Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

As explicações que a FCF nos deve

14 de novembro de 2012 61

No prédio onde moro, há uma empresa responsável por administrar o condomínio, que é razoavelmente grande. Na teoria, ela deveria resolver as questões importantes, poupando os moradores de chateações e inconvenientes, afinal é paga para isso. Na prática, imprime boletos mensais do pagamento das taxas de condomínio e, vez por outra, algumas advertências a moradores que deveriam morar em cavernas, tamanha a dificuldade em respeitar regras de convívio civilizado. E só.

Não sou o síndico do prédio. Se fosse, já teria há muito tempo mandado a tal administradora de condomínio passear, pois para puxar a orelha de gente mal-educada e imprimir boletos não preciso de muita ajuda. Às vezes, com um pouquinho de organização a gente consegue resultados muito mais relevantes atuando em conjunto e por objetivos únicos. E se livra de quem vive de sorver o dinheiro alheio sem fazer esforço. A minha parte eu faço, tento convencer os outros a se livrar deles.

Segunda-feira, ao assistir ao Conselho Técnico do Catarinense 2013, lembrei da administradora de condomínio do meu prédio. É impressionante a capacidade da Federação Catarinense de Futebol de não fazer nada e ter os clubes na palma da mão. A fórmula do Estadual é uma porcaria (já era esse ano, então o erro vem lá de trás e nem poderia ser corrigido agora por impedimento do Estatuto do Torcedor). As questões importantes, que interessam aos clubes filiados e aos torcedores _ a questão da vaga na Série D na Copinha ou no Estadual, por exemplo _, o Delfim prefere lavar as mãos e deixar a CBF resolver, como se ela tivesse algo com isso.

O pior foi ouvir que o Catarinense 2013 terá patrocínio da Chevrolet (como outros estaduais pelo país), mas que esse dinheiro não chegará aos protagonistas do campeonato! Se a Federação deveria zelar pelos clubes, para onde afinal vai o dinheiro? Deve a todos, no mínimo, uma explicação oficial. A FCF repassa migalhas aos filiados, bem diferente de outras federações pelo país, como a paulista e a gaúcha. E ainda assim os dirigentes, por preguiça, conveniência ou burrice mesmo, sei lá, continuam assinando e batendo palmas para tudo.

Apesar da Federação, os clubes catarinenses brilham no cenário nacional – só estaremos atrás de São Paulo em número de representantes nas Séries A e B do Brasileirão em 2013. Mérito só deles, registre-se. Mas já passou da hora de alguém sair da letargia e dizer à administradora de condomínio do futebol catarinense que, se é apenas para imprimir boletos, que os clubes podem muito bem se virar sozinhos.

*Texto publicado na coluna desta quarta-feira no Jornal de Santa Catarina

Comentários (61)

  • Daniel Bento diz: 14 de novembro de 2012

    PERFEITO!

    A anos e anos a FCF vem tratando seus filiados como “fantoches”. Nosso futebol é forte, temos torcidas apaixonadas por todo o estado. Se tivessemos uma Federação comprometida com os clubes, teríamos um campeonato estadual muito mais atraente em todos os aspectos.
    Ta na hora é de os clubes tomar vergonha na cara e impor respeito e isso, deveria ser tomado partido dos atuais 5 grandes do estado: Avaí, Chapecoense, Criciúma, Figueirense e Joinville.
    “Ah, vai ser desse jeito? Ok, meu time não vai participar.”

  • Acf_André diz: 14 de novembro de 2012

    Fazer o que se os clubes aceitam tudo isso, e não estao nem ai….

    ta na hora de batermos os pés!

  • 6X0 ETERNO diz: 14 de novembro de 2012

    Parabéns pelo comentário vc. falou tudo com insenção, respeito sua coragem, pois nossos dirigentes não tem, depois criticam os clubes por não serem protagonistas em competições nacionais.

  • Alessandro de Indaial diz: 14 de novembro de 2012

    Texto corajoso!

  • Tiago Antunes diz: 14 de novembro de 2012

    Realmente é dificil de entender porque ainda os clubes catarinense não
    fazem algo.

    Medo da Federação? Não sei porque, já que nao são ajudados em nada por ela. A partir do momento que os times catarinense tiverem algum tipo de ajuda, acho que nosso futebol vai crescer muito mais no cenário nacional.

