Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Quem apita o primeiro clássico da final?

01 de maio de 2012 35

Na semana que antecede o primeiro clássico entre Avaí e Figueirense, pela decisão do Catarinense 2012, tudo que fala do duelo ganha tons inflamados.

Arbitragem então…

O sorteio do trio que apita o primeiro jogo, domingo, na Ressacada, será nesta quinta-feira. Extraoficialmente, 3 nomes estão cotados para entrar no páreo: Célio Amorim e PH Bezerra (os dois que mais apitaram no Estadual, respectivamente), com Bráulio Machado, que apitou o último clássico (2 a 2 no Scarpelli, no returno) correndo por fora.

Minha opinião sobre a arbitragem catarinense é a mesma desde sempre: é fraca. Mudam os nomes, a lambança segue a mesma.

E vocês, torcedores? O que acham? Têm preferência?

Opinem!

Participe e ajude a avaliar o Blog do Braga

Comentários (35)

  • BIASE ALFREDO CARVALHO FARACO diz: 2 de maio de 2012

    na minha preferencia a melhor opção seria um arbitro de fora tipo paulo cezar de oliveira pois se for paulo henrique bezerra peço ao figueira para colocar suas barbas de molho pois na ultima rodada o mesmo foi uma piada pois ajudou a classificar o pobre avai p final pois cuidado para não ser este homem porque o nosso figueirense pode ser vitima deste cidadão . eu sou serie a e vc…..

  • C.Minc diz: 2 de maio de 2012

    Da pra perceber nos 3 anos que acompanho sua coluna que você não acredita nos resultados do Catarinense, aliás…. QUEM ACREDITA?

    Já ouviram os caras do Pretinho Básico imitando o narrador dos jogos dos Figueirense e do Avaí? nheauaHuhuaeHUAHUAE

    Da vergonha de ser Catarinense.

    A única maneira de entender como nenhuma podridão nunca vazou da imprensa, nem dos jogadores ou as empresas que financiam essa peláda é que deve ter fatia de bolo sobrando a cada edição

  • garrasdetigre diz: 2 de maio de 2012

    Pode apitar qualquer um. Como a final é só em Fpolis se ocorrer favorecimento para alguém, será por erro não intencional do trio de arbitragem.

  • djoni_ffc diz: 2 de maio de 2012

    O árbitro do clássico 2×2 foi bem naquela oportunidade.

  • Pedro Sangeraldi/Lages diz: 2 de maio de 2012

    Caro Braga,

    Para jogos dessa envergadura, no mínimo o terceiro maior clássico do sul do país, a FCF deveria trazer árbitro de fora. Digo isso, porquê temo pela sorte do Figueirense, a quem a elite avaiana e a maioria da imprensa da capital acusa de ter sido beneficiado em algumas circunstancias no passado, ensejando talvez agora uma pressão sobre árbitros locais que podem querer demonstrar o inverso. No mais, seria uma tremenda injustiça não ficar o título em poder do Figueira, após ter demonstrado durante todo o certame não exisitir adversário a sua altura no estado.

  • Luiz Eduardo Maffessoni diz: 2 de maio de 2012

    Braga, acompanhe o blog do Velho Oeste com noticias do verdão.
    Abraço
    http://velhooestecco.blogspot.com.br/

  • Realista diz: 2 de maio de 2012

    Qualquer que seja o árbitro de SC, TODOS puxarão para o time da JANELA, pois é o time apadrinhado da FCF desde 1999!!

    É só ver o quê acontenceu com este timeco de lá pra cá: Títulos vergonhososamente roubados de AVAI, Cricúma, Jec e Caxias de Joinville, além dos acessos pela JANELA e pelo TAPETÃO!!

    Enquanto o sapo barbudo, que é conselheiro do time do estreito, estiver na federação, as benesses irão sempre para o time do estreito!

    Ás vezes a FCF deixa um outro clube que não seja o time das falcatruas ser campeão, só para quer iludir a todos que o catarinense é um campeonato sério!

