Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

CBF sem Ricardo Teixeira: nada vai mudar

16 de fevereiro de 2012 20

Ancelmo Gois, colunista do Jornal O Globo, deu detalhes na quarta-feira do que já se especula há semanas na imprensa esportiva: Ricardo Teixeira deixará a presidência da CBF, nesta quinta ou sexta-feira, depois de longos 23 anos no poder. Seja por renúncia ou por um pedido de licença por tempo indeterminado, a ser publicada timidamente no site da entidade máxima do .

Teixeira estaria com a saúde debilitada, mas, se sair mesmo de cena, é porque perdeu (e feio) a queda de braço com a cúpula da Fifa. Participou ativamente (não nega) da tentativa de golpe para tirar do poder o presidente Joseph Blatter, há dois anos. Desde então, a relação entre eles é tensa, para dizer o mínimo. Agora, novamente citando Ancelmo Gois, renunciaria para evitar a divulgação do relatório do Caso ISL, que incriminaria ele e o ex-sogro João Havelange, e que a Fifa faz tanta questão de tornar público.

Além disso, a presidente Dilma Rousseff não esconde de ninguém a antipatia pelo todo-poderoso do futebol brasileiro, o que azeda tratativas para a Copa de 2014. A CBF sem Ricardo Teixeira é desejo antigo de todos que querem o bem do nosso futebol, mas de nada adianta se iludir. Do jeito que as coisas caminham, ficará tudo na mesma. No popular, no máximo mudarão as moscas…

Duvido, por exemplo, de eleições com alguma possibilidade de mudança efetiva. Ou de novos rumos para tudo que se refere à Copa no Brasil. Teixeira sairá dos holofotes, mas seguirá dando as cartas. O sucessor natural parece ser o ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez. E, a se confirmar a saída, quem assume interinamente é o vice-presidente mais idoso da CBF, no caso, o paulista José Maria Marín.

Para quem não se lembra, Marín é aquele que, na festa do título corintiano na Copa SP de Juniores, em janeiro, foi flagrado pelas câmeras de TV surrupiando uma medalha dos jovens campeões…

Outras opções para suceder Ricardo Teixeira, discutidas fervorosamente nos bastidores da CBF nos últimos dias, também não são nada animadoras. Entre elas, está até o filho do ex-presidente, atual presidente do Senado e onipresente José Sarney, Fernando Sarney.

Aos que esperaram tanto tempo para ver o dia que Ricardo Teixeira deixaria o futebol brasileiro em paz, a se confirmar, não será dessa vez que teremos motivos para festejar. Infelizmente.

*Íntegra da coluna publicada no Jornal de Santa Catarina desta quinta-feira, 16/2

Siga o blogueiro no Twitter:

Comentários (20)

  • furacao 2012 diz: 16 de fevereiro de 2012

    BOM DIA .BRAGA DA UMA FORÇA AI E DIVULGA POR FAVOR ESSE COMENTARIO :CASTIEL QUANDO VC VAI TIRAR DE DENTRO DE SI TANTA ARROGANCIA E PREPOTENCIA..POIS E O UNICO BLOGUEIRO DE FUTEBOL DO GRUPO RBS QUE CENSURA MENSAGENS DE TORCEDORES ALVINEGROS..E QUANTA IDIOTICE DE USAR UM NOME TIPO FERNANDO CVAIANO E SE PASSAR POR ELE….POIS DELE ND E CENSURADO..E OLHA QUE SO AGREDI AS PESSOAS E ESCREVE MERDAAAA O TEMPO TODO…DUVIDO QUE VC CONSIGA COLOCAR A CABEÇA NO TRAVESSEIRO E DURMIR EM PAZ COM ESSA SUA ATITUDE VERGONHOSA..QUE SO APOIA COMENTARIOS DA TORCIDA MAIS BANDIDA DO FUTEBOL DE SC..MAS DE QUALQUER FORMA COMO TENHO DEUS DENTRO DO MEU CORAÇAO..FIQUE COM ELE….PS: LEMBRE-SE SUAS ATITUDES ANTI DEMOCRATICAS PODEM ESVAZIAR E MUITO SEU BLOG NO BREVE FUTURO..ESPERE E VERAS..POIS DE COMENTARIO DA TORCIDA CVAIANA ELE NAO VAI SOBREVIVER MUITO TEMPO

  • João Ledra – Atlético Alto Vale diz: 16 de fevereiro de 2012

    Prezado Furacão 2012,

    Se você ficou ofendido com algum post do Blog do Sr. Castiel, procure seus direitos. Existem juizados especiais criminais onde não é necessário nem a presença de um advogado, portanto a denúnica e o processo são totalmente gratuitos.

