Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Quem agradou, quem não agradou

29 de janeiro de 2012 18

E lá se foram as 3 primeiras rodadas do Catarinense 2012…

Elas são definitivas pra dizer quem vai brigar pelo quê? Claro que não. Mas ajudam para começarmos a projetar algumas coisas. Abaixo, vou dividir os 10 clubes em dois grupos: os que me agradaram até aqui, e os que deixaram a desejar.

1) Agradaram

Chapecoense - 100% até aqui, impossível não elogiar. Mas reafirmo o que já disse outra vez, o time ainda não jogou para “encher os olhos” do torcedor. Tem sido eficiente, e isso também faz um time campeão, mas contra o Camboriú, outra vez, teve dificuldades, e o gol saiu nos acréscimos.

Metropolitano - Após estrear de forma decepcionante, perdendo em casa, o time de Blumenau já somou duas vitórias, nas quais marcou quatro gols e não tomou nenhum. A defesa (sobretudo o ótimo goleiro Flávio, que pra quem não sabe estava no elenco do São Paulo campeão mundial em 2005) é o destaque. O time evoluiu alguma coisa taticamente, e os reforços que entraram foram bem. Neste domingo controlou o Marcílio dias sem muito esforço. Agora, tem pela frente dois testes importantes pra saber se pode querer algo mais: Figueira no Scarpelli (quinta) e o JEC no Sesi, domingo à noite. Neste último, pode ter a estreia do meia-atacante Lopes, a principal contratação do Verdão.

Avaí - Dá pra dizer que o agradou no caso foi definido só no último jogo, vitória sobre o Atlético. Apesar de claras dificuldades ainda de entrosamento, o Avaí buscou, como na vitória sobre o Tigre no meio de semana. Tem muito a melhorar, Ovelha sabe disso, mas me parece no caminho certo.

Figueirense - Uma vitória e dois empates. É pouco para o Figueirense, sim, mas eu achava que o alvinegro teria bem mais dificuldade para arrancar no campeonato. Além disso, o padrão de jogo é bom, Aloísio é o artilheiro do campeonato e esse meia Luiz Fernando (que com razão não quer mais ser chamado do abobalhado apelido de Messi do Cerrado) é muito bom jogador.

Atlético de Ibirama - Perdeu a invencibilidade ao ser derrotado pelo Avaí neste domingo, mas soma três boas atuações, todas contra adversário que, na teoria, brigam num campeonato diferente do dele. O problema é que o time do Alto Vale dá impressão de problemas físicos, pois cai de produção (e toma gols) nos minutos finais das partidas. Curioso, pois foi o primeiro a começar a preparação para o Estadual.

2) Não agradaram

Camboriú – Eu queria colocar o caçula do Estadual na lista de cima, afinal venceu o JEC, deu trabalho pro Metrô e deixou um pontinho escapar no Índio Condá no apagar das luzes. Os méritos estão aí, mas, por outro ângulo, eles também denotam uma certa falta de “cancha” pra segurar os resultados.

Criciúma - Os dois primeiros jogos foram muito ruins, mas ainda assim as derrotas foram por placares apertados, decididas no final das partidas. Na primeira em casa, fez o que se esperava, desencantou e atropelou o Brusque. Está no grupo de baixo porque eu esperava bem mais do Tigre, mas os próximos jogos, se manter a atuação desse domingo, mudam o cenário.

Joinville - É um time “travado” em campo. Não consegue as jogadas, tem dificuldade imensa de agredir o adversário. Neste domingo, chegou a dar impressão de que sairia do transe quando virou o jogo contra o Figueira na Arena, mas logo cedeu o empate e os problemas voltaram a prevalecer. Sinceramente, boto boa parte deles (dos problemas) na conta do treinador, que me parece um pouco abaixo do que precisa o tricolor.

Brusque - A vitória no Sesi na estreia mascarou os defeitos do Bruscão. Os dois jogos seguintes trataram de escancarar. No HH, tentou repetir a fórmula usada contra o Metrô de jogar atrás e tentar o contra-ataque. Só que não fez nem uma coisa, nem outra. Tem gente preocupada, e com razão, em Brusque.