    Porquê vcs acham que o time do brócolis podre não tem título fora de SC, nem da série D? O Delfim só tem força aqui!!

    E a torcida PAPAI NOEL acredita que são grandes! Chega a dar pena desses coitados analfabetos!

  • Macarrão Bobgueira diz: 2 de maio de 2012

    pelo medo e pelo ressentimento de vários azuizinhos eu queria o MARGARIDA apitando… chorões… e por falar em chorões, nossa como os jeca tão chorando, nossa, parece até um timinho aqui de perto… cada um julga do seu jeito, pra mim nenhum dos três foi penalti, e daí??? vai mudar alguma coisa??? banzos

  • P.Santos diz: 2 de maio de 2012

    Braga,

    Tem gente aqui que REALISTAmente nao consegue disfarcar a inveja e a frustacao de seu clube nao estar no memo patamar do maior do estado. Em sua estreita visao, tudo o que o Figueira ganhou foi com a ajuda e de forma desonesta. Certamente tambem somos culpados do decadente clube dele estar na segunda divisao, e muito possivelmente na terceirona em 2013, onde podera tentar o bicampeonato do titulo nanico e ridiculo de que tantos se orgulham, na falta de algo mais significativo em seu bisonho curriculo. O tonto no minimo tambem acha que as cerca de 30 vitorias que temos a mais nos embates, foram igualmente roubadas. Reclamam de que, se em sua propria casa Tem um deficit de vitorias contra o Figueira. Deveriam sim e cobrar do seu ridiculo presidente a conta de tanta decadencia e inferioridade ultimamente. Vamos ser REALlSTA¡

  • REALISTA! diz: 2 de maio de 2012

    Por isso que digo que os iludidos do estreito são soberbos e analfabetos!!

    Não sabem nem fazer uma simples pesquisa na internet para verificar que o time das falcatruas (quem duvida é só conhecer a história de invasões de campo, janelas, tapetões, gatolândia, letras, e por aí vai), não tem 30 vitórias a mais que o LEÃO!

    E isso com esses 13 anos de títulos e acessos comprados com o conluio da FCF!!

    E eu que sou tanso!!

    Eu sou REALISTA, mas alguns são ILUDIDOS, DOENTES e merecedores dos políticos que temos no Brasil!!

  • leo diz: 2 de maio de 2012

    ahuhuahuahuhua tem cada avaiano amargo que dá até pena. quem vê pensa que nao torce pro time que GANHOU 2 TITLOS NO CANETAÇO DO DELFIM EM 1988 (na caneta, definiu que os “titulos” citadinos do Bvai anteriores à fundação da FCF valeriam como estaduais, aumentando 2 titulos de bandeja na conta dos Bananas). Quem vê pensa que nao torce pro time que GANHOU UM ESTADIO DA FEDERAÇAO/GOVERNO DO ESTADO, quando se apossou do Campo da Liga (de propriedade da FCF) e o trocou pela Ressacada. quem vê pensa que nao torce pro time da classe política de Fpolis, que sempre conquistou tudo (tudo? foi quase nada…) por favorecimentos e apitos amigos. Teve até titulo por W.O. contra um time que foi IMPEDIDO de comparecer a campo, em um ano em que o GOVERNADOR, o PRESIDENTE DA FCF e o PRESIDENTE DO AVAI eram todos parentes (Familia Ramos), na maior vergonha ja perpetrada no futebol catarinense…

    Isto dito, voltemos à realidade de 2012. O negocio é o seguinte:

    O Celio Amorim CANSOU de decidir classicos a favor dos azuis, dentre eles a final do segundo turno de 2010, com o penalti mandrake que decretou o empete (e a classificação dos Bananas)

    Esse Bezerra, sem comentarios o que ele fez com a Chapecoense nesse domingo passado: por si só já o desabilita à decisao.

    Por fim temos esse tal de Braulio, que ninguem conhece, e que fez lambanças nesse ultimo jogo.

