Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Pelo que os catarinenses ainda brigam?

24 de outubro de 2011 15

A temporada do Brasileirão está chegando ao fim.

Os clubes catarinenses vivem momentos distintos nas respectivas séries que disputam. O blog fez um breve resumo do que resta a cada um até o fim do ano:

AVAÍ

A briga: para não ser rebaixado

Situação: a vitória sobre o Botafogo, sábado, é um espelho daquilo que o blog vem falando há algum tempo. O Avaí luta muito, ninguém no elenco pode ser acusado de não dar a cara a tapa nessa hora complicada. O problema são os erros que sugem por causa da falta de qualidade de alguns setores. Contra o Fogão, diferente de alguns outros jogos, a vontade acabou prevalecendo e a vitória veio. É daquelas que dão ânimo para seguir lutando. Mas a situação do Avaí ainda é dramática.

Jogos que restam: Corinthians (f) / Ceará (c) / São Paulo (f) / Cruzeiro (c) / Vasco (f) / Coritiba (f) / Figueirense (c)

FIGUEIRENSE

A briga: Libertadores, sim! Por que não?

Situação: o Figueirense faz uma das melhores campanhas do returno. E joga, sem medo de errar, o melhor futebol do momento no Brasileirão. Sábado, venceu o Palmeiras no Canindé com um pé nas costas, dominou completamente. Terceira vitória seguida fora de casa, a sexta no geral. Como o São Paulo desandou e faz campanha patética no momento, o Figueira tem tudo para assumir o posto de visitante mais indesejado da competição. E está a três pontos do G-5 que hoje dá vaga na Libertadores. Então vamos parar com essa de que não dá pra brigar, porque dá, sim! Hoje vejo o time catarinense mais no páreo do que Inter e São Paulo, em queda de produção. Briga, portanto, com os cariocas Fluminense, Flamengo e Botafogo (e ainda enfrenta os três). Pra título, de fato, não dá mais, mas Libertadores seria um prêmio e tanto para um clube que vem arrancando elogios nas últimas rodadas. A Sul-Americana já está praticamente garantida.

Jogos que restam: Bahia (c) / Botafogo (f) / Atlético-MG (c) / Flamengo (f) / Fluminense (c) / Corinthians (c) / Avaí (f)

CRICIÚMA

A briga: pelo acesso à elite na Série B

Situação: posts anteriores aqui no blog já resumiram bem pelo que briga o Tigre nessa reta final da Segundona e a sequência de jogos. Ressalto apenas que o próximo jogo, contra o Americana, terça-feira, no interior paulista, é primordial. Se vencer o adversário direto, o Criciúma se credencia, de vez, ao acesso.

JOINVILLE

A briga: pelo título da Série C

Situação: o JEC está em festa, o torcedor tricolor, em estado de graça. O clube já conquistou por antecipação o acesso à Série B. Agora, o objetivo é buscar o título nacional. Neste domingo, em jogo de festa, uma partidaça com a Chapecoense na Arena, vitória por 3 a 2, no fim, de virada, com direito a gol do ídolo Lima no centésimo jogo dele pelo clube. Festa completa. Disparado na chave, o JEC já se garantiu na final da Série C nesta segunda, após o Brasiliense golear o Ipatinga por 4 a 1, em Taguatinga. Assim, a última rodada do Grupo F (Ipatinga x JEC, Chapecoense x Brasiliense) será apenas uma formalidade. O tricolor espera agora pela definição do imbróglio judicial no Grupo E para saber quem será seu adversário na decisão, ainda sem previsão de data. Ruim, porque o clube corre o risco de ficar muito tempo parado, enquanto o adversário virá embalado. Mas, de qualquer forma, o JEC tem tudo para repetir os feitos do Avaí (1997) e Criciúma (2006).

Jogos que restam: Ipatinga (f) e finais da Série C (a definir datas e adversário)

CHAPECOENSE

Por fim, um registro da Chapecoense. O time do Oeste não foi bem na fase decisiva. Mas no domingo surgiu um boato de possível punição ao Ipatinga por escalação irregular de jogadores. Nunca gosto dessas coisas, mas vamos aguardar para ver se vai além de boato.

Siga o blogueiro no Twitter:

Comentários (15)

  • francisco m. diz: 24 de outubro de 2011

    FIGUEIRAAAA SEMPRE….MAS TROCO A LIBERTADORES PELA QUEDA DESSE TIMECO DA COSTEIRA..QUE NEM NOME DE TIME DE FUTEBOL TEM…..MAS COM CERTEZA TEM A MAIS APAIXONADA IMPRENSA ESPORTIVA TORCENDO POR ELE….ISSO SIM E UMA VERGONHA

  • Eduardo M diz: 24 de outubro de 2011

    Enquanto isso , o Vasco , sempre menosprezado por vários jornalistas , inclusive o titular desse blog , se mantém na liderança , outros times , sempre badalados pela imprensa , como Flamengo , São Paulo , Inter e Cruzeiro tropeçam a cada rodada e o Santos , ” dono de um elenco fantástico” , mostra cada vez mais que sem o Neymar é um time para lutar por um classificação honrossa apenas no brasileirão.

