Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O Verdão do Oeste chegou lá!

08 de novembro de 2012 30

Na terceira tentativa seguida, fim da espera. A Chapecoense, enfim, deu aquele passo essencial aos clubes, cruzou a ponte da Série C para a Série B, agora faz parte dos 40 melhores clubes do país.

Numa metáfora apropriada, deixou de ser menino para transformar-se em homem.

E como é merecido esse acesso para o Verdão do Oeste. Tem torcida, estrutura, apoio da cidade. Estive lá em fevereiro num jogo do Catarinense e voltei de fato impressionado com o que vi. Vacilou na Hora H em 2010 e 2011, viu Criciúma e Joinville irem embora. Agora, experiente em Série C, fez um caminho seguro até o acesso. Soube matar o cruzamento decisivo com o Luverdense no jogo em casa, semana passada (nos outros anos, a torcida lembra bem, pecou justamente nos jogos na Arena Condá). Nesta quinta, em Lucas do Rio Verde (MT), apenas administrou a enorme vantagem. No fim, ainda tomou um golzinho de pênalti (pra mim, não foi), mas não fez muita diferença.

A festa em Chapecó é merecida, essa torcida ama o clube. Parabéns também à diretoria que conquistou a façanha. Mas amanhã mesmo é hora de arregaçar as mangas e trabalhar.

Primeiro, para buscar o título da Série C (na semifinal, enfrentará quem passar domingo entre Oeste-SP e Fortaleza, que jogam no Ceará). Seria muito legal para a Chape e para o futebol catarinense, que manteria por aqui o título que o JEC conquistou ano passado. E dá para buscar, com certeza, essa taça e se juntar também ao Avaí e ao Criciúma, que já venceram a Terceirona.

Depois, e mais importante, é planejar muito bem esse 2013 histórico. Hora de unir forças, lideranças de todo o Oeste colaborando para a Chapecoense não ser apenas uma participante nessa Série B que será espetacular. Além do mini catarinense, com Figueira, Avaí e JEC fazendo companhia ao Verdão, tem ainda a muito provável presença do Palmeiras e de um grande do Nordeste, Bahia ou Sport.

Será preciso fazer um elenco forte e montar um projeto focado em fazer bonito, como, por exemplo, está fazendo o Joinville nesta volta à Série B. Acho perfeitamente possível. Mas é preciso começar a trabalhar, todos juntos, o quanto antes.

Parabéns a Chapecoense e ao Oeste do Estado. Santa Catarina está feliz com mais essa conquista.

Comentários (30)

  • Fellipe Alvinegro diz: 8 de novembro de 2012

    Parabéns a Chapê… Ano que vem estadual vai ser mais forte e a Série B vai ser bonita… ;)

  • Silvério diz: 8 de novembro de 2012

    Parabéns a Chapecoense e a cidade de Chapecó, quem ganha é Santa Catarina, que apesar de uns certos “barões” no comando do futebol, ainda consegue se destacar.

  • Mazinho Alvinegro diz: 8 de novembro de 2012

    Parabéns, Chape!
    Parabéns gauchada de Chapecó!
    Só espero que a Chape fixe residência definitiva na Bzona e que de vez em quando alugue uma kitinete na série A, estilo Bvai.
    Claro que, adquirir uma mansão na A, tipo o FURACÃO, leva mais um tempinho.
    2013 promete muitas emoções.

  • Jean Sestrem Blumenau diz: 8 de novembro de 2012

    Parabéns a Chapê, tava na torcida pela subida a série B, força Verdão do Oeste!! rumo ao titulo..

  • Marcio (JEC) diz: 8 de novembro de 2012

    Parabéns Chapecoense, assisti todo o jogo pela TV COM e vcs merecem, o Oeste do estado merece esta conquista. Sei o quanto esperaram e sei tambem a felicidade que estão sentindo, pois sentimos tambem no ano passado quando meu JEC subiu, agora não será mais 4 grandes do estado e sim 5.
    Abraço a todos de Chapecó e aproveitem pois este momento é unico, não tenho duvida que sabado cedo farão muita festa na chegada dos jogadores.

