bem. Ano que vem coloca o tricolor entre os favoritos a serie A que tu não vai se arrepender GARANTO.
    JOINVILLE A MAIOR TORCIDA DO ESTADO.

    Porque???
    os numeros falam por si só.

    Do blogueiro: Ainda desconfio dessa previsão, pois apostei com um amigo que subiriam JEC e Brasil de Pelotas. Mas va lá, se tu diz que eu disse… Errei então. Abraço

  • Serginho_JC diz: 17 de outubro de 2011

    É JOÃO MENGÃO, vc não sabia que existia o Joinville, só uma pergunta em que planeta tu vive???
    Pois na terra é que não é. Dou um desconto se vc tem 9 anos de idade.

  • capital e uma mentira diz: 17 de outubro de 2011

    Nao sei porque discutir sobre maior torcida com os manezinhos, estes dois times da capital sao a segunda opcao deles, vai na capital durante a semana pa ver se voce acha camisa destes dois times na rua, vai no estadio deles pra se tem torcedor quando joga com america mg, bahia, ceara, eles so enchem o estadio para ver o time deles jogar, flamengo, fluminense, vasco, sao paulo, corintians, sao tudo torcedor de times do rio e sao paulo.
    A torcida deles nao e maior que a torcida do guarani de palhoca, com todo o respeito ao guarani.

  • Marcelo Henrique diz: 17 de outubro de 2011

    Nós aqui de Criciúma, ficamos muito felizes pelo JEC, parabéns não só ao Joinville, mas à Santa Catarina.

    Saudações tricolores…Dá-lhe TIGRE…Parabéns Joinville !!!

  • Justus Carvoeiro diz: 17 de outubro de 2011

    Parabéns ao JEC, fiquei feliz com esse acesso.

    Muito bom para SC, temos que manter nossos clubes forte.

    Vamos apoiar o TIGRE, ainda tem chance, uma vitória amanhã muda muito o campeonato.

    abraços

  • Rogério diz: 17 de outubro de 2011

    Consigo até ver esse tal de Sérgio Vieira em Tijucas com uma gaiola de curió no dedo… Amigo, vc com certeza nunca viu um jogo do Jec nos tempos de série A, Flamengo, Vasco São Paulo, todos respeitavam o Jec pois jogava um futebol bonito e convincente. Na internet talvez vc encontre algo, aí vai poder aceitar a realidade amigo.

  • mario ribeiro diz: 17 de outubro de 2011

    Sérgio Vieira TORCEDOR DO AVAÍ, não temos culpa do fracasso do seu time… o Jec perdeu apenas 1 jogo em todo o campeonato… e o Avaí??? Seguinte, durante muitos anos o Jec esteve mal, muito mal e o estádio esteve sempre cheio, acredito que isso pode ser o motivo da sua inveja e revolta. Não tem problema, não temos raiva do Avaí nem de sua torcida! Nos encontramos em 2012 na série B. Abraço!!!

  • tiba diz: 17 de outubro de 2011

    Ola Braga, muito obrigado e parabens pelo seu comentario.
    So nao entendo porque o Joinville nao pode subir para serie A ano que vem.
    Temos mais torcida que voces (avai e figueira), temos um estadio melhor que de voces e o nosso historico nesses 35 anos de clube eh melhor que o de voces.
    A nunca coisa que nao temos eh o apoio da RBS, mas isso ja estamos acostumados e nao fazemos questao. VIVA O JEC!!!!

    Do blogueiro: Não entendi o “vocês” e pelo jeito tu não entendeu o texto, meu caro. Eu disse que o JEC pode sim subir, mas que é prudente fazer um planejamento pra estabilizar na Série B, ganhar força. Tá cheio de exemplo de time de chegou de forma meteórica à elite e caiu do mesmo jeito. Abraço

  • Edson diz: 17 de outubro de 2011

    Esse Rogerio e o tal de Sergio Vieira deveriam no minimo ter mais que respeito com o time de maior torcida de Santa Catarina. Torcida esta que quando o Jec perdia até para a Camboriense não deixava de acompanhar o time e torcer por ele. Provavelmente devem torcer para times da capital, cujo jogos tem um maior publico somente quando times de grande torcida como Vasco, Flamengo, Gremio, Internacional e outros jogam por lá (publico que vai para torcer por estes times). Parabens Joinville, sou Jec. Vamos junto com o Tigre, caso não suba, fazermos uma boa campanha na Serie B do ano que vem,

  • JECeano diz: 17 de outubro de 2011

    Obrigado pela homenagem Braga! O gigante finalmente acordou. Valeu JEC! Quebra tudo! E que torcida esta hein. 5000 fanáticos hoje no centro acompanhando o jogo histórico. A cidade parou. Imagina se ganharmos a série C. Vamo JEC!

