Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Coluna do Braga no Santa - 19/4/2012

19 de abril de 2012 11

Texto publicado na edição desta quinta-feira do Jornal de Santa Catarina:

Ufa, o Barcelona perdeu

Como as regras do futebol seguem iguais e ainda não dão gol a quem fica com a bola em 70% do jogo, o Barcelona perdeu ontem. Não caiu fora da Liga dos Campeões, e provavelmente nem cairá. Mas perdeu. Para o bem do futebol como ele sempre foi. Imprevisível.

O melhor é que a derrota foi incontestável. O Barça ficou ali, jogando pebolim, tocando bolinha de um lado para o outro, e o Chelsea lá na defesa, sem vergonha de dar chutão. Teve uma chance, tem centroavante e ele resolveu: 1 a 0 e fim de papo.

Não tenho nada contra. Só acho que se a hegemonia deles se estender, teremos uma geração pragmática pela frente (técnicos, com raras exceções, são maria-vai-com-as-outras e interpretam mal tendências até positivas). E periga o futebol só se importar com posse de bola e virar algo tão mecânico como outros esportes por aí, nos quais favoritos sempre vencem, faça chuva, faça sol.

Semana que vem, vou torcer contra outra vez. E no Espanhol também. Os fãs do Barça me entenderão.

É pelo futebol.

Versão verde

A assessoria do Metropolitano deu ontem a versão do clube para o tal churrasco de domingo, após o jogo contra o Avaí, citado na coluna de ontem. Segundo ela, o encontro, oferecido por empresários e parceiros, estava previamente marcado e não seria possível a alteração por causa da folga dos jogadores. Acrescenta que não se tratou de uma festa pela vaga na Série D, mas sim uma confraternização pelo fim da campanha no Estadual. E quem esteve lá garante que o clima não era dos mais animados, e que houve cobranças aos atletas.

Registro feito.

Sem perder tempo

A comissão técnica do Metrô já está de olho em reforços para a Série D. Se dividiu em duas frentes: interior de São Paulo e do Rio Grande do Sul. A princípio, foi procurar por oportunidades e negócios de ocasião.

Pedida

O Stammtisch na Rua XV que me perdoe, mas o fim de semana é de Volvo Ocean Race, que se despede de Itajaí após duas semanas. As regatas de sábado e domingo (essa a da partida dos barcos) são espetaculares. Recomendo.

Comentários (11)

  • Afonso Luiz diz: 19 de abril de 2012

    Eu ainda torço pelo melhor futebol, pela posse de bola, pelo craque e por uma equipe que deseja desdo do inicio vencer e vencer bem, dando espetáculo. Hoje eu ainda vejo os melhores momentos da nossa seleção de 82, a de 94 parece que nem existiu, sei que foi campeã, mas não trouxe nada para o futebol. O Barça com certeza vai ficar marcado e exemplo para o futuro, o Chelsea e sua retranca costumeira como gostam vários técnicos vai passar e ninguém vai lembrar de um grande time. Apenas mais um retranqueiro. Valeu!! Vou torcer pelo Barça, o futebol agradece.

  • Fabrício Cardoso diz: 19 de abril de 2012

    Oscarito, admiro o clube como instituição e, embora eu não sinta nada por este futebol de butique, vejo beleza no que eles fazem. O que me incomoda é a agressividade comercial do Barça, que vende até o sentimento de orgulho catalão atrás de mais consumidores. O futebol precisa manter um quê de artesanal, imponderável, para que possa ser apreciado de coração limpo. Se vira relação de consumo, perde a graça. Mas eu sou um romântico e, ainda bem, não viverei para ser todo mundo correndo ao Procon para ferrar o próprio clube.

    Do blogueiro: eu também vejo beleza (no começo via mais, até). Mas me preocupa que o legado do que estamos vendo transforme o futebol em handebol…

  • Cleber diz: 19 de abril de 2012

    Fabrício…falar mal do Barcelona por questões de marketing/consumo?
    Mais do que o Real Madrid faz isso, o próprio Manchester United…O futebol é isso hoje em dia e faz parte.

    E com certeza discordo da tese de que o jogo do Barcelona pode fazer mal no futuro, por um único motivo Braga…Time de pernas-de-pau jamais vai conseguir impor o jogo que o Barça impõe.
    Pra ter toque de bola e 70% de posse de bola são necessários muitos craques.

    Se sábado você prefere ver o Real Madrid vencendo e sendo campeão, aí sim será um mal pro futebol.
    Pepe, Marcelo, Sérgio Ramos…só carniça. Batem no Barça, batem no Bayern e ainda quando tem um jogador (corretamente) expulso, choram e culpam a arbitragem, dizem que é complô.