  • P F Amaral diz: 8 de novembro de 2012

    Parabéns à Chapecoense. Parabéns também à todos os torcedores deste bravo verdão do oeste.Em especial para toda a turma da Leizaton, Dr. Alfredo Zimmermann, Telmo da banca de jornal, ao Maninho que desde a década de sessenta já batalhava com seu time de futsal( só não ganhava de nosso time, Buchele, Zago,Passarinho,Juca Bigliardi, deste que escreve). Muito feliz com essa classificação.Vou fazer uso da camiseta comprada lá no meu amigo Dorneles,Palácio dos Esportes. Abraços Páris

  • James Garcez diz: 8 de novembro de 2012

    Parabéns para a Chape…agora tem que arrumar o potreiro…agora adquirir mansão na A como o furacão é para matar…alugou por um período mas esqueceu de pagar o aluguel e foi despejado…

  • Luiz diz: 8 de novembro de 2012

    Parabéns chapecoense. Acompanhei a trajetória e torci muito por vcs. Tão certo que vim aqui parabenizar vcs. Meu Figueira, Avai, Jec e Chapecoense, eita série B 2013 muito atraente.Até lá.

  • César diz: 8 de novembro de 2012

    Sensacional… Parabéns à todos os fieis torcedores da Chapecoense que não medem esforços para acompanhar esta equipe.
    Parabéns à Chapecoense por este feito maravilhoso… agora é lutar pelo título.
    Vocês tem ideia da dimensão desta conquista para o futebol catarinense? No próximo ano, SC deve ter o maior número de participantes na série B… 20%…

  • Jerri Bressan diz: 8 de novembro de 2012

    Braga, comentário/opinião extremamente feliz.
    Parabéns Chapê! Empresariado e torcida tem que andar de mãos dadas com o clube e a diretoria madura para administrar este momento. atletas e comissão engajados e com as chuteiras no chão. cabeça nas nuvens só agora.
    Jerri – Caxias do Sul, mas, com coração e mente em Chapecó

  • Eduardo diz: 8 de novembro de 2012

    Braga ,

    Grande notícia para os torcedores e para a cidade de Chapecó e para todo o futebol do estado de Santa Catarina. Em 2013 , serão cinco times nas duas principais divisões do futebol brasileiro. Se nenhum time do Rio subir , o estado ficará atrás apenas de São Paulo , que poderá ter entre 8 e 10 times nas duas divisões.

    Mesmo aqui do Rio , com a camisa do “nosso Fluminense” , não deixo passar um único dia sem entrar no seu blog , minha referência para saber sobre o futebol do estado. É com prazer que vejo Santa Catarina subindo sempre um degrau por ano no cenário nacional. Compare com o cenário de dez anos atrás e veja o tamanho da evolução , citado por diversos comentaristas de outros estados , inclusive do vizinho RS.

    O ano ainda não acabou. Um título nacional na Série C , repetindo o feito do Joinville do ano passado , será espetacular. Se não for possível , pelo menos , o objetivo já foi alcançado.

    Agora é começar a pensar na Série B. É uma mudança e tanto em termos de visibilidade do clube. A Chapecoense terá todos os jogos de 2013 transmitidos na televisão aberta e fechada. Serão uns 60 jogos , incluindo aí o estadual. Oportunidade de ouro para se conseguir patrocínios para o time.

    Mas não seria pedir demais por um apoio da prefeitura e das empresas da cidade para que se dê uma melhorada no estádio , em patamar abaixo dos demais em SC. ( pelo menos foi a impressão que passou ao ver o jogo no Sport TV semana passada ). Seria ótimo , até porque mudou o patamar de adversário. Os Luverdenses da vida darão lugar a um Palmeiras , Figueirense , Avaí , Joinville , Ceará , Paraná , América MG e outros , em partidas que serão mostradas e repercutidas nos programas esportivos.

    E que a FCF saiba capitalizar esse momento e organizar o melhor estadual de todos os tempos.

    Abraços
    Eduardo

  • sandroazurra diz: 8 de novembro de 2012

    E hora de deixar a rivalidade de lado. Parabens Chapecoense pela conquista, Santa Catarina cada vez mais forte no cenario nacional.

  • Fabricio (Timbó) diz: 8 de novembro de 2012

    Caralho!
    Parabéns Chape!!
    Rumo ao título!

  • Anderson diz: 8 de novembro de 2012

    Agora eu quero falar….