    Do blogueiro: Agora é focar na conquista do título. Chance é enorme e seria ótimo pra SC. Fico imaginando uma final com o Paysandu… Demais! Abraço

  • Nilton dos Santos diz: 17 de outubro de 2011

    Sérgio Vieira, não deveria nem perder o meu tempo em discutir com você, ainda mais com alguém que realmente não conhece a história do futebol catarinense. O que aconteceu no passado não foi nada disso que você mencionou. Querer discutir futebol sem fundamento sólido sempre acaba saindo inverdades e besteiras. Em 1978, o Avaí acabou melando o campeonato abandonando-o antes do seu término. Consequentemente, o regulamento do campeonato, através do seu artigo 50, determinava que se um clube desistisse do campeonato, todos os seus jogos disputados e os que faltavam não seriam computados. logo, quem teria que enfrentar o Avaí ainda, não teria direito a vencer por W0, como foi o caso da Chapecoense que se achava no direito de computar os pontos para si. Isso já estava no regulamento pré-estabelecido e aprovado pelos clubes. Não houve nenhuma irregularidade. O JEC foi campeão de fato e de direito, pena que teve que passar pelo STJD em virtude do recurso da Chapê.

  • HELIO diz: 17 de outubro de 2011

    Chucrutis! Como pode voçes com esse poderio economico todo, disto nimguem pode duvidar, realmente são poderosos, Mas com todas essas industrias poderosas que ja são patrimonio do exterior, procure saber, nunca ganharam 1 titulo estadual honestamente sem as falcatruas e conivências do mais desonesto presidente que a FCF ja teve, diga-se José Elias Juliari, assim é mujito facil enfileira varios titulos estadual, o Figueirense e a chapecoense que o digam, por varias vezes foram vitima desse trapaceiro e manipulador de origem italiana, que de chucrutis não tem nada, mas muito acobertado. Quanto a Arena Joinvilk, joinvilk sim me recuso a falar joinville porque a cidade não tem culpa, foi construida com o dinheiro do contribuinte catarinense, com anuência do então gavernador do estado, ja que ai sempre foi seu curral eleitoral, engraçado nos manés como voçes sempre arrotam, nunca fomos favorecidos, muito menos beneficiados, tudo que construimos aqui foi com auxilio da iniciativa privada e alguns abnegados do clube e os nossos titulos estadual que são 15 titulos ganhos honestamente dentro de campos nunca em reuniões de camarilhas fraudulentas, dito isto, parabenizo-lhes, pelo direito sagrado que hoje conseguiram no campo, sem aquelas mutretas do passado que por muitas vezes emporcalharam e denegriram o campeonato catarinense. Quanto aos 10 anos que estiveram no brasileiro, sabe la como foi, talvez alguma força federeca juliariana. Toda disputa é valida, quando se uza de honestidade para obter bons resultados, caso contrario não vale apena. Figueirense Futebol Clube, este sim, cumpre e respeita as regras de jogo e orgulha todos os Catarinense de bem.

  • Roger JEC diz: 17 de outubro de 2011

    Parabén JEC pela conquista com muito suor, agora vamos buscar o título…

    Vamos virar nossa torcida aqui em Joinville para o Criciúma para podermos manter 2 times na A, já que o avai vai querer jogar contra o JEC na B…

    Vamo TRICOLOR, Dálhe JEC, nasceu CAMPEÃO!!!
    VAmo TIGRE…

  • Marcelo diz: 17 de outubro de 2011

    FERNANDO

    Se o JEC entrou pela janela, azar do adversário que foi incompetente e estamos saindo pela porta da frente. hehehe…
    Para que time torce mesmo?
    Ah. Pessoal de figueira e avaí: odeio seus times aqui em SC mas no cenário nacional, torço para irem bem e ajudar a fortalecer o futebol catarinense

  • Tjjoinville diz: 17 de outubro de 2011

    Ser que os figayra nao sabem fazer conta? O jec, em seus 35 anos, foi 12 vezes campeao estadual, ou seja, 1 titulo a cada 3 anos… O figayra, com 100 anos, quantos titulos tem???
    O jec, com 35 anos, ja jogou 19 ou 20 seria A… O centenario figayra nao jogou mais de 10serie A….
    Poxa, eh so fazer conta…
    Respeito, meus amigos, eh bom e todos gostam.
    Da-lhe JEC…

  • Edson diz: 17 de outubro de 2011

    Helio, olha voce realmente é um grande escrivinhador de besteira…sai do teu mundinho garoto…mas vai la, continua torcendo para o teu time, e deixa o nosso…

  • Tjjoinville diz: 17 de outubro de 2011

    Ser que os figayra nao sabem fazer conta? O jec, em seus 35 anos, foi 12 vezes campeao estadual, ou seja, 1 titulo a cada 3 anos… O figayra, com 100 anos, quantos titulos tem???
    O jec, com 35 anos, ja jogou 19 ou 20 seria A… O centenario figayra nao jogou mais de 10serie A….
    Poxa, eh so fazer conta…
    Respeito, meus amigos, eh bom e todos gostam. JEC, JEC, JEC…

  • Ricardo – TIGRAO diz: 17 de outubro de 2011

    É isso ae! Parabéns ao JEC!