  • Tiago Ghisi diz: 14 de novembro de 2012

    Por mim teria que ter eleições, mas como o cara do xaruto nao deixa, vamos ter que ver os clubes se virando como sempre, é uma pena, pois poderiamos ter clubes catarinenses brigando por titulos e lugares muito mais importante!!!!

    Dalhe Tigre!!

  • Fernando Avaiano diz: 14 de novembro de 2012

    Em relação a eleição da FCF ou qualquer outra, sou a favor de um mandato com uma releição no máximo. É 4 anos, que fique por 8 e depois de lugar para outro com idéias novas e uma nova atitude, com tesão pra ir adiante, assim é a Democracia. Eu acho que o Delfim podia cuidar do seu escritório, fazer uma bela pescaria, fumar um bom charuto, mais deixar um cara mais jovem cuidar dos interesses dos clubes de futebol de SC. Mais um pouco ele se tornará o Fidel Castro da FCF, nunca ví um cara que não gosta de largar o osso como este. Delfim, vai descansar meu filho, está mais do que na hora da nossa FCF se reciclar também. E outra coisa, essa história de passar a FCF pra Camboriú foi um absurdo, apenas pra atender o interesse do próprio Delfim que mora em Itajaí. A capital não é em Floripa, então a a sede da FCF tem que ser aqui e pronto.

  • Fernando Avaiano diz: 14 de novembro de 2012

    A FCF devia ter secretárias por região, uma no Sul, outra no Leste, outra no norte, no Oeste e assim vai. Essas Subsecretárias ficariam responsáveis através de um Governo descentralizado de atender os interesses dos clubes daquela região, sem a influência, chapéu e o escambau do Presidente. Este só estabeleceria as diretrizes, mais nada. A comissão de arbitragem descentralizada igualmente e independente, com árbitros profissionais e cobrança de desempenho e realização de cursos técnicos de formação e físicos. Chega de Delfins, Bozanos e outros por aí, será que não tem alguem com um pensamento diferente que possa ser Presidente da FCF. A primeira coisa é mudar essa regra absurda do jogo, o país se democratizou, não vivemos mais em Ditadura, mais pro cara conseguir ir pra uma eleição da FCF, é mais fácil ser Presidente do USA.

  • Alan Patrício Natali diz: 14 de novembro de 2012

    Bom dia. Braga, parabéns pelo blog, sempre procurando a imparcialidade e a verdade nas informações. Porque as cotas de TV para os clubes Catarinenses no Campeonato Catarinense serem tão baixas, comparadas aos clubes Gaúchos no seu respectivo campeonato? Será que o Cerâmica/RS, o São José/RS (só para citar esses dois) tem mais apelo popular e tradição do que um Joinville, Criciúma, Avai e Figueirense? A fórmula desse ano do Catarinense foi bisonha sim, concordo. Mas ficaremos sempre reféns do Estatuto do Torcedor? Não há condições de se alterar o próprio Estatuto, para uma causa maior? Um abraço.

  • Willy diz: 14 de novembro de 2012

    Existe uma máfia instalada na FCF sendo comandada pelo Sr. Delfin.
    É simples todos nós sabemos que o dinheiro da GM vai provavelmente o bolso do grupinho enquanto os tolos dos presidentes de times pedem esmolas. A coisa esta tão bem armada que dificilmente sairão de lá, somente com a polícia, como Ricardo Teixeira o fêz CBF.

  • Alecsandro diz: 14 de novembro de 2012

    Parabéns Braga, que outros da imprensa, principalmente da capital que são formadores de opinião, tenham a mesma coragem e tragam a tona esta discussão.

  • rubens diz: 14 de novembro de 2012

    Medo do Delfim penso que os nossos clubes não tem, o problema é que este Sr. representa a CBF, aí o medo começa a se justificar, e por final a CBF representa a FIFA…esse sim é o verdadeiro crime organizado, por isso nossos clubes não podem formar uma liga independente por exemplo e fazer um campeonato estadual….pois seriam punidos pela CBF e não participariam do campeonato nacional, perderiam cobertura da imprensa, não teriam mídia, perderiam torcida e morreriam…é simples assim.
    Por isso o futebol não evolui no país mais rico do mundo, EUA, pois lá os clubes não aceitariam a FIFA…formariam ligas independentes e pronto, adeus máfia.