    Ao Luverdense, esse passou o que passamos contra o Ituiutaba em 2010, lá chegamos muito faceirinhos e sofremos depois….mas aprendemos, pois tivemos humildade para aprender, pois dessa vez ‘foi para nós, boa sorte turma do MT valorizaram nosso acesso a Série B, torço que cumpram seus objetivos ano que vem.

    Aqueles que falaram a vontade do Verdão no blog: que não ia subir, que ia afinar, mais uma vez morrer na praia, torciam para nosso fracasso…principalmente parte dos torcedores dos nossos rivais de SC, não generalizo pois sei e conheço torcedores de JEC, Criciuma, Metro, a turma forte do interior de SC que torceu pela Chape, aliás que agora sim retomou de vez seu lugar de liderança no futebol catarinense….mas para esses boca murchas, eu entendo o medo, entendo sim, vocês sabem que agora a coisa vai apertar bastante para Estadual e Série B, já fazíamos um fervo danado sem nenhum dinheiro, em nenhum investimento, sem muita estrutura, muito na base da raça , da torcida, da força e bons times montados com pouca grana…o Indio Condá bufando agora ainda mais, eu sei do medinho, mas por favor, degustem nossa vitória, engulam suas palavras, sei que teremos uns times meio falidos de grana e sem elenco em 2013…calma, 2013 ..40 anos da Chapecoense, na Série B…o show está só começando….

    Pois agora com melhor investimento vocês já sabem o que vai acontecer, heheh, mudanças radicais….estamos mais maduros, experientes, nos últimos 6 anos , já ganhamos 2 estaduais, 1 vice estadual, um acesso para Série D, um acesso para Série C e agora um acesso para Série B….e vocês sabem que trabalhamos árduo e não vamos parar por ai…

    1o Time de SC que subiu de Série Nacional é a Chapecoense: quem quiser mais subir, descer, ou ficar parado que entre na fila….e siga nosso Verdão….pois já cumprimos parte de nossa meta….queremos ser campeões da Série C….

    Nosso Oeste em festa…..Chapecoense, Símbolo Verdadeiro do Futebol do Interior de SC…..

  • Curitibanos-SC diz: 8 de novembro de 2012

    Sempre torci para que a Chapecoense chegasse à Série B. É muito bom vermos uma nova Equipe fora do litoral catarinense num competitivo Campeonato Brasileiro. Em número de Equipes na Série B, SC só perde para SP, isso mostra a ascensão do futebol catarinense. Estou na torcida por todos: CHAPÊ… JEC, AVAI, FIGUEIRA e CRICIUMA

  • juliano diz: 8 de novembro de 2012

    parabéns chape.So o vale do Itajai é uma pi tocagem no futebol

  • justus cArvoeiro diz: 8 de novembro de 2012

    Parabéns ao nosso Time Catarinense da Capital do Oeste, a Chapecoense!!!!

    E manda brasa pra alugar uma quitineti na série A, se até o avai e o figueira ja consiguira avalistas pra isso, quem sabe consigam fazer igual ao nosso Tigre que pelo planejamento ja ta comprando um terreninho, e em 2013 faz uma meia agua e logo logo ja faz uma casa com varanda, garagem, churrasqueira, salão de festa e tudo que tem direito.

    Estive acompanhando e na torcida para que o time subisse desde 2010, quando estavamos nós a galera do TIGRE e os indios véio de Chapecó nessa empreitada, conseguimos em 2010 e a chapecoense fez um grande feito esse ano.

    Pra fecharmos o ano com chave de ouro só falta agora o nosso CRICIUMA subir, suuuubir!!!!! suuuubir!!!!

    E sabado voltamos com 03 pontos na mala de natal e deu pra bola, afinal, nossos gloriosos tricolores jogadores do TIGRE não vão querer ser responsavel por uma grande façanha, que poderá a ser o segundo maior mico do ano, ficar 37 rodadas no G4 e na ultima sair fora, fala sério, mico maior que esse nesse ano só o do:

    (((LOCO LOCO LOCO !!!!! …… LOCO_ABREU!!!! )))

    Eu vim pra acalmar e colocar o TIGRE na A!!!!

    Podem me cobrar depois!!!!!