Marcílio Dias - É a decepção do campeonato até aqui. difícil mesmo é achar uma virtude no time de Jamelli. O goleiro é inseguro, a defesa falha repetidamente, o meio-campo não cria e o ataque espera bola no pé. Em resumo, é isso. Ensaiou um domínio nos minutos iniciais do jogo com o Metrô, mas depois que tomou o gol passou a ser completamente dominado. Terminado o jogo, diretores do Marinheiro deram a entender que mudanças virão nesta segunda-feira. Precisa mesmo, do contrário já pode começar a flertar com o rebaixamento. O técnico é candidatíssimo a inaugurar a barca. O problema é que, neste caso, boa parte do elenco vai junto. A semana será quente no Hercílio Luz.

E vocês, o que acham?

Siga o blogueiro no Twitter:

Comentários (18)

  • o Único octacampeao diz: 29 de janeiro de 2012

    Também acho, mas o time do Joinville parece que ta melhorando, o primeiro turno ja era, perdeu pontos importantes em 3 jogos fáceis, poderia ter 9 pontos. Mas dificilmente o treinador cai até porque ele é funcionario do clube, trabalhava em uma das categorias de base. É por isso mesmo que tem tanto garoto da base jogando no time principal estou otimista o Joinville tem novos talentos aparecendo. Mesmo escondendo o jogo da pra ver claramente que a diretoria esta usando o estadual pra fazer experiências, da mesma forma que foi feito no ano passado. Saudações do único penta, hexa, hepta e octacampeão estadual

  • tula diz: 29 de janeiro de 2012

    braga para os times do vale vai ficar bem na tabela quem tirar pontos dos 5 grandes, ibirama ja fez 4 pontos encima de 2 grandes no final se dara bem,brusque perdeu change contra chape,canboriu ganho do jec perdeu confronto direto pro metro,metro perdeu pro brusque e venceu 2 do vale agora jogara contra os times grandes ai veremos a real cituacao do metro,vencer os times grandes ai fara diferença.

    Do blogueiro: É bem por aí mesmo

  • Samuel diz: 29 de janeiro de 2012

    Braga, meu querido, o “cerrado” do “messi do cerrado” é com “c”!

    Concordo com a divisão!

    Figueira campeão!

    Do blogueiro: Uiii, é verdade, meu nobre. Que babada, peço mil desculpas pelo lapso…

  • Diego luiz da silva diz: 29 de janeiro de 2012

    Braga !!!
    acho que esse tecnico ou o que botaram no figueirense como tecnico nao vai durar muito tempo nao gostei nada do que ele fez nesse jogo , to achando que ele vai embora antes do fim do capeonato se contiar assim !!!!!
    abraço !!!!!!!!!!

  • Roberto diz: 30 de janeiro de 2012

    O Metro perdeu 3 pontos contra o Brusque que fazem muita diferença, poderia ser lider, agora começa o estadual, Figueira, Jec e depois o mais bem organizado dos pequenos: Atletico de Ibirama, entao depois da sexta rodada podemos avaliar melhor o Metro.
    Hj Marcilio começou bem se perdeu totalmente depois do primeiro gol tomado, ficou bem abaixo do jogo contra o JEC, mas acho que pode crescer na competição.
    Brusque só venceu o Metro, por isto falei que 3 pontos que fazem a diferença e que mantem o tecnico e a estrutura do Bruscão por mais uma rodada, pessoalmente se manter a balada é companheiro do Camboriu no série B de 2013.
    Dentre aqueles que disputam o campeonato o mais fragil lidera. Acredito que Tigre, Avaí e Figueira vem para o titulo.

  • Alemão diz: 30 de janeiro de 2012

    Na minha opinião a Chapecoense está com este título do 1° turno bem encaminhado, enfrenta o Figueirense e o Metropolitano em casa e os fracos times do Joinville e Marcílio Dias fora, os únicos jogos difícies fora são contra o Atlético aqui em Ibirama na 8ª rodada e contra o Criciúma na última rodada. Pela gordura que a Chapecoense tem na pontuação, ela pode ser campeã do 1° turno já na 8ª rodada contra o Atlético aqui em Ibirama, uma rodada antes do fim do 1° turno. A derrota do Atlético para o Avaí em Florianópolis por 2 x 1 foi um ressultado absolutamente normal, não há demerito nenhum.

  • Cristiano diz: 30 de janeiro de 2012

    Prezado Braga, talvez por questões éticas ou contratuais vc não possa me responder… mas se puder… até qdo a RBS vai ficar “priorizando” (para não dizer outra palavra) transmissão de Avai e Figueira?? na quarta feira será a 3ª vez o Avai em 4 rodadas?? e o lider VERDÃO… será que não poderia transmitir esse jogo na quarta????? RBS “puxa-saco” da capital.

