Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Santa estreia novo colunista de esporte

28 de outubro de 2011 42

Uma novidade para os leitores da editoria de esporte do Jornal de Santa Catarina. A partir da próxima terça-feira, dia 1º de novembro, o jornal passa a publicar a coluna do jornalista carioca Renato Maurício Prado, que trata, principalmente, do futebol nacional _ com foco maior, mas não único, nos clubes cariocas. É um acréscimo de opinião, sem excluir as demais colunas e o foco do Santa no esporte local. Em breve, virão mais novidades por aí.

A coluna de Renato Maurício Prado _ mais conhecido pelo público pelas participações nos programas esportivos do canal a cabo SporTV, como o Bem, Amigos! e o Redação SporTV _ vai comentar o panorama do esporte nacional três vezes por semana: às terças, sextas e nos finais de semana.

O colunista tem 35 anos de carreira no jornalismo, a maior parte ligada ao esporte, e assina a coluna que será publicada pelo Santa (e já era publicada no Diário Catarinense) no jornal carioca O Globo desde 2002. Além do futebol, ele também costuma comentar outras questões do esporte nacional, Fórmula 1 (já foi correspondente) e tênis _ escreveu um livro que narra a trajetória do nosso catarinense Gustavo Kuerten no tricampeonato de Roland Garros.

Quem é ele

* Renato Maurício Prado nasceu em Niterói em 11/1/1953 e começou no jornalismo em 1976, no Jornal do Brasil, onde foi repórter de política e de esportes.

* Em 1979, transferiu-se para O Globo, como repórter da editoria de esportes, onde posteriormente foi colunista, subeditor e editor (no período de 83 a 86).

* Em 1987, foi designado correspondente do Globo em Madri, Espanha, tendo como uma das principais atribuições cobrir a Fórmula-1 por todo o mundo.

* De volta ao Brasil, em 1988, teve rápida passagem pela Rede Globo de Televisão, como repórter de vídeo, na editoria de esportes, e passou a chefiar a sucursal Rio da revista Placar, da Abril.

* Em 2002, voltou a ser colunista de esportes de O Globo, onde assina uma coluna às terças, sextas e domingos. Participa do Programa “Bem Amigos” no Sport TV, nas noites de segunda-feira e faz também comentários esportivos no canal a cabo e nas rádios Globo e CBN.

* Tem dois livros publicados: o “Deixa que eu chuto” (foto), com duas edições, sobre o lado folclórico e divertido do esporte, e o “Saibro, suor e glória”, que conta a trajetória vitoriosa do ídolo catarinense Gustavo Kuerten em Roland Garros.

Abaixo, a entrevista que eu fiz com o Renato Maurício Prado durante a semana, e que está publicada também na edição de fim de semana do Santa:

“Os clubes do Rio aprenderam a disputar os pontos corridos”

Santa – Pra começar, uma bem fácil: quem será o campeão brasileiro de 2011?

Renato – Sou jornalista e não adivinho! (risos) Esse campeonato é completamente imprevisível! No momento, o favorito é o Vasco, que vem voando, graças a um doping extremamente positivo e poderoso: a vontade de ganhar o título para o Ricardo Gomes, que viveu aquele drama do AVC e ainda está se recuperando.

Santa – O futebol carioca ressurgiu nos últimos anos, com títulos importantes e times fortes. Os clubes aprenderam a lição ou trata-se apenas de coincidência?

Renato – Os clubes do Rio aprenderam a disputar campeonatos por pontos corridos. Passaram a montar elencos fortes, e não somente times, e apostaram no retorno de jogadores que podem fazer a diferença, como Ronaldinho Gaúcho, Renato (ex-Santos e atualmente no Botafogo), Juninho Pernambucano, Fred etc. Ainda falta muito, em termos de estrutura, mas o Rio esta provando que Centro de Treinamento é bom e ajuda, mas não é o bastante. Até porque não entra em campo e não faz gol.

Santa – Que nota dá para o andamento da Copa de 2014 até o momento? E das Olimpíadas de 2016 no Rio?