    Que faça uma ótima campanha na Série B do ano que vem! Agora é começar a ver o time para o ano que vem… se vier titulo é lucro… o mais importante já foi alcançado!

    Amanha é o Tigre vencer o Paraná e vamos em busca da Série A ainda esse ano.

  • Edson diz: 17 de outubro de 2011

    Olha Braga, voce tem razão, apesar de estarmos em alta, temos que por o pé no chão, serie B nao é a serie C…mas estamos no caminho, tambem acho que o JEC tem que se planejar para esta na serie A daqui a dois ou tres anos, ai sim bem estruturado, para nao cair na gangora do sobe e desce…MAS PARABENS PARA NÓS….

  • gustavototal diz: 17 de outubro de 2011

    Eu não subi pra A com invasão de campo, chamar de campeonato estadual quadrangular com times da ilha no século passado é apenas preciosismo. Sem falar nas centenas de falcatruas, com o governo do estado, arbitragem, lavagem de dinheiro daquele Prisco e favorecimentos. A verdade é uma só o Joinville é o que é porque é o único clube de uma grande cidade a maior do estado e por isso se consolidou no futebol catarinense, com a maior torcida contra tudo e contra todos. O único octacampeão estadual que ja existiu no mundo, fassanha do Joinville rolo compressor da década de 70 e 80, os clubes da ilha aprenderam como ninguém a chorar mas não adiantava, mesmo com falcatrua e no grito, contra um time forte como o do Joinville ficava bem mais difícil

  • Roger diz: 17 de outubro de 2011

    Para o chucrutis Helio.

    Se enxerga querido.

    Primeiro, você não sabe nada de geografia e de população, se você acha que chucrutis é xingamento, está enganado. Para conhecimento, a cidade de Joinville possui o maior contingente de afro -descendentes do estado, que um dia até foi de Floripa, não é mais.

    Tem um bom contingente de descendentes alemães, mas a enorme maioria é descendente de suíços, só que o mote que pega para fins turísticos, econômicos é cidade alemã.

    O cidadão vem falar de estádio, o cebolão scarpelli foi construído com verba pública, às custas da população catarinense.

    O que falar dos túneis, inúmeros elevados, passarelas, viadutos, rodovias, reforma e construção de pontes gastos em florianópolis? Boa parte desse dinheiro vêm dos contribuintes da cidade de Jlle.

    Se colocar no papel o Scarpelli e boa parte de floripa, digamos o estreito, é dos contribuintes de Jlle.

    É uma pena que deixem pessoas como você, de raso nível, comentar nesse espaço.

    O gigante acordou!

  • Tjjoinville diz: 17 de outubro de 2011

    poxa, helio figayra, nao me faca rir e muito menos ter que te chamar de burro em publico… Por favor, seja honesto…
    O figayra esta na seria A porque fez cai cai… TODOS LEMBRAM…
    O figayra ganhou varios titulos roubados, inclusive um do Jec, quando um arbitro figayra, nao deu um penalty escandaloso ao 47 do segundo tempomdentro do chiqueirao alvi negro… nao lembra???
    Outra coisa… Nao fale em estadio doado ou feito com dinheiro publico… Cara, ate o time do figayra do final dos anos 90, inicio de 2000, era publico… Ou voce nao lembram que tiveram que fazer uma ponte a mais em floripa para pagar o time. Hahahahahahahahaha
    Te liga, Helio…. Ao menos reconheca que A MAQUINA VOLTOU….

  • Roberto Eli Francisco diz: 17 de outubro de 2011

    Embora nosso amigoNilton já tenha feito os comentários suficientes e de forma inteligente, gostaría de lembrar ao Helio , torcedor do Figueirense, que o JEC ganhou vários títulos dentro do Orlando Esc. quando vcs não ainda não invadiam o campo para garantir títulos ou garantir acessos ( título sobre o Criciúma em 1994 , após 20 chupando o dedo e caido para segundona do catarinense, quando invadiram o campo ainda faltando 10 min para terminar o jogo). Outra invasão foi sobre o Caxias – RS , sem falar na robalheirasobre o pobre do Caxias – Jlle na final do estadual de (acho2002 ou 2003) pra variar no Orlando Escarpele. Ou seja , vc precisa primeiro conhecer a história antes de falar o que não sabe. Aqui em joinville nunca precisamos invadir o campo pra garantir alguma coisa. O JEC é o único time de SC OCTACAMPEÃO de toda história , tendo apenas 35 anos.