  • Greg Tigre diz: 14 de novembro de 2012

    Parabéns Braga! Realmente é uma vergonha nossa federação, nem para criar um regulamento serve. O pior regulamento do país disparado….
    A pergunta que não quer calar….por que os clubes ficam “quietos”? Parecem que tem o rabo preso com o cara do Charuto. Onde vai o dinheiro da Chevrolet?
    O sucesso dos clubes não passa nem perto dessa medíocre federação. FORA DELFIM!!! FIM A DITADURA!!!!

  • Zé diz: 14 de novembro de 2012

    Minha sugestão seria de todos os clubes se desfiliarem da FCF, criarem uma espécie de “clubes dos treze” versão estadual e organizar seu próprio campeonato. É inadmissível que a FCF repita o mesmo erro num regulamento estúpido e infantil e que foi motivo de chacota em rede nacional. Mais inadmissível ainda é as marionetes (os times) aceitarem e assinarem um regulamento idiota desse. Na verdade o medo da FCF é de o mesmo clube vencer os dois turnos e não ter a possibilidade de uma final. Isso é coisa do tempo do onça. Campeão merecedor é o que tem a campanha mais regular e não o que vence uma final.

  • GENERAL LEE –FIGUEIRENSE diz: 14 de novembro de 2012

    Finalmente um comentário de respeito.
    .
    A FEDERECA CATARINENSE, e isso já faz tempo, está envolvida em uma série de falcatruas. Uma auditoria contábil séria envolvendo solicitada pelos afiliados resolveria.Falta peito.
    .
    Quando até O FILHO DO DELFIM AGREDIU REPORTERES INVADINDO A CABINE DE RÁDIO EM JOINVILLE E NADA FOI FEITO as suspeitas ficaram bem claras….
    Panos quentes sobre o assunto mais uma vez.
    .
    Quando não conseguimos uma SEDE PARA A COPA DO MUNDO DE 2014 NO ESTADO DE SANTA CATARINA, MAIS SUSPEITAS…..(ALGUÉM DEVE TER RECEBIDO UMA BOA GRANA PARA ESSA SITUAÇÃO CAIR EM SILENCIO TBÉM).
    Essa situação de não termos uma sede para a Copa do Mundo por motivos políticos é pura balela….Ele levou grana preta para abrir as pernas para outras federações com certeza….
    .
    Esses dias soube atraves de uma reportagem que possivelmente a Coreia do Sul estaria escolhendo SC como uma sub-sede para treinamentos p/ a Copa.
    Se os times aqui do estado tivessem vergonha na cara, não aceitariam nada em troca e não deveria compartilhar essa vergonha com a FEDERECA CATARINENSE, pois com certeza o VAGABUNDO DO DELFIM VAI COLOCAR MAIS GRANA NO BOLSO…
    .
    Se o estado de SC não tem competencia ou estrutura para ser sede, o mínimo que o Presidente da Federação deveria fazer era recusar qquer oferta deste tipo aqui dentro do ESTADO.
    Porém, como o cara é SAFADO E CORRUPTO, ESTA QUERENDO AGRADAR A CBF/GLOBO EM PROL DE BENEFÍCIOS PARTICULARES.
    .
    FORA CBF.
    FORA DELFIM….CORRUPTO, SALAFRÁRIO.

  • carlos diz: 14 de novembro de 2012

    Belo texto, mas a culpa é dos clubes, assim como a culpa pelos políticos corruptos se reelegerem é do povo que os coloca lá, é simples.

  • Hahahahahahh diz: 14 de novembro de 2012

    Parabéns pelo post corajoso Braga. Mas cuidado com o “filhinho”, se me entendes. Hahahahahahh.

  • André diz: 14 de novembro de 2012

    Deste um banho Braga…..

  • Tigrex diz: 14 de novembro de 2012

    Aqui no sul tem até musica pro Delfim.. mas é vetada a colocação dela aqui devido à sua letra.

  • Rafael diz: 14 de novembro de 2012

    Os clubes de SC têm rabo preso com a FCF, disso não há dúvida alguma.

    Ou aceitar tudo isso que foi imposto ao longo dos últimos anos é como chamar de ‘amadorismo total’ ?

