Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Comparar Messi a Pelé não é pecado

02 de maio de 2012 26

Coluna publicada nesta quarta-feira no Jornal de Santa Catarina:

Pelé, Messi e Neymar

Como quase todo mundo na minha idade, cresci e me apaixonei pelo futebol folheando as páginas da Revista Placar. E recortando das últimas páginas os escudinhos de futebol de botão – que, aliás, tenho até hoje. Como fã, me deu uma imensa alegria saber ontem que coube à Placar (na edição que chega às bancas esta semana) trazer à tona finalmente o debate que todo mundo faz, mas de maneira equivocada: Messi é (ou será) melhor que Pelé?

Até hoje, o debate foi burro. Porque a maioria das pessoas (muitas até que admiro na crônica esportiva) se negava a comparar Pelé a qualquer outro jogador. “Ele não conta, é de outro planeta”, vivem dizendo. Oras, que eu saiba Três Corações, onde nasceu o Rei, fica no interior de Minas Gerais, não em Júpiter ou na galáxia de Andrômeda.

A Placar, enfim, acabou com essa frescura e comparou Messi a Pelé na mesma idade: aos 24 anos e 10 meses. E… surpresa! O brasileiro é muito melhor em todos os critérios, obviamente. Porém, não é inalcançável, como defendem por aí. Sem gols marcados pelo Exército e outros penduricalhos que compõem o currículo do Atleta do Século, a revista usou como critério apenas gols relevantes e conquistas de títulos importantes. E com o cuidado de deixar claro que as comparações são feitas em épocas completamente distintas do futebol.

O veredito é quase a minha opinião: Pelé está muito acima, já estava aos 24 anos, mas Messi ainda tem praticamente a metade da carreira pela frente. E como os números dele crescem a cada temporada – diferente do Rei, que começou avassalador e foi caindo de rendimento, ainda que assombroso – é possível, sim, que no futuro o argentino seja, diante da frieza dos números, o melhor de todos os tempos.

Ainda que eu ache que Messi até pode vir a fazer mil gols e tal, mas nunca será um jogador tão completo como Pelé foi. E aí eu acrescento outro fora de série ao debate: Neymar. Confrontado com a sombra de Pelé desde criança no Santos, e ainda que tenha levado um baile de Messi no duelo entre eles, no Mundial passado, o jovem craque tem, aos 20 anos, números muito superiores aos de Messi na mesma idade. Números de Pelé. E toda uma carreira pela frente, nos clubes e na Seleção – ainda que os arrogantes europeus só admitam considerá-lo a partir do momento que for jogar por lá.

Se Neymar chegará ao topo, ou se Messi levará para a Argentina a coroa do futebol, só o tempo vai nos dizer. Nos números, não é heresia nenhuma cogitar a possibilidade. O resto é papo furado.

Pra terminar…

Mais triste do que lembrar os 18 anos sem o ídolo Ayrton Senna é constatar no que transformou-se o automobilismo brasileiro (em termos de expoentes internacionais) depois que ele nos deixou.

Ajude a avaliar o Blog do Braga

Siga o blogueiro no Twitter:

Comentários (26)

  • URUBICIENSE ALVINEGRO SERRANO – DIZ diz: 2 de maio de 2012

    Braga, Pelé e Messi, cada um no seu tempo, pois cada tempo tem sua história, a sua maneira de jogar, o preparo fisico, os recursos finaceiros, a tecnologia no futebol, e assim vai; Pelé, não vi jogar, somente por vidios, mas o que mostra estes vidios, era sim o senhor da bola, da mesma maneira como vi os de Garrincha, outro senhor da bola, o das pernas tortas, e o que eu digo para meu filho, para mim Pelé foi o Messi do passado, como Messi é o Pelé do presente, esse é monstro, é craque, e genio, e se supera pela sua simpatia e simplicidade, para mim não precisa ganhar copa do mundo para provar alguma coisa, é sim o Pelé do momento. Quanto ao Neymar, vamos esperar mais um pouco, esperar ele jogar na Europa, onde o futebol é mais duro, sem dancinhas, sem proteção de arbitros, onde não se marca falta com qualquer assoprão, qualquer caidinha, encostadinha, o que foi provado na final com o Barcelona, onde ele não viu a bola, enquanto o Messi, ao contrário, mostrou quem é o Messi. Nosso maior exemplo é o Robinho, saiu do Brasil para ser o melhor do mundo, muito badalado, entanto, ficou apenas como Robinho, ganhando muito dinheiro, mas paraticamente sumido, desaparecido, por lá, o bicho é feio, e o burado é mais embaixo. – Valeu

