Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Série D do Brasileiro será menor em 2013

19 de outubro de 2012 7

Péssima notícia para o Metropolitano:

A CBF confirmou nesta sexta-feira o que já vinha sendo especulado nos últimos dias (inclusive falei da possibilidade na minha coluna de quinta-feira no Santa).

A Série D do Brasileiro de 2013 será mais enxuta, vai reduzir de 40 para 32 clubes. Pela divisão, Santa Catarina terá apenas uma vaga (e não mais duas), e ela sairá da Copa SC, em andamento (e só porque o regulamento já determinava isso, que fique claro). O Catarinense 2013 não dará vaga no torneio nacional, pelo menos nesse primeiro momento.

Ou seja, em termos práticos a coisa ficou preocupante para o Metropolitano. Ou ganha os dois jogos que restam na Copinha (contra Marcílio Dias e Camboriú) e vai à final, ou em 2013 o ano do Verdão vai terminar em abril, logo após o Estadual, o que representaria um gigantesco retrocesso e comprometeria de forma muito séria o planejamento do clube. Ir à final, se for contra o Joinville, o que determina a lógica, garantiria a vaga na Série D e também a vaga na Copa do Brasil, já que o JEC deve garantir a presença dele pelo ranking da CBF.

Conclusão, o prejuízo daquela lambança do Metropolitano em Camboriú na estreia da Copinha ficou muito maior, pode comprometer inclusive os planos de crescimento do clube. Bonito, né? É bom que os jogadores que estavam em campo naquele papelão agora chamem a responsabilidade para consertar a situação.

Outra conclusão: para os chamados pequenos (além do Metrô, Ibirama, Camboriú e os recém promovidos Guarani de Palhoça e Juventus de Jaraguá do Sul), o Catarinense 2013 não oferecerá atrativo algum se não servir de sparring para os cinco grandes. Brilhante…

Comentários (7)

  • Carlos Ziggy diz: 19 de outubro de 2012

    É Braga, enquanto o barbudo estiver dirigindo a FCF e nossos dirigentes se contentarem com migalhas, regulamentos esdrúxulos e prejuízos como esse inviabilizarão o crescimento dos clubes menores no estado e ainda podem acarretar em retrocesso aos nossos ditos grandes. É bem capaz que desses 32 clubes da D ano que vem, uns 8 sejam de SP, e aí sobra só uma migalhinha para nós aqui de SC. Descaso e omissão da nossa federação que não bate de frente porque o barbudo do charuto não quer perder suas boquinhas junto a CBF. Aliás o site da FCF é uma bosta, veja só as fotos que estão na página inicial. É quase uma página de promoção pessoal do barbudo com boleiros da seleção. Piada!

  • Douglas diz: 19 de outubro de 2012

    Já está mais do que a hora de acabar com os estaduais, estão cada vez menos atrativos em todos os aspectos, tanto para os pequenos quanto para os grandes.

  • alison diz: 20 de outubro de 2012

    O catarinense acabará em abril para os pequenos, sem vaga na Serie D. Mas, possibilitará que a partir de maio, ou junho, se crie uma Copa SC maior, valendo vaga pra Série D de 2014, quem sabe. Poderia ser feita a Copa SC abrindo a participação à clubes da Segunda Divisão também. Aliás, para isso, a segundona deveria ser realizada na mesma época da Primeira.

  • Douglas Correa diz: 21 de outubro de 2012

    Não esqueça que tem um MARINHEIRO no meio do caminho com 4 pontos a mais!

  • Rafael Grillo diz: 22 de outubro de 2012

    Se o metro tivesse torcida em Blumenau, e apoio da cidade, colocaria no minimo 1500 pessoas nesse jogo de itajai no sábado, mas como a cidade em sua grande maioria não ta nem ai pro metro, tanto faz se vai pra serie D ou não, até porque quando vai só faz fiasco.

  • Johnny diz: 22 de outubro de 2012

    Rafael Grillo

    Você tem razão, a cidade de Blumenau em sua maioria não esta nem ai pro Metropolitano, porque é um time que só faz fiasco.
    Primeiro o time tem que mostrar serviço, pra conquistar a torcida, nunca o contrário!