    Vimos as copas de 90 e 94 pragmáticas mesmo com grandes jogadores.
    2010 foi horrível o nível técnico, e você prefere ver o bom perdendo para não contaminar o futebol?
    Pior vai ser se o Real Madrid com esse império carniça começar a ganhar. (leva espanhol e leva champions). Aí sim ficará um “belo” legado pela frente

    Do blogueiro: Cléber, ao dizer que “Time de pernas-de-pau jamais vai conseguir impor o jogo que o Barça impõe” tu não está discordando de mim, e sim concordando. Com eles não conseguirão (mas vão tentar), o futebol vai virar uma chatice de toques de bola inúteis em busca de um buraco na defesa. Pra isso já temos handebol. Abraço

  • Paulo diz: 19 de abril de 2012

    Boa tarde Braga.
    Poxa, nenhum post sobre a Chapecoense na Copa do Brasil? Gostaria de ouvir sua opniào sobre a participação do Verdão.
    Abraço

    Do blogueiro: Paulo, estava fora na quinta, não pude atualizar o blog. Abs

  • MÁQUINA DO ESTREITO diz: 19 de abril de 2012

    COITADINHA DA CHAPECOENSE…
    CÉLIO AMORIM, O CELINHO, AMIGUINHO DO DR. ZUNINO E DO DR. DELFIM…
    QUANTO QUEREM APOSTAR QUE O TIMINHO DO B-VAI VAI GANHAR O JOGO, DIGAMOS ASSIM , ATÉ COM CERTA FACILIDADE, COM ESTE ASSOPRADOR DE APITO COMO ÁRBITRO ??? MUITO ME ADMIRA A CHAPECOENSE ACEITAR QUE ISTO ACONTEÇA.
    PODEM ESCREVER :
    VAI FACILITAR A VITÓRIA DO B-VAI;
    SE PRECISAR , VAI ARRUMAR UM PÊNALTI OU MAIS PARA AJUDAR O B-VAI;
    VAI MINAR A CHAPECOENSE COM FALTINHAS NA FRENTE DA ÁREA DA CHAPECOENSE ATÉ QUE SAIA O GOL;
    VAI ENCHER A CHAPECOENSE DE CARTÕES AMARELOS;
    VAI TAMBÉM, SE PRECISO FOR EXPULSAR ALGUÉM OU ALGUNS DA CHAPECOENSE , PARA QUE NO JOGO SEGUINTE A CHAPECOENSE FIQUE EM DESVANTAGEM PARA JOGAR EM CASA;
    PORTANTO, PODEM SE PREPARAR, A CHAPECOENSE VAI SER ASSALTADA NA CARA DURA DENTRO DA RESSAQUEDA, É SÓ ESPERAR PARA VER…
    SABEM QUAL É A ESTRATÉGIA DO CELINHO (SAFADÃO) ??? :
    LOGO DE CARA VAI DAR ALGUMAS FALTINHAS LÁ NO MEIO DE CAMPO EM FAVOR DA CHAPECOENSE, CALCULO UMAS 2 OU 3 FALTAS;
    EM SEGUIDA, ELE DARÁ O PRIMEIRO CARTÃO AMARELO PARA ALGUM JOGADOR DO B-VAI,…. SÓ PARA DESPISTAR É LOGICO;
    DAÍ PARA A FRENTE MEU AMIGO, VOCES VERÃO O QUE ACONTECE,… NÃO TERÁ MAIS UMA FALTINHA PARA A CHAPECOENSE, E SE ACONTECER SÓ SE FOR BEM LONGE DA META DO GOLEIRO DO B-VAI, ACREDITEM SE QUISER, A CHAPECOENSE SÓ SE SAIRÁ BEM, SE JOGAR TUDO QUE SABE E MAIS UM POUCO E VAI TER QUE GANHAR , INCLUSIVE DO CELINHO. VAI SER O MAIOR ASSALTO DENTRO DO CURRAL DA RESSAQUEDA,… É SÓ AGUARDAR…

  • Paulo diz: 19 de abril de 2012

    Braga,

    Não sei porque és tão contra com o melhor futebol apresentado no mundo nos últimos 10 anos. Perder, todos vão perder, mas dizer que o Barcelona perder é bom para o futebol é uma grande asneira. Então juntar craques em um time, fazer esse time ser eficiente, jogar bonito, dominar todos os jogos e de quebra ter o melhor jogador do mundo. Bom, cada um tem a opinião que melhor lhe cai. Você, pelo visto, gosta de um futebol feio, de chutões e bruto. Bom, eu ainda prefiro Charles Chaplin do que Zorra Total. Se não entendeu, é a diferença entre o engraçado, sutil, belo, contra o grosseiro.

    Do blogueiro: Vou tentar explicar de novo meu raciocínio, pois muita gente prefere simplificar e entende errado. Meu problema não é com o Barcelona, a quem também admiro (apesar de achar o jogo deles meio sonolento). É óbvio que é algo com muitos méritos. Meu problema é com o que vem por aí. Técnicos querendo todos imitar o Barcelona, o time da moda (você certamente já ouviu isso). E sabes que eles, a maioria pelo menos) não vão conseguir. E aí sabe o que teremos? Futebol tocando bolinha na entrada da área durante 90 minutos procurando uma chance de marcar. Ou seja, Handebol. É isso. Interpretação de texto é tudo, minha gente. Nem sempre o que está escrito é o que significa. E simplificar é um erro grosseiro. Abraço