Renato – Por enquanto, zero e zero. Esse tipo de competição é uma grande oportunidade para que se consiga fazer obras de infraestrutura que, passados os eventos, se tornam legados importantes para o povo. Nada disso foi feito até agora. Ao contrario, estão plantando elefantes brancos em lugares que não precisavam de estádios, como Brasília, Belém e Cuiabá! E nossos aeroportos (que são vergonhoso) terão puxadinhos provisórios! Isso sem falar nas denuncias de desvios de verba no Ministério do Esporte…

Santa – Mano Menezes corre risco na Seleção no caso de não engrenar em 2012?

Renato – Corre. E muito! Se fracassar nas Olimpíadas de Londres, acho que não chega à Copa. Até porque a seleção principal não esta jogando nada.

Santa – Neymar tem condições de ser o melhor do mundo nos próximos anos?

Renato – Tem. Ele é fenomenal! Mas precisa manter a cabeça no lugar, pra não deixar a carreira encolher, como aconteceu, por exemplo, com o Robinho.

Santa – Além de futebol, você também gosta muito de F-1 e tênis, dois esportes que já viveram dias melhores no Brasil. Acha que o país poderá voltar a ter novos ídolos nesses esportes?

Renato – Torço muito para que isso aconteça. Mas as perspectivas a curto prazo não são animadoras…

Siga o blogueiro no Twitter:

Comentários (42)

  • Blumenauense diz: 28 de outubro de 2011

    Um comentarista carioca, comentando principalmente o futebol CARIOCA no Santa. Lamentável… Eu valorizaria mais se tivesse um comentarista sobre o esporte AMADOR de BLUMENAU.

    Do blogueiro: Daniel, são duas coisas completamente diferentes. O Santa passará a ter duas colunas, uma pra falar de futebol nacional, com maior destaque aos clubes de maior torcida aqui, conforme nos apontam frequentes pesquisas, esse é um pedido antido dos leitores do Santa. É um somatório de opiniões, não a exclusão de uma ou outra. quem pensa assim, está bem equivocado. Abraço

  • Giovanni Ramos diz: 28 de outubro de 2011

    RPM? FALA SÉRIO!!!!!!!!!!

    Por que tu mesmo não faz a coluna? Ao invés de trazer esse flamenguista imbecil…

    Do blogueiro: Calma, meu povo. Uma coisa de cada vez.

  • Roger diz: 28 de outubro de 2011

    Ah não. O Neto carioca não! Ele é horrível e bairrista ao extremo, não tem opiniões sensatas e é totalmente parcial ao Flamengo. Infeliz escolha.

    Pra contrabalancear bem que vocês podiam trocar entao o Claudio Holzer por alguém que realmente entenda de futebol local. Até mesmo você, Braga seria uma boa no lugar do Holzer que é disparado o pior jornalista do Santa.

    Do blogueiro: Roger, o Cláudio não é isso que tu falou, mas de qualquer forma ele não está mais conosco. A coluna Passe Livre seguirá existindo, feita pela editoria de esportes do Santa. em 2012 teremos mais novidades. Abraço

  • Eduardo diz: 28 de outubro de 2011

    Um comentarista carioca, comentando principalmente o futebol CARIOCA no Santa. Lamentável… Eu valorizaria mais se tivesse um comentarista sobre o esporte AMADOR de BLUMENAU. [2]

    Falou tudo.

    Do blogueiro: Repito, uma coisa não exclui a outra. Logo vocês vão entender isso e vir aqui dizer que estavam enganados. Abraço

  • Márcio Volkmann diz: 28 de outubro de 2011

    Olá ! Depois que li esse trecho da matéria “É um acréscimo de opinião, sem excluir as demais colunas”, tive a certeza que foi uma boa sacada. Afinal, queira ou não, é um jornalista com uma carreira invejável.

    Claro que defendo também uma coluna para nosso esporte amador, e quem sabe, uma exclusiva para o futebol de nossa região. Acho que mereceríamos isso. E, concordo.. Vc mesmo poderia tranquilamente ter uma coluna, nos moldes do que já escreve aqui no Blog.