  • VALMOR ANTÔNIO MATIELLO diz: 14 de novembro de 2012

    PARABÉNS PELO TEXTO, BRAGA. QUE OS DIRIGENTES DOS CLUBES LEIAM E REFLITAM. É INADMISSÍVEL A CAPITANIA HEREDITÁRIA QUE SE TORNOU A FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL OS CLUBES DEVERIAM SOLICITAR UMA AUDITORIA NAS CONTAS DA F.C.F.

  • André diz: 14 de novembro de 2012

    Braga, inicialmente parabéns por ter falado tudo o que muitos, na maioria dos seus amigos de comunicação, não tem coragem de mostrar…Blumenau já vem sofrendo na mão destes sacanas da FCF à muito tempo, desde o BEC e até os dias atuais com o Metropolitano…por isso deixo a minha sugestão: muitos não acreditavão na queda de outros ditadores do futebol nacional, ex. Ricardo Teixeira, Eurico Miranda…dito isto: cabe aos clubes se organizarem e tirarem este fanfarrão da FCF…

  • andre souza de lima diz: 14 de novembro de 2012

    Pura máfia!!! E os clubes e seus dirigentes sao tb mafiosos e coniventes. E o povo burro e banguela ainda sustenta esta cacalhada!

  • Rogério Jlle diz: 14 de novembro de 2012

    Por isso que gosto de ler seus comentários cara Braga. Com coragem e sem medo de bandidos, pois é tudo bandido mesmo.
    E os comentários do pessoal por aqui quase todos também. Até o pobre do Fernando “gardenal” avaiano acertou ao dizer que é mais facil virar presidente dos USA do que poder concorrer a presidente da FCF…
    Da de ver, né? Fora com eles! Mas como? Eles são pior que vampiros e não desgrudam do pescoço!

  • Fabio Silva diz: 14 de novembro de 2012

    Sabe o que vai acontecer com a vaga na série D?

    Quem ganhar na copinha e quem ganhar no estadual terão que PAGAR MAIS PELA VAGA NA FCF! Porque na nossa federação é assim, lava-se as mãos hoje para cobrar pela vaga amanhã. E quem pagar mais, leva!

  • Pereira diz: 14 de novembro de 2012

    Acho que a mobilização popular pode SIM desencadear alguma mudança.
    Todos os torcedores de Santa Catarina levando cartazes e faixas, pedindo a saída deste senhor vai fazer a grande parte da mídia puxa saco abrir o bico. Já podemos começar agora nestas últimas rodadas do brasileiro e vim com tudo no estadual. Por mais que este blogueiro faça a sua parte, só isso não resolve absolutamente nada, precisamos é de MOBILIZAÇÃO e ATITUDE NOS ESTÁDIOS.

  • alexandre diz: 14 de novembro de 2012

    Parabéns pelo texto.
    Afinal são poucos da grande Florianópolis que tem esta coragem. Do interior sabemos que estão na mão do Delfim, por gostarem das migalhas que a FCF dá, ou talvez dê mas não sabemos, por troca de favores.
    NO estado todo apenas, apenas um ou dois não assinam e não comparecem na prestação de contas da FCF, pois rola um comes e bebes, enquanto passa um papel para assinar. Auditoria nele!

  • Alessandro Stein diz: 14 de novembro de 2012

    Parabéns pelo ótimo comentário e pela sua coragem.

    Infelizmente os dirigentes dos times não batem o pé, essa federação é uma vergonha, na transmissão ao vivo do Conselho Técnico o Delfim não mostrou nenhum preparo para estar a frente da federação. Estúpido e sequer sabia qual o novo nome que o campeonato passará a ter no próximo ano. Amadorismo total e cheio de dinheiro no bolso. É triste!

  • Bah-Alvinegro diz: 14 de novembro de 2012

    Braga agora foi macho…PARABÉNS…texto corajoso p/ colocar o dedo na ferida….estamos precisando de mais jornalistas assim, imparciais, que vejam o problema e denunciem, critiquem, e não alguns que sempre ficam em cima do muro protejendo esse ou aquele….
    Os times catarinenses deveriam se desfiliar da federação e montar uma própria….
    Estilo clube dos 13….pronto…pra onde vai essa grana Braga? vc e todos nós sabemos né….situação ridícula essa…..vamos questionar essa federação….pior é que qdo um time do nosso estado precisa de uma defesa, ninguém da federação vai defender na CBF ou outro órgão a nível nacional…

    Braga é cabra macho….