    CONCLUSAO: temos que trazer arbitros de FORA. O Figueirense tem que EXIGIR isso, pois a unica chance dos bananas conquistarem a taça será via apito.

  • leo diz: 2 de maio de 2012

    Gostaria de perguntar ao REALISTA (o alienado), como faz para ganhar os gloriosos titulos de Serie C e D se o meu time so joga a Serie A. titulo de serie C e D tem que ficar com Joinville, Avai, Ituano, Brasiliense, XV de Jaú, XV de Campo Bom, Chapecoense, Salgueiro, times desse tamanho, que se preocupam com essas merrecas

  • leo diz: 2 de maio de 2012

    Devo aproveitar a rara oportunidade de encontro com um avaiano e tambem perguntar:

    - como faz para ter media de publico menor que a Chapecoense e o Criciuma? O Metrô, time do Braga, quase os alcançou… O Figueirense tenta, tenta, e nunca consegue colocar menos de 7 mil pessoas no campo. Como faz?

    - como faz para ter menos vitorias que o rival em classicos até dentro da propria casa? É dificil, o Figueira até tenta perder alguma em casa é raro. Como faz?

    Obrigado pela atençao

  • REALISTA! diz: 2 de maio de 2012

    Ao torcetanso leo (nome diminutivo de baitola), que o time das falcatruas não nasceu na série A, disputou série C e B e só está na série A graças às INVASÕES, TAPETÕES, CONVITES e JANELAS! até usou desses subterfugios para subir para a primeira divisão do catarinense!

    Quanto à média de torcedores no estádio, depende da situação do time no campeonato, tanto que a melhor média é do JEC, que fez um belo campeonato, e só não está na final com o LEÃo, devido ao apito amigo de sempre para o time janelão!

    Teremos 2 clássicos na final, e veremos quem colocará mais púbico: o AVAI na bombonera Ressacada, ou o JANELENSE no remendão do ScarpeLIXO!!

    Abraço da MAIOR e mais FANÁTICA TORCIDA de SC, confirmada por diversas pesquisas!!

  • Fernando Avaiano diz: 2 de maio de 2012

    Gostei ontem foi do programa das 19 da TVCom, tentar dizer que o lance que o Bezerra anulou em 99 era ilegal, não conseguiram. No final o Semensati e o Faraco foram obrigados a reconhecer que o lance foi ilegal, muito mau anulado pelo torcedor Bezerra. Quanto ao Célio, sempre foi um eterno caseiro, quem não se lembra da final Avai X Jec em Joinville, ele não me convence. Braúlio, só se for pra colocar o Braulio no Avai, caseiro de 4 costados, olha pra camisa alvinegra e se assusta. Já outros, sem condição técnica e moral. Pra mim, também seria arbitro de fora, o único isento para apitar um jogo deste porte que não se influencie por Federação, nem nada.

  • Renan TIGRE diz: 2 de maio de 2012

    Arbitragem catarinense é um nojo, sem excessões, e olha que quem está temendo a situação são os torcedores dos clubes da capital, históricamente favorecidos, imagina se fosse um clube do interior na final então?

  • Carlos Cojeka diz: 2 de maio de 2012

    O Realista falou algumas verdades e sabemos que a verdade dói. Aliás, a turma do janelense anda nervosinha hein? Por que será?
    Já diziam que o Leão ficaria pelo caminho no jogo contra o Metro. Depois, contra a Chape. E agora? Urra, Leão.

  • El Carvoeiro diz: 2 de maio de 2012

    Quando essas catreva da capital jogam com os “de fora”, a juizada já sabe a quem ajudar. E agora, meu caro Braga? O jogo é entre os queridinhos da RBS.
    Quem terá um penaltezinho marcado a favor, uma expulsão, um impedimento suspeito…..hummmm, agora eu quero ver.