  • Rogério de Jlle diz: 2 de maio de 2012

    O mô quiridú Urubiciense Serrano quando não lhe dá uns repentes de fanfarronice (já tive oportunidade de lhe dizer) escreve direitinho. Concordo com ele em gênero, número e grau na sua comparação entre os dois. Pelé provavelmente hoje não teria feito mil gols, talvez nem quinhentos, a preparação física nos dias de hoje conta muito. Pega-se num brucutú com uma baita preparação e fungando no cangote de um bom jogador e tchau… nem precisa bater muitas vezes! É lógico que a classe vai sempre aparecer, mas sem as facilidades de outrora. Quando Pelé jogava, na maior parte do seu tempo, os esquemas táticos não funcionavam como hoje com os laterais subindo, etc. O futebol total como ficou conhecido veio com a Holanda de Rinus Mitchel e Cruiff que foi outro belíssimo jogador e posterior a Pelé.
    No resto não existe comparação. Cada um no seu tempo e suas características. Talvez Pelé fosse o mais completo, pois driblava como muitos, passava como muitos, tinha um jogo aéreo como muitos, etc., como muitos. Mas era completo. Comparando com Messi por exemplo e dizer que Messi tem um bom jogo aéreo é para rir. Até pode fazer gol, mas não tem cacoete. Já outro que anda atualmente na ribalta, tem e é o Cristiano Ronaldo. Mas o que mais me impressiona em Messi que não vi em nenhum outro é o poder de ele fugir das porradas. Dificilmente se vê ele no chão, pois parece uma enguia fugindo do abate… e sempre com a bola dominada. Talvez Pelé não tivesse esse dom.
    Saudações esportivas…!!!

  • EDUARDO-FURACÃO diz: 2 de maio de 2012

    ME RECUSO A FAZER TAL COMPARAÇÃO!!!
    ACREDITO QUE NÃO EXISTAM CRITÉRIOS JUSTOS QUE POSSAM COLABORAR PARA QUE SE FAÇA TAL COMPARAÇÃO,…MAS NA MINHA HUMILDE OPINIÃO , O NOSSO REI PELÉ AINDA ESTA ANOS LUZ
    À FRENTE……

  • NOKU-DOGA-TO-BAN-GUELA diz: 2 de maio de 2012

    BRAGA, ME PERDOE SAIR DO FOCO DO POST….
    MAS, VOCÊ VIU OS COMENTÁRIOS QUE ESTÃO FAZENDO NA MÍDIA EM GERAL SOBRE QUEM DEVERIA APITAR AS FINAIS DO CATARINENSE ????
    SÓ PODE SER BRINCADEIRA, ME RECUSO A ACREDITAR QUE OS CARAS TENHAM A AUDÁCIA DE ELENCAR O SR. CÉLIO AMORIM (B-VAIANO DE CARTERIRINHA) E O SR. PAULO H. BEZERRA (QUE TEM MEDO DE APITAR CONTRA O B-VAI) PARFA SEREM OS POSSÍVEIS ÁRBITROS DAS FINAIS….SERIA MUITA FALTA DE INTELIGÊNCIA DO FIGUEIRENSE , ACEITAR TANTO UM QUANTO O OUTRO PARA APITAREM ESTE JOGO QUE VALE MUITO , MUITO MESMO.
    GOSTARIA QUE ALGUÉM DE FORA DO ESTADO DE SC APITE ESTE JOGO, EXISTEM MUITOS OUTROS BONS ÁRBITROS FORA DAQUI E QUE CERTAMENTE NÃO TERIAM PAIXÕES CLUBÍSTICAS , ASSIM TERIAM MAIS ISENÇÃO PARA ARBITRAR ESTE JOGO E O DA FINAL COM MAIS SEGURANÇA PARA AMBAS AS EQUIPES. O FIGUEIRENSE ESTARÁ DANDO 90% DO TÍTULO AO B-VAI , CASO PERMITA QUE ESTES DOIS NOMES CITADOS APITEM ESTES DOIS ÚLTIMOS JOGOS.
    TODO MUNDO SABE, DA ANTIPATIA QUE CÉLIO AMORIM TEM PARA COM O FIGUEIRENSE E TAMANHA AFINIDADE TEM PARA COM O B-VAI, TANTO É QUE O DR. ZUNINO VIVE DIZENDO : CONFIAMOS MUITO NO CELINHO,… ELE SABE O QUE FAZ…. PRECISA DIZERMOS ALGUMA COISA MAIS ???????? E O BEZERRA , COITADO DESDE 99 QUE LEVANTOU A BANDEIRA BEM ANTES DO B-VAI FAZER O GOL , CORRETAMENTE , DIGA-SE DE PASSAGEM, TEM UM MEDO MORTAL DE APITAR QUALQUER JOGO EM QUE O B-VAI ESTEJA PRESENTE, COM MEDO DA LÍNGUA DA IMPRENSA FELINA DE FLORIANÓPOLIS. ENTÃO O QUE PENSAR DISTO TUDO ??? ÁRBITRO DE FORA E PONTO FINAL… UM ABRAÇO.

