Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Primeiras impressões do Catarinense 2013

17 de janeiro de 2013 24

Pois é, minha gente, cá estou eu de volta. Fim de férias, muito bem aproveitadas, o negócio agora é analisar o Catarinense, que pelas primeiras impressões promete. No primeiro post de 2013, ainda procurando me aprofundar na situação de cada um, uma primeira projeção do Estadual, que começa neste sábado.

Pra variar, são dois campeonatos: o que vale o título, com os chamados cinco grandes (Avaí, Figueira, Criciúma, JEC e Chape), e a briga dos pequenos (Metrô, Atlético, Camboriú, Juventus e Guarani), pela vaga na Série D e para não cair para a Segundona (dois cairão).

Nos dois casos, equilíbrio me parece a tônica.

Semana passada, perguntado pelos amigos do DC, cheguei a apontar o Criciúma como favorito, por estar à frente dos demais na formação do elenco. Ou eu estava desatualizado, ou de lá pra cá aconteceu muita coisa. O Avaí (surgiu dinheiro, pelo jeito) reagiu e, no papel, monta um time bem interessante (inclusive para a Série B). Eduardo Costa e Marquinhos são líderes para o elenco, que pode ainda ter de volta Cléber Santana. O Leão de Sérgio Soares ressurge forte na briga pelo bi.

O Criciúma vai formando um time bem interessante, mas claramente ainda falta a chamada “cereja”. O cara, o camisa 10. O Figueira tem como estrela o técnico Adilson Batista, vai depender muito da “química” entre o elenco com perfil operário. O JEC e a Chapecoense me parecem largar um pouco atrás (talvez estejam poupando forças para a formação dos elencos para a Série B). Se bem que li que o clima no tricolor do Norte é de empolgação com a formação do elenco. A conferir.

Na parte de baixo, a briga vai ser feia (no bom sentido). Os cinco times têm perfil modesto, com apostas garimpadas em mercados periféricos. O Metropolitano e o Atlético de Ibirama (com um time formado basicamente por jogadores da confiança do técnico Mauro Ovelha), na minha opinião, parecem um pouco mais fortes que os demais. O Guarani é uma incógnita em função dos investimentos feitos no clube. No papel, os candidatos à degola são Camboriú e Juventus, mas nem de longe trata-se de uma sentença.

Certo mesmo é que será um Catarinense dos mais equilibrados dos últimos anos. A lamentar apenas a reprtição do regulamento ridículo.

Comentários (24)

  • Sandrão – JOINVILE diz: 17 de janeiro de 2013

    Braga… até que enfim um blog decente no ar novamente. Esses ditos “passionais” são um pé no saco! Sê bem vindo!!!

    Se o Cléber Santana realmente voltar ao avaí, será um diferencial enorme. Eduardo Costa e Marquinhos não são mais o que já foram um dia.

    Criciúma está montando um bom time. E tem que ser.. afinal é o representante de SC na Elite.

    Chape dizem que tá voando baixo. A preparação física dos caras dizem que tá absurda.

    Figueirense tá quieto demais!

    Atlético de Ibirama vai ser um time ainda mais “chato” do que sempre foi. Vai incomodar.

    Aqui no JEC montou-se um bom time aproveitando a base que se conseguiu manter. Já é no papel um time capaz de brigar pelo título catarinense. E esse ano, diferentemente dos anteriores, a diretoria do tricolor anuncia que o clube vai entrar no catarinense pra ganhar! Veremos..

    Só discordo de ti Braga, que a única palhaçada do catarinense 2013 seja o regulamento. Listo aqui mais algumas:

    - Teremos (SIM!!! DE NOVO!!!) mais um campeonato com arbitragens desastrosas (pode apostar nisso);

    - A empresa responsável pela transmissão do Campeonato pela TV, depois de muuuita negociação, vai pagar aos clubes catarinenses menos da metade do que paga aos clubes do RS. Lembremos que nossa representação nas séries A e B é muuuito maior que no estado vizinho. E lá, só o São José de Porto Alegre (ou zequinha como muitos o chamam) recebe SOZINHO 1milhão da cota total. Aí vão dizer.. mas poxa.. lá tem grêmio e inter… E o que mais???? Só tem grêmio e inter meu amigo… NADA MAIS!!!

    - A FCF ainda conseguiu a proeza de fechar um contrato com a GM em que carros da marca serão expostos ao lado dos gramados durante os jogos. E adivinhem só?!! A FCF não vai repassar nenhum tostão aos clubes por isso!!!

    É meu caro Braga… tem coisas que AINDA só acontecem no campeonato do Sr.Delfim.

    Segue a vergonheiraaaaa!!!!!!

    Do blogueiro: Concordo com tudo, Sandrão. Clubes fracos politicamente, essa é a explicação que eu consigo encontrar. Precisam se unir, mas não é o que vemos por aí. Abraço

  • julio avaiano diz: 17 de janeiro de 2013

    Além de ser o campeão,o mais vezes campão,é o grande favorito,o criciuma vai vazer frente,o figueirinha é fregues,o joinville não é grande vai brigar com os pequenos e só.

  • Marcio (JEC) diz: 17 de janeiro de 2013

    Amigo me desculpa mas acho que vc está bem por fora do que é o elenco do JEC.
    Vieram 08 reforços e a maioria de “peso”. Não sei porque vcs so tem informações do Avai e Figueirense.
    Gentileza acessar os sites nasceucampeao.com.br , meujoinville.net e jec.com.br que ja terá uma noção do time.
    Não é aquele time, mas com certeza está a frente de muitos.

  • murilo moura diz: 17 de janeiro de 2013

    sou alvinegro de coração,mas tenho que concordar,o avai com as ultimas contratações é o franco favorito..infelismente..meio campo do leão é uma maquina de futebol….eduardo costa–ale–marquinho santos–dinelson..entre outros…reaje furacão.

  • Pereira diz: 17 de janeiro de 2013

    Caro Braga, observando elencos e demais condicionantes, acredito que o Atlético Ibirama tem grandes chances de chegar as semifinais do turno.
    No seu comentário sobre o Avaí foi aberta uma lacuna que até o memento a imprensa não se interessou decifrar: “surgiu dinheiro, pelo jeito”.
    O Sr. Zunino após lastimar diversas vezes a falta de recursos no clube, agora parece ter encontrado algum “pote de ouro”…

  • Munchen diz: 17 de janeiro de 2013

    Braga, bom 2013 -
    Como voce escreve que o Jec largou atras…temos umas informacao:
    Avai – recebeu dois bons jogadores, e desmanchou seu time, nada mais
    Criciuma – recebeu um monte de jogador do Cruzeiros, e desmanchou seu time, nada +
    O barbi – A estrela Adilson foi escolhido o terceiro pior tecnico do Brasil…nao vai entrar em
    campo para jogar com peter pan – saci perere – inhos…nada mais.
    Chapee – Um time para disputar e brigar, as vez da certo.
    Joinville – O unico time que manteve uma boa base, recebeu 6 jogadores que jogaram todo
    campeonato em seus clubes como titular.
    Agora…informe qual jogador foi titular em seus clubes, dos novos dos Barbi – Avai – Cri.

  • MPA diz: 17 de janeiro de 2013

    Duas andorinhas sozinhas não fazem verão….o eu Figueira montou um time modesto, mas vem com tudo pra levar o caneco desse ano….grupo unido….isso manda muito.

  • Carlos – JEC diz: 17 de janeiro de 2