    Eu sonho um dia que tenhamos em nossa cidade apenas torcedores de estádio (metropolitano), e não torcedores de TV (rio, são paulo). Por influência familiar, me tornei flamenguista, e depois que morei em Curitiba, Coxa Branca.. Mas, antes de qualquer coisa, quando alguém me pergunta, sou torcedor do Metropolitano. É o único clube que me importa hoje em dia, e você sempre me verá no estádio.. Dava vergonha (pra mim), dizer que torço por um time que está há uns 700 km daqui..

    Vejo tanta gente com vários artigos dos clubes do eixo Rio/São Paulo por aqui, e espero realmente que a partir de agora, passem a adquirir e usar os novos produtos do Metropolitano também. Difícil querermos um futebol forte, se ninguém fizer sua parte também não é mesmo?

    É isso, meu amigo.. Seu blog como sempre, está ótimo. Parabéns !

  • Juliano diz: 28 de outubro de 2011

    Braga,
    pelo que escrevestes acima, acho que dá pra ter uma idéia do que irá acontecer. Mesmo assim, registro minha sugestão. Além de uma coluna de futebol/esporte nacional, terças, sexta e sábados, esse mesmo espaço poderia ser ocupado as segundas, quarta e quinta por algum comentarista/articulista local, mesclando futebol local e futebol nacional, mas com uma visão mais daqui. Sei lá, aproveitar por exemplo alguém com Silvio Kohler, Vilmar Minozzo, Belmiro Avancini, Osmar Martins, Rodrigo Santos, e por aí vai. Ou mesmo algum outro jornalista local, que até fale de vasco, fla, sp, bota, etc., mas que também fale do Metrô, do Brusque, do Marcílio, etc.
    Um abraço,

    Do blogueiro: Insisto, calma que tudo se ajeita. Abraço

  • Rodrigo diz: 29 de outubro de 2011

    Não acho q ele seja o colunista + indicado, e concordo c/ oq falaram: ele eh bairrista e flamenguista! Vc, Braga, ou o Everton seriam + adequados do q ele. Mas, Braga, qual o motivo pra saída do Cláudio?

    Do blogueiro: O Cláudio saiu, tem outros desafios na carreira, os quais torço muito por ele porque é um amigo querido. Mas volto a esclarecer. a coluna do RMP NÃO SUBSTITUI o Passe Livre. É uma coluna a mais, que coincidentemente estreia logo após a saída dele. Abraço

  • Itamar diz: 29 de outubro de 2011

    Coimentarista esportivo? esse RMP – Redundante, Monotono e populista – é o maior babaca, torcedor fanatico do flamidia. Jornal que tem o nome de “SANTA CATARINA” anunciar uma comédia dessas é muito PROVINCIANISMO. Será que Blumenau acha que é suburdio do RIO?Assume essa bagaça voce mesmo Braga. Sou muito mais voce do que o Redundante, Monotono e populista.

    Em tempo: Enquanto o futebol catarinenense, apesar de tudo, está crescendo, esta notícia só me dá certeza que nossa imprensa tá se apequenando.

    Do blogueiro: Itamar, meu querido, ações como essa acrescem opinião ao jornal. As pessoas gostarem ou não é do jogo. Comentarista que todo mundo gosta não serve, gera indiferença com o tempo. Sobre as outras questões levantadas por ti, só peço um pouco mais de paciência. Logo voltas aqui pra concordar comigo. Abraço

  • Rafael diz: 29 de outubro de 2011

    Não vou entrar no mérito se o colunista deveria ser blumenauense, paulista, carioca ou alemão. Nem se ele deveria ser flamenguista, corintiano ou milanista. Apenas eu, pessoalmente, não gosto do RMP. Aprecio o bom senso e o equilíbrio, virtudes que não vejo nele.