    Ficar batendo boca em blogs não resolverá nada. É a sua palavra contra a dele.

    Agora, na minha opinião, o Fernando Avainano não ofende as pessoas, apenas mostra fatos, números e expõe provocações típicas de torcedores antenados. Quanto a você, não sabemos nem o seu nome, nunca botou a cara a tapa. Fica utilizando esse codinome “furacão 2012″ porquê? Tem algo a esconder?

    Muito fácil ficar falando mal dos outros sem se identificar.

  • Mario L. Nascimento diz: 16 de fevereiro de 2012

    Bom dia, Braga.

    Infelizmente a realidade do futebol brasileiro é essa. O Ricardo Teixeira vai sair (SE sair) e vai entrar outro que manterá o esquema que já nos levou para o sétimo lugar no ranking de seleções da FIFA.

    Com ele no comando, disputamos 6 copas e ganhamos duas. Não foi nenhum desempenho excepcional, uma vez que o Brasil, por pior que possa estar, sempre entra na copa em condição de ganhar.

    Também conseguimos o direito de sediar a copa de 2014, que poderá se transformar no maior fiasco da história das copas. Além de ser, seguramente, a mais cara da história. Uma pergunta: ao que se sabe o COL é uma empresa privada que tem como sócio a CBF 99,99% de participação) e seu ainda presidente (0,01%). Os lucros da empresa será divididos na proporção inversa das participações dos sócios. Ficará o possivelmente afastado presidente com tais lucros?

  • Mario L. Nascimento diz: 16 de fevereiro de 2012

    Gostaria de corroborar com o que disse o furacao 2012. Já fui vítima de censura no blog do Castiel (torcedor travestido de jornalista) por diversas vezes. Nunca faço comentários ofensivos a quem quer que seja e considero que a censura a opiniões é anti-ética e anti-profissional.

    E faço aqui um elogio ao Braga, por sua conduta quanto aos comentários no seu blog. Na única vez em que o Braga decidiu não publicar um comentário meu, teve o cuidado de gentilmente se explicar por e-mail. Esta sim é uma postura de quem dá aos leitores a importância devida.

    A censura faz parte das regras dos blogs e todos sabemos disso. Mas deveria ser utilizada somente em casos extremos, de ofensas pessoais ou assemelhados. Jamais por conter opiniões contrárias a de quem escreve. E o blogueiro deveria sinalizar quem foi censurado e por quê. Censurar opiniões faz parte de um passado que, creio, nem Castiel nem Braga viveram, pelo menos como profissionais. Como cidadão, vivi aquela realidade e sei bem o que é e porque aconteceu. E sei também o mal que faz à boa prática do jornalismo e à democracia.

  • Telmo diz: 16 de fevereiro de 2012

    Concordo com você que tudo seguirá da mesma forma até, porque a imprensa (o quarto poder), nesta caso não generalizando, mas a GLOBO, ajuda neste processo de confusão do futebol. Tanto que em determinados momentos se esquiva e depois apoia, dando brechas e exclusivas entre CBF e GLOBO.

    Um dos exemplos foi esta ultima negociação do Brasilerão, não ia dar certo pela porta da frente foi por trás, além de não ser o tema mas vale registrar ela não valorizada e faz com que os times e estádios não tenham mais projeção, pois quando um estáido tem seu nome vendido ele tem que ser usado, coisa que eles não levam ao ar!

  • RAFM diz: 16 de fevereiro de 2012

    1º – Só acredito vendo realmente… estou pior que São Tomé…!!!
    2º – Se realmente for embora… vai deixar descendente, ou seja, alguém do cordão umbilical…
    3º – Não vale a pena perder muito tempo… vai mudar a mosca… a bosta vai continuar a mesma, pois entre outras coisas, os Coronéis das Federações Estaduais continuam…
    4º – Quando mudarem presidentes da CBF e Federações tudo num pacote só… aí podem festejar…!!!
    Conclusão: – Bah… tchê…!!! (como falam lá no Sul…) a bosta continua, ninguém larga o pote de ouro…!!!
    E assim continuamos no nosso futebol… e ainda tem trouxas que escrevem nos blogs que os campeonatos Espanhol, Italiano e Inglês, entre outros, são MIXURUCOS…!!!
    É de morrer de rir… bons são os nossos campeonatos…!!!
    P.S: – Parece que estou brincando, mas não… me preocupa a ignorância, a falta de informação das pessoas de nosso país. Como vamos votar politicamente direito, se nem no futebol, paixão nacional, discernimos o certo e o errado ?

