Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

CBF muda ranking de clubes e prejudica o JEC

07 de novembro de 2012 25

Em campo, a terça-feira foi de vitória para o JEC, que bateu o Guaratinguetá, de virada, na Arena, e mantém o sonho de subir para a elite.

Fora das quatro linhas, uma derrota (ao menos num primeiro momento) inesperada.

A CBF decidiu alterar significativamente os critérios do ranking nacional de clubes, de forma a valorizar os resultados mais recentes e dar maior bonificação aos campeões. A lista é utilizada atualmente para definir 10 dos participantes da Copa do Brasil e, com isso, mexe diretamente com os times catarinenses. O Joinville, que vivia a expectativa de se garantir na Copa do Brasil de 2013 via ranking antigo, perde qualquer chance de ver isso acontecer no modelo antigo (já explico).

Agora, antes de qualquer outra coisa, se vê obrigado a vencer a Copa SC – precisa vencer os dois jogos que restam, contra Camboriú e Marcílio Dias, para ir à final contra o próprio Marinheiro. O time de Itajaí, que até então só esperava pela classificação do JEC à final para comemorar a vaga na competição nacional, também terá que ser campeão – mesma situação do Metropolitano, que ainda tem chances de disputar o título da Copinha.

No formato antigo, utilizado desde 2003, o campeão brasileiro somava 60 pontos, apenas um a mais do que o segundo colocado. As posições subsequentes perdiam apenas um ponto. O vencedor da Série B ganhava 40 pontos (um a menos que o último colocado da Série A) e o da Série C, 20 pontos. Além disso, o campeão da Copa do Brasil somava 30 pontos, com o vice ganhando 20 (o mesmo que o campeão da Série C) e os semifinalistas apenas 10 (equivalente ao 11º colocado da Série C). E os times que disputavam a Libertadores e, por isso, não jogavam a Copa do Brasil, ficavam sem pontuação.

Agora, o campeão brasileiro ganha 800 pontos, 160 a mais do que o segundo colocado. Os vencedores das séries B, C e D vão receber, respectivamente, 400, 200 e 100 pontos cada – sempre metade do campeão da divisão superior. Os vice-campeões ganham 80% da pontuação do campeão e os terceiros e quarto lugares levam 75% e 70%, respectivamente. Isso vale também para a Copa do Brasil, na qual a solução foi dar 600 pontos ao campeão. Além disso, todos os clubes que disputarem a Libertadores, independente do resultado deles na competição, ganham 400 pontos – o equivalente a ir às quartas de final da Copa do Brasil.

A principal mudança, porém, é a abrangência temporal do ranking. Se antes eram considerados todos os resultados desde 1959, com peso igual, agora só entram na conta os resultados dos cinco últimos anos. E com peso diferenciado: cinco para a temporada vigente e um para a mais antiga. Os maiores prejudicados pela mudança no ranking são clubes que há tempos não jogam a Série A, como Juventude, Paysandu, Londrina e o próprio Joinville, que tinham expectativa de disputar a Copa do Brasil do ano que vem por conta do ranking privilegiado, fruto de conquistas antigas. Em troca, ganham espaço times que jogaram a Série A nos últimos anos, caso do Figueirense.

Só que, para a torcida do JEC, há um outro ponto a ser levado em consideração. Nos últimos anos o tricolor tem para pontuar uma semifinal de Série D (2010), o título da Série C (2011) e, ao que tudo indica, o sexto lugar na Série B desse ano. Então, ainda não dá pra cravar que o Joinville não conseguirá mais a vaga via ranking da CBF, é preciso esperar a entidade divulgar a nova lista.

Comentários (25)

  • Erno diz: 7 de novembro de 2012

    Braga, discordo de voce…

    O grande, o inatingivel, o mais querido do vale, o maior prejudicado foi o..

    BEC

    Agora ate a CBF jogou uma pa de cal no tumulo do finado.

    REST IN PEACE BEC,

    REST IN PEACE…

  • Alessandro de Indaial diz: 7 de novembro de 2012

    Beneficiará e prejudicará outros clubes, mas acho justa o novo ranking da CBF. Ainda pontuavam clubes que nem existem mais. Para o Metropolitano será muito melhor. Cria-se um ranking que valoriza a faze atual dos clubes mas leva os últimos anos em consideração. Gotei. Guarani que a muitos anos está por baixo, vive as custas de seu passado.