    Assim como em 2009 , quando acreditei sempre no Fluminense , venho batendo na tecla do Vasco desde a metade o primeiro turno. E você é prova viva disso que falo.

    Joga um futebol interessante , com jogadores agrupados , tabelando sem dar chutões e tem um grande diferencial : tem vários jogadores de bom nivel do meio para frente. E o que isso importa ? Simples , é o unico time que não sofre com desfalques. Tem 4 meias para duas vagas. Juninho , Diego Souza , Felipe e Bernardo. Tem 4 volantes do mesmo nivel e que não dão chutão ( quem mais usa desse recurso é o Eduardo Costa , mas os demais não ).

    Agora , como não podem mais falar duvidar da capacidade do Vasco , começam a questionar a tabela. Dizem que a do Corinthians é facil e a do Vasco , não. Será ?

    Todos que dizem isso se esquecem que a queda do Coritnhians começou justamente nessa fase do primeiro turno , quando pegou os “adversário faceis”. Será mesmo que enfrentar um desesperado Ceará num PV lotado , ou um Figueirense no Scarleli é tão facil assim ?
    E um Atlético MG que faz um returno MELHOR que o Corinthians ? É facil assim ? E o classico na ultima rodada contra o Palmeiras , que tem um time ruim , mas…

    E o Vasco ? Para mim , o Vasco tem dois jogos onde ele pode perder pontos. O do proximo domingo contra o irregular São Paulo e o ultimo , contra o Flamengo. Contra o São Paulo , o Vasco é favorito e , na minha visão , vence o jogo. Mas a fraquissima campanha do São Paulo , sua ultima chance de tentar lutar pela Libertadores via brasileirão , pode tornar o jogo uma arapuca. E o ultimo , contra o Flamengo , QUE DEVE SIM SER CONFIRMADO PELA CBF PARA SÃO JANUÁRIO , por tudo que envolve e pelo fato do Flamengo estar lutando por Libertadores.

    Ah , mas o Vasco vai a São Paulo enfrentar o Santos e o Palmeiras !
    E dai ? O Palmeiras ? Passo…O Santos ? Olha , o Muricy está dizendo que , em caso de vitória sobre o Atlético PR no proximo domingo no Pacaembu , o time titular sai de campo para se preparar para o mundial. E o jogo seguinte , contra o Vasco , também no Pacaembu , já deverá ter o time reserva em campo.

    Além disso , o Vasco recebe o Avai , enfrenta o irregular Fluminense e recebe o Botafogo , MUITO PROVAVELMENTE EM SÃO JANUÁRIO.

    Acho que o Vasco faz nessa reta final um minimo de 17 dos 21 pontos que disputa.

    Mas é claro , sempre com a desconfiana de todos. Mesmo sendo o time mais regular da competição , mesmo já tendo 7 vitórias fora de casa , mesmo tendo uma enorme variedade de meias de criação , mesmo sendo o unico time que não foi irregular etc…

    Do blogueiro: Não tem jeito, o Vasco não passa confiança, talvez seja pelas goleadas que levou. Mas definitivamente está na briga pelo título. Terá minha torcida (inclusive semana que vem), mas inegavelmente o favoritismo racional é do Corinthians.

  • djoni alvinegro diz: 24 de outubro de 2011

    Ae Eduardo, vaí lá num blog do RJ pra expressar tua paixão. Se não notasse aqui estamos falando dos times catarinenses, blza? Ou faz um esforço e valoriza o que é daqui do teu estado!

  • Joao diz: 24 de outubro de 2011

    Sou Chapecoense mas, por motivos profissionais, estou residindo em Joinville há algum tempo.
    Tive a oportunidade de ir ao jogo ontem na Arena.
    Que festa faz a torcida do JEC!!
    Acesso à série B muito merecido pela equipe (jogadores, comissão técnica etc), mas principalmente pela cidade, que merece ter um time representando bem o Município.
    Parabéns ao JEC e à cidade de Joinville.
    Agora tem tudo para ser Campeão!!!
    Quanto ao meu time… paciência.. quando precisava foi incompetente (de novo)…
    Abraço a todos.

  • felipe diz: 24 de outubro de 2011

    ae braga, onde saiu esse boato de escalaçao de jogadores irregulares pelo lado do ipatinga?

    Do blogueiro: Comentaram ontem na transmissão do jogo do JEC. Mas também não sei muito além disso.