  • Rogério de Jlle diz: 20 de abril de 2012

    Braga… acho o futebol deles inteligente e de um jeito que nem todos os times são capazes mesmo que queiram.
    1º – Têm um meio de campo FABULOSO (sem dúvida nenhuma) com Xavi, Fábregas, Iniesta e ele… Messi. Vixe… quem mais tem uma meiúca assim? Ninguém no mundo, nem o Real Madrid por mais que tente… e tentou com Ozil, Kaká, Khedira, etc, mas nem perto chega. Se fosse diretor de um time com $$$ para comprar o que quisesse era naqueles quatro que investiria primeiro, pois o resto são bons, mas tem muitos iguais…!!!
    2º – Por isso mesmo ninguém consegue imitar a tática deles, que nada mais é ter a bola a maior parte do tempo em seus pés (aquele meio-campo consegue isso) ir se aproximando conforme pode e tocando até “adormecer” o adversário e vapt qual ninja que dá o bote e mata a vítima. Fica até bonito de ver. A única coisa que consigo relacionar com eles era um Brasileiro chamado Garrincha que todo mundo sabia de cor e salteado a finta que ele dava, mas não tinha jeito, todos e sempre caíam…
    Torcer contra é uma… opção! Não achar o máximo é não gostar de futebol jogado na sua maior simplicidade.
    Ah… gostaria que TODOS os jogadores Brasileiros (e o restante das nacionalidades) vissem quantas vezes Messi vai ao chão de graça fazendo fita…!!!
    saudações esportivas…!!!
    NÃO SOU TORCEDOR DO BARCELONA… no máximo um admirador…!!!

  • Rogério de Jlle diz: 20 de abril de 2012

    Vixe… esqueci…!!!
    Tem um time quase igual no mundo com um meio-campo parecido ao do Barcelona e de Xavi, Fábregas , Iniesta e Messi….
    Me desculpem o esquecimento.
    O time eu não vou dizer mas os jogadores eu falo: – Ygor, Túlio, Roni e Luís Fernando (o Messi do Estreito)…
    Ah… não é para rir, não, Braga, é para chorar…!!!
    Fui…!!!

  • emerson diz: 20 de abril de 2012

    E eu vou torcer pro Barça. Messi, campeão da Liga dos Campeões-12 e Campeão da Copa do mundo-14. O Chelsea só se deu bem anteontem porque tinha o Ramires, jogador made in JEC.

    # JEC fábrica de talentos.

  • Cleber diz: 20 de abril de 2012

    Braga, digo que discordo porque talvez você não entendeu meu comentário.
    Imagina se um time cheio de volantes sem habilidade conseguiria ficar tocando bola perto da área.

    Por isso que o futebol do Barcelona não se tornará padrão…Com eles o adversário tenta apertar e roubar a bola, mas simplesmente não conseguem pela rapidez que eles rodam de um lado pro outro.

    Se o time de pernas de pau tentar fazer isso, em dois, três passes já perderiam a bola.
    A diferença do futebol pro Handebol, é que no handebol qualquer um joga a bola de um lado pro outro pois é quase impossível tentar cortar o passe. Já no futebol é necessário muita habilidade, pois marcar por pressão é muito fácil quando o adversário não tem rapidez no toque de bola.
    Um time sem habilidade pode tentar isso uma ou outra vez, mas depois de entregar contra-ataques e tomar gols por isso desistiria.
    Pensa num Marcílio Dias desse ano tentando fazer um jogo desses?? hehehehe

    Do blogueiro: Faz sentido. Vamos ver o que nos diz o tempo… Abraço

  • Renan TIGRE diz: 20 de abril de 2012

    Na Europa sou torcedor do Chelsea, e obvio que vou torcer pelo mesmo na terça, porém acho muito dificil escapar do Barça. Jogam muito, que facilidade pra entrar na área tocando a bola , de pé em pé, e olha que a defesa do Chelsea é muito forte. E sabádo sem duvidas sou Barça, como disse o Cleber acima, é muita carniça no Real, aquele Pepe é bandido, entra pra quebrar mesmo, sem falar da simpatia e humildade do Mourinho e do Cristiano Ronaldo. E outra Braga, Kaká fora banco desse time é uma piada de mau gosto, assim como o Marcelo de reserva do Coentrão, que até lateral direito é. Parece que de uns tempos pra cá o Real tem problemas com brasileiros, inclusive com o Ronaldo fenomeno nos seus últimos meses de clube, isso que o cara era ídolo. A partir daí passei a ter antipatia pelo Real e admirar cada vez mais não só o futebol do Barça, mas a maneira como eles formam meninos para a vida, não só dão uma bola para correrem atras, mas educam desde as primeiras categorias, lhes ensinam a terem humildade, cabeça boa, toda a assistencia necessaria para que alem de grandes profissionais sejam principalmente grandes seres humanos. O maior exemplo é simplesmente o melhor jogado do mundo: ou alguem ouve falar de problemas extra-campo do Messi? ou noitadas? ou brigas? e não venham dizer que o cara não sabe aproveitar, porque ele aproveita da maneira dele, mesmo quieto, humilde, sem falar bobagem, cada vez mais comendo a bola e ganhando muito mais dindin.

Envie seu Comentário