  • Elton diz: 17 de outubro de 2011

    Ei Hélio, amiguinho, a Arena é municipal meu caro. Procure se informar!

    Ao contrário do Scarpelão que é estadual; só tenho um conselho: façam um bom time, pois não é toda hora que se sobe de divisão com uma copa havelange e com uma invasão de campo antes do término da partida.
    Se for falar em verba pública, então podemos dizer que boa parte das obras viárias da ilha se deram graças aos tributos de joinville.

    Já em Jlle não se vê nada de investimentos, de retorno, vai tudo para floripa, para tentar deixar uma cidade inviável – caótica e pequena(no bom sentido) alguma coisa de viável.

  • @dibealvinegro diz: 17 de outubro de 2011

    Parabéns ao JEC pela conquista, do Estado só não gosto do Dvaê mesmo, os demais quero muito sucesso. Vamos esperar a Chapecoense que acredito que ela vai chegar lá também. Em 2013 quero o JEC na série A junto com o Figueira.

    SUCESSO NA SÉRIE B EM 2012 e rumo a série A.

  • claudinei diz: 18 de outubro de 2011

    Esse tal de Braga é louco ou não entende de futebol em dizer q chapecó é mais time q o Ipatinga,duas vitorias seguidas não foi o suficiente não? Respeito é bom e todos adoram!!!!!!!!!!
    E vamos ser campeões,tigreeeeeeee!!!!!!!!!

  • marcelo diz: 18 de outubro de 2011

    helio curral deve ser a casa da tua mae, antes de chingar uma cidade pense bem. ah e provavalmente tu deve morar num curral ate hoje neh hehehehe.

  • Mario L. Nascimento diz: 18 de outubro de 2011

    Braga,

    parabéns pelo post.

    No mais, Joinville é só alegria. Nessa hora tem mais de 3 mil pessoas na Arena, aguardando o time chegar. Mais do que nunca, essa torcida merece. Joinville merece. E é ótimo para o futebol catarinense que o JEC possa voltar a um campeonato realmente importante no cenário brasileiro. Foi preciso voltar do abismo (contando com o amadorismo do América-AM) para obter a redenção. Exatamente um ano depois.

    É o primeiro acesso que o clube conquista dentro de campo. Embora os outros não sejam menos legítimos, desta vez foi incontestável. Com a autoridade de quem sabe onde quer e onde pode chegar.

    Agora é buscar o título como um presente especial a essa torcida que lota a Arena. Ela merece!!!

    E é tocante ver que a maioria dos torcedores adversários que se manifestaram estão congratulando o Joinville com o coração aberto. Como joinvilense, agradeço a todos.

    JEC, SÉRIE B2012!!!

  • Eduardo diz: 18 de outubro de 2011

    Quanto li o título do post, apropriado por sinal, pensei que o jornalista citaria a nefasta tentativa da vaga na série C, pelo então prefeito da cidade e do conselho deliberativo do clube, foi uma verdadeira vergonha nacional, notivo de chacota em todos programas esportivos do pais.
    Só não entendo (entendo sim) como a imprensa local fica enchendo a bola deste sujeito. A lembrar que a vaga foi conquistada contra o time do Luiz Estevão, ex senador cassado por corrupção.

  • Diogo – Joinville diz: 18 de outubro de 2011

    só uma coisa….s u B i m o s….Parabens a tosdos envolvidos

  • Rogério A.F.Machado diz: 18 de outubro de 2011

    Dá-lhe JEC…!!!
    Para ficarmos mais alegres ainda é só ler alguns comentários frustrados da capital. Mas até que estou surpreso, pois apesar de tudo tem muita gente de lá nos parabenizando… gratidão para esses de coração. Afinal rivalidade não é sinónimo de vandalismo e pode e deve haver respeito pelas escolhas de cada um… nem que sejam erradas.
    Se repararem, a maior parte dos comentários contra nós Jequeanos vêm de componentes da torcida da árvore milenária, já que da tribo das “ondas do Pacifíco” não tem muitas manifestações… também pudera, né, ano que vem vai ter confronto direto e aí a porca torce o rabo, é melhor ficar calado.
    De resto é isso aí… segura “capital” ano que vem estamos chegando para infernizar ainda mais vossa vida… esportivamente falando, é claro!

  • LUIZ EDUARDO diz: 18 de outubro de 2011

    Tem que aprender um pouco de futebol. Dizer que a Chapecoense tem muito mais time que o Ipatinga é dose. O Ipatinga tem a melhor campanha da série C, desde o seu começo. Vi jogos dos dois times e o Ipatinga tem muito mais elenco e é muito mais organizado. Quem entende um pouco de futebol sabia que os favoritos para subir para B eram Ipatinga e Joinvile.