    Do blogueiro: Boa, Rafael. E colunista tem que ser isso mesmo, elogiado por uns e detonado por outros. É a sina de quem opina. Pior, muito pior, seria ter apenas a indiferença dos leitores. E isso não queremos mais. Abraço

  • Antonio diz: 29 de outubro de 2011

    É realmente lamentável o Santa trazer um jornalista, que irá comentar sobre os times cariocas. Blumenau tem muitos torcedores de outros times. O que nós precisamos é de um colunista que emita opinão sobre esportes, mas sempre focando nossa região, pois nao se esqueçam que o jornal é acima de tudo um formador de opinião. Aí quando monta-se um time aqui, os jovens nao tem o menor interesse, pois já estão enraizados torcendo para times de fora

    Do blogueiro: Antônio, vou explicar pela milésima vez. Uma coisa não exclui a outra. O Santa terá as duas coisas, e isso é positivo. Antes a reclamação era de que faltava uma opinião sobre esporte nacional. Agora teremos isso e a visão local que o Santa sempre teve em 40 anos. Abraço

  • Mauricio diz: 29 de outubro de 2011

    Ricardo Mauricio Prado?? Fala sério!!

    Se queriam trazer algum comentarista carioca (não sei pra quê, coisa de provincia), que trouxessem alguém que prestasse e soubesse comentar sem emoção, só com a razão!!

    Lamentável!!

  • Tião Aragão diz: 29 de outubro de 2011

    Já te escrevi cara, somos fluminenses e não cariocas. Eu por exemplo sou fluminense de Teresópolis e não carioca.
    Primeiro ele não é carioca, quem nasce em Niterói é niteroiense ( para eles sacrilégio serem chamados de carioca, pois Niterói era a capital do RJ a terra de Araribóia), e, claro cidadão fluminense. Mais uma vez o SANTA E OUTROS meios de comunicação insistem em nos chamar de CARIOCA, os nascidos no território fluminense errando feio. A familia Marinho, para teu governo ( descendentes de Roberto Marinho) tem pavor do clube Fluminense. Razões sociais e de perdas de títulos -são flamenguistas.
    NÃO É UM BOM COMENTARISTA, NA BOLA ROLANDO. Na RBS de floripa tem gente melhor, como o Geraldo Simensatti ( posso ter errado o nome, mas o garoto é competente – tenho autoridade para avaliar, pois sou do ramo).
    Como fluminense ( tb torcedor do Flu ) não estou puxando brasa para minha sardinha e sim para a nossa.

    Do blogueiro: O carioca já se tornou usual, o jornalismo se permite a certas licenças para ser melhor compreendido pelo seu público. Sobre opinião desse ou daquele, cada um tem a sua e o Santa tenta atender ao desejo da maioria. Abraço

  • Figueirense Série A diz: 29 de outubro de 2011

    Ridículo nascer em Santa Catarina, morar em Santa Catarina e torcer para times cariocas. Tenho pena do Vale do Itajaí.

  • Serginho_JEC diz: 29 de outubro de 2011

    Braga, Entenda os comentarios negativos. Pois em um Estado onde a maior parte torce para os times Cariocas e Paulistas (Velha guarda, repassando a seus filhos), fica mais dificil ainda convencer a mulecada a torcer apenas para nossos times. JEC, Avai, Figueira, Criciuma etc…
    Eu tenho 25 anos e torço apenas para o JEC aprendi sozinho a ter esta paixão, pois meu pai é Flamenguista, mas como o futebol Catarinense vem crescendo, estamos tentando fazer com que a nova guarda valorize nossos times.

    Do blogueiro: Serginho, os comentários são absolutamente legítimos. Em tantos anos de jornalismo, aprendi uma coisa muito importante: é melhor a crítica do que a indiferença. E ter um colunista não nacional não significa preferir times cariocas, paulistas ou japoneses, é um acréscimo de opinião no jornal. E isso sempre é bom. Abraço

  • Serginho_JEC diz: 29 de outubro de 2011

    Braga, em alguns blogs não se faz necessario colocar o codigo de letras. é realmente necessario, digo isto porque quando estou no trabalho dá erro na imagem e não consigo comentar,assim como eu deve ter muita gente com este problema.

    Do blogueiro: Putz, Serginho, essa é uma briga antiga minha, vou mais uma vez tentar mudar isso. Por enquanto, me resta pedir desculpas pelo incômodo. Abraço

  • Roger diz: 29 de outubro de 2011

    Braga, Faço minhas as palavras do Serginho_JEC. Deixo de comentar muita coisa, porque várias vezes não consigo inserir o código de caracteres. Dá uma força pra gente tira isso do teu blog, vai!
    Abraço!