    Do blogueiro: Cristiano, problema nenhum em responder. O que eu sei é que esse ano mais jogos de outros clubes terão transmissão, então creio que não passa de coincidência essa concentração de jogos da dupla da capital nas primeiras rodadas. Abraço

  • Marina diz: 30 de janeiro de 2012

    Falar em erro de português (Cerrado com s), ontem ouvi o programa Debate de domingo na CBN. Quem é um tal de Ivens, que pela apresentação escreve em uma coluna de jornal? Fala tudo errado, do tipo: dois jogador. Nunca li a coluna da criatura, mas alguém deve fazer uma revisão antes de ir para o jornal, pois se ele escreve como fala, fica feia a coisa. Falar errado no futebol, já basta os jogadores e treinadores, que na grande maioria não tiveram escola, mas um colunista de jornal, não aceito, ainda mais do Grupo RBS.

    Do blogueiro: Não sei quem é, Marina. E aqui vamos deixar claro, foi um tropeço ao escrever rápido, bem diferente de não saber como escreve. De qualquer forma, um erro, pelo qual já me desculpei com os leitores.

  • Fernando Avaiano diz: 30 de janeiro de 2012

    O leão agora vai de Nunes, Nunes, Nunão, Nunasso, jogador com nome de craque, e o melhor centro-avante, assim como aquele jogador, não tem, do melhor time que já existiu no Brasil, o Fla de 81. Mais voltemos ao leão, previsões erradas braga, como é que está a pontuação, falasse que o Avai não passava do Cri e do Atlético, mesmo não sendo uma Brastemp, passou. Agora em relação ao todo poderoso do Estreito, o time venceu do Marcílio, que a propósito está tomando bago pra todo mundo, o último foi com o Metro. Empatou com o Atlético que perdeu para o Avai, e empatou com o Jec que perdeu para o Metro e empatou com o Marcílio, o pior time do campeonato até o momento. Portanto, reveja suas posições, o Figueira não tudo isso que dizem ser, tem um bom toque de bola, mais o ataque é pouco objetivo, só o Aloísio funciona mais ou menos e a defesa é muito ruim, sujeita a chuvas e trovoadas. Nem o leão é tão ruim quanto dizem, nem o Figueira é o Barça do Cerrado. Campeonato aberto, rumando em favor da Chape com o Avai em 2º ou 3º, depende do Metro fazer o crime na praia do cagão, pra frente Metro.

  • Décio Isleb diz: 30 de janeiro de 2012

    Olha, o destaque até aqui certamente é a Chapecoense, com mérito, até porque está invicta.

    O Metropolitano começou a dar as caras, por um deslize (na primeira rodada), poderia também estar desfrutando do 1º lugar, mas futebol é assim.

    O Ibirama até foi bom nas duas primeiras, mas detalhe, jogou em casa, agora fora, contra os “grandes” a história é outra e é isso que o Metrô vai passar na próxima rodada, ou seja, pressão dos adversários grande jogando fora, no caso, o Figueira, vai ser pedreira, mas temos tudo para voltar de lá com pelo menos 1 ponto, se não 3.

    Marcílio e JEC pra mim estão decepcionando esse ano.

    Quanto as transmissões, discutidas nos comentários acima, sempre foi assim, jamais irão transmitir um Marcílio e Metrô, ou Ibirama e Camboriú, (só se for final, claro), a RBSTV prioriza os grandes (Figueira, Avaí, Criciúma e JEC), podem até transmitir um jogo do Metrô, mas vai ser aqui no SESI quando jogar com um time grande, ou seja, dificilmente o Metrô jogando fora de casa conseguiremos assistir pela RBSTV, isso ocorreu muito pouco até hoje… aliás, o mais famoso deve ter sido aquele contra o JEC na estréia do Metrô na 1ª divisão…. aquele foi transmitido, não sei se foi pela RBSTV. Mas nada contra o grupo, até porque sabemos que a TV vive de publicidade que se mantém com a audiência que por conseqüência, vão transmitir aquilo que trará mais retorno.

  • BrUnO diz: 30 de janeiro de 2012

    Da-Lhe, Da-Lhe Verdão !!!

    Concordo com a divisão…
    Apesar dos 100% de aproveitamento, a Chapê ainda precisa mostrar seu verdadeiro futebol de atual Campeã do Estado…
    Vamos com tudo rumo ao Penta Campeonato !!!

