Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Um Raio-X do Brasileirão na reta final

11 de outubro de 2012 18

Estamos na reta final do Brasileirão, em todas as séries.

Resolvi neste post arriscar algumas projeções. Vocês avaliam e comentam, pode ser?

1) Brasileirão

Que me perdoe a matemática, mas já tem um campeão, que é o Fluminense. A dúvida apenas é com quantas rodadas de antecipação o Flu vai poder festejar, e quantos pontos ficará na frente do vice. Em 2007, o São Paulo fechou a conta a 4 rodadas do fim e terminou 15 pontos na frente do Santos.

Com o Flu sobrando, e o Galo caindo (Cuca sempre Cuca), há uma briga aberta pelo vice-campeonato e pelas vagas na Libertadores de 2013. Atlético-MG, Grêmio, Vasco e são Paulo brigam, com o Inter correndo por fora. Vale lembrar que só o vice se garante diretamente na Libertadores. O terceiro vai à fase preliminar (aquele mata-mata em janeiro), mesmo caso do quarto colocado. Mas esse, porém, só vai se um brasileiro (leia-se São Paulo ou Grêmio, já que o Palmeiras também já está na Libertadores) não vencer a Copa Sul-Americana. E isso, claro, se os dois tricolores não estiverem no G-4, o que hoje parece improvável. Complicado, né? Pois é.

Abaixo do Inter (Corinthians, Botafogo,  Cruzeiro e Santos) já está a turma do “Feliz, 2013″, que não briga por mais nada. Ganharão aquela vaguinha de consolação na Copa Sul-Americana (que podem nem usar por causa da nova Copa do Brasil no ano que vem), mas risco de rebaixamento também é pífio. Com um pouquinho mais de risco (de cair), estão Náutico, Ponte Preta, Portuguesa, Coritiba, Flamengo e Bahia.

A turma do desespero tem Sport e Palmeiras respirando por aparelhos. O Figueirense também está na UTI, só que nesse caso já chamaram o padre pra dar a extrema-unção. Já falecido, com missa de sétimo dia marcada e tudo mais, está o simpático Atlético-GO.

2) Brasileiro Série B

Vitória e Criciúma já estão olhando apartamento, caminhão de mudança e tudo mais: vão morar na elite no próximo ano. Resta saber ainda qual deles vai pra lá com a taça de campeão da Série B na bagagem. O Goiás está quase lá, e ainda mantém uma pontinha de esperança de título.

Por outro lado, o Goiás ainda precisa ficar de olho na turma que vem logo atrás, de olho na última vaga do trem  rumo à Série A.  São Caetano, Atlético-PR e Joinville estão nessa briga.

Dali em diante – Avaí, Ceará, América-RN, América-MG, ASA, Boa Esporte, Guarani e Paraná -, já estão pensando nos campeonatos estaduais do ano que vem. Não sobem e nem caem mais.

Na turma a perigo, o ABC está quase pulando fora. O CRB corre riscos, ainda um pouquinho ameaçado pelos hoje degolados Guaratinguetá e Bragantino.

Os péssimos Barueri e Ipatinga, que dia desses andavam pela Série A, já bateram as botas e vão pra Série C. Não deixarão saudade alguma.

3) Brasileiro Série C

A 3 rodadas do fim da fase de grupos, a coisa está bem equilibrada ainda.

No Grupo A (Norte/Nordeste), Luverdense e Fortaleza sobram e já estão classificados. As outras duas vagas, hoje com os tradicionais Paysandu e Santa Cruz, têm pelo menos outros quatro times no páreo (Salgueiro, Icasa, Águia, Treze e Cuiabá, que hoje cairia pra Série D). Aparentemente, apenas o Guarany de Sobral já está degolado e fora da briga, ainda que chances matemáticas existam.