    Do blogueiro: Eu sei disso, gente. Vou tentar, prometo.

  • Charles diz: 29 de outubro de 2011

    Foi uma escolha infeliz. Ele nada acrescenta de interessante. Preferia que você tivesse mais espaço do que o colunista que foi escolhido.

  • Pessoa Comum diz: 29 de outubro de 2011

    Já estou saindo, só acessei para informar que na chamada para o link para o Blog do Braga, na página principal do Santa, está escrito: ¨Renata Maurício Prado estreia como colunista no caderno de Esportes¨. Na dúvida entre a foto e a legenda, fui conferir e li o nome do colunista: Renato Maurício Prado. Alguém digitou ¨Renata¨, no link. Nada demais, mas até que não seria ruim se fosse uma mulher comentando o futebol carioca. Não é só a seleção principal que está jogando nada, a seleção masculina do PAN também jogou nada. Escalaram jogadores menos qualificados para a competição e querem que a seleção principal se renove algum dia. Fui.

    Dica ao Serginho_JEC: quando comento num Blog que tem código de letras (mais parece números fantasiados para o Halloween), copio o texto ao terminar de digitar, antes de ¨Enviar Comentários¨. Assim, se der erro, não preciso digitar tudo de novo ou desistir. É só colar e digitar o código correto.

  • Carlos Pelotense diz: 29 de outubro de 2011

    Braga, se vê pelos comentários uma completa insatisfação com a mudança. Isso é eté natural do ser humano, o medo de mudar.
    Mas é bom fazer algo diferente e quebrar um pouco esse certo privincianísmo na imprensa barriga-verde e de seus leitores.

    Pelotas, RS 29/10/11.

    Do blogueiro: Carlos, um brilhante amigo meu, pelotense também, veja só, costuma dizer que só bebê mijado gosta de mudança. De qualquer forma, as críticas eram esperadas e são normais, estamos falando de futebol, uma das coisas mais passionais que existe. Quem opina sobre futebol tem esse risco. Mas vá por mim, é muito melhor a crítica do que a indiferença. Abraço

  • eduardo machado diz: 29 de outubro de 2011

    Muito bom ter Renato Prado como colunista aqui do Santa tbm. A torcida da região é quase toda para os times cariocas. Colunista daqui pra comentar ou escrever sobre o que? Futebol? Onde tem?

  • Jorge diz: 29 de outubro de 2011

    Acho uma fria. Já não concordei com a inclusão dele no rol dos colunistas do DC e agora é estendido também para o SANTA. Só enxerga o eixo Rio-SP, principalmente o Rio e o Flamengo. Totalmente dispensável. É só mais uma forma de manter nossa população colonizada.
    Abraço.

  • Eduardo M diz: 29 de outubro de 2011

    E o Fluminense vence o Ceará em Fortaleza.

    Pois é. Espero que o titular desse blog ainda se lembre das minhas analises sobre o Ceará , feitas na reta final do turno.

    Aliás , ANTES DE ACABAR DO TURNO , as minhas previsões eram do Vasco campeão e o Ceará rebaixado…

    Do blogueiro: Acho que vais acertar…

  • Eduardo diz: 30 de outubro de 2011

    O “Jornal de Santa Catarina” (que de SC é só o nome) contratando jornalista carioca para falar de futebol carioca e principalmente do Flamidia. Fica a pergunta.

    Será que no RJ tem um “Jornal do Rio De Janeiro” com jornalista catarinense, falando sobre futebol catarinense? Creio que não. O Santa depois que vendido para RBS virou um jornaleco de 5ª categoria. Por isso que cancelei a minha assinatura anos atrás e tão cedo não volto a assinar. De vez em quando me ligam aqui em casa para reativar a assinatura e me perguntam porque cancelei e a resposta é rápida e rasteira. A parte de Esporte é um lixo, submissa ao Eixo RJ-SP-RS e não valoriza o esporte da região. Se tava ruim com Cláudio Holzer que é pitoco, imagina com esse clubista do RMP.