    Do blogueiro: continuo não achando, Luiz, e tenho esse direito. O Ipatinga nem torcida tem, é mais um daqueles times que vai pra Série B bater recordes atrás de recorde de pior público (tipo Duque de Caxias) e voltar rapidinho pra C. Esses times não têm minha simpatia, e nunca terão. Abraço

  • Rovan diz: 18 de outubro de 2011

    Parabéns a todos torcedores do Joinville, e principalmente aos SÓCIOS do clube.
    Estes são torcedores duas vezes, pois contribuem mensalmente para manter o clube.
    Agora, com o acesso garantido, o JEC não pode esquecer de valorizar o responsável
    principal por esta conquista. ARTURZINHO deu confiança e mecanica de jogo ao time.
    Que a diretoria corra atrás de reforços desde já e mantenha quem deu boa resposta em
    campo, para que o JEC se mantenha na série B sem riscos de rebaixamento.

  • Coxa Branca diz: 18 de outubro de 2011

    Parabéns ao JEC !!

    Nessa estada em SC em 2010, a torcida do Coritiba aprendeu a admirar o povo de Joinville e o JEC. Só temos a agradecer e agora a parabenizar !!

    Estamos muito felizes com a subida do JEC, e torcemos por um bom desempenho ano que vem !!! Dá-lhe JEC !!!!

  • BETTO FOGUETEIRO diz: 18 de outubro de 2011

    VALÇEU JEC É ISSO AI FORÇA MAIOR A SC.

  • Pergunta??? diz: 18 de outubro de 2011

    Quem é Joinville???? Ahhhh já sei é a cidade das bailarinas.
    Parabéns Lacraias pelo acesso.
    Subiram para B de BIBAS.

  • Duas vezes 6 X 0 Eternus diz: 18 de outubro de 2011

    Apesar de torcedor do maior Clube de SC, o Criciúma Esporte Clube parabenizo a volta do JEC para Série B, e, em breve pelo poderío da cidade estará junto com o Tigre na Série A.
    Qaunto ao comentário do HÉLIO, só pode ser um brincalhão, parece que esquece que a maioria dos títulos do TOMBENSE foram conquistados antes da 2ª guerra mundial e alguns deles com a participação de 4 times da capital e um de Laguna (Externato, Postal, Avai, Figueira e Barriga Verde de Laguna).
    Também seu HÉLIO esquece como a gestão do “De Barba” ajuda o time da coloninha desde 1999, a começar pelo campeonato de 99 que assaltaram o Juventus de Jaraguá na semi final no Scarpelixo, além da calamitosa arbitragem da final conta o Avaí. Seu HÉLIO, em 2003 o pequeno Caxias foi roubado na final com a não marcação de dois penaltis (um no Aldrovani e outro no Fernandinho) além de ter marcado um duvidoso para o time da Federação! Em 2004 teve o jogo da classificação contrao Marcílio em Itajaí lembra como foi, se não lembras informo que foi o Margarida que apitou e Tombense foi para final.
    Senhor HÉLIO, você chama de lisura gastar uma fábula para subir para Série A em 2001 pelo tapetão já no ano de 2002 para azeitar a engrenagem (o Alfredo Loebeling mudou a súmula apedido do Armandinho lembras).
    Esqueces a compra da vaga do Tubarão da Copa do Brasil?
    Esqueces a subida pela janela da C para B ?
    Não lembra das invasões em 1994 no estadual e o título validado 6 meses depois via tapetão, e da de 2001 contra o Caxias na Série B e a vitória na última instancia no STJD!
    Falas que o Figayrense é o time do bem, e como explicar a origem dos recursos da era PPP? tería alguma relação com letras do estado (e,s,t,a,d,o ou melhor a, b, c, d,e, f, g, h, i ,j, l….)

  • Ooclebermachado diz: 18 de outubro de 2011

    Joinville? Não conheço, nunca ouvi falar. Arnaldo, pode subir algo que não existe? Discussão é pontual

  • Sandro Bernardo diz: 18 de outubro de 2011

    Parabéns Joinville, sou torcedor do Figueira, mas diferente de alguns comentários desnecessários entre torcedores catarinenses, sempre torço para nossos times, é legal, é justo, é sustentabilidade gente, ficam falando um bocado de besteira, como esse tal DUAS VEZES de Criciúma, quanta raiva de si mesmo, gente o Criciúma é também um grande time de Santa Catarina, e torço por eles, diferente de alguns, mas penso que esses que falam antes de pensar devem ser uma minoria absoluta, ainda bem…

  • Sandrão – JOINVILLE diz: 18 de outubro de 2011

    FELIZ… FELIZ… FELIZ PRA CARALEOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!

    É JEC PORRRRRRRRRRRRRRRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA !!!!!!!

    Das lágrimas de ver o meu time sem série… às lágrimas do resgate da nossa dignidade!!!

    Valeu Braga pela cobertura e apoio ao JEC nas horas mais difíceis. Baita profissionalismo!!!