  • Rogério de Jlle diz: 2 de maio de 2012

    Não tenha nada a ver com esta discussão, mas mesmo assim vou dar um pitaco:
    - Torcetansos do Avaí… CUIDADO…!!! Se o Bráulio apitar a latrina… ops… a latinha de novo, vocês estão roubados… é só passar o tape do jogo contra o JEC do Domingo passado. ENCOSTAR na rainha centro-avante… não pode…!!! Fora os penaltys e mais o resto….!!! Aí é fanfarrões sem discussão. E sabe apitar o bicho, só que é sem vergonha mesmo… depois não digam que não avisei!
    O Célio, coitado, é somente ruim…!!! Os outros são todos sem vergonha…
    De repente como é só capital, quem for, vai apitar dois jogos com a maior classe e sem casos a apontar. Aí eu vou dar muita risada, pois vai ficar demonstrado o que qualquer um quiser pensar. Eu penso de que… deixa pra lá…!!!

  • Nodu Mang diz: 2 de maio de 2012

    Esse REALISTA está seborrandosetudo… heheheh!!
    Escute aqui, ô Tanso!
    Páre de tremer beicinhos, roer esmalte e mascar fronha, tá legal?
    Daqui a pouco, o MAIOR, vai ser o culpado por esse timeco lá dos quintos do interior da ilha ter sido rebaixado de forma esculachante, 100% ZONA e lanterna absoluto… hihihihi!!!
    Que cara vacilão, meu!
    Tinha que ser Bvaiano… argh!

  • Pedro Sangeraldi/Lages diz: 2 de maio de 2012

    É engraçado verem torcedores frustados com a falta de performance de seus clubes, quererem atribuir a FCF, aos juízes e até imprensa a culpa pelos insucessos obtidos frente aos clubes de Floripa, particularmente o Figueirense. Este, atualmente o único em condições de bem representar (e o tem feito) nosso estado, está em outro nível não apenas no futebol, mas também administrativo e financeiramente. Resultado: títulos atrás de títulos, bons jogadores, torcida em todo o estado, etc. E os demais procurando culpados para seus apequenamento. Deviam é bater palmas e procurar por gente capaz a gerir seus clubes.

  • Carlos- Joinville diz: 2 de maio de 2012

    Braga, você esperimentou comer 2 kilos de mel por dia, acompanhado com doce de leite e de bebida um refrigerante de uva, bem doce? É meu caro, é essa sensação que nós do chamado interior teremos nas próximas 2 ou 3 semanas. rsrss

  • REALISTA! diz: 2 de maio de 2012

    Nodu Mang, seu tanso colorido, quem usa camisolinha rosa e tem a torcida conhecida de BARBIE não somos nós Avaianos!

    E para saber, o time da JANELA é o único time do Brasil e talvez do mundo que tem GAY no time: fi-GAY-ren-se!

    Oh torcidinha de baitolas, NUNCA ganharam NADA fora de SC e se acham!

    Quem é JANELA, é JANELA SEMPRE!

  • SuperAzul diz: 3 de maio de 2012

    Bom dia, Braga!
    A minha menor preocupação é o Figueirense, pois em momentos decisivos o Leão tem ao seu favor, o peso da camisa, a tradição, o retrospectroe e etc e tal.
    A tal de arbitragem é que o X a questão, é ai que mora o perigo!!!

  • Fernando Avaiano diz: 3 de maio de 2012

    É preciso dar tranquilidade aos homens do apito, Bezerra no 1º jogo e Célio Amorim no 2º, seriam as melhores opções para todos. Não que seja uma Brastemp, até preferia de fora, mais já que tem que ser com os daqui, que assim seja. Uma palavrinha para o Bezerra, não apite com o coração, apite com a razão, corrigir e admitir os erros do passado são uma virtude que só os homens de bem conseguem suportar e fazer.