No Grupo B, o da Chapecoense, o Verdão do Oeste está em boa situação. É vice-líder, empatado com o Macaé, e nesta sexta tem jogo importante. Se não perder para o Oeste, no interior paulista, praticamente assegura a classificação. A briga pelas vagas, que começa nos líderes, tem ainda Duque de Caxias, Caxias, Oeste e Vila Nova. Daí para baixo (Brasiliense, Santo André, Madureira e Tupi), a briga é pra não cair.

Hoje, o mata-mata da Série C , valendo vaga nas semifinais e, mais importante, na Segundona de 2013, teria os seguintes confrontos: Luverdense x Caxias, Fortaleza x Duque de Caxias, Chapecoense x Paysandu e Macaé x Santa Cruz.

4) Brasileiro Série D

Já está na reta final. domingo, Crac e o tradicional Sampaio Corrêa começam em decidir, em Catalão (GO), a final do torneio. O jogo de volta será em São Luis (MA), e certamente terá casa cheia.


Comentários (18)

  • Rogério Jlle diz: 12 de outubro de 2012

    Uma coisa é certa e carimbada, a turma da árvore podre ESCAFEDEU-SE…!!!
    Para quem se achava a cereja em cima do bolo e somente por essa razão, conviver com o fato de que caíram e também com a subida do Criciúma, meu amigos, a dor é grande, enorme… e o que leio por esses blogs afora no quesito raiva, despeito e principalmente frustração latentes nos comentários por parte dos asseclas da podre árvore, me deixam arrepiado!
    Se tudo correr bem, ficam uns aninhos pelos andares de baixo para esfriarem a cabeça e pessoalmente acho até que existe o perigo de baixarem mais um andar o que seria muito justo face ao fato de terem subido de grua no passado…
    Outro assunto é o Toluca que louca como é no nome, parece que quer o tal do Loco…!!! Acho que se merecem e para sorte do brócolis… To loca leva o Loco…!!! Eles não sabem o que fazem…!!!
    De resto eles não merecem nem a extrema unção, pois tem que ir para o inferno pela soberba demonstrada perante todos e durante esse tempo!

  • BERBIGÃO DE LUXO diz: 12 de outubro de 2012

    SEM DÚVIDA FOI UM ANO ATÍPICO NA SEGUNDONA. QUEM IMAGINARIA O QUASE FALIDO TIME DO CARVÃO COM UM PÉ NA ELITE? NEM O MAIS OTIMISTA TORCEDOR CARVOEIRO FARIA TAL PREVISÃO!
    SEM FALAR DO SEMI-MORTO JEC QUE ANDOU BELISCANDO O G-4.
    A GRANDE SURPRESA FOI A INSTÁVEL CAMPANHA DO LEÃO. UM DOS GIGANTES DA SÉRIE B, SERIA O GRANDE BICHO-PAPÃO, UM VIRTUAL CLASSIFICADO E A COISA NÃO SE CONCRETIZOU! O IMPONDERÁVEL ENTROU EM CAMPO.

  • trem da alegria diz: 12 de outubro de 2012

    o bicho papao ?kkkkkkkkkk gigante , so na terra de anao???kkkkkkkkkkkkkkkkkkkaaaaabbbbbbbbbbb

  • Mazinho Alvinegro diz: 12 de outubro de 2012

    Esse Rogério Jlle. pouca letra, falou, falou, e não disse porra nenhuma.
    Sujeitinho ruim de redação, meu!
    Não é à toa que Rogério deriva de rosa …. hehehehe!!!!

  • Nodu Mang diz: 12 de outubro de 2012

    Esse tal de Rogério Jlle. (que nome!) deve ter tomado uma overdose de
    água-de-privada.
    Coitadiiinhooooo!!!
    Também néh!
    Não deve ser fácil torcer pelo JECA da prefeitura, timinho de interior, cidade pequena, sem aeroporto, sem praia e de operariado, que dureza!
    Esse farizeu deveria estar trabalhando, produzindo e não estar falando merda aqui no blog.. … hihihihi!!!