    O Santa tá chegando no fundo do poço. Como eu queria ter um jornal decente e independente aqui em Blumenau para abrir de manhã e ler, mas isso pelo jeito é só um sonho.

    Do blogueiro: Eduardo, com todo respeito, seus argumentos não tem nenhum cabimento. E pelo jeito nem a história da tua cidade, e a realidade dela, você conhece pra vir aqui falar esse monte de coisas sem propósito. Imprensa submissa às vontades de poucos já existiu em Blumenau, sim, mas faz tempo. Recomendo rever teus conceitos de acordo com a realidade de onde você mora. Provavelmente tanta raiva tem origem em não ser atendido na sua demanda específica, como outros casos. Se consegues apenas olhar pro próprio umbigo, aí não posso fazer nada mesmo. O Santa lê a vontade do seu público, do contrário falaria para as paredes. E, pelo milionésima vez vou repetir, pois pelo jeito também não consegues ler muito bem: a nova coluna não substitui a que era feita pelo Holzer, e sim agrega mais opinião. O esporte da cidade segue tratado como prioridade, como sempre foi. Se você também não enxerga isso, aí é certo que o teu problema é grave. Abraço

  • SuperAzul diz: 30 de outubro de 2011

    Bom dia, Braga!

    Essa foi boa. O tal de Carlos Pelotense vem falar de provincianismo
    da imprensa catarinense!
    Não existe imprensa mais provinciana do que a gaúcha, isso é fato!!!
    Pelotense, tu és um “fanfarrão”!
    SAUDAÇÕES LEONINAS…….bom domingo a todos!!!

  • Serginho_JEC diz: 30 de outubro de 2011

    Pessoa Comum, tu não entendeu direito, não é este tipo de erro (onde tu prde o texto), mas sim que o codigo não aparece (fica um X vermelho na caixa) acho que é atualização do adobe. mas isso acontece na empresa que trabalho e lá não posso baixar e atualizar nada. não trabalho na area da T.I

    Mesmo assim obrigado.

  • P. Ghizone diz: 30 de outubro de 2011

    Gosto do RMP, pois seus comentário vão além do futebol, frequentemente focando até mais o tenis. Flamenguista assumido, bem diferente de tantos outros que escondem sua paixão clubistica, nada mais correto que agradar a maior torcida do país. Claro que precisamos também valorizar nossos clubes, e já temos diversos comentáristas e blogueiros desempenhando muito bem a tarefa. A paixão pelos clubes cariocas em SC ainda é muito grande. Registre-se ainda o forte crescimento da torcida e simpatizantes do Figueirense em todo op estado, conforme observo em minha cidade (B.Norte).

  • Eduardo M diz: 30 de outubro de 2011

    Braga ,

    Será que o pessoal do Avai se deu conta da importancia que o jogo de hoje ganhou após as derrotas dos três concorrentes diretos ontem ? Ainda mais que o próximo jogo é contra o Ceará na Ressacada.

  • Eduardo M diz: 30 de outubro de 2011

    Braga ,

    E mais uma vitória do Fluminense ontem. O time voltou a me impressionar pelo volume de jogo. O Abel não consegue dar um bom padrão tático ao time , mas tem uma qualidade que não pode ser desmerecida : seus times jogam sempre no ataque.

    2011 é um ano de transformação no Fluminense. Novo presidente , nova mentalidade. Investir na estrutura do clube. Só em Xerem , o CT da base , já foram investidos R$ 3.5 milhões esse ano. 100% do dinheiro do Conca foi usado para a compra do CT no Recreio dos Bandeirantes , que será usado pelos profisisonais em 2012. E mesmo assim , o time está quase classificado para a Libertadores de 2012…

    Infelizmente , não acredito no titulo. É muito dificil , mesmo para o Fluminense , o time da missão impossivel. Mas deixa o clube muito forte para 2012

  • emerson diz: 30 de outubro de 2011

    Se o Metropolitano estivesse numa série B, esse tipo de coisa não aconteceria. Parem de torcer para os cariocas e torçam só para o Metrô. Aqui em Joinville, por exemplo, jornal só tem colunista falando do JEC. Não existe times do Eixo Rio-SP no caderno de esportes dos nossos jornais. Já em Blumenau e Florianópolis, só se fala do Rio-SP, pois essas cidades torcem demais para times de Rio e São Paulo.