  • Thiago_Chapecó diz: 7 de novembro de 2012

    Braga, o torcedor da Chape precisa de um favor seu!!! Confirma pra gente se a TVCom irá transmitir ou não o jogo de amanhã? Há pouco saiu na imprensa de Chapecó que sim, mas neste instante o Badá disse que a possibilidade é remota… Obrigado!

    Do blogueiro: Acho que não, Thiago, mas vou atrás disso. O SporTV vai passar.

  • Erno diz: 7 de novembro de 2012

    Braga, agora falando sério…

    PARABENS CBF.

    Sempre fui favorável a utilizaçõ de uma MÉDIA MÓVEL, como vai ser os ultimos 5 anos, teremos (até que enfim), o previlégio dos clubes que estiverem no cenario do futebol Brasileiro como a Copa do Brasil e nas Séries A,B,C e até mesmo na D.

    Sairão de cena os clubes como: REMO-PA, LONDRINA-PR, BOTAFOGO-SP, OPERARIO-MS, DESPORTIVA-ES, AMERICANO-RJ, entre tantos que estãol á.

    Entrarão em cena os chamados emergentes como por exemplo: ATLETICO-GO, BARUERI-SP, DUQUE DE CAXIAS-RJ e MACAÉ-RJ.

    Com relação a Santa Catarina, pode perder num primeiro momento com a saida do JEC, mas deve ganhar com a Chapecoense (tomara que confirme) o seu acesso a Série B.

    Os torcedores do JEC podem ficar revoltados num primeiro momento, mas o fato do JEC terminar esta Série B pelo menos em 5. lugar sera de grande valia.
    E considerando que Campeão da Copa SC tem vaga na Copa do Brasil, ainda há uma grande esperança para o Tricolor da Manchester Catarinense.

  • Teylor Alvinegro diz: 7 de novembro de 2012

    Braga com todo respeito..NADA MAIS JUSTO…Isto preza pela competência e organização dos clubes nos últimos anos, aqueles que se restruturaram e progrediram no futebol para alcançar o nível dos demais…
    Juventude, Paysandu, Londrina e Joinville? Meu deus que vergonha estes clubes, vivem do que foram em algum tempo passado….Paysandu agora que pode ir para a série B..O Juventude não sai da Série D, o Londrina, o que o londrina fez nos ultimos anos? e o Jegue? ficou anos como ” fora de Série”….e agora ta ressurgindo…

    Mereçido o Figueirense se beneficiar pelos anos atuais que representou Santa Catarina na elite…

    Apenas questão de opinião nobre..abraço

  • Fabricio diz: 7 de novembro de 2012

    Concordo!
    Previlegia a regularidade entre as temporadas.
    Outra, quem vive de passado é museu.
    Está muito correto.

  • jonata diz: 7 de novembro de 2012

    Olha… se somente os pontos dos campeonatos nacionais contarem, e salvo algum equívoco de matemática, o primeiro catarinense do ranking será o Avaí. Com pouca diferença para o Figueirense.
    Pelo menos na conta que eu fiz…

  • Mazinho Alvinegro diz: 7 de novembro de 2012

    Finalmente aquelas latas-velhas do KyCiúme perderam o prazo de validade… kkkkk!!

    Ainda sobre os Banguelos-do-Mercado que foram surrados ontem:

    Se o Comerciário de Kyciúme estiver contando com o ovo no fiofó da galinha, ou seja, que o time do mangue vai “entregar” a partida pra eles, muito cuidado!
    Explico:
    É que ninguém avisou pro time do mangue que o campeonato já acabou pra eles.
    ELES, não querem nem saber, estão tratorando-geral e pior de tudo, estão visando o título, pode?

    É a carroça-sem-freio e sem salário do mangue a pleno vapor … kkkkkk!!!