  • DaBarra diz: 12 de outubro de 2012

    Braga!
    Assim não dá e assim não pode!
    O nosso peixe grelhado c/camarão ao-bafo de cada dia estão ameaçados, pode isso?
    Pode e explico:
    É que esse ROGÉRIO Jlle. não deveria estar aqui parado, fofocando e perdendo tempo.
    Alguém aí, tem que trabalhar para que nós, aqui da capital, possamos sobreviver comendo um peixinho, um camarãozinho, bolinho de sirizinho, uma lulinha, e até mesmo um salmãozinho na brasa.. uiiii!! … nham.. nham.. nhammmm… hehehe!!

  • Rogerio Jlle diz: 13 de outubro de 2012

    Falei que a frustração era enorme…!!!
    Somente resta rir… eh, eh, eh, eh, eh…k,k,k,k,k,k,k,k,k,k…!!!
    Tomem uns Engov que passa…!!!

  • munchen diz: 13 de outubro de 2012

    Como pode…a maior alegria desses figayrense, e’ ter assunto contra outros comentarios e nem uma palavra sobre o time deles, um dos motivo que este time esta falido, em desmanche, abandonado e a vergonha do estado.
    Este mazinho alvinegro – so alvinegro – rogeiro salfer – etc…deve saber o nome que se da, a uma pessoa que usa diversas identidade, e nao seu nome proprio e acha pode enganar, engana trouxa igual a ele.
    A inveja dessa gente da ilha deve estar roendo seus ossos, de tanta besteiras que escrevem estao recebendo em grande humilhacao da midia do Brasil os resultados.

  • munchen diz: 13 de outubro de 2012

    Podemos ter certeza sobre os Catarinense no brasileirao:
    Figayrense….tambem pode encomendar a missa do 7 dia…tomar mais uma goleada do Sao Paulo…nao muda nada…a vergonha esta feita.
    Avai – So briga pelo G8 – nada mais.
    Joinville – pode nao subir…mas fez um grande campeonato, com o time do catarinense, e com uma base para mais 3 anos, e junto com sua torcida esta deixando muita gente com inveja.
    Criciuma…ensinou muita gente como se joga um campeonato, sem precisar da ajuda de juizes de futebol, como os times da ilha tiveram no catarinense.
    Chapeco nao ganhou nada ainda…no mata mata, vai ter que provar.

  • Rogério Jlle diz: 13 de outubro de 2012

    Completando…
    Mázinho… Rogério vem de… rosa? Só porque você quer? Não consegue arrumar argumento melhor? Logo você que desenvolvia diálogos bastante hilariantes quando somente vocês pensavam que vosso time era o Barcelona? k,k,k,k,k,k,k,k,k,k… você é um palhaço mesmo… continua me fazendo rir!
    Nodu Mang… pessoa sem caráter… você escreveu um monte daquilo que você come por aqui e quer dar para os outros e depois desapareceu… e agora volta falando que Joinville não tem aeroporto? Cidade pequena, falou… isso porque é maior que a sua? Vai se informar ignorante! Ah… e é fácil, sim, torcer pelo JEC. Mais fácil do que torcer pelos refuguenses…!!!
    Da barra… de você nem falo… você falou tudo e junto com sua raça se apresentaram todos…!!! Sem comentários… não precisa!
    Fui…!!!