  • eduardo diz: 30 de outubro de 2011

    Com todo o respeito amigos,

    Acho a impensa de SC Execelente, gosto demais do Braga, Castiel e Senensati, só discordo de chamarem a imprensa gaucha de provinciana.

    A Imprensa gaucha não é provinciana, pelo contrário é autentica e vve o futebol do RS, diferentemente da imprensa catarinense que vive o futebol carioca.
    A Radio Gaucha é considerada a maior rede de radio do Brasil, o jornal Zero Hora conta com colunistas excelentes e que entendem muito de futebol como Ruy Carlos Ostermann que a GLOBO tentou muitas vezes levar para o RJ e ele não quis, Davi Coimbra, um dos maiores escritores do Brasil, Luis Fernando Verissimo (Dispensa comentario), Paulo Santana, Falcão e tantos outros. ALIAS SE A NOSSA IMPRENSA É RUIM, FAVOR BAIXAR O AUDIO DA SALA DE REDAÇÃO DA RADIO GAUCHA NO SITE DA RBS E VC VAI VE O QUE É UMA AULA DE FUTEBOL.

    BRAGA E AMIGOS, UM ABRAÇO A TODS,

    EDUARDO

  • Eduardo diz: 30 de outubro de 2011

    Um dos piores comentaristas esportivos do jornalismo brasileiro. Comentários sempre emotivos e tendenciosos. Só vem prejudicar o Jornal de Santa Catarina.

  • Pessoa Comum diz: 30 de outubro de 2011

    Serginho_JEC, agora entendi. É que para mim esses números fantasmagóricos e letras esquisitas às vezes aparecem ilegíveis, em vermelho ou preto. Fico brincando de adivinhar, envio e dá erro. Depois de perder vários textos, passei a copiar antes de enviar para não desistir. Como você diz que o problema só acontece no comp. da empresa onde você trabalha, pode ser política da empresa de restringir acesso a Blogs. Na empresa onde às vezes eu trabalho, só consigo acessar o site da empresa e olha lá…rsrs. Abraço.

  • Nodu Mang diz: 30 de outubro de 2011

    Putz, que decadência!
    Esse tal de RMP é a soberba, a prepotência e a empáfia em pessoa.
    Ainda bem que esse jornal é tipo 3ª linha aqui em Fpolis. Ninguém compra.
    Ainda bem que o DC e o HORA sempre dão ênfase aos times locais com vários colunistas esportivos, que valorizam as coisas da nossa terra.
    Só me resta dar os meus pêsames aos leitores Blumenauenses.
    Simbora FURACÃO!
    Vamos detonar os mulambentos do Joel.

    Do blogueiro: Meu querido, estás meio por fora, eu diria. O Santa sequer circula em Floripa, é líder absoluto o Vale do Itajaí. E o RMP tem coluna no DC já há algum tempinho, e isso não excluiu as outras opiniões. Abraço

  • Diones diz: 30 de outubro de 2011

    Quem vê assim não tem futebol em Santa Catarina. Rídiculo colocar esse cara num jornal chamado SANTA. Todos sabem que ele não fala em futebol nacional, fala de futebol carioca e, principalmente, do Flamengo. Tbm preferia um comentarista de esporte amador de Blumenau, como disse o amigo ali em cima. Profunda raiva disso. Será que eles aceitariam uma coluna de um catarinense no O Globo? Nunca. Há anos nós, catarinenses, batalhamos para crescer, para que o povo daqui torça apenas para os times barriga-verdes, diminuir o percentual de pessoas que torcem pra times de fora e colocar esse cara só vai prejudicar. Isso diminui o futebol catarinense. LAMENTÁVEL.