  • Roberto Silva diz: 14 de novembro de 2012

    Sobre o regulamento, em 2007 o regulamento foi alterado em relação a 2006, onde o campeão do turno enfrentava o campeão do returno, sem essa palhaçadinha de semi-finais e finais (com 12 clubes). Em 2008, ALTERARAM NOVAMENTE O REGULAMENTO, pois ao invés de rebaixar 2, o estadual rebaixou 3, O QUE NÃO PODERIA TER ACONTECIDO CONFORME O ESTATUTO DO TORCEDOR!
    Agora, o SHEIK DELFIN vem com papinho de estatuto do torcedor para não arrumar a cagada que ele mesmo criou, E OS CLUBES DERAM O AVAL???
    Outra coisa, que bando de cagões esses presidentes de clubes. Afinal, cada federação tem o presidente que merece, e como nos nossos clubes só tem presidente CAGÃO, que mereçam o Delfin!!!!

  • Bah-Alvinegro diz: 14 de novembro de 2012

    Braga agora foi macho…PARABÉNS…texto corajoso p/ colocar o dedo na ferida….estamos precisando de mais jornalistas assim, imparciais, que vejam o problema e denunciem, critiquem, e não alguns que sempre ficam em cima do muro protejendo esse ou aquele….
    Os times catarinenses deveriam se desfiliar da federação e montar uma própria….
    Estilo clube dos 13….pronto…pra onde vai essa grana Braga? vc e todos nós sabemos né….situação ridícula essa…..vamos questionar essa federação….pior é que qdo um time do nosso estado precisa de uma defesa, ninguém da federação vai defender na CBF ou outro órgão a nível nacional…

    Braga é cabra macho….,

  • Renan TIGRE diz: 14 de novembro de 2012

    Onde assino Braga?

  • jailson Machado diz: 14 de novembro de 2012

    Se for esperar pela Federação para se obter retorno financeiro, buscar parcerias para custos de viagens, lutar por valorizações do nosso futebol a nível nacional, patrocínios que valem a pena, pois nosso estado tem muito potencial de compra…. coisas que a FCF poderia fazer pelos nossos times de forma conjunta…pode ter certeza que Nosso Futebol estaria muito acima do nível que é hoje. (Quem sabe como torcedor um dia poderíamos ter direito a voto na FCF….

  • Everaldo diz: 14 de novembro de 2012

    Este moço e igual ao outro moço da cbf…o mesmo que fugiu…qdo ele
    sair da teta que tem hoje….vai aparecer cada coisa… a federação gaucha
    paga para os clubes participar do campeonato gaucho e olha que não e pouco.

  • Carlos Cojeka diz: 14 de novembro de 2012

    Parabéns, só cuida para o filho do homem não te perseguir, como fez com o jornalista Rodrigo Santos, de Brusque.
    Aproveitando o tema: a RBS podia, também, aumentar o patrocínio aos catarinenses, tal qual faz com os times do RS… se for comparar, dá até pena da gente.
    Abraços.

  • carvoeiro diz: 14 de novembro de 2012

    CBF + FCF + Política = Brasil = Corja de ladrões e vagabundos!

  • Rogério Jlle diz: 14 de novembro de 2012

    O melhor resumo é do André Souza de Lima…!!!
    Curto – grosso – sucinto – objetivo, enfim 100% do que se passa na realidade.
    Nem precisa de mais retóricas…

  • César Volletasche diz: 14 de novembro de 2012

    O problema é muito simples. TODOS clubes sofrem ameaças e tem medo de represálias e de serem “empurrados” pro rebaixamento caso não acatem as regras impostas pelo barbudo.

    Por que não se rebelam contra ele? Mais simples ainda. Mesmo se TODOS os clubes da 1, 2 e 3 divisão de SC votassem contra ele numa eleição, ele ainda assim seria reeleito, pois cada clube tem 1 voto e cada federação amadora de futebol de cada cidadezinha que é filiada a FCF tem tb 1 voto. e TODOS na sua maioria são comprados com esmolas da FCF.

    Máfia é grande.

  • Ramon diz: 14 de novembro de 2012

    Caríssimos Blogueiro e leitores, vamos pela lógica.

