Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O turno do Catarinense ficou em boas mãos

26 de fevereiro de 2012 19

E o Figueirense, como já se previa desde a vitória no clássico da Ressacada, há duas rodadas, é o campeão do primeiro turno do Catarinense.

O caminho se abriu para o alvinegro, que não desperdiçou. Depois da derrota para a Chapecoense no Oeste, o Figueira, dado como carta fora do baralho (inclusive por este blogueiro, não me esquivarei), venceu as quatro partidas seguintes, e nelas marcou 15 gols.

Por outro lado, a Chapecoense, desde aquela que havia sido a quinta vitória em cinco jogos, não venceu mais (uma derrota e três empates). E o Avaí, que chegou a assumir a liderança e depois disso perdeu as três partidas seguidas.

Portanto, não há contestação à conquista alvinegra. E o técnico Branco, cercado de desconfiança desde que chegou, carimba o trabalho com um título (mesmo que de certa forma simbólico) logo de cara. Se não lhe garante paz, é no mínimo um bom indicativo.

Sobre o jogo decisivo, em Camboriú, pouco a acrescentar. O Figueira atropelou um frágil time da casa, como era de se imaginar. E mesmo que tivesse tido mais dificuldade, os adversários diretos não fizeram a parte deles.

Na Ressacada, o Avaí foi mal, desinteressado até. Perdeu com justiça para um aplicado Metropolitano, que se despediu do turno comerando sua primeira vitória na Capital e a surpreendente terceira colocação na tabela.

Não sei se Mauro Ovelha balança de fato, como ouço falar. Se sim, não concordo. Ele foi contratado para fazer um trabalho à longo prazo, com um elenco formado na maior parte por apostas. A não ser que, como desconfio, a diretoria trata desde o início o treinador como uma aposta que poderia ou não dar certo no Estadual. E, se desse, ficaria para a Série B.

O Metrô, que não tem nada com isso, vê o returno do Estadual sorrir para ele, como escrevo na minha coluna desta segunda-feira no Caderno de Esportes do Santa (publicarei ela aqui mais tarde). O time de Blumenau tem tudo para ficar com uma das vagas nas semifinais pelo índice técnico.

Quem também projeta um returno bem melhor é o Joinville. Neste domingo, vitória magra em um jogo sem muitos atrativos contra o Brusque, que com justiça foi parar na lanterna da competição. O JEC tem Lima agora artilheiro ao lado de Rafael Costa (ambos com oito gols) e um time que ganhou confiança. A conferir se vai manter o nível das últimas atuações a partir da primeira rodada do segundo turno, no meio de semana. Afinal, o tricolor entra com a obrigação de brigar pelo título ou, no mínimo, pela pontuação necessária para entrar pelo índice técnico. E as boas atuações do time coincidiram com a chegada de Argel, mas também com as rodadas em que o time não brigava mais por nada, sem pressão.

Criciúma e Chapecoense, que empataram no Heriberto Hülse, fecham o turno em baixa. O Verdão é vice-líder, é verdade, mas caiu fortemente de produção. O Tigre, por outro lado, em nenhum momento convenceu completamente. E com uma pontuação baixa até aqui, provavelmente vai precisar de um returno quase perfeito para chegar às semifinais. E não sei se o time, ainda com técnico indefinido, está pronto para isso.

O Atlético de Ibirama até tinha chances de título (bem remotas), mas acabou derrotado pelo Marcílio Dias, que, de técnico novo, enfim desencantou. O Marinheiro deixou uma boa impressão de que pode reagir (deixou a lanterna para o Brusque já). O time de Ibirama, apesar do tropeço, vai seguir na briga (por semifinal, sim) e pela vaga na Série D (briga direta com o Metrô) até o fim.

Por fim, o Camboriú termina o turno na classificação que projetou: a oitava, fora da zona de rebaixamento. Mas o crescimento do Marcílio deve preocupar o caçula do Estadual, que vai precisar roubar uns pontinhos de gente grande no returno pra não cair posições e, por consequência, de divisão. Já o Brusque… Esse, só um milagre daqueles salva.