    Do blogueiro: Gente, que drama sem cabimento. Não vamo excluir o foco local, vamos acrescentar outro. E esse papinho de RJ, SC, me poupem, não moramos numa bolha. Vamos abrir espaço para opiniões plurais, gostemos ou não delas. Pra isso existe o debate. Abraço

  • Marcelo diz: 30 de outubro de 2011

    Se fosse o André Rizek até vai, mas esse cara é uma piada, ridículo, Flamenguista assumido. Ou seja, nada de imparcialidade e não vai ajudar em nada o Santa. PÉSSIMA escolha!!! Vai trazer agora o que é de pior pra Blumenau, que já tá infestado de flamenguistas e etc…

  • Diego diz: 30 de outubro de 2011

    Vou ser honesto contigo Braga: eu sou muito melhor comentarista que esse cara. Em 1 semana provo isso, porque ele é muito fraco, polemiza em questões banais, é claramente torcedor do Flamengo e isso influencia suas opiniões no quesito da imparcialidade.

    Eu sou Paulista, Corinthiano, mas tenho muito apreço pelo futebol catarinense, sobretudo pelo Figueirense, e por isso talvez dar ênfase no ângulo do futebol que já é explorado em demasia pelas redes de televisão daqui.

    O Futebol Catarinense precisa de mais respeito nacional, e se conquista isso tendo domínio regional. Os times daqui não o tem, e por isso precisam do apoio da mídia o máximo possível.

  • Jorge diz: 30 de outubro de 2011

    Lamentável… E viva o jornal de SANTA CATARINA e não do rio de janeiro!

  • Christian diz: 30 de outubro de 2011

    Não vou repetir tudo o que foi dito até agora, mas é simplesmente RIDÍCULO!!!

  • malisson Junkes diz: 31 de outubro de 2011

    Acompanho o Blog do RMP, onde ele posta tbm as colunas publicadas no Globo, e já adianto pra vcs q ele fala PRINCIPALMENTE do Flamengo, um pouquinho dos outros grandes do Rio, e dá pitacos de tênis, vôlei e F1 ( link do blog >> http://oglobo.globo.com/esportes/rmp/#297555o ). Assisto tbm o redação e o troca de passes, esperando ansiosamente pelos comentários a respeito dos times Catarinenses, e quando falam, são comentários curtíssimos e só o obvio. Resumindo, acho ele um bom jornalista mas não sabe “bolhufas”(palavra muito utilizada pelo msm) do futebol de Santa Catarina. Tenho receio de q ele como um formador de opinião acabe influenciando os leitores a acompanhar mais o Futebol carioca q o da nossa região.
    Abraço.
    MJunkes, Avaiano de Florianópolis.

    Do blogueiro: Permita-me discordar, Malisson. Nõ é intenção que ele fale do futebol catarinense mesmo, pra isso temos outros aqui já. é para falar de futebol nacional, e sim, mais dos times do Rio. Mas não é só isso. E torcedor não é influenciado por isso pra definir o time que torce, isso é bobagem. Abraço

  • L F BLOG diz: 31 de outubro de 2011

    bah lamentavel

    um chato de galocha que só sabe falar do flamnego

    deve ser a tal estratégia da Globo em monopolizar o futebol

    Porque não contratam o gurizão da SPORT TV, este sim um cara super inteligente

    Contratar fanaticos de time, que mesmo repetindo o lance duzentas vezes consegue ir contra as imagens não da

  • Isabel diz: 31 de outubro de 2011

    Opinião plural de flamenguista? Vai sonhando…Por que não um colunista do Sul falando sobre o futebol de SC, RS e PR? O Flamengo é meu país?

  • Eduardo diz: 1 de novembro de 2011

    Braga, perdesse todo o meu respeito que tinhas como jornalista. Ridicula esta tua idéia de que isso vai acrescentar ao jornal. De onde tiraste isto? Se realmente acreditas nestes teus fracos e absurdos argumentos para defender esta atitude do Santa, sugiro procurar um psiquiatra que o problema é sério ou tu anda fumando alguma coisa proibida que tá te fazendo mal.

    Jornal de Santa Catarina?????? Tá mais pra Jornal do Rio de Janeiro. Tá virando motivo de chacota.

    Do blogueiro: Nada mais a comentar e nem a acrescentar. Eu só explico uma vez, geralmente é suficiente. De resto, quem não consegue conviver com o duferente é que precisa de psiquiatra.

Envie seu Comentário