  • Silvio diz: 27 de novembro de 2012

    SÉRIE “D” 2013

    Grupo “A”
    ATLÉTICO-AC
    REMO-PA
    VILHENA-RO
    MIXTO-MT
    GUARANY(S)-CE

    Grupo “B”
    HORIZONTE-CE
    CSA-AL
    SOUSA-PB
    CAMPINENSE-PB
    SALGUEIRO-PE

    Grupo “C”
    CENE-MS
    NACIONAL-MG
    CEILÂNDIA-DF
    FRIBURGUENSE-RJ
    TUPI-MG

    Grupo “D”
    CERÂMICA-RS
    JUVENTUDE-RS
    METROPOLITANO-SC
    CIANORTE-PR
    SANTO ANDRÉ-SP

    Obs. Série “D” de 2013 terá 20 clubes, sendo que 16 clubes com as melhores classificações na Série “D” em 2012 e os 4 clubes que caíram da Série “C” de 2012.

    SÉRIE “E” 2013

    Grupo “A”
    JI-PARANÁ-RO
    UNIÃO RONDONÓPOLIS-MT
    RIO BRANCO-AC
    NACIONAL-AM
    RIO NEGRO-AM

    Grupo “B”
    SÃO RAIMUNDO-AM
    TUNA LUSO-PA
    ATL. RORAIMA-RR
    YPIRANGA-AP
    MOTO CLUBE-MA

    Grupo “C”
    MARANHÃO-MA
    RIVER-PI
    TIRADENTES-PI
    FERROVIÁRIO-CE
    POTIGUAR(M)-RN

    Grupo “D”
    BOTAFOGO-PB
    CENTRAL-PE
    SERGIPE-SE
    CONFIANÇA-SE
    CORÍNTHIANS-AL

    Grupo “E”
    CATUENSE-BA
    PALMAS-TO
    GAMA-DF
    BRASÍLIA-DF
    GOIÂNIA-GO

    Grupo “F”
    ANAPOLINA-GO
    ITUMBIARA-GO
    UBERLÂNDIA-MG
    UBERABA-MG
    RIO BRANCO-ES

    Grupo “G”
    AMÉRICA-RJ
    AMERICANO-RJ
    DESPORTIVA-ES
    JUVENTUS-SP
    XV DE PIRACICABA-SP

    Grupo “H”
    LONDRINA-PR
    MARCÍLIO DIAS-SC
    BRASIL-RS
    COMERCIAL-MS
    OPERÁRIO-MS

    Obs. Os clubes integrantes da Série “E” foram alocados de acordo com o ranking da CBF. Caso algum clube não possa participar na competição, dará lugar ao melhor classificado no ranking de cada estado, ou se houver um campeão do estado que não esteja em outra divisão do brasileiro, terá sua vaga garantida, substituindo o clube que foi inserido num dos estados, sendo retirado aquele com posição inferior no ranking da CBF.
    Ex.: Caso o Rio Negro-AM (73° posição) no ranking não participe dará lugar ao Fast Clube-AM (164° posição).
    Tabela gerada com critérios um pouco diferente da Série “D” de 2012, tendo em vista que alguns estados estão com poucos representantes no brasileiro série A,B,C,D, e são clubes tradicionais em seus estados. Como exemplos, Amazonas com três representantes (NACIONAL, SÃO RAIMUNDO E RIO NEGRO), Maranhão (MOTO CLUBE e MARANHÃO), Piauí (RIVER e TIRADENTES*), Sergipe (SERGIPE e CONFIANÇA), DF (GAMA e BRASÍLIA), Espírito Santo (RIO BRANCO e DESPORTIVA) e Mato Grosso do Sul (OPERÁRIO e COMERCIAL). CBF o Brasil é um país imenso com muitos clubes, esses clubes (Séries D e E) não podem ficar parados. Com esse formato 140 clubes ficariam em atividade o ano inteiro.
    Mesmo assim ficaram de fora pelos critérios estabelecidos clubes com pontuações em campeonatos brasileiros: BANGU-RJ, VOLTA REDONDA-RJ, GOYTACAZ-RJ, CAMPO GRANDE-RJ, UNIÃO SÃO JOÃO-SP, MARÍLIA-SP, PAULISTA-SP, INTER DE LIMEIRA-SP, ITUANO-SP, SÃO JOSÉ-SP, AMÉRICA-SP, COMERCIAL-SP, FERROVIÁRIA-SP, AMERICANA-SP, FLAMENGO-PI, FLUMINENSE-BA, OPERÁRIO-PR, VITÓRIA-ES, ITABAIANA-SE, NOVO HAMBURGO-RS, VILLA NOVA-MG.

    *TIRADENTES-PI está em atividade?

Envie seu Comentário