Siga o blogueiro no Twitter:

Comentários (19)

  • Serginho_JEC diz: 27 de fevereiro de 2012

    Parabens pelo grande titulo.
    Acredito que as semi-finais serão assim:
    JEC x Chapecoense
    Figueirense x Metropolitano
    ” Os pés preto e o Frajola não tem condições de chegar”

    Final será JEC x Figueira com o JEC sendo Campeão. Aguardem

  • furacao 2012 diz: 27 de fevereiro de 2012

    BRAGA..COMO TEVE UM ESTUPIDO TORCEDOR DO CVAI ( UM TAL DE CASTIEL DISFARÇADO DE FERNANDO CVAI..POIS JAMAIS E CENSURADO EM SEU BLOG..KKK..SERA PORQUE?)QUE DISSE A ASNEIRA QUE IA CHOVER E VENTAR MUITO NA HORA DO JOGO PRA SO ASSIM TALVEZ O CAMBURIU METESSE UM BICO NO FIGUEIRA..DIGO O SEGUINTE TEVE SIM UM GRANDE FURACAO PASSANDO NO ROBERTAO E TBEM OUTRO UM POUCO MENOR QUE PASSOU NAQUELE MOSQUITEIRO PERTO DO AEROPORTO..PARABENS FIGUEIRA E METROPOLITANO..SO FALTA AGORA DE UMA VEZ POR TODAS O POVO DE BLUMENAU APOIAR O SEU TIME..ABRAÇOS BRAGA E SAUDAÇOS A TODA A NAÇAO ALVINEGRA

  • JonasPW diz: 27 de fevereiro de 2012

    Só não concordo com a afirmação de que o JEC jogava sem pressão. Primeiro porque não há pressão maior do que iniciar o campeonato com duas derrotas e três empates, ou seja, nenhuma vitória. Logo, a pressão vinha da diretoria e mais ainda da torcida, como se pode ver da “calorosa” recepção que Argel Fuchs teve em sua apresentação. Segundo porque o campeonato é de pontos corridos, pois a pontuação dos dois turnos é somada, portanto o JEC jogava pressionadíssimo em todas as últimas 4 partidas, pois se não somasse 3 pontos em cada (em cricrilândia deixamos dois pontos) poderíamos praticamente dar adeus ao campeonato. No mais, o texto foi muito bem na análise do campeonato. Ah, mais um acréscimo, o Metro precisará no returno de regularidade para sonhar com a classificação. Está com 16 pontos hoje. Jogará quantas em casa no returno, 4? Precisará ganhar todas em casa e mais uma fora. Quem sabe contra o Brusque agora no início do returno.

    Do blogueiro: Vou explicar, Jonas. O JEC voltou a jogar bem, isso é fato. Mas agora, a partir dessa rodada, começa a pesar a pressão de fazer campanha praticamente perfeita no returno, pra vencê-lo ou então passar no índice técnico (mais difícil). E isso não existia até agora, mesmo, claro, que todos os jogos citados por ti tenham tido suas especificidades. Não há jogo mumu no nosso Catarinense. Abraço

  • Joni diz: 27 de fevereiro de 2012

    Que quarteto, Hein?!
    Se o Figueira se ajeitar melhor para encarar o Brasileiro, esse Luiz Fernando e o Roni vão dar o que falar.
    Escreve ai!

  • JonasPW diz: 27 de fevereiro de 2012

    Mais um acréscimo acerca da afirmação de que o JEC não jogava pressionado nas últimas rodadas. Vejamos quais foram os últimos 4 jogos, supostamente sem pressão: 1) Chapecoense na Arena; o time do oeste era líder com 5 vitórias consecutivas (sem pressão pro JEC, né?!); 2) Criciúma na terra do carvão; o JEC só enfrentava seu maior rival na casa deles (sem pressão, né?!); 3) Bvaí na Arena; o time azul calcinha lutava pela liderança do returno (também sem pressão para o JEC, né?!); 4) Brusque na terra dos marrecos, digo, dos tecidos; o quadricolor está jogando a vida em todos os jogos para nao ser rebaixado (mais uma vez sem pressão pro JEC, claro…).