  • garrasdetigre diz: 3 de maio de 2012

    Caro Pedro Sangeraldi todos reconhecem a evolução do figueira nos últimos anos. Esta evolução foi impulsionada pela necessidade de superar Clubes como Joinville, Criciúma, Chapecoense, Ibirama, Tubarão, Avai ….etc.
    Quanto a títulos atrás de títulos vejamos:
    ANO CAMPEÃO VICE-CAMPEÃO
    2011 Chapecoense Criciúma
    2010 Avaí Joinville
    2009 Avaí Chapecoense
    2008 Figueirense Criciúma
    2007 Chapecoense Criciúma
    2006 Figueirense Joinville
    2005 Criciúma Hermann Aichinger
    2004 Figueirense Hermann Aichinger
    Algum mais?
    Já não é tão simples.

  • MANECA JOINVILLENSE diz: 3 de maio de 2012

    A tremedeira é grande…!!! Dos dois lados…!!!
    Como sabem que chegaram com ajudas externas daqueles que podem agora apitar os jogos das finais e não sabendo de que lado estes realmente estão, o terror começa a imperar nas duas casas…
    Senão veja-se as conversas:
    Canuto falando pró Ygor: – Máh Ygorzito, lo Bráulio és lo mejor… oja sô qui fez cum Joinbille…!!!
    Ygor: – Não sei, não… de repente virou a casaca…
    Do outro lado no mangue as conversas são neste nível (abaixo do nível do mar):
    Diz o Ronaldo Capixaba pró Renato Santos: – Pô meu…!!! Lá no JEC quando jogávamos por lá não tínhamos ajuda dos apitadores… agora aqui é bom demais… olha só quantos nos ajudam… é só precisar que eles dão uma força. Por isso que não ganhávamos estadual em Joinville…
    Resposta do Renato Santos: – Pois é mano, mas desta vez não sei quem eles vão ajudar, pois somos os dois da capital…
    Vão se catar… os ladrões são vossos… se virem…!!!

  • P. Santos diz: 3 de maio de 2012

    É Maneca, a inveja é um sentimento deprimente, geralmente presente nos frustados e descontentes com sua triste realidade. Nada o impede de passar a torcer por um time grande. A hora que você abandonar esses sentimentos menores, e olhar a realidade do nosso futebol, certamente você passará a ser mais um dos milhares de torcedores no Figueira, e pode inclusive passar-se por ilhéu.

  • Emídio Jr. diz: 3 de maio de 2012

    Braga,
    li atentamente cada comentário acima e, impressiona o que o futebol consegue fazer com seus apaixonados torcedores. Cada um enxerga de acordo com seus interesses. Na minha opinião, sou avaiano, perdemos aquela decisão no tempo normal em duas falhas individuais do Dirlei. No primeiro gol, ele matou a bola no peito quando deveria ter cabeceado para fora. Resultado, entregou de bandeja para o Genilson. No segundo gol, ele novamente fez a lambança ao cometer penalti no Claudiomir após ter bobeado na marcação. Todos sabemos que em decisão não pode haver falhas. Na prorrogação não houve jogo, pois dos trinta minutos, a bola rolou apenas em seis. Os gândulas sumiram,bolas foram atiradas em campo e depois, misteriosamente, desapareceram. Quanto aos erros de arbitragem, o fiGAYra teve um gol anulado no primeiro tempo (tempo normal)e o Avaí, no segundo tempo da prorrogação.Prejuízo maior pra nós Avaianos, pois o placar no tempo normal poderia ser dez a zero que não mudaria nada. Jogar a culpa no Margarida é ser muito cruel, se houve responsável na anulação do gol avaiano, essa foi de inteira responsabilidade de Paulo Henrique Bezerra. Claro, que na capital todos sabem que PHB é fiGAYrense de carteirinha. Ele foi companheiro meu, de prática desportiva na UFSC( final dos anos 80) e, várias vezes desfilava sua “grosseria” como zaqueiro vestindo orgulhosamente a camisa do time do Estreito. Não que esteja dizendo que o erro foi proposital, mas, para quem é apaixonado, isso é mais do que suficiente para teorias conspiratórias. Grande abraço e continue nos comentários, seu blog é o melhor disparado da RBS.

  • Yuri Avaiano diz: 3 de maio de 2012

    Braga,

    O que eu temia aconteceu. O Bezerra foi o sorteado para apitar o clássico.