  • djoni_ffc diz: 3 de maio de 2012

    Não vi Pelé jogar, mas Messi é futevol alto nível desde o início.. é realmente muito difícil comparar, é outro tempo é outro futebol!
    Pra tirar a teima só se Pelé estivesse na ativa nos campos!

  • Rogério de Jlle diz: 3 de maio de 2012

    Já tem um monte de gatos tremendo de medo dos árbitros.
    Engraçado que não tiveram medo antes, porque será? Estava garantido que ia dar na final os dois da capital?
    Acho que é só pedir para ser o Bráulio…!!! Aí quem vai chorar é o Avaí…!!! Ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah… uns não querem o Bráulio, outros não querem o Célio, agora querem árbitros de fora… é brincadeira ? Que tinha mutreta (não é comida baiana, não, é catarinense!) eu sabia faz tempo…!!!
    Mas eu insisto no Bráulio, afinal este fez um belo trabalho no JEC!
    Ou então botem eu para apitar, que eu juro que apitarei melhor que esses que andam por aí. E como não gosto de nenhum dos dois, não é problema, serei bem mais justo…!!!
    As carecas vão se descobrindo…!!!

  • Fernando Avaiano diz: 3 de maio de 2012

    Embora queira arbitro de fora, hei de reconhecer que o Bezerra e principalmente o Célio fizeram um bom campeonato, nossas diferenças com o Bezerra vão lá pelos idos de 1999, quando ele tirou o título do Avai, espero, apesar de ser alvinegro de arquibancada, que este ano, se apitar, corriga aquela injustiça daquele ano. Quanto a Messi e Pelé, concordo que cada um ao seu tempo, mais fatalmente o Messi pela idade que tem vai superar o Pelé, quem viver verá.

  • Fernando Avaiano diz: 3 de maio de 2012

    Uma coisa temos que parar de nos preocupar com a arbitragem e pensar o que nosso time pode fazer para ganhar o título, é um mea culpa, confesso. Acho que o Célio é um bom nome para as finais, hoje o melhor de SC, mais o Bezerra pode corrigir algo que manchou seu bom currículo, aquele famoso impedimento no gol do Avai em 1999, que tirou o título do leão, alterando a história nos dias atuais, tipo, um Dejavu.

  • Serginho_JEC diz: 3 de maio de 2012

    Pelos videos que vi dos jogos de antigamente, a marcação era pacata e fraca. Os marcadores ficavam com um simples dible. hoje em dia para diblar um zagueiro é muito dificil e Messi o faz com muita facilidade.

    Concordo com vc Braga, Pelé foi fenomenal mas não é de outro planeta e pode ser alcançado em numeros tanto por Messi quanto por Neymar. Pois em Habilidade, tecnica e genialidade não existe diferença entre esses três, alias me permito incluir Maradona entre eles. Com Sr Zico e Zidane apenas um degrau abaixo do escalão.

  • Serginho_JEC diz: 3 de maio de 2012

    Retificando, Drible e não dible.

  • Serginho_JEC diz: 3 de maio de 2012

    Braga, Quanto a Formula 1, massa está decepcionando. Adorava assistir as corridas, alias acordava de madrugada e tudo. Agora faço questão de mudar o canal se estiver passando Formula 1. uma pena. Que falta faz nosso gênio das pistas, não só pelas vitorias, mas pela emoção em saber que a cada corrida tudo poderia acontecer era imprevissivel, hoje se vc quiser já digo quem vai ganhar a proxima corrida e quem vai ser o ultimo

  • _Alvinegro diz: 3 de maio de 2012

    Braga,

    Pelé foi e sempre será o rei do futebol, mesmo se o messi superar seus numeros, este título é eterno. Assim como Roberto Carlos é o Rei da Música Brasileira, como Ayrton foi (e sempre será) o Rei da F1.

