Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 18 abril 2012

Coluna do Braga no Santa - 18/4/2012

18 de abril de 2012 7

Coluna publicada nesta quarta-feira no Jornal de Santa Catarina:

Ainda sobre pensar pequeno

Na coluna anterior, quando escrevi que o Metropolitano preferiu continuar pequeno, me referia aos jogadores, não ao clube – que, pelo contrário, nos últimos 10 anos fez o futebol de Blumenau dar um salto das trevas para ao menos projetar algo melhor. Muita gente entendeu errado, o que de qualquer forma me faria esclarecer agora. Porém, o faço com uma ressalva.

Me incomodou saber que jogadores, comissão técnica, diretoria, enfim, após a piaba de domingo contra o Avaí foram comemorar com churrascada a classificação para a Série D do Brasileiro. Já tinha considerado as reações no gramado exageradas, mas coloquei na conta da emoção do momento. Mas churrasco?

Aí está o ponto, na minha opinião: é óbvio que a vaga na Série D é importante e era o objetivo inicial. Comemorá-la, portanto, é justo e até natural. Mas o desfecho merecia, no mínimo, atitudes mais contidas. A campanha foi belíssima e o prêmio foi a vaga? Foi. Mas é bom lembrar que o time teve a chance de se tornar um dos grandes do Estado, poderia ter alçado voos maiores. E fracassou. Definitivamente, não era hora de churrasco.

Blumenau ficou muitos anos órfã de futebol feito com seriedade, por isso ainda engatinha em algumas coisas. Mas é preciso ousar (e querer) mais. De que adianta projetar CT, estádio, etc, se uma vaga na Quarta Divisão merece reações tão efusivas após uma derrota como a de domingo? O Metrô tem acertado em muitas coisas, tem méritos e todo um futuro pela frente. Mas deveria parar de contentar-se com pouco. Se não, dificilmente terá um horizonte maior do que esse que está aí.

Concordo

Bom, mas já que a realidade é a Série D, vamos a ela. O grupo é dificílimo e sem reforços o Verdão provavelmente será figurante. Tomo a liberdade de citar o torcedor Rafael Dalagnolo, um especialista em Metropolitano, que postou o seguinte no Twitter: “Time do Metrô pra subir pra C: Flávio; alguém, Léo, Elton e alguém; alguém, Andrei, alguém e alguém; Rafael Costa e alguém. Técnico: Cesar Paulista (ou alguém que não seja uma aposta)”.

Opções

Na minha participação ontem no Jornal do Almoço da RBS TV, escalei com o Túlio Borges uma seleção dos jogadores do Vale que se destacaram no Catarinense:

Flávio (Metrô); Paulo Ricardo (Camboriú), Elton e Thiago Couto (Metrô) e Santos (Atlético); Andrei (Metrô), Geninho (Camboriú), Matosinho (Atlético) e Tiaguinho (Marcílio Dias); Rafael Costa (Metrô) e Mateus (Atlético). Ainda mereceram menção honrosa os atacantes Adriano (Atlético) e Clênio (Camboriú).

Última tentativa

O Brusque tenta fechar parcerias com outros clubes para viabilizar a participação na Série D. Criciúma e Atlético de Ibirama seriam algumas das alternativas. ao que parece, a diretoria ganhou tempo, pelo menos até o fim do Estadual, para comunicar a decisão. O Marcílio Dias, que herdaria a vaga, aguarda.