    Rezo para que ele não cometa os mesmos erros que cometeu naquela polêmica final de 1999, bem como não tente compensar a sua falha de 99.

    Torço para um futebol justo decidido na técnica, na raça e na inteligência.

    Um grande abraço para você, que é um excelente jornalista!

  • Carlos- Joinville diz: 3 de maio de 2012

    O inverno está chegando,mas fico feliz por um motivo,pois tenho certeza que no meu estado os casos tosse vão ser bem menores esse ano. A XAROPADA VAI SER GRANDE! Deviam colocar uma redoma de vidro naquela tal região, impedindo que transmissão televisiva se de para outras regiões do estado. Não tentem empurrar goela a baixo de SC, oque grande parcela da população não quer,concentrem mais as informações da final ai. Melhor, informem somente daqui a 11 dias quem foi o campeão. No mais, parabéns para os 2 xaropinhos que chegaram na final.

  • Carlos- Joinville diz: 3 de maio de 2012

    O inverno está chegando,mas fico feliz por um motivo,pois tenho certeza que no meu estado os casos tosse vão ser bem menores esse ano. A XAROPADA VAI SER GRANDE! . No mais, parabéns para os 2 xaropinhos que chegaram na final.

  • Mazinho Alvinegro diz: 3 de maio de 2012

    Garrasdetigre, seu tanso e metido a espertinho!

    Vamos publicar a côsa certa, assim, óh!

    FURACÃO CAMPEÃO:
    1999 – Campeão FURACÃO – vice – Mangue.
    2002 – Campeão FURACÃO – vice – Banguelos-do-Mercado.
    2003 – Campeão FURACÃO – vice – Caxias-Jlle.
    2004 – Campeão FURACÃO – vice – Atlético- IB.
    2006 – Campeão FURACÃO – vice – THE JECAS.
    2008 – Campeão FURACÃO – vice – Banguelos-do-Mercado.

    Domingo vamos detonar as cinderelas-do-pântano, rumo ao 16º caneco, visse?

  • MANECA JOINVILLENSE diz: 4 de maio de 2012

    Mô quiridú P.Santos…!!!
    Já torço para time grande, não se preocupe. E se não torcesse não poderia ser de maneira alguma pelo Figueirense, me desculpe, pois de grande não tem nada. Mas como time na realidade de médio para pequeno e igual já torço pelo JEC. Essa é uma das diferenças que tem entre nossas torcidas. Nós sabemos o que é grande, médio e pequeno, mas você e a maioria da torcida do seu time não sabem. E os dois times, sim senhor, com tendências de crescerem. Até onde? Só o tempo o dirá!
    Por isso mesmo inveja não tenho. No máximo tenho inveja de outros Estados onde existe mais retidão das arbitragens e não favorecimentos como aqui no nosso Estado aos times da capital. E não se restringe somente às arbitragens, mas também a todo o resto. Ou você acha que pelo interior só tem estúpido e ceguinho e que ninguém vê?
    Quanto à brincadeira que fiz acima não se enraiveça… só copiei o jeito de um mané torcedor vosso que gosta de brincar dessa maneira…!!!

  • MANECA JOINVILLENSE diz: 6 de maio de 2012

    Sr. Pedro Sangeraldi / Lages, nunca o senhor esteve tão certo em alguma análise que alguma vez tenha feito. É isso mesmo, até a frustração!
    A frustração e eu diria mais que isso, a impotência de não poder fazer nada acerca das roubalheiras a toda a hora sendo feitas, criam esses sentimentos e cada vez dão mais nojo a alguns que ainda acompanham jogo de futebol por este estado. Afinal jogar com cartas marcadas é ruim.
    Quer uma prova do que estou falando? Veja a choradeira dos torcedores dos dois times que vão fazer a final e me mostre das semi finais para trás quantas vezes pediram árbitros de fora? Nenhum deles pediria também se a final fosse um da capital x um do interior. Pode me dizer porquê?

Envie seu Comentário