  • BERBIGÃO DE LUXO diz: 8 de novembro de 2012

    É, O SOFRIDO TORCEDOR DO OESTE ATÉ QUE ESTAVA MERECENDO ALGUMA ALEGRIA, MESMO SENDO POR UMA COISA TÃO BANAL E DISTANTE DOS HOLOFOTES DA MÍDIA, COMO ESSA TRANSIÇÃO DA C PARA B.
    SÓ NÃO SEI SE ESSA TURMA DO INTERIOR VAI TER CACIFE PRA SE MANTER NA SEGUNDONA! A CHAPECOENSE É SEMPRE UM PONTO DE INTERROGAÇÃO!

  • Lucas diz: 9 de novembro de 2012

    Parabéns Chapecoense pela brilhante conquista…sejam bemvindos a serie B…com o verdao do oeste em evolução…o futebol catarinense só tem a crescer…

  • BrUnO diz: 9 de novembro de 2012

    Parabéns Chapecoense !!!

    Da-lhe.. Da-lhe Chapê, rumo a Série B 2013.

  • samuel diz: 9 de novembro de 2012

    Agora sim!!! A Chapecoense se junta ao Figueira como os dois maiores times de SC! PARABENS CHAPECÓ E REGIÃO!!!
    Haaaaaaaa, dos times de SC vai ser o unico que tera acesso, o Criciuma não sobe….Vai perder para o America, vai empatar com o Atletico e vai empatar o leão banguela…Vai somar só mais dois pontinhos até o final. Me cobrem!!!

  • Clelia Iten diz: 9 de novembro de 2012

    Parabéns Chapecoense, para a cidade de Chapecó. Quando empresariado e torcida estão juntos com o Clube dá certo. Percebe-se uma Diretoria madura administrando o Clube e o que se vê é atletas e comissão engajados e lutando para conseguir o objetivo. Agora é comemorar. Esperamos que isso seja um exemplo para nós de Blumenau.
    Ano que vem com Avaí, Figueirence, Criciúma, Joinville e vocês, um mini campeonato Catarinense na série B.
    Valeu Chapeocoense e parabéns a toda a cidade.

  • Rodrigo Bernardo – Blumenau – SC diz: 9 de novembro de 2012

    Parabéns para a Chapecoense
    É uma vergonha para Blumenau, a terceira maior cidade do estado, não ter um time de futebol a sua altura.
    O problema aqui é que, quem gosta de futebol não tem dinheiro e quem tem dinheiro não gosta de futebol.
    Como meu pai diz “EU NÃO VI UM GRANDE TIME NA CIDADE, MEU FILHO NÃO VIU, E MEU NETO NÃO IRÁ VER”.
    É uma pena mesmo, mas enfim: Criciúma, Joinville e Chapecoense estão mostrando ao Estado que não só da capital vive o futebol catarinense.
    Fica o exemplo para as cidades do Vale, porque nosso futebol na Vale nada.
    Abraços!!

  • Rafael Grillo diz: 9 de novembro de 2012

    Rodrigo, o BEC já jogou a sérir B do Brasileiro por 3 ou 4 anos, e já chegou entre os 8 da série B, ficando entre os 30 melhores times do Brasil na época, tempos que blumenau tinha um time de futebol a altura e uma torcida de verdade, mas isso era quando a cidade gostava do time que jogava pela cidade, agora a grande maioria ignora o time atual, se é que podemos chamar de time, e a grande maioria torce contra, essa a nossa realidade e não vai mudar, enquanto ou o BEC voltar, ou que se crie um time novo com identidade com a cidade. Agora imagem o metro ganhando a serie D por exemplo, quantos iriam lá comemorar? qual graça tem ter um time jogando na cidade, que o pessoal não gosta. é triste

  • neocir fontana diz: 9 de novembro de 2012

    Parabèns verdão

    Imagine só a alegria dos palmeirenses do oete, vão poder assistir o time do coração
    ai em Chapecó