    Associados, conselheiros e outros elegem os presidentes dos clubes. Estes, por sua vez, elegem os presidentes das federações e que depois, elegem o presidente da CBF.

    Concluimos então que em Santa Catarina os clubes estão satisfeitos, visto que o presidente da FCF está no cargo a décadas e ninguém reclama, salvo alguns torcedores e a imprensa especializada.

    O que move o mundo é o interesse. Não sejamos ingênuos.

    Ramon

  • Moraesão diz: 14 de novembro de 2012

    Isso só poderá mudar com a mobilização dos torcedores….Devemos nos unir, principalmente os torcedores dos 5 grandes (figueirense, avai, joinville, criciuma e chapecoense) e fazer pressão no estádios contra a FCF e pedindo a saída do homem do charuto. Se isso acontecer duvido que ele resista. E se ele vier com papinho de proibição de manifestação contra a FCF nos estádios vamos pro enfrentamento na Sede em Camboriu. Somente nós torcedores podemos mudar isso, pois nossos dirigentes dos clubes estão reféns…..O único time dos grandes que tentou bater de frente com a FCF a pouco tempo foi a Chapecoense que através de seu Presidente fez críticas ao comando da FCF e o que aconteceu? Ficou sem a vaga pra Copa do Brasil e sem poder participar da tal copinha, tendo de voltar atrás e tentar um bom relacionamento com o Sr. Delfim porque percebeu que ficaria isolado nessa briga.

  • carlos – TRICOLOR diz: 14 de novembro de 2012

    E O PIOR DE TUDO, É NÓS TORCEDORES NÃO TEMOS DIREITO A PROTESTAR.
    QUANDO LEVAMOS FAIXAS NOS ESTADIOS O CLUBE É PUNIDO OU SOMOS IMPEDIDOS DE ENTRAR.
    ISSO É DITADURA OU ESTOU ENGANADO??????

  • Luiz diz: 14 de novembro de 2012

    É por isso que a torcida do Tigre é fantástica.

    Lá em Criciúma o Delfim não se cria, e em todo jogo tem um famoso canto para ele.

    O Delfim figa da fruta hoje o tigre vai ganhar!

  • Renan TIGRE diz: 14 de novembro de 2012

    Vamo lá pessoal, mobilização nas redes sociais, mídia, etc, contra o ditador sapo barbudo.

    Vamos deixar as rivalidades de lado e nos unirmos em um único interesse que é o futebol catarinense, nossos clubes, e principalmente nós torcedores que somos os maiores interessados no fim desse ditador, que estamos tratando dessa cambada de bandidos sem vergonha da FCF a décadas.

    Vamo lá torcida do Tigre, homenagem pro ditador sabado no HH. E não tem nada de punição ou isso e aquilo pro clube…cadê a liberdade de expressão? VSF Delfim seu M**DA.

    Mobilização pessoal, quem sabe não somos nós o início do fim desse ditador???

    #FORADELFIM

  • Rogerio Mario Koerich diz: 14 de novembro de 2012

    Se os clubes que disputam a divisão principal do catarinão fossem unidos, colocavam todos da FCF contra a parede. Queria ver se haveria campeonato. O que dá a entender, que uns têm o rabo preso mais que outros. Aí é dificil levar a coisa a sério. Quanto tempo ainda ficará o atual presidente à frente da entidade? Os clubes estão na depedência da federação, assim como está a mesma na depedência da CBF. O futebol de SC já é minúsculo por si só, e a continuar assim, a tendência é desaparecer do cenário nacional. A FCF que existe por causa dos clubes, ou é o inverso??? Está na hora dos clubes formarem uma liga a parte e FCF que se dane.

  • Mário Medaglia diz: 14 de novembro de 2012

    Enquanto isso Delfim Peixoto anda pra cima e pra baixo esvaziando as “burras” da Federação e às custas dos burros e omissos presidentes de clubes.

  • Silvio SZ diz: 14 de novembro de 2012

    Esse Presidente barbudo deve ter o corpo fechado, ta dificil de morrer.

  • Ricardo B. diz: 14 de novembro de 2012

    Braga, CBF – Federação – Clubes funcionam igualzinho a um condomínio… Mas um “condomínio de poder”.

