Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Figueirense e arbitragem brasileira na berlinda

24 de setembro de 2012 16

Aproveito o post para resumir dois assuntos importantes do fim de semana: o Figueirense e a arbitragem do Brasileirão.

Primeiro, o Figueira:

Definitivamente, a derrota para o Palmeiras em casa não estava nos planos. Numa decisão de campeonato, o alvinegro tinha o momento a seu favor, mas foi dominado, em 10 minutos já tomava 2 a 0 e o 3 a 1 até ficou barato. Wilson não estava numa noite feliz, mas quem estava? O novo tropeço em casa custou caro. Além de ser ultrapassado pelo Verdão, só não voltou para a lanterna porque o Atlético-GO acabou com a sequência sem vitórias do Flamengo. O Fla e o Sport se distanciaram, e hoje o Figueira está a seis pontos da saída da zona da degola (na verdade precisa de sete, pois tem vitórias a menos). E o pior: nas 12 rodadas que faltam, precisa dobrar os 22 pontos que somou até aqui para tentar evitar o rebaixamento (nas contas dos matemáticos). Situação delicadíssima.

Agora, a arbitragem:

A rodada do fim de semana foi emblemática. Se a arbitragem brasileira nunca foi grande coisa, atualmente vive um momento terrível, periga até ser o pior de todos. Os erros crassos se acumulam rodada a rodada, seja em qual série do Brasileirão for. Só na Série A no fim de semana tivemos pênaltis escandalosos não marcados contra o Fluminense (para o Náutico) e contra o Vasco (para a Ponte). Outros pênaltis marcados são de chorar: o do Flamengo muito fora da área (Love perdeu, pelo menos). O do Corinthians em uma jogada de impedimento absurdo. Houve ainda o gol anulado do Palmeiras no Scarpelli. Lance polêmico, mas ao menos esse eu achei certa a anulação. Valdívia atrapalhou o Wilson no lance, e como estava impedido, achei certo.

Certamente houve mais lances que não me ocorrem agora, mas só esses já dão a dimensão da ruindade atual da arbitragem brasileira. É preciso uma solução urgente.

Comentários (16)

  • Flavio CEC diz: 24 de setembro de 2012

    A Arbitragem este ano está uma lástima!
    Todos, eu disse todos os catarinenses foram prejudicados neste ano algum de forma absurda!
    Jogar Série B em campo nordestino é praticamente jogar 11 x 14, juizes e bandeirinhas caseiros, mal intencionados e não entendo o porque, uma vez que as federações nordestinas não são também lá todas muito fortes!
    Fica claro também na série B que a maioria dos jogos realizados em Criciuma Joinville ou na ilha são apitados por juízes muito fracos e quando jogamos fora no eixo RJ-SP-MG-GO sempre temos árbitros padrão fifa q nem assim dão conta do recado.
    O Meu tigre já fez 55 gols no Brasileiro e isso mostra o quando está presente na área adversária, e mesmo assim após 26 rodadas nenhum penalti foi marcado a favor do Talismã… é muuiita coincidencia, não?!?!

  • Rogerio Jlle diz: 24 de setembro de 2012

    Braga, ruim os arbitros ate nem sao…!!! Ao pe da letra sao gatunos, mesmo! E comandados pela CBF, que tal um CLUBE DOS TREZE, favorece quem ela quer… e com isso se torna pior que MAFIA!
    Os jogos sao encomendados previamente pela instituicao. Ha quem queira encaixar a Globo nisso tambem, mas sinceramente acho que ela nada tem a ver com isso. E alias essa rede paga todos dentro dos acordos estabelecidos. Mais para um e menos para outro? Isso e um negocio e quem nao estiver satisfeito que se retire… mas ninguem sai!
    Os favorecidos dessas arbitragens? SEMPRE os grandes! Principalmente os tais dos treze. Se fizerem uma estatistica vai se verificar isso com clareza…
    Quanto ao brocolis… nada a dizer… benvindo a serie B! Eu sou serie B! E voce? Como sou invejoso… vou ser tambem…!!!

  • Becker diz: 24 de setembro de 2012

    Moçada, vamos acordar, desde quando irão deixar Criciúma, Figueirense, Avaí, Joinville na serie A?
    NUNCA – interesse de patrocínios, emissoras de TV, a realidade é dura, mas o interesse fala mais alto, pode acreditar.
    Vai ter juiz ajudando e a mando da CBF para não deixar o absurdo (visão deles) acontecer.
    Futebol é tão sujo quanto a nossa politica.

  • RENATO diz: 24 de setembro de 2012

    Mais um lance Braga, que dai já virou rotina errar contra o Figueira, o primeiro gol do Palmeiras está impedido.

  • Ferreira diz: 24 de setembro de 2012

    Olá Braga,

    Vou lembrar de dois lances capitais no jogo que influenciaram diretamente no resultado:

    1) Falta inexistente no Valdivia que resultou no lance do primeiro gol do Palmeiras;
    2)O árbitro pipocou e não expulsou o zagueiro do Palmeiras que já tinha cartão amarelo e agarrou o Aloísio num lance de contra-ataque do Figueira;

    As arbitragens continuam prejudicando como já ocorreram em jogos anteriores, mas também não podemos esquecer que temos um time limitado em algumas posições e não temos banco a altura dos titulares.