  • Thiago_Chapecó diz: 9 de novembro de 2012

    Aos amigos de Blumenau, torcedores do Metro ou simpatizantes do antigo BEC. De fato, Blumenau é cidade de porte, rica, que merecia um clube na série B sem dúvida nenhuma. Não conheço de perto a realidade do futebol profissional daí, mas posso dizer que em Chapecó, no início do século, corríamos o risco de não ter nenhum clube representando a cidade. Na época, ganhou força o Atlético Clube Chapecó, um clube que jogava amador e se profissionalizou para concorrer a vaga na segunda divisão do futebol catarinense. A Chapecoense estava afundada em dívidas trabalhistas o que aumentava ainda mais os motivos para se abandonar o clube e dar sequência ao “Novo time da cidade”. Hoje, tenho certeza que o Atlético Clube Chapecó não vingaria, não teria a simpatia dos torcedores e a trajetória seria ainda muito mais árdua. Abandonar o novo projeto seria muito fácil no primeiro revés. O que quero dizer com essa história??? Primeiro que as coisas não ocorrem em curto prazo, e se assim ocorrem, não criam-se bases sólidas tanto administrativamente como em termos de torcida. O amor a um clube cresce nas dificuldades, é fato! Segundo, que a abolição de um clube tradicional é um processo muito doloroso, não é em uma década que se criam vínculos afetivos. Possivelmente o metro precisará se consolidar durante muitos anos ainda para conquistar o torcedor de Blumenau. Torcer é paixão e nisso ninguém manda…

  • Moraesão diz: 9 de novembro de 2012

    Parece que foi ontem que isso aconteceu Thiago_Chapecó…me lembro muito bem do tempo que a chapecoense estava para fechar e dá disputa na segunda divisão, naquele jogo na final entre atlético chapecó e chapecoense que quem ganhasse subiria e naquela oportunidade se a chapecoense perdesse talvez hoje não estaria aqui, pq era real a possibilidade do fechamento do clube. Me lembro da minha aflição na época, pois pensei “e se a chapecoense fechar pra quem irei torcer, esse é o meu clube”. Que agonia aquele jogo, mas graça a torcida maravilhosa do verdão ganhamos aquele jogo e não deixamos nosso verdão fechar as portas e hoje estamos onde estamos. Como é bom ter vivido tudo isso….como é bom torcer para um time do qual vc se sente parte, diferentemente de alguns que torcem para times do qual só assistem pela televisão…chamais saberão o verdadeiro sentimento de paixão por um time.

  • Rafael Grillo diz: 9 de novembro de 2012

    Thiago_Chapecó

    PERFEITISSIMO o seu comentário, Quase todos clubes do Brasil passaram por dificuldades financeiras, dividas, e muitos ainda passam, aqui no estado pra citar alguns o Figueira, a Chapecoense, e até o próprio Criciuma mais recente cheio de dividas, nas dificuladades os politicos, e empresarios e torcida se uniram em torno do clube, principalmente com auxilio da imprensa, e hoje comemoram os frutos e aumentaram ainda mais a paixão pelo time. Aqui em Blumenau, nossa imprensa é de fora, e joga contra, os politicos olham os interesses pessoais e o bolso, e o empresario vai atras disso, o povo lutou, gritou, fez passeata, e tudo que pode pelo BEC, mas os interesses desses 3 orgãoes foram maiores, e preferiram criar um time novo, e pior, arrogante e antipatico, e agora tão colhendo os frutos, que é vexame, sem torcida, sem alma, sem o que mais precisa, apoio do povo, todo time sem isso, é um time sem graça, time de empresários e só uma casca, falta conteúdo e isso é o metro, e vamos morrer assim pelo jeito.

  • Moacir diz: 11 de novembro de 2012

    Achei muito coerente todos os comentários a respeito do futebol de Blumenau, não adianta insistir com um time igual ao Metropolitano que fez igual o Figueirense esse ano , o Metrô vendeu seu melhor jogador (e nem recebeu o dinheiro) na reta decisiva do Catarinão e aí…finalmente a torcida blumenauese acordou e viu que time de empresário é assim mesmo, não dá para confiar.
    Os empresários do futebol não tem o mínimo interesse de “jogar” ao lado da torcida, só visam o lucro a qualquer preço, sei de vários jogos de futebol em Blumenau que a torcida saiu frustrada, chateada, triste…gente…..não vale a pena, vamos prestigiar o esporte amador de Blumenau, esse sim , é da nossa terra.

  • Guilherme M. diz: 16 de novembro de 2012

    Com a ascensão da Chapecoense e com pelo menos três clubes de Santa Catarina garantidos na Série B do ano que vem, a Série C de 2013 não terá nenhum catarinense. E como o Paraná só possui representantes nas Séries A, B e D, a terceira divisão do ano que vem contará com apenas um clube de toda a Região Sul: o Caxias, que na última rodada da Série C deste ano, perto de se classificar e obter o tão sonhado acesso, mais uma vez “bateu na trave”. É uma pena… Sou gaúcho.

Envie seu Comentário