    Por falar em F1, eu sou um apaixanado por este esporte, não perco um treino classificatório e uma corrida se quer, não importa se os brasileiros estão ruins!
    Cara eu torço pro Figueirense e sei que dificilmente ele será campeão brasileiro, porém nunca deixarei de torcer, eu sinto o mesmo sentimento pelos nossos pilotos da F1, mesmo sabendo desta situação. Agora esperem,fiquem de olho nos nossos garotos da GP2 (Filipe Nasr e Luiz Razia) Grandes certezas para um futuro próximo!

    Um Grande abraço!

  • rafael fln diz: 3 de maio de 2012

    NOKU-DOGA-TO-BAN-GUELA:

    Com certeza o presidente do seu clube vai ser consultado pelo comite de arbitragem para auxiliar na escolha de um arbitro que agrade a todos.

    Mas, pelo jeito, o medo já impera no lado de la da ponte, inclusive colocando a culpa no juiz antes mesmo de ser derrotado, ou se autodeclarando campeão moral… Campeão moral não levanta taça…

  • leo diz: 3 de maio de 2012

    Fernando Avaiano

    Tens video desse impedimento, ou vais ficar garganteando pra sempre essa choradeira? Negocio é que nossa camisa pesa muito mais que a de voces, e em disputa de TITULO nao tem outra… vai dar sempre Figueira, podem colocar ate o zunino pra apitar

  • _Alvinegro diz: 3 de maio de 2012

    Tenho o vídeo completo do classico de 99… e realmente este lance que o Fernando Bvaiano está chorando ele tem razão… não estava impedido! Masssssss… o Genilson fez um gol aos 12 minutos que também não estava impedido e o Banderão levantou o braço!
    Mas o que mais eu vejo os Hawaianos chorando é pela questão do penalti que “não foi”!
    Foi Muiiiiiiiiiiiiiiitoooo penalti, puxar a camisa enquanto o jogador vai em direção ao gol… é Penalti!

    Quero ver a desculpa desta vez… coitados

  • Mazinho Alvinegro diz: 3 de maio de 2012

    Ah! 1999, eterno!
    Não tem dinheiro que pague!

    Genilson-Malino, o quê fizestes?

    Arrombasse com toda aquela zaga de pernas-de-pau do mangue, mô filho!
    Lá se vão 13 anos e as Cinderelas do lodo continuam tremendo beicinhos, se descabelando, roendo unhas e muitas fronhas foram pro saco.

    Óh!

    Se continuarem nesse xororô, eu chamo o Genilson novamente, tá legal?

    Esses bvaianos!

    Até o xororô é de segunda … argh!

  • Mazinho Alvinegro diz: 3 de maio de 2012

    Vede, Braga!

    Números do FURACÃO ATENTADO x bvai na RessaQUEDA, nosso salão de festas:

    Jogos:60
    Vitórias do FURACÃO: 21
    Vitórias do bvai: 15
    Gols do FURACÃO: 75
    Gols do bvai: 59.

    ELES, os TANSOS, do interiorzão da ilha, são nossos fregueses até dentro da CASA deles, pode? ….. kkkkkkkk!!!!

  • Sapiência diz: 4 de maio de 2012

    Messi já é melhor. Pelé só jogou no Brasil, contra Catanduvense, Piraporã, XV da minha rua, Atlético dos Cafundós… E ganhou copa do mundo porque o futebol naquela época era incipiente. Messi, individualmente, é muito melhor.

  • Fernando Avaiano diz: 4 de maio de 2012

    Pergunta pro pessoal lá da TVCom, eu ví na época e agora: O Semensati e o Faraco mostraram o lance quadro a quadro, o jogador saindo de trás, recebendo a bola e passando para o jogador que estava atrás da linha da bola, o que tira o impedimento. Adivinha quem foi o bandeira que errou um lance que nem um amador erraria: Bezerra, o juíz deste domingo. Abç, não precisa dizer mais nada, o Bezerra, assim como seu pai, era torcedor alvinegro de carteirinha, frequentando em muitos jogos a arquibancada na torcida Gaviões. Quem garante que ele não vai prejudicar o Avai novamente, quem garante que seus olhos não vão ser seu coração alvinegro. Já questiono a arbitragem, até no que diz respeito a cartões amarelos. Se o Bezerra quiser, tira 90% do time azurra para o próximo jogo. Abç.

  • Sedlimar diz: 4 de maio de 2012

    PELÉ

    LEIO CADA UMA ……
    NÃO SOU FÃ DO CIDADÃO EDSON ARANTES, MAS TEM UM COMENTÁRIO AQUI QUE TEM TRÊS DETALHES….

    Ou o cidadão é Argentino , Corinthiano ou deve ser um ZÉ QUALQUER com inveja.