  • Davi Neumann diz: 30 de janeiro de 2012

    hehehe penta , mas que verdão penta? vai ser tentar ser bi porque os outros títulos não foram consecutivos, de penta pra cima só o Joinville

  • FURACÃO ALVINEGRO! diz: 30 de janeiro de 2012

    Quanto a transmissão dos jogos, o problema é o monopólio. Só tem uma emissora autorizada a transmitir os jogos e ela passa o que dá mais publicidade. Nada contra. Agora a Federação Catarinense de Futebol poderia autorizar outras emissoras a transmitirem os jogos. Então, a questão não é com a RBSTV, mas com o FCF.

    Quanto ao futebol, vou comentar só sobre o meu Figueirense. Acho que o lado esquerdo tá fragilizado e o João Paulo Goiano tá muito desatento. Mas o time tá bom e vai melhorar durante o campeonato. O time tá buscando entrosamento e bom preparo físico. Daqui a pouco o time engrena.

    Avante Figueirense!

  • Luís diz: 30 de janeiro de 2012

    E o apito?? Ao que aprece tem agrado em muito à empresa proprietáraria do campeonato e ao seu sócio Delfim. E ainda tem gente que acredita no futebol KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. LIXOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • Luís diz: 30 de janeiro de 2012

    Mariana, o problema com o Sr. Ivens em relação à lingua portuguesa decorre da política da RBS em humilhar o Figuerense, como se viu na campenha publicitária créu no reboletiom, na utilização, de modo jocoso, de um afrodecentende como “mascote” e etecétera.
    Quanto ao privilégio de que goza o AVAi em relação as trasmições, isto decorre dos laços entre RBS e VAiai, é um modo de valorizar o clube da rede.

  • Jose diz: 30 de janeiro de 2012

    O Bruno, lateral direito do Figueira ano passado, era muito habilidoso, mais o Juninho nem tanto, mesmo assim ia pra cima, e compensava com uma boa colocação e passes de qualidade. Por que? Porque tinha confiança. É isso o que está faltando aos laterias do Figueira. Laterias e Goleiro são as posições mais importantes do futebol. Dá pra jogar com 2 ou 3 zagueiros, 1,2 ou 3 volantes, 1, 2 ou até 3 meias, 1, 2 ou 3 atacantes, mas não dá pra jogar com menos de 2 laterias e 1 goleiro. Então Branco, faça esses meninos jogarem o que eles sabem.

  • Fernando Avaiano diz: 30 de janeiro de 2012

    Luis, penso exatamente o contrário de você em relação a RBS. Eu não vi os membros da rede comentarem dos 2 penaltis a favor do Jec no jogo de Joinville, mais de Criciúma e Avai foram bem ligeirinhos falar do lance de mão na bola. Outra coisa, dizer que os caras são Avai é uma piada de mau gosto, meu amigo Luis, vou comprar um óculos para você enchergar bem a situação e a posição do seu time. Quanto a mascote, o Avai tem culpa que o Figueira colocou um parafusito como mascote, vocês mesmo é que dão motivos para gozação e reclamação dos outros times. Então me explica e aposto com você que teremos mais jogos transmitidos do Figueira do que do Avai no Estadual, é esperar pra ver qual é o clube de fato dos jornalistas e da FCF. Abç.

  • Fernando Avaiano diz: 30 de janeiro de 2012

    Poxa, agora o Avai tem culpa dos erros de Português do Ives, essa é boa, pegadinha do malandro. Caro amigo Luis, esse argumento é insensato e beira ao ridículo, difícil acreditar que isso saia da cabeça de alguém que se diz inteligente. Se alguém pode reclamar da forma jocosa do que vem sendo tratado pela imprensa, esse alguém é o Avai. O Figueira muito pelo contrário, é taxado como novo Barcelona, time dos sonhos, favorito, virtual Campeão, isso e mais aquilo. Graças a Deus sou Avai com muito orgulho, nosso time não precisa de fatores extra-campo para ganhar títulos como nosso co-irmão, tampouco necessita de pressãozinhas sem sentido para influenciar arbitragem. Se tem um time puro e sem as mazelas Brasileiras, vide máfia do apito, etc, esse é o Avai, um time que se subir sobe pela porta da frente, sem viradas e tapetão.

Envie seu Comentário