  • Thiago_Chapecó diz: 7 de novembro de 2012

    Braga, parece que não mais. Nem Sportv, muito menos TvBrasil. O Sportv alegando problemas de logística para se deslocar até o MT. Já a TvBrasil adquiriu os direitos de transmissão e no fim das contas não vai passar sequer um jogo. E ainda os horários foram alterados para se adequar a essas emissoras. Vergonha. Resultado: 1-jogo não televisionado, com perigo de acontecer “coisas estranhas”; 2-Chapecoense teve seus últimos 4 ou 5 jogos em Chapecó todos transmitidos pelo Sportv com sinal aberto para Chapecó, tirando público da Arena; 3-Jogo da história do clube sem o torcedor poder de fato VER; 4-As rádios só começam a transmitir a partir das 20h, devido a Voz do Brasil, ou seja, quem não tem acesso a internet só escutará o segundo tempo…. Mas aí eu pergunto: e se o Luverdense subir para a série B, como ficará a logística do Sportv, sendo que TODOS os seus jogos seriam televisionados????? Aliás, a TVCom podia fazer um esforço, afinal ano passado transmitiram o jogo do acesso do Joinville. Enfim, é irritante tudo isso…

    Do blogueiro: Thiago, acabei de receber a programação de TV pra amanhã e lá consta a transmissão da Chape no SporTV. Só se mudaram depois disso. Vou ver. A TVCom não tem como, cara. Se o SporTv estaria com dificuldade pra transmitir nos cafundós do Judas, imagina a TV Com, que mal consegue fazer um jogo em Floripa. Sem chance.

  • Fabio diz: 7 de novembro de 2012

    Contagem parcial* :
    Avai 7980
    Figueirense 6276
    Criciuma 3720
    Joinville 2574
    Chapecoense 2250
    *(deve ter alterações com base nos resultado final de 2012, baseado nas tabelas no futebol narede, resultados da série D e Série C foram feitos aproximadamente.

  • Fabio diz: 7 de novembro de 2012

    A programação que está no site do Sportv não apareçe o jogo: http://sportv.globo.com/site/programacao/

  • moraesão diz: 7 de novembro de 2012

    ridículo é essa copinha….é capaz desse time do marcílio da segunda divisão ganhar e só fazer figuração na copa do brasil….bela representatividade pra santa catarina…os caras não conseguem nem ser da primeira divisão do estado vão conseguir jogar uma copa do brasil…pelamor! As vagas da copa do brasil tem que ser conquistadas pelo campeonato catarinense. Seria de direito da chapecoense que ficou em terceiro lugar.

  • Erno diz: 7 de novembro de 2012

    PRÉ Ranking de SC considerando a posicao atual de Série A e B, Chapecoense pelo menos em 4. lugar na C.
    Fonte de pesquisa: Wikipedia, assim não mudará muita coisa até a divulgação oficial da CBF em dezembro, só a pontuação no máximo.

    OBS.: Como Copa do Brasil não tem ainda 3 fases, considerei a pontuação máxima para as equipes de SC., é a unica duvida que ficou.

    1-AVAI 8.272 Pts.
    2-FIGUEIRENSE 6.504
    3-CRICIUMA 4.270
    4-CHAPECOENSE 2.704
    5-JOINVILLE 2.370
    6-METROPOLITANO 792
    7-BRUSQUE 510
    8-MARCILIO DIAS 491
    9-CONCORDIA 255

  • Fabricio (Timbó) diz: 7 de novembro de 2012

    Poxa!
    Será que realmente não vai passar o jogo da Chapecoense na TV.
    Pelo amor de Deus. Onde fica essa São Lucas do Rio Verde?….rsss
    ë o fim mesmo!!!!

    Do blogueiro: Pelo jeito não vai mesmo, Fabrício. É uma pena.

  • Adair diz: 7 de novembro de 2012

    Temos que torcer para o JEC ganhar essa vaga pelo ranking, porque do contrário o Metrô vai se ferrar, que mandou perder pro Camboriú na estréia jogando aquele futebolzinho ridículo? Essa é a sina do futebol profissional de Blumenau desde sempre: depender mais da boa vontade e das bobeadas dos adversários do que na própria competência e talento. O amadorismo prevalece com toda força.

  • Edson diz: 7 de novembro de 2012

    Como tem matematico aqui em SC…Como fazem contas…Acho que o Ranking da CBF so deva contar as 4 series e a Copa do Brasil, tambem acho que os TIMES REBAIXADOS DEVERIAM PERDER PONTOS E NAO GANHAR…afinal vão ganhar pontos levando pau (caso do figueirense), e o neguinho de chapeco que coloca a chapecoense na frente do JEC é uma piada…

  • justus cArvoeiro diz: 7 de novembro de 2012

    Se o Jec conseguir ficar em 5• na serie B esse ano o Criciúma sobe. Pois jec não passa Tigre.