  • Jonas diz: 16 de fevereiro de 2012

    Hahahahahaha. Que cara comédia esse tal de furacão 2001. Mas o pior é que ele fala uma verdade, conheço uma porção de gente que escreve comentários, sem nenhum tipo de ofensa, e são censurados no blog desse tal Castiel. Procuro nem ler o blog dele. Primeiro para nao dar audiência. Segundo pq ler as besteiras que o sujeito escreve chega a dar ânsia de vômito.

  • Márcio diz: 16 de fevereiro de 2012

    É, Braga!!! Alguma dúvida que não vai mudar nada no futebol brasileiro? Basta olharmos um pouco para a história do Brasil e notamos que durante a ditadura havia censura a qualquer ato que fosse contra os interesses dos “Coronéis”. Veio a dita “Democracia” e eu faço uma pergunta: por acaso mudou alguma coisa?!!! Absolutamente que não!!! Segunda-feira passada (13/02) eu mandei um e-mail para o seu colega de empresa, o Mário Motta, solicitando que ele comentasse a desorganização de um evento que aconteceu no sábado passado (11/02) aqui em Floripa na Stage Music!!! Fiz o mesmo escrevendo a mesma coisa no blog do Cacau Menezes e, adivinha o que aconteceu? Nem o Mário Motta comentou no JA e nem o Cacau publicou no seu blog! Conclusão: vocês da imprensa só falam o que lhes interessam e só publicam elogios ou nada que fale mal de vocês!!! O evento foi mal organizado pela RBS, pois além de cobrar no estacionamento, R$ 40,00, tivemos que ficar na fila na chuva, pois para adentrar à casa, não há um local coberto para que possamos esperar a nossa vez de entrar no recinto. E aconteceu outra coisa ainda mais grave, mas dessa vez não vou escrever porque tenho até medo do que me possa acontecer!!! Desculpe, mas sou obrigado a desabafar!!!

    Do blogueiro: Márcio, meu caro, tá aí teu desabafo publicado. Mas esclareço que deverias procurar as pessoas certas pra reclamar seus direitos (no caso a tal casa ou o setor de eventos da empresa. Muita gente tem mania de achar que jornalista é super-herói, que resolve tudo. E na maioria dos casos nem sabemos do que se trata. Abraço

  • Junior diz: 16 de fevereiro de 2012

    O que adianta sair o Teixeira e entrar essa cúpula do Corinthians que na verdade são um bando de vagabundo …..CBF=MAFIA ou seja sai de cena o pai e entra o filho,máfia é de geração em geração nunca muda :P

  • Mario L. Nascimento diz: 16 de fevereiro de 2012

    Márcio,

    o Braga é um dos caras mais lúcidos e corretos que trabalha para a RBS em SC. E olha a lista dos lúcidos deve ser grande. E o Braga certamente estará nas cabeças. Mas num ponto ele tem razão: não pode resolver tudo.

    Louvo sua postura por publicar as reclamações e desabafos dos clientes da RBS (considero leitores, ouvintes e telespectadores também como clientes e não só quem paga diretamente ao grupo), mesmo sabendo que a solução não virá por esta via. Infelizmente é a única via que nos resta. Qualquer outro canal disponibilizado para reclamações não dá sequer resposta às nossas manifestações. Sequer uma resposta automática. É lamentável, mas a postura arrogante do Grupo é típica de quem se acha acima de qualquer crítica e pouco se importa com o que pensam seus consumidores. Pena que nossas leis (ou seus executores) não consigam alcançar virtuais monopólios de comunicação que, do alto do domínio de uma concessão pública, querem impor suas vontades. A falta de concorrência, aliada à de responsabilidade, determina esta postura.

  • Célio Nardes diz: 16 de fevereiro de 2012

    Quero cumprimentar o colega Mario Nascimento, assim como eu grande torcedor do JEC que mora em Curitiba. concordo com sua opinião sobre o comportamento faccioso do Castiel, pois outro dia fiz uma crítica respeitosa sobre a infeliz arbitragem do acácio no jogo de Joinville quando deixou de marcar um penalti claro a favor do JEC e o mesmo não publicou. Quanto a saída do Ricardo Teixeira, concordo com o Junior. Sairá um corrupto e entrará a corja de bandidos do curintians time que acha que é grande as custas de falcatruas e favorecimentos.

  • emerson diz: 16 de fevereiro de 2012

    Concordo com todos vocês. A censura no Castiel é total, direto.