  • Luís diz: 4 de maio de 2012

    Mais uma vez, vcs usam o exteriótipo de um afrodescendente para caracterizar o Figueirense fazendo do furação um “centauro afrodescendente “, apesar do Figueirense usar o furação e a Figueira como mascotes. Isto, por ser Santa CAtarina um estado colonizado preponderantemente por alemães e italianos, que segundo a lógida da origem destes povos tendem, na escolha entre um exteriótipo e outro, certamente tendem a rejeitar aquele que vocês, premiditada e ardilosamente, usam para representar o Figueirense. Mais uma atuação subliminar. JOGO SUJÍSSIMO. e cosneguiram escalar mais uma vez o Bezerra no time do vaiai, como fizeram em chapecó, vcs mostraram mandam mesmo na FCF

  • Sebastião diz: 4 de maio de 2012

    Outra época , a que Pelé jogou ,mais que pelo que sei , naquela época foram poucos que chegaram a 1200 gols mais ou menos como Pelé , se era tão fácil assim na época de Pelé ,cade os outros jogadores que chegaram aos 1000 gols . cade os outros TRI-campeões do mundo e na história ,só são lembrados os campeões e o Vasco, é claro por ser sempre vice… Messi é fenomenal sim ,como Kaka e Sevchenko no milan , Ronaldo fenomeno e Rivaldo no Barça

  • MATEUS diz: 5 de maio de 2012

    O Messi é um ótimo jogador mas ele não ganhou títulos com um SANTOS ele ganhou com um BARCELONA que JÁ era o melhor time do mundo ANTES mesmo dele. Sem contar que joga Campeonato Espanhol (campeonato praticamente de 2 times). O Pelé jogava em outra época, os defensores eram piorem sim, mas o preparo físico e os departamentos médicos eram precários, até a bola era muito inferior. Você pega duas bolas e alguns anos de diferença e compara e vê que a mais nova é melhor.
    O time do Santos não era um time tático como o do Barcelona. O Messi nunca ganhou e acho difícil ganhar uma Copa do Mundo.
    Coisas que ocorreram a tempos atrás vão perdendo seu brilho. Se de repente o Messi parar de jogar brilhantemente como ocorreu com o Ronaldinho Gaúcho, vão esquecer essa comparação.
    Nem sempre os melhores ganham, e aqueles que não marcam seus nomes na história mesmo sendo jogadores fantásticos, simplesmente são esquecidos.
    Acho que o melhor pro futebol seria que parassem com essa bobagem de melhor jogador de todos os tempos. Não dá pra afirmar, ter CERTEZA, somente dar sua opinião.

  • ZÉ QUALQUER diz: 5 de maio de 2012

    É MUITA IRRACIONALIDADE !
    TEM GENTE QUE SE NÃO TORCER PARA O TIME DELE E DISSER QUE OS JOGADORES QUE ELE GOSTA SÃO OS MELHORES, LHES DÁ UMA CRISE DE HISTERIA E PRECONCEITO !
    Tem três detalhes: – Ou é fanfarrão brocolense, um todo poderoso alienado se achando ou é um frustrado de carteirinha, pois ainda não viu acontecer nada daquilo que se acha com direito. Pelo nome próprio é um brocolense frustrado !

  • Anderson diz: 7 de maio de 2012

    Não dá pra comparar, atualmente, Messi e Neymar, que são da mesma época, pq Neymar ainda joga no Brasil, com essa muntueira de times ruins e também no campeonato paulista, que é pior ainda. O dia que Neymar for pra Europa, aí sim vai ter comparaçao. Futebol de mesmo nível. E não venha dizer qeu o futebol espanhol é igual o da série B daqui pq esse ano dos 8 classificados para as finais dos campeonatos europeus de clubes, 5 eram espanhóis.

  • Paulo Henrique da Silva diz: 12 de maio de 2012

    O Neymar aos 20 joga num futebol de nível muito baixo tecnicamente, e ele por ser acima da média deita e rola. O Messi aos 20 já era titular absoluto do barça e vivia com muitos problemas de lesões na carreira vale lembrar( afinal o neymar nunca enfrentou problemas com lesoes graves), por isso acho que essa comparação do Neymar agora com o Messi é pior até do que a do Messi com o pelé. Vamos ocm calma com o craque santista ele ainda precisa pegar um campeonato mais nivelado por cima

    Do blogueiro: E pra ti o que seria um campeonato nivelado por cima, o Espanhol? Que só tem 2 times e um monte de babas?

Envie seu Comentário