  • leo diz: 27 de fevereiro de 2012

    Campeonato Catarinense rima com MAIOR, ops, rima com FIGUEIRENSE

    A maior invasao dos ultimos anos ontem… a torcida da casa estava em minoria

    A naçao alvinegra deu espetaculo

  • Felipe diz: 27 de fevereiro de 2012

    Fica ovelha!
    Fica zunino!
    Fica torcidinha série B!
    Amamos vocês!

    QUEBRA TUDO FIGUEIRA!!!

    Eu sou série A, e você? O que?!
    hahahahaha

  • junior Bnu diz: 27 de fevereiro de 2012

    Braga para mim o campeonato ja esta se definindo Figueira merecidamente campeão e favorito ao titulo, Chapecoense é Forte mais esta em altos e baixos Metro grande supresa do estadual time ñ tem em a metade q tem criciuma avai jec e termina o turno na frete dles pra mim meta do verdão do vale e serie D se vier uma vaginha na semi ja ta bom é lucro mais… tem q ter calendario o resto do ano. Criciuma para mim ñ vem tão forte pra o returno mais é o CRICIUMA né. Avai viu seu maior rival ter uma grande reação até mesmo anhdo dele proprio na ressacada mais vejo que mauro ovelha ñ tera vida facil nesse segundo turno. Joinville creçeu mtu com a vinda de Argel
    desde aquele 5×4 no SESI o time ja vinha dmostrando uma reação que veio se fundi na vida do bom treinador Argel. Para mim JEC vem forte para o returno, Camboriu ta fazendo o que tem q fazer fica fora do G-2 seria um titulo o time permaneçer na elite do estado discordo de voce Braga quando voce fala q o Marcilio esta Reagindo um time q ganha a primeira no estadual perde 4 penautis em 9 jogos levo goleadas quase de todo mundo para mim ñ tera uma reação pra o returno é so olhar a tabela do velho marinheiro, ja o Brusque vai se caminhado para uma segundona o time é muito limitado eu como torcedor do Metro ñ aceito aquela derrota aqui no SESI na primeira rodada Quarta metro tem a chance de tenta um revanche la em Brusque. Tenho que confeçar q vou fica triste em Ver Marcilio e Brusque indo para uma SEGUNDONA q nfelismente em SC ñ é tão valorizada, para o vale será um mau negoçio.

  • Fellipe Alvinegro diz: 27 de fevereiro de 2012

    Braga, com o final do primeiro turno, acredito que já temos uma boa base para os prognósticos do segundo turno e as vagas nas semi-finais. Acredito que dos times que lutam pelas 3 vagas restantes, teremos uma briga bem interessante. Tenho minha dúvidas quanto a Chapê, que caiu muito de rendimento nessas últimas 3 rodadas, mas acredito que deva se classificar sim. Aposto minhas fichas em uma vaga nas semi-finais para o Metrô, pelo indíce técnico. Embora tenha acabado o turno em terceiro, vejo hoje, o Metrô com mais estabilidade de a Chapê e deve chegar a uma vaga. Acredito também nessa reação do JEC e creio que chegará firme para brigar pela outra vaga. O bvai esta em queda, mas sabemos que não dá pra duvidar de que o mesmo chegará para brigar pela vaga. Acredito que as três vagas devam ficar na briga desses quatro times. Não sei se o Criciúma terá a reação necessária para chegar. Acredito e torço para que o Metrô chegue, junto com o JEC e a Chapê, e consiga a vaga na série D. Abraços.