  • NOKU-DOGA-TO-BAN-GUELA diz: 16 de fevereiro de 2012

    A CBF E O BRASIL NÃO IRÃO PERDER NADA COM A SAÍDA DESTE CIDADÃO …. CIDADÃO????? ELE SIM , GANHOU MUITO , MAS… MUITO DINHEIRO SUJO , E , MUITO SUJO…

  • NOKU-DOGA-TO-BAN-GUELA diz: 16 de fevereiro de 2012

    É ISSO AÍ FURACÃO 2012, TENS TODA A RAZÃO…
    E ALGUÉM AÍ JÁ OUVIU OU LEU ALGUMA COISA DO TAL DE INFOESPORTE ???
    POIS É , SEMPRE QUE TEM ALGUMA COISINHA DE ERRADO COM O FIGUEIRENSE, OS CARAS DEITAM O PAU E FICAM DIVULGANDO TUDO COM UM APETITE VORAZ, PERGUNTO :
    PORQUE NÃO DIVULGAM QUE O B-VAI ESTÁ COM OS SALÁRIOS DOS FUNCIONÁRIOS E TODA A CATEGORIA DE BSE ATRASADOS E A BASTANTE TEMPO, RESPONDAM AÍ PESSOAL DO INFOESPORTE…..

  • Andrade diz: 16 de fevereiro de 2012

    Dois pontos, a comentar, sobre CBF é o retrato do nosso Brasil, em todos os sentidos, é lamentável o que ocorre, e essa Copa é outra questão descabível em que favorecerá, e já está favorecendo poucos, em detrimento de muitos; quanto à censura de outro blog, fácil é só fazer o que já faço há muito tempo, muda, troca,como no caso do canal, sem dar ibope. Abç

  • Fernando Avaiano diz: 17 de fevereiro de 2012

    Furacão, não sou eu que usa codinomes, meu nome é Fernando mesmo. Se esconder num sobre nome destes, beira a irresponsabilidade. Você sabia que podia ser processado por calunia, dá uma olhadinha no Código Penal, só pra verificar. Outra coisa, o e.mail ou endereço eletrônico se obtem facilmente em qualquer delegacia, se por exemplo, eu fizer um BO e solicitar judicialmente. Agora se quiser falar de futebol decentemente, estou por aqui, sem paixões. Choque de opiniões é o que mais gosto, censurar, o Castiel está certíssimo em fazer isto, evitar a questão de ofensas baratas e chingamentos gratuitos, tem que se manter a linha e o padrão elevado do Blog. Abç., tomara que o Braga faça a mesma coisa…

  • Fernando Avaiano diz: 17 de fevereiro de 2012

    Noku, o infoesporte é um blog que fala do Avai, mais também do Figueira. Se a informação do Zunino não procede, cabe a ele provar que nós estamos errados e que o estádio sai sim SR. É lógico que se tem uma leve tendência a achar que se trata de algo eleitoreiro, até porque se vai construir, eu quero prazos, quando começa, amanha. É lógico que um estádio bonito, um bom CT é legal, mais o principal é time, afinal o Avai é Futebol Clube se me entendem.

  • Eduardo M diz: 17 de fevereiro de 2012

    Braga ,

    Informação quentissima. O comando da CBF será todo ele de pessoas ligadas ao Andres Sanchez , o homem de confiança do Ricardo Texeira.
    Mais uma ?
    A sede da CBF será transferida para Brasilia até 2014. A Granja Comary e o enorme terreno comprado na Barra da Tijuca serão vendidos. A sede ficará dentro do novo estádio e o CT será nos arredores do estádio.
    Além disso , o Estádio Nacional será a casa oficial da seleção e o palco das finais da Copa do Brasil após 2014.

    Do blogueiro: Ó, informação quente mesmo.

  • Mario L. Nascimento diz: 19 de fevereiro de 2012

    Caro Fernando Avaiano,

    não acreditei nem acredito que você seja um pseudônimo de quem quer que seja. Convivemos pacificamente com opiniões divergentes há tempos e este saudável choque nunca nos fez mal.

    Só me permita discordar frontalmente da tua defesa à censura que o Castiel exerce no blog dele. Ele não censura apenas ofensas, o que seria razoável. E, ainda assim, deveria estar claro a cada ocorrência e não está. O Castiel censura TUDO o que sai da sua zona de conforto. Já fiz diversos testes enviando opiniões diferentes. SEMPRE que se toca em alguns assuntos ou que se confronta a opinião dele com fatos e argumentos, ele elimina sem dar a menor satisfação. O blog do Castiel, ao contrário do blog do Braga, não é um espaço democrático para debates. É um espaço onde um jornalista, usando essa posição mas exercendo na verdade o papel de torcedor, usa sua habilidade profissional para defender suas idéias (e nisso ele está certo), mas que elimina sumariamente tudo o que não lhe agrada ou o que não pode responder. Repito: comportamento antiético e antiprofissional. Esse cidadão não honra a profissão que escolheu e não merece o prestígio que tem.

  • alex diz: 23 de fevereiro de 2012

    se a CBF é uma empresa privada quem é ou sao seus donos.

    valeu
    abcs
    alexandre

Envie seu Comentário