    Mas ganhamos do América sábado e tiramos a urucubaca pra ganhar do atlético no H.H. e tentar o título na ressacada.

    Todos sabemos que oro Tigre ganhar do Jec e do são Caetano nos últimos anos tem sido um parto.

    Então voltei para acalmar os ânimos e levar o Tigre pra A.

    Podem me cobrar depois!!!

  • alex jec diz: 7 de novembro de 2012

    para moraesão

    ridículo foi a chapecoense querer dar um golpe pra não sair a copinha e ficar com a vaga de mão beijada parceiro tem mais que se ferrar.

  • THIAGO_Chapecó diz: 7 de novembro de 2012

    Edson, talvez o JEC esteja atrás da Chape no ranking porque enquanto a chape teve ascesso a série C em 2009, o JEC não tinha série e em 2010 a Chape jogava a série C já, enquanto o JEC ainda constava na D. Fora o desempenho melhor da chape nos campeonatos estaduais nos últimos anos. É só uma suposição… Aliás, considerando apenas os últimos 5 anos, não vejo como absurdo a Chape estar na frente do JEC em um ranking… Abraço.

  • Thiago_Chapecó diz: 7 de novembro de 2012

    Grande notícia Braga! A TVCom marca um gol de placa por nós Chapecoenses. Parabéns pela iniciativa e esforço, pois imagino que não tenha sido pouco. Abraço

  • Marcelo (SOMBRIO) diz: 8 de novembro de 2012

    Vocês precisam abrir seus livros de geografia, e se despirem de preconceito. Lucas do Rio Verde é uma das cidades mais interessantes e desenvolvidas do país, fruto do agronegócio e de ações pioneiras de desbravamento de gente de todo o país, particularmente de PR, RS e SC. É comparável a diversas cidades do Sul do país. O fato de ficar longe de Chapecó, não a configura necessariamente como “Cafundó do Judas”. Por favor, mais respeito, menos preconceito e soberba. Até por que ninguém aí quer ler que Chapecó é “o fim do mundo”, só por estar longe de alguma grande cidade.

    Do blogueiro: Caro Marcelo. Já falei mais de uma vez aqui sobre as virtudes de Lucas do Rio Verde, se tivesse lido não estarias falando isso. ainda assim, não faz da cidade menos cafundó do judas do que de fato é, é muito longe, a logística para uma transmissão de TV lá é complicadíssima. E aí foi você que falou sem conhecimento de causa. Abraço.

  • Thiago_Chapecó diz: 8 de novembro de 2012

    alex jec, para né!!! Uma competição deficitária que não era foco da Chapecoense nesse ano, sendo que a vaga seria sua caso não houvesse competição… pra que que eu vou querer gastar dinheiro para conquistar algo que já seria meu??? Qualquer clube grande de SC faria o mesmo… Para né, sem hipocrisia por favor!!!

  • Alecsandro diz: 8 de novembro de 2012

    Edson, pq ridiculo a chape esta na frente do Jec?, primeiro não foi ninguem de Chapeco que fez esta matematica, vai se informar, segundo de quantas copas do Brasil participou o Jec nos utlimos 05 anos?, quando a chape ficou em 5 lugar na serie C de 2010 onde estava o jec?
    Braga, vc subestimou a TVCOM heim!! vai passar o jogo da Chape.

    Do blogueiro: Não subestimei não, Alecsandro. eles é que fizeram um esforço acima até da capacidade deles pra passar esse jogo. E isso precisa ser reconhecido.

  • Alecsandro diz: 8 de novembro de 2012

    Com certeza Braga, e pode ter certeza que esse fato será enaltecido por toda a região oeste.

  • rey you diz: 8 de novembro de 2012

    è bem melhor ter esse novo ranking, mas apenas para critérios classificatórios, privilegiando a regularidade dos times ao longo dos anos.
    Mas deveria se criar um ranking paralelo de títulos, para preservar o histórico e a tradição dos clubes

Envie seu Comentário