  • ANDRE FFC diz: 27 de fevereiro de 2012

    ALGUEM TEM UM LENÇO P O SR JONAS PW………TEU TIME E FRACO NESSE CATARINENSE O FIGUEIRENSE E SEM DUVIDA O FAVORITO , TANTO QUE FIQUEI DECEPCIONADO , POIS O FIGUEIRENSE EM RELAÇAO AOS OUTROS TIMES E TAO SUPERIOR QUE TINHA A OBRIGAÇAO DE NAO PERDER NENHUMA PARTIDA. MAS FUTEBOL E ASSIM , 11 CONTRA 11. NAO SE EMPOLGUE COM SEU TIME POIS ELE JOGOU COM FIGUEIRENSE EM UM MOMENTO QUE O TIME AINDA ESTAVA SE ENTROSANDO , PERCEBA QUE FOMOS CAMPEOES DO TURNO E AINDA ASSIM ACHO QUE FALTA ENTROSAMENTO NO TIME , MAS AGORA TEMOS O 2º TURNO INTEIRO P TREINAR COM VCS , E O RESTO DA CACALHADA , DEPOIS ME COBRA NO PROXIMO JOGO ENTRE FIG X JOI . P VCS SERIE B TA BOM DEMAIS , INVISTAM NO BALE QUE DA MAIS LUCRO P VCS.

  • Justus Carvoeiro diz: 27 de fevereiro de 2012

    Sem nenhuma sombra de duvidas, pra mim foi a melhor coisa que aconteceu o figueira ter sido campeão, pois tem o melhor time, isso tira ele (entre aspas) da briga no segundo turno e se o time por um motivo ou outro, perder o ritimo, pode se complicar nas finais.

    O time da chapecoense é um bom time, mas acho q no returno vai faltar gas, assim como para o metro e tambem o ibirama.

    É visto que o Jec cresceu, avai e CRICIUMA devem se recuperar.

    Se analisarmos a tabela do CRICIUMA, joga 5 em casa e 4 fora contra os lanternas marcilio e brusque e 2 jogos dificeis JEC e chape. O CRICIUMA precisa buscar as vitorias em casa, foram 3 empates no primeiro turno, eu acho q o retrospecto do TIGRE vai depender desses dois primeiros jogos em casa, se ganhar vai vir com tudo, se empatar ja era.

  • Silvio diz: 27 de fevereiro de 2012

    Acho que Chapecoense entra por indice técnico, até com certa facilidade
    Tem 05 partidas em casa no returno e pega dois adversários direto em casa (Criciuma e JEC) além do Ibirama e tem 06 pontos de vantagens para estes … uma baita vantagem.
    E acho que as finais terão Figueira, Avaí, Chape e outro (???). Este outro será uma boa briga entre Metrô, Criciuma e JEC … Ibirama acho que não consegue

  • Ricardo diz: 27 de fevereiro de 2012

    Olá Braga !!
    Assisti tbm o jogo do Brusque com o Joinville , como torcedor do Metropolitano , fique preocupado com o Brusque que fez uma boa partida e merecia sorte melhor pois perdeu vários gols . Cuidado !!! O Brusque não está morto e vai acertando o time . Quarta vamos tirar a prova !!! Da- lhe Metrô !!!

  • jefferson Duarte diz: 27 de fevereiro de 2012

    Olá!

    Sou metro e estou feliz pela campanha deste turno porém, gostaria de saber se existirão peças de reposição?
    Pois o returno é tudo ou nada.

  • JonasPW diz: 27 de fevereiro de 2012

    Braga, entendi seu posicionamento, embora ainda nao concorde.

    Ao André FFC (Falcatrua Fut. Clube?) digo que nao preciso de lenço. Hehehe. Como vc disse, cobro-lhe no próximo Fig x JEC, que será no próximo dia 11, satisfações.

    Quanto ao balé, hahahaha, só posso dizer para ti que em Jlle apreciamos muito as bailarinas, todo ano a cidade é invadida por várias mulheres, fazendo a alegria do povo por aqui. E por aí na Ilha e no estreito? Muito Pop Gay? A propósito, o IBGE informa: Floripa lidera ranking gay das capitais, diz IBGE
    Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/visor/2012/02/26/floripa-lidera-ranking-gay-das-capitais-diz-ibge/?topo=67,2,18,,,67

    Hahahahaha. Segura essa agora.