    Lá no alto, a CBF se mantém com os mesmos dirigentes por décadas, apoiada nos seus feudos, as Federações Estaduais. A CBF dá dinheiro e promove favores aos Presidentes, que em troca mantém o apoio político. O mesmo ocorre com os clubes: em troca de alguns favores – benefícios aqui, dinheirinho acolá, ajustes no calendário, etc. – eles mantém os Presidentes locais por décadas.

    Em suma: algum benefício esses Dirigentes de Clube têm, senão não apoiariam, porque trouxas é que não são.

  • Paulo diz: 14 de novembro de 2012

    Quem sabe a Federação e a Associação de Clubes pudessem conseguir um valor maior pela transmissão da TV do que as migalhas que a emissora deste ano pagou. Sobre o regulamento, suspeito que teve dedo da TV para obrigar a ter uma final. Mas isso tudo você não vai poder falar. Eu entendo.

  • MARCOS OTAVIO FERNANDES diz: 15 de novembro de 2012

    A BANANA TA COMENDO O MACACO, OU MELHOR O CHARUTO TA FUMANDO O BARBUDO!!!

  • Rogério Jlle diz: 15 de novembro de 2012

    Braga, algumas curiosidades obtidas neste seu comentário:

    1- Ninguém escreveu em cima deste, abobrinhas sobre os adversários;
    2- No final TODOS estão concordando sobre o assunto e ninguem defendendo o(s) acusado(s);
    3- Tem bloguista conclamando até a união de todos os rivais;

    Parabéns, portanto pelo assunto. Pela PRIMEIRA VEZ vi nestes blogs uma discussão saudável sem ter alguem zoando com a situação, ou do clube dos outros. Afinal todos somos prejudicados pelas más gerencias. Isso prova também que o caso é grave e que todo o mundo está ciente.
    Por fim uma pergunta: – Quanto tempo mais vamos ter que engolir isso?

  • rodrigo cenci diz: 15 de novembro de 2012

    Parabéns!!!!! Esperamos o mesmo!

  • TARCISIO diz: 15 de novembro de 2012

    Sr. Delfim, nao quer largar o osso, por que? Sabe que esses dirigentes dos clubes, a maioria sao uns frouxos, não consegue exigir nada da FCF, e ao invés ficam mendigando a Ele. A Federaçao Gaucha por exemplo, aos times do interir (menos inter, gremio, juventude e caxias) investe mais de 900.000,00 cada um para o campeonato gaucho, e ainda nao pagam taxa de arbitragem, nao pagam a bola e outras coisas mais… Aqui miseraveis 150.000,00 ref. ao direito de transmissao dos jogos e só.Os clubes que se virem, e o Delfim, só aplaude. É UMA VERGONHA. Vamos acordar.

  • alvinegro_- diz: 15 de novembro de 2012

    pra onde vai esse dinheiro, se não vai um pingo pros atores principais, os clubes??? Se tudo é cobrado, até as bolas, pra onde vai essa grana toda???

  • Jean diz: 16 de novembro de 2012

    Impossível não enxergar a incompetência dos clubes, ou melhor, a impotência dos clubes em conciliar a pressão que vem da Federação, da imprensa e sua torcida.. O campeonato catarinense, ao lado de muitos, é inoperante, inefeciente e salvo exceções, dá prejuízo a todos.. qual a motivação de investimento que um clube tem para com o campeonato?? os ‘menores’ sabem que não tem como competir com a estrutura que Joinville, Figueirense, Criciuma, Chapecoense e Avaí tem.. estes ‘grandes’, acabam disputando sempre com as nominadas surpresas – como o Metro e eventualmente Marcilio, Brusque, etc.. mas responda-me, amigo Braga.. para quem vai esta grana do patrocinio, para os clubes?? para os dirigentes?? para as torcidas?? a política adotada pela FCF é a mesma da CBF, não há dúvidas.. cada vez mais enfraquecer os campeonato regionais até matá-los de vez, em favor de campeonatos nacionais.. não discordo totalmente, apenas penso que já que este parece ser o objetivo, que mantenham a D, criem as séries E e F, por que não?? mas estas, regionalizadas, ao longo do ano e com o mínimo de incentivo, estrutura e motivação..