    ESSA CIDADE TÁ MUITO FELIZ… TU NÃO TEM NOÇÃO DO QUE ISSO REPRESENTA PRA ESSE POVO ORDEIRO E TRABALHADOR!!!!

    UM CONVITE BRAGA: Venha pra cá no domingo ver a bonita festa no jogo contra a Chape!

    PARABÉNS TRICOLOR !!!!!!!!!

  • Davi Neumann diz: 18 de outubro de 2011

    Ontem 5 mil pessoas faltando no trabalho pra ver o jogo segunda de tarde na praça, 3 mil pessoas acordadas esperando o time na arena no meio da madrugada, 19 mil acompanhando o jogo pelo site do AN….esse time tem muita mais torcida mesmo ta explicado a dor de cotovelo dos times da ilha

  • Thiago – Joinville diz: 18 de outubro de 2011

    Apenas para refrescar a memória dos torcedores do Figueira que estão dizendo que o JEC subiu para a série C no tapetão: No campeonato brasileiro da série C de 1999, o Figueira terminou em sexto lugar (subiam para a B no ano seguinte apenas os dois primeiros). Porém, no ano 2000, o Figueira disputou a série B, na tal copa João Havelange, módulo amarelo. No mínimo estranho não?!!?
    Saudações Tricolores!

  • helio diz: 18 de outubro de 2011

    Engraçado as tigresas e as bailarinas ficaram empolvorosa com as verdades que relatei aqui neste espaço, é! o chapeuzinho rosa serviu nas cabeças das moiçolas, hum…, sabem do que mais, recolham se as suas insignificancias seus idiotas.

  • Alvinegro – Realista diz: 18 de outubro de 2011

    Antes de mais nada, parabens ao Joinville pelo acesso. Ganhou jogando bola. Acho um pecado a Chapecoense não ter subido junto. Perdeu jogando bola, mesmo tendo um excelente técnico.

    Dito isso..pera lá JEC… vamos ser realistas, os títulos tão pregados por vcs nos anos oitenta… eram fruto de de campeonatos incrivelmente amadores. Falo isso com propriedade, pois os jogos que eu assistia aqui com meu pai eram peladas, Figueira x JEC, Figueira X Avai, Figueira x Caçadorense, etc etc etc…nossa o que eram esses campeonatos… Somente nos anos noventa os times começaram a tomar vergonha na cara e buscar a profissionalização, começando por Criciúma e melhorou mesmo depois de 2000. O próprio JEC ganhou um BI campeonato com propriedade em 99 e 00 se não me engano. E falem o que quiser faz mais de uma década que o FIGUEIRA tem competido com profissionalismo e competência… maior prova disso foi que, quando caiu em 2008, retornou rapidamente a Serie após duas temporadas na B, e hj com vaga a sul-americana assegurada, é franco atirador pra outras possibilidades.

    E muito bem dito pelo Braga, Serie B é bemm mais rica e difícil, e também também mudou de uns anos pra cá, bem mais disputada. Façam o suficiente pra se manter por lá, mesmo com Atletico PR, Atletico MG, Avai e America MG disputando o mesmo campeonato em 2012, pois será fácil lembrar desses posts final do ano que vem se não assim!!!! E já estará de bom tamanho, acompanhei o Figueira muitos anos na B, e percebo a evolução pra se adequar ao grande campeonato que é a serie A, que o JEC nao disputa a muitos anos… ou os torcedores do JEC nao reconhecem isso tambem????

    Boa sorte na B

  • Tricolor diz: 18 de outubro de 2011

    Aquele helio é uma piada quando vc ficou ate as 3 e meia da manha esperando seu time chegar… sabendo que de manha cedo vc trabalha…Cantar o hino do seu time juntos com os jogadores na porta do estadio as 4 da manha com 3mil pessoas… imagine isso na hora do jogo domingo como nao vai estar quer uma dica assiste ai nossa festa…
    seu time enche seu estadio em tds os jogos ou so contra times grandes??? aqui nao tem essa nos somos torcedores em qualquer momento em qualquer circunstancia.

    Ps: Não falo isso para tds os torcedores dai mais sim em especial para esse Helio que so fala merda

  • emerson diz: 18 de outubro de 2011

    Alvinegro – realista, é inegável que o campeonato catarinense evoluiu muito nos últimos anos, mas não tente desmerecer o OCTACAMPEONATO do JEC. Se você disser: “O JEC e o Criciuma eram clubes profissionais no meio de clubes amadores”, aí eu concordo. Só o JEC e o Criciuma (esse bem menos que o JEC) tinham condições de ganhar alguma coisa naqueles anos. Vale lembrar que o JEC fez boas campanhas em brasileirões daquela época, o que já é suficiente para desmentir a tese de que o JEC só ganhava o catarinense porque era um torneio amador. Se o JEC não fosse bom, outros clubes teriam interrompido a sua sequência de títulos.