  • Nodu Estreito… arrombado…!!! diz: 27 de fevereiro de 2012

    Braga… também só não concordo muito onde você diz que o JEC não tinha pressão. Tinha… e redobrada, ou você acha que a torcida do JEC – a maior do Estado – estava feliz e quieta ? Dobramos a pressão… isso, sim…!!!
    Quanto ao resto, perfeita e democrática análise, sem partidarismos como qualquer bom jornalista deve ter. Embora você torça para o Metrô (nada errado), isso não aparece em seus comentários. Perfeito…!!!
    É… o JEC neste 1º turno parecia o “Robin Hood”, roubando dos ricos e repassando aos pobres, conforme a lenda… dos ricos ganhamos 2 e empatamos duas que merecíamos ganhar… já aos pobres demos todos os pontos, menos ao Marinheiro que levou só um pontinho… isso porque durante este jogo eles mesmo pediam para fazermos todos… não…!!! Robin Hood foi o defensor dos fracos e oprimidos…!!!
    Vamos ao 2º turno e ver o que acontece ?
    Quanto ao time do Estreito… não fez mais do que a obrigação…!!! Afinal não é o único série A do Estado ? Ano passado é que foi feio… também era A e perdeu, nem na final chegou, para um time série C (Chape) que com todos os méritos ganhou o Catarinense. Depois fez uma bela campanha no Brasileirão… torcedores do time empolgados que sonhavam com altas esferas da Libertadores deram com as fuças na lama do mangue…
    Este ano quem sabe não é ao contrário ? Bela campanha no Catarinense e pífia no Brasileirão ? Vamos aguardar… futebol é um jogo ingrato…!!!
    Sou JEC…!!! Favorito a nada… deixa a grana começar a entrar que aí nós conversamos…!!!

  • NOKU-DOGA-TO-BAN-GUELA diz: 27 de fevereiro de 2012

    PARABÉNS MAIS UMA VEZ BRAGA.
    VOCÊ ESCREVE REALMENTE O QUE ACONTECE, DÁ A SUA OPINIÃO E RESPEITA A OPINIÃO DOS OUTROS, SEMPRE IMPARCIAL COMO TODOS DEVERIAM SER,… DEVERIAM….
    ASSUMINDO QUE ATÉ VOCÊ NÃO ACREDITAVA MAIS NO FIGUEIRA QUANDO PERDEU EM CHAPECÓ, MOSTRA A SUA DIGNIDADE E CLAREZA DE PENSAMENTO, LEIO COM GOSTO O QUE ESCREVES,… POIS SÃO FATOS E NÃO COISINHAS INVENTADAS POR UNS E OUTROS QUE VIVEM PUXANDO O SACO DE UM TIMINHO DO SUL DA ILHA, AGORA É SÓ OBSERVAR,… ESTÁ TENTANDO PUXAR O SACO DO FIGUEIRENSE, SÓ QUE NÃO ADIANTA , PERDEU TODA A CREDIBILIDADE ESTE CIDADÃO , FALO DO SR. CASTIEL,… QUE ESTÁ MAIS PERDIDO DO QUE CACHORRO QUE CAI DE CAMINHÃO DE MUDANÇAS.
    UM ABRAÇO Á TODOS.BRAGA ,PARABÉNS MAIS UMA VEZ.

  • NOKU-DOGA-TO-BAN-GUELA diz: 27 de fevereiro de 2012

    JONAS PW DO JEC,… É PRA VOCÊ ESTA :
    SABE PORQUE FLORIANÓPOLIS LIDERA O RANKING GAY DAS CAPITAIS ???
    FÁCIL , FÁCIL,… É QUE AS BONECAS DE JOINVILLE VEM EM PESO PARA A ILHA, E AQUÍ CHEGANDO SE JUNTAM AS BONECAS DO B-VAI, DAÍ PRA FRENTE É SÓ ALEGRIA, JÁ ATÉ SABES A DATA DA PRÓXIMA,E SÓ APARECER NENEM……….KKKKKKKKK…..

  • ANDRE FFC diz: 28 de fevereiro de 2012

    Jonas Pw ,nossa ilha realmete esta no ranking mas fazer o que , a ilha foi invadida e hoje e o lugar mais procurado por todos do mundo inteiro , amigo eu moro onde vc passa as ferias ……… entao continue contentando se com o bolshoi ,,,,,,,,,,,,

Envie seu Comentário