  • Flavio CEC diz: 16 de novembro de 2012

    Pessoal fazem 2 dias que o Braga nao escreve… será que o Delfin mandou um representante pra acertar as contas pelo post???

    Ahhh Segue um video com a homenagem que a torcida do tigre faz pro sapo barbudo!

    Copiem a vontade torcidas do meu estado!

    http://www.youtube.com/watch?v=RK_-Ls1psug

    Do blogueiro: Estou aqui!!! Apenas sem tempo pra escrever mesmo rsrsrsrs

  • Nodu Mang diz: 17 de novembro de 2012

    Putana-que-Los-Pários!
    Eu não aguento mais abrir esta página e ver esta figura-macabra do Deu-Fim!
    Já sei!
    O Braga, guri malino, quer nos impor um sistema de tortura, só pra sacanear, pode?
    Claro que, o Braga deve estar tomando uma gelada com zero de preocupação com a galera que clama por sua presença aqui no blog.
    Outra!
    Claro que, o Braga está com o burro na sombra e com zero de preocupação com o que acontece ao nosso redor.
    SAN.

    Do blogueiro: Feriado, meu caro. Também sou filho do Pai lá de cima… rsrsrs

  • Edson diz: 17 de novembro de 2012

    BRAGA, simples quem coloca o barbudo no poder sao as associaçoes espalhadas por todo o estado, nao são somente os clubes que compoem o catarinense que votam…todas estas associaçoes credenciadas a FCF tem voto, ou seja, o homem do CHARUTO da uma verbinha (patrocinio da Chevrolet) para estas associaçoes e em troca ganha o voto deles…

  • Edson diz: 17 de novembro de 2012

    BRAGA, So tem uma forma de acabar com esta ditadura na FCF, os cinco times da serie A e B, mais o Metro se juntarem e criar uma ASSOCIAÇAO independente da Federacao, formando um campeonato PARALELO (como foi o clube dos 13), ao catarinense…quero ver a FCF fazer o CAMPEONATO CATARINENSE SEM ESTES 6 TIMES…..

  • alvinegro diz: 17 de novembro de 2012

    parabéns Braga. AGora dá uma olha neste link e veja o ABSURDO, o cara é presidente duma instituição e olha o que ele está pregando, é o fim da picada, isso é antiético, está dando um péssimo exemplo

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/criciuma/noticia/2012/11/presidente-da-fcf-sugere-ajuda-do-avai-por-titulo-do-criciuma-na-serie-b.html

  • Fabiano Burfel diz: 18 de novembro de 2012

    Braga, vc eh o cara.

    Vou acrescentar. Entrem no site da federacao e vejam as fotos que constam na pagina inicial la. Ate naquela em que mostra a fachada do predio da FCF existe uma foto do DEU.FIM! em marca dagua. (Acabei de reconferir, acabou de mudar o layout lah. Mas quem acompanha sabe que estou falando a verdade.)

    Eu so consigo chegar a uma conclusao. Eh a cronica de um reino pessoal criado por ele. Nao sou cronista de moda mas, aquelas camisas abertas ate a metade e aquele chapeuzinho demonstram claramente que ele vive num mundo de fantasia. Parece aquela ditaduras absolutistas em que em toda parte apenas se ve o rosto do ditador. Aluem tem duvidas dessa ditadura? Ou monarquia, sei la… Eh o rei DEU.FIM! desfrutando das benefices da vida monarca.

    Campanha no estadio. Leve um cartaz escrito DEU.FIM! Pressione o seu dirigente. Revolucao popular jah.

    ps.: Como ele eh realmente um ditador, ele tem a sua KGB, entao caro Braga, nao se surpreenda com ameacas do cao de guarda (deu um finzinho), que ja agiu diversas vezes e atualmente anda quietinho aguardando a proxima oportunidade. Afinal ele tambem gosta da teta.

  • manezinho diz: 19 de novembro de 2012

    o Edson tem razão, os clubes se fossem macho mesmo fundariam uma Liga e fariam o seu próprio campeonato. Mas…os presidentes dos clubes não reagem. Isso me lembra a eterna reforma da ponte Hercílio Luz. Aliás, Floripa perdeu a força política, cabeçudas em Laguna estão fazendo uma ponte de primeiro mundo. Em Floripa, capital, as pontes são verdadeiras banguelas ou pinguelas.

Envie seu Comentário