  • Vf diz: 24 de setembro de 2012

    O nível esta tão baixo que quando um árbitro apita de forma regular é visto como bom exemplo a ser seguido.

    É uma piada de mau gosto o que esses caras fazem, pintam e bordam e no máximo deixam de atuar durante duas ou três rodadas.

    Não existe reciclagem e os clubes ficam apenas de blablabla, enquanto nós torcedores nada podemos fazer… pois até cartazes os donos do sopro mandam a pm retirar para começar o jogo.

    Se citar todos os jogos em que o Criciúma foi prejudicado de forma tendenciosa, escreveria uma carta. Faltas cruciais invertidas, penalidades não marcadas, cartões ridículos…sem contar o gol mais mal anulado do século contra o ASA.

  • alex jec diz: 24 de setembro de 2012

    braga a arbitragem no brasil é uma várzea sopradores de apito fracos e caseiros mas se o figueira cair o que é quase certo não vai ser por conta da arbitragem é que o time é fraco mesmo e não passa de um time de aluguel que os empresários colocam jogadores pra depois vender dai é já viu o que acontece rebaixamento no outro ano e divida extratosférica que nem esta acontecendo com o figueirense.

  • Eduardo diz: 24 de setembro de 2012

    Braga ,

    Quer dizer que a culpa da péssima campanha do Figueirense é o juiz ? Francamente , meu caro…

    Do blogueiro: Claro que não, Edu. Me mostre onde eu disse isso. As arbitragens do Brasileirão são ruins para todo mundo, sem exceção.

  • Dan diz: 24 de setembro de 2012

    A Arbitragem ta uma palhacada, mais voces estao vendo quem que esta sendo beneficiado, e parace que sao sempre os mesmo times :grande: que hoje em dia so ganhao jogos com uma ajudinha, lamentavel… nossos times catarinense estao lutando contra tudo e todos, JEC ja roubaro na cara dura em tv nacional no minimo 2x, cricuma tbm ja foi prejudicado.

  • Cesar diz: 24 de setembro de 2012

    Isso só vai parar quando as Torcidas Organizadas irem aos aeroportos na hora do embarque se “despedirem” ou darem um “tchau” aos árbitros que apitam com má intenção, só para darem um aviso de que não aceitaremos essas atuações direcionadas à clubes tradicionais. Sem violência.

  • Tigre de Floripa… diz: 24 de setembro de 2012

    Quando o Michel Alves tomou aquele gol estranho (frango) os torcedores do Figueirense e tambem do Avai invadiram os posts gozando, zoando, ridicularizando… Agora eu é que digo: GLU GLU GLUUUUU pro Wilson, toma barcelona tombense, não desejo que caiam, mas que sofram até o final e a ultima rodada…. GLU GLU GLUUUUUUUUU

  • Fabiano Burfel diz: 24 de setembro de 2012

    A pergunta que nao me quer calar e a seguinte: SAO RUINS MESMO? OU FICAM SEM SABER O QUE FAZER FRENTE A PRESSAO QUE RECEBEM PARA FAVORECER UM OU OUTRO?

  • Adair diz: 25 de setembro de 2012

    A lógica é a seguinte: a maioria dos árbitros tem personalidade fraca, típica de país sulamericano produtor de bananas, ou o cara é a favor do time mais tradicional(peso da camisa) ou é arbitro caseiro, do tipo covarde. Está mais que na hora de trazer árbitros de outros países, europeus quem sabe, porque a coisa vai feder cada vez mais. Outra coisa que é bem percebida quando se vê futebol pela tv ou no estádio, os árbitros agem com grosseiria, truculência e falta de respeito em momentos que devem agir com equilíbrio e autocontrole. Eles devem dar o exemplo sempre, é o mínimo que espera de um mediador.

  • Paulo Pinheiro diz: 25 de setembro de 2012

    Troca os óculos, Braga. O pênalti marcado para o Flamengo foi corretamente apitado. O sujeito agarrou o Botinelli pela cintura fora da área, mas o flamenguista prosseguiu e dentro da área ele caiu. Malandragem? Acho que não. Acho que foi FALTA de malandragem do goiano, que deveria ter soltado o adversário ANTES.
    O que houve de errado naquela partida foi um pênalti NÃO marcado pelo Flamengo, em que o zagueiro do Atlético-GO, deitado na área, puxa a bola com a mão e o árbitro, que não queria dar o pênalti, inventou uma falta do Vágner Love que simplesmente NÃO ocorreu. Ou será que o árbitro estava esperando pra ver se concretizava a lei da vantagem para um zagueiro deitado na sua área defensiva?

  • Jose diz: 26 de setembro de 2012

    Bom.
    Agora Avai e Figueira sabem como se portar como um pequeno num campeonato.
    No catarinenses, esses mesmos erros ocorrem para eles.
    Agora, quando é contra eles, se fazem de coitados.
    Tem mais que cair mesmo o figueira e o avai nao tem que subir não, alias., ja ficou tempo demais na seria A.

  • *** diz: 27 de setembro de 2012

    fiGAYrenC reclamando de arbitragem…? Putz, olha só!
    Isso que dá, durante o catarinense o apito amigo favorece os alvipinks, q por sua vez acham que ganham com mérito. Aí agora sem apito amigo…, ladeiraaaaaaaaaaa!

Envie seu Comentário