Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 19 novembro 2012

Criciúma já prepara time de elite para 2013

19 de novembro de 2012 45

Voltando da folga no feriado, muito feliz com a confirmação do acesso do Criciúma para a Série A.

É muito merecido, pela campanha espetacular, que já credenciava o Tigre a subir desde a virada do turno. Talvez isso até tenha atrapalhado e feito o rendimento cair no returno e a confirmação da vaga ter sido tão dramática: culpa da ansiedade de não deixar escapar algo que já era tão certo.

Bom, mas tudo isso é passado. O Tigre subiu com justiça, esteve em todas as rodadas no G-4, ninguém mereceu mais que ele este acesso. Agora, o presente é tentar o título da Segundona no sábado que vem. É difícil e curiosamente depende dos rivais. O Tigre precisa vencer o Avaí na Ressacada e torcer para o Joinville vença o Goiás no Serra Dourada.

O futuro é 2013 na elite. E eu tenho informações, de fontes muito confiáveis aqui e em São Paulo, de que a direção do Criciúma trabalha para formar um grande time para a próxima temporada. Já há algumas semanas existem conversas neste sentido, agora com a vaga na mão as coisas devem ficar mais concretas.

O que eu sei é o seguinte: a Seara, que já patrocina (ou patrocinou) o Tigre, e hoje também estampa a marca na camisa do Santos e também na da Seleção, estaria disposta a investir no clube. Colocando mais dinheiro e também ajudando na busca por jogadores, por exemplo, do Santos. Alguns nomes que não serão aproveitados na Vila Belmiro devem desembarcar no Sul. Também há conversas com o São Paulo, mas aí a coisa envolve o meia Lucca, que antes mesmo da contusão já estaria “apalavrado” com o tricolor paulista. A lesão não mudou nada, Lucca iria para o Morumbi em 2013 e em troca o Criciúma receberia dinheiro, claro, e jogadores do elenco paulista. Também, claro, a direção prepara contratações jogadores-chave, aqueles que fazem a diferença num elenco.

Isso é o que eu sei. Também não tenho nenhuma dúvida de que o homem-forte do Tigre, eu Antenor Angeloni, pelo perfil que tem não entrará em algo tão grande para fazer feio. O acesso veio com esse time, mas ele não tem como dar conta do recado na Série A, precisa de reforços, pois o Tigre não pode bater e voltar. Tem camisa e tem torcida para isso, precisa de um planejamento caprichado e de investimento. E quem manda no clube sabe disso e, desconfio, vai fazer isso.

SC estará muito bem representada na elite em 2013.

Aproveito também para comentar o rebaixamento do Palmeiras neste domingo, pois o que vou falar também serve para o Figueirense, cuja queda na semana passada não consegui analisar de forma mais detalhada.

Ser rebaixado não significa morrer, muito pelo contrário. Nos pontos corridos, quem cai é porque houve uma somatória de erros no caminho, não há um único culpado. E ir para a Série B é um remédio necessário, mas que precisa ser tomado de acordo com a receita. Se o clube souber assimilar os muitos erros, ter a humildade de recomeçar e apostar tudo em planejamento, consegue fazer a torcida comprar a ideia e apoiar integralmente. Aí a volta é questão de tempo. Do contrário, se achar que sobe “só com nome”, a Série C é logo ali.