  • emerson diz: 24 de outubro de 2011

    Djoni Alvinegro, o Eduardo é do RJ. E o Eduardo é sempre bem-vindo, pelos seus excelentes comentários.

  • Jonas diz: 24 de outubro de 2011

    Pois é, o Eduardo sempre é bem vindo com seus comentários muito bem fundamentados e respeitosos. Quem mais tu quer que se retire, Djoni Alvinegro?

    E dá-lhe JEC.

  • ze alvinegro diz: 25 de outubro de 2011

    JONAS , EMERSOM , quanta incoerencia quanta falta de visao de valorizaçao de si mesmo , o DJONI ALVINEGRO esta certissimo o tema do post e tao somente sobre o futebol dos CLUBES CATARINENSES , se o cara e do rio e torcedor do vasco vai comentar la no jornal do rio fora pseudocariocas .

  • BOLA PRA FRENTE! diz: 25 de outubro de 2011

    Hoje é o dia da verdade para o Tigre, se vencer o Americana bota um pé na série A. Escrevam o que estou dizendo…

  • Fabricio Joaquim diz: 25 de outubro de 2011

    Agora é fato: JEC está na final do Brasileiro da Série C de 2011.

    Ontem, o Brasiliense venceu o Ipatinga por 4×1, classificando o JEC antecipadamente para a final, mesmo faltando ainda a última rodada.

    Vamos lá, JEC! Avaí e Criciúma já conseguiram esse título. Agora chegou a vez do glorioso tricolor de SC conquistar esse caneco. Dá-lhe, JEC! Estamos com você, SEMPRE!

  • Jonas diz: 25 de outubro de 2011

    Então tá, Zé Alvinegro, vc com sua visão sectarista é que está certo. Você, Hitler, Mussollinni, Salazar, Franco, Stalin e outros do mesmo tipo estão absolutamente certos com essas palavras de ordem, imposição de ideologias e de condutas. É por isso, e por pessoas como vc, que ir a um estádio de futebol está cada vez mais perigoso hoje em dia. Tu não percebe que tu não tem o direito de impor a outro o que ela deve vestir, comer, pensar, COMENTAR E TORCER?!

    Valorizar o nosso futebol – catarinense – não implica ignorar o do vizinho, muito menos reprimir quem quer, livremente, torcer pra A, B, C ou D.

    Eduardo M, tenho certeza que as palavras do Djoni Alvinegro e nem do Zé Alvinegro não te importunaram, e continuarás a comentar por aqui. De qualquer forma, reitero: seja sempre bem vindo (o blog não é meu, mas da minha parte és bem vindo).

    Saudações tricolores.

  • emerson diz: 25 de outubro de 2011

    Qualquer um pode vir aqui e falar do futebol carioca, paulista, amazonense, acreano, sergipano ou de qualquer lugar. Futebol é uma brincadeira e não deve ser levado tão a sério. É por mentes abitoladas como a desses dois alvinegros que existe violência no esporte e muita gente deixou de ir aos estádios de futebol.

  • ze alvinegro diz: 26 de outubro de 2011

    JONAS o fato de eu me valorizar nao quer dizer que estou a menosprezar outros clubes ou a opçao de torcer por qualquer clube , se alguem demostrou radicalismo foi voce ao citar ditadores sanguinarios que povoaram a historia , violencia nunca aconteceu entre as torcidas de avai ou figueira a maior rivalidade do estado , apenas reclamei atençao ao titulo do post ou seja o nosso futebol , nada contra qualquer clube de fora do estado , diante disto so tenho a lamentar ter um coterraneo rebatendo minha opiniao que e tao logica , mas eu tentei e isso e o inportante , paciencia afinal temos o poder de mudar a cabeça das pessoas mas nao podemos fazer milagres .

  • Eduardo M diz: 26 de outubro de 2011

    Ilustres ,

    Comento sobre o futebol carioca porque sou do Rio. Comento sobre o futebol catarinense porque a familia da minha esposa é de SC e , como estou sempre visitando o estado , me aproximei das coisas da terra.

    O fato do blog ser escrito por um jornalista catarinense e com foco maior para os times locais , não impede a ninguém que frequente o espaço e fale dos demais clubes.

    E talvez eu tenha mais comentários sobre o futebol de SC aqui nesse blog do que muitos torcedores dos times do estado.

    Qualquer duvida , perguntem ao titular do blog.

    Do blogueiro: Assino embaixo

  • djoni alvinegro diz: 31 de outubro de 2011

    Continuo achando q o foco era os times catarinenses!
    Se um daqui fosse num blog carioca pra falar de times daqui, seriamos ridicularizados no mínimo… não leve a mal.
    Mas foi legal ver os mistos assumindo as dores alheias!

Envie seu Comentário