  • Canello diz: 18 de outubro de 2011

    Coitado do Helio, nem existe… Duvido que seja torcedor do figueira, e sim que seja do avai, “magoaduxo” por seu time estar descendo… Ou até mesmo seja um da chapecoense, que quase nunca fala mal de Joinville né? Se tu for figueirense, então realmente quero entender esta mágoa, estão em outro nível, vivendo seu auge, felizes… Não vejo motivos para ficarem resmungando… Por isto eu digo, ou é torcedor avaiano ou é torcedor da chapecoense….

  • Alvinegro da Lagoa diz: 18 de outubro de 2011

    É muita cara de pau ou ignorância mesmo.
    Um Jegueano nem fica vermelho ao falar que o Jegue tem apenas 36 anos, kkkkk!!!
    E o Caxias e o América onde ficam nessa história?
    Em 1976, os dois timecos estavam falidos e devendo o ku-das-calças.
    Aí, numa manobra espetacular e pra lá de fraudulenta, mudaram a razão social, e eis que aparece o Joinville Esporte Clube assim do nada.
    Os credores do Caxias e América SIFÚ!
    Que golpe, meu!
    Paralelamente, a esse evento, o comerciário de Ki-ciúme, também estava matando cachorro a grito, devendo os fundilhos e praticamente passando fome.
    O que os pés-sujos fizeram?
    Copiaram e colaram as falcatruas dos Jegues.
    Aí, essa quadrilha do sul e do norte, tomaram conta do futebol de SC, mancomunados com o então presidente da FCF, até darem com os burros nágua, pois o ilícito pode nascer, mas está fadado a morrer precocemente.
    Quanto ao Caxias, este esperou sorrateiramente baixar a poeira, para depois se desvencilhar do JEC e seguir vida própria, como se nada fosse nada.
    Por isso eu digo:
    O FURACÃO possui 80 anos. É o clube mais antigo da Santa e Bela e nunca precisou usar desses artifícios vergonhosos.
    Até o Bvai, uma discidência do FURACÃO, tem um passado mais digno.
    Nunca mudamos nossas cores.
    Nunca mudamos nossos nomes.

  • Alvinegro da Lagoa diz: 18 de outubro de 2011

    Parabéns a todos o Joinvillenses pelo acésso a série B.
    Afinal de contas, em falcatruas e golpes, só tem um inocente. O TORCEDOR!
    Esperamos vocês na A de 2013.
    Claro, precisamos estar lá, assim espero, heheheh!!!!!

  • Sandrão – JOINVILLE diz: 19 de outubro de 2011

    Braga,

    Coloca esse vídeo em evidência aí no blog. Muito legal !!!

    Mostra os bastidores do JEC no jogo contra o Brasiliense… o jogo do acesso!!!

    Obrigado e Forte Abraço!

    http://jec.com.br/bastidores-do-jogo-da-subida/

  • Pedro diz: 19 de outubro de 2011

    Engraçado ver alguns torcedores do figueirense falando que o Jec tem falcatruas….

    Talvez a maioria destes torcedores não usam as ” LETRAS” de forma correta na hora das palavras….

    PPP?????idolo eterno do figueirense

  • Carlos-Joinville (O mensageiro do senhor tricolor) diz: 19 de outubro de 2011

    O senhor tricolor está acordando.
    Salve o senhor tricolor, senhor das terras do norte. Seu império é tão fiel que o seguem até os confins desse mundo. Seu exército é tão grande que é capaz de lotar duas ou mais arenas para contemplar sua presença. Venho aqui como mensageiro trazer-lhes uma oferta dele, onde o mesmo pede tão pouco. Quer que o reconheçam como soberano de todo esse estado. Em sinal de sua bondade ele não levará em conta as ofensas e blasfemas á ele proferidas enquanto repousava. Aceitem, ou milhares de vozes do império tricolor cairão sobre vocês.

  • Mario L. Nascimento diz: 19 de outubro de 2011

    Alvinegro da Lagoa,

    você vem falar de ignorância? O que você conhece da história? Se não conhece, não invente bobagem.

    Caxias e América não deixaram de existir. Tanto que os dois clubes continuam com seus patrimônios e suas razões sociais até hoje. O Joinville Esporte Clube é uma entidade jurídica completamente diferente. Não houve credor lesado pelo surgimento do JEC. Credores dos dois eram torcedores que tentavam dar-lhes sobrevida, mesmo que fossem clubes sem estrutura e sem profissionalismo. Se não receberam, ficaram quietos.