  • Manés Arrugantis! diz: 13 de outubro de 2012

    Depois de ler que o brócolis deve a pequena quantia que deve e que dos 38 jogadores do elenco, 21 deles pertencem ao Eduardo Uram, fico só imaginando o belo time que vão montar ano que vem…
    Sobram dezassete deles, sendo que um deles leva 300 contos para casa todos os meses! Isto se estiverem pagando… tenho nada a ver com isso!
    E ainda se acham…

  • Carlos Pelotense diz: 13 de outubro de 2012

    Bom dia.
    O Raio-x desse brasileirão mostra claramente que aquela tímida ascensão do clubes barriga-verde, era realmente uma tremenda enganação. Com exceção de uma ou outra boa participação na competição, os times catarinas se apresentam de forma pífia no torneio e não colaboram em nada para o engrandecimento do futebol da nossa região sul do país. A dupla Gre-Nal continua sendo o sustentáculo de resistencia perante o eixo Rio/SP e parece que esse cenário não mudará tão cedo.
    Saudações a toda comunidade barriga-verde!

    Pelotas, RS em 13/10/12.

  • Marco Andrade diz: 13 de outubro de 2012

    É isso mesmo, sem tirar nem por, qualquer coisa diferente será surpreendente. Quanto aos comentários sobre as cidades catarinenses posso afirmar uma coisa, são todas belas, e entre as belas fico com Floripa onde nasci e vivo até hoje. Abraço AZUL da cor do MAR e do meu AVAI.

  • Nodu Mang diz: 13 de outubro de 2012

    Esse munchen (minúsculo mesmo) é um cara muito despreparado.
    Notem que o vivente sequer sabe escrever o próprio nome e ainda vem aqui querer discutir futebol.
    Eu é que não vou colocar um M maiúsculo, pois de repentenote o cara não é chegado.

    Para o torcetolo Rogério Jlle:

    Área conurbada de Floripa: 870 mil habitantes.
    Área conurbada de JecaVille: 540 mil habitantes.

    Quanto ao termo Conurbação, eu não estou aqui para ensinar de graça.
    Vão pesquisar, seus tansos e preguiçosos.
    Mas …. como eu sou um cara de bom coração, vou dar uma cola:
    Vocês só conurbam com 1, de uma micharia, e nós com 8. Deu!

    De hoje em diante vocês estão proibidos de falar tamanha heresia, ou seja, que XorôInVille é maior que Floripa.

  • JECeano diz: 13 de outubro de 2012

    Joinville forte no futebol, futsal e basquete. Só não emplaca vôlei(até pouco tempo tínhamos também) porque não quer. Cadê floripa? Por favor vamos nos ater apenas ao esporte. Queres falar de Geografia estás no blog errado amigo.

  • Rogério Jlle diz: 13 de outubro de 2012

    Não preciso pesquisar meu caro Nodu teu mesmo…!!!
    Aprendi na escola! Agora isso quer dizer que como mau perdedor que você é, já está apelando para outros municipios em busca de ajuda. Nem vou dar bola para esse assunto que você que começou. Para mim Floripa é bela, mas isso não quer dizer que não tenha uns sujeitinhos que nem você morando por lá… nem tudo pode ser perfeito e nem é!
    E proibir é coisa de quem não manda em casa… sem mais!

  • munchen diz: 14 de outubro de 2012

    Como o criciuma tapou a boca de alguns tabacudos da mini capital…resolveram brigar contra Joinville…da pena desses ridiculos comentarios…mas escrever para ajudar seus times nem uma palavra…claro, como ajudar uns desesperados que a midia do Brasil fala.
    - Ver a realidade sobre nosso estado, grande regiao e mini capital
    - Uma industria ao se instalar no Rs – vai para capital – grande Porto Alegre.
    - Uma industria ao se instalar no Pr – vai para capital – grande Curitiba.
    - Uma industria ao se instalar em Sc – vai para Joinville e regiao…Porque tem gente qualificada e nao vendedor de tiara como a mini capital

  • Manés Arrugantis! diz: 14 de outubro de 2012

    CONURBACÃO???? Sei… apelação!!!
    O cara que veio com essa estória esta realmente com CONTURBACÃO!!!!
    As duas palavras rimam e mostram o estado atual da capital. Tá tudinho conturbado por lá… k,k,k,k,k,k,k,k,k,k,k….!!!!!!

Envie seu Comentário