Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Como será a Copa Santa Catarina 2012

10 de julho de 2012 2

Foi definida nesta terça-feira, na sede da FCF, a fórmula de disputa da Copa Santa Catarine 2012.

Como era esperado, a Copinha dará ao campeão vaga na Copa do Brasil de 2013.

Seis times manifestaram interesse em participar: Metropolitano, Chapecoense, Joinville, Atlético de Ibirama, Marcílio Dias e Brusque (que pode desistir, como já fez na Série D. Dará resposta até sexta-feira se vai ou não).

Avaí e Figueirense, que já têm vaga na Copa do Brasil como campeão e vice do último Catarinense, respectivamente, e o Criciúma (que deve garantir vaga pelo ranking da CBF), não participarão da Copinha. O JEC também tem chances de se garantir na Copa do Brasil via ranking, mas ainda assim preferiu entrar na disputa.

Com cinco ou seis clubes, a fórmula será a mesma: turno e returno, todos contra todos, com o campeão de cada turno fazendo a final em dois jogos. Empate nos 180 minutos levará à prorrogação e, persistindo a igualdade, será campeão o clube de melhor campanha.

A Copa Santa Catarina vai começar no fim de setembro, dia 19, possivelmente, e terminará no fim do ano. Os jogos serão sempre às quartas-feiras, para não atrapalhar os jogos dos times nas séries do Brasileirão. O Atlético de Ibirama só deve estrear após a eleição de 7 de outubro, pois o presidente, Genésio Ayres Marchetti, é candidato na cidade.

Não foi sequer cogitada a participação dos clubes das divisões de Acesso e Especial, como chegou a ser especulado.

Ouvi o presidente do Metropolitano, Vadinho, que gostou da fórmula escolhida. Segundo ele, o Metrô tem chances reais de título e vaga na Copa do Brasil. Além disso, garante calendário até o fim da temporada, independente de como for a participação na Série D.

Comentários (2)

  • Kunimund Kronke Junior diz: 11 de julho de 2012

    Mais uma vez, a FCF aparece com fórmulas confusas e os clubes aceitam. Pra quê prorrogação (e desgastar os jogadores), se a melhor campanha novamente vai decidir no final das contas?

  • Fernando Avaiano diz: 12 de julho de 2012

    Tem uma coisa interessante, Avai e Figueira já estão, se o Jec e Criciúma subirem pra Série A, poderemos ter até 5 representantes na Copa do Brasil, já que segundo norma intituida pela CBF, os times da primeira divisão que não estiverem envolvidos com Libertadores, se classificam direto para Copa do Brasil.

Envie seu Comentário