    Não houve nenhuma falcatrua, não houve desonestidade. Quem poderia se sentir lesado seriam os torcedores de Caxias e América e muitos deles se sentiram. Mas a imensa maioria da cidade adotou o novo clube, que de fato nasceu campeão. Passou por cima dos então timecos de Fpolis, que depois de quase 30 anos, tinham ganhado alguns estaduais e feito alguns vexames representando SC no nacional. E só chegaram lá com a providencial ajuda da FCF, presidida pelo Giuliari, que vocês tanto odeiam, mas que foi o verdadeiro responsável pelo ressurgimento do futebol da capital. No mesmo período times de Joinville (Caxias, América e Operário) levantaram por 8 vezes o caneco estadual. Metropol e Comerciário (atual Criciúma) ganharam 6 títulos no período.

    Mesmo entre 1972 e 1975, quando ganharam alguma coisa, Avaí e Figueirense não eram nenhuma maravilha. Estavam no mesmo barco de Caxias, América e outros do interior. Clubes amadores disputando campeonatos profissionais.

    Teu despeito é porque a capital sempre dominou a federação e o grande número de títulos dos clubes daí foi obtido num período em que as armações os favoreciam descaradamente. No primeiro período “negro” do futebol de Fpolis (de 1946 a 1971) a qualidade do futebol do interior era tão avassaladoramente superior que mesmo com as armações (que continuaram) Avaí e Figueirense não ganhavam nada. Um ou outro vice… No mais, era a autêntica festa do interior.

    Já o segundo período “negro” foi quando o interior estava presente na FCF. Apesar do que dizem, boa parte da estrutura continuava nas mãos de gente da capital. O Giuliari colocou o futebol de SC no cenário nacional dando força para os times de lá. Mas bastou o JEC surgir com um mínimo de estrutura profissional (não era lá essas coisas, mas deu de 10 a 0 nos times da capital) para passar a ganhar tudo. Depois o Criciúma passou a dominar a cena. Foram mais 26 anos, com apenas 4 títulos salteados da dupla da capital. JEC ganhou 12, o Criciúma 8. Brusque e Chapecoense os outros 2.

    Como você mesmo escreveu, “o ilícito pode nascer, mas está fadado a morrer precocemente”. O que morreu precocemente foi a reação do futebol de Fpolis a partir de 1972. Nem por isso estou dizendo que foram ilícitos. Os impérios do interior duraram quase 30 anos. Teriam sido menos lícitos?

    De lá para cá a realidade é outra. Avaí e Figueirense se estruturaram, principalmente o segundo. Ninguém fica na série A por 7 anos seguidos à toa (só para lembrar, o JEC ficou 10). Os azuis parece que não atingiram ainda o mesmo patamar, mas nos úlitmos anos chegaram lá, onde estão se mantendo a duras penas.

    O momento atual é melhor para os times de Folis, sem dúvida. Só que eu não vou aqui tentar diminuir o que eles conseguiram. Não vou dizer que houve falcatrua, armação, mesmo que algumas vezes a impressão seja exatamente esta. Reconheço os méritos de quem tem e parabenizo a sua competência. Da mesma forma, seria interessante que os outros reconhecessem (não precisa gostar nem aplaudir) quando JEC, Criciúma ou Chapecoense ganham.

    Acho que não é pedir demais. Felizmente, como se pode ver pelos comentários aqui e no blog do Castiel, a maioria reconhece. Alguns até aplaudem. Muitos brincam de forma sadia, o que faz parte do jogo. Mas sempre haverá os que colocam a paixão acima de tudo e se deixam cegar por um clubismo exacerbado.

  • Mario L. Nascimento diz: 19 de outubro de 2011

    Alvinegro da Lagoa,

    peço que me desculpe por insinuar que você não reconheceu o mérito do Joinville no acesso à série B. Só li o teu segundo comentário depois de ter enviado o meu.

    E você tem toda razão. O único inocente na história somos nós, os torcedores. Que, de um jeito ou de outro, pagamos a conta.

    A grande nação tricolor também espera encontrar o Figueira em breve em um campeonato nacional. E torcemos para que seja na série A. Portanto, mantenham-se lá em 2013 também. Esse ano, vão ficar, sem susto…

    Parabéns ao Figueirense por mais uma bonita campanha na elite do futebol brasileiro.

  • gustavototal diz: 19 de outubro de 2011

    Trocaram de cores sim até de cor de rosa os figayras ja estiveram….que piada, agora a união que deu origem ao Joinville criou um monstrengo muito maior que qualquer outro time no estado. E a história está apenas começando nesse pouco tempo de vida, ja jogou na série A e B por mais de quase 30 anos. Os times da ilha tem pouca torcida porque sempre foram uma vergonha por isso que tem tanto flamenguista e vascaíno lá, não tem nem metade dos títulos estaduais de Joinville porque quadrangular com times da ilha não é estadual, apesar de eles chamarem de estadual no mundo deles. Mas a manezada aprendeu a chorar muito afinal são quase centenários e tem suas salas de troféus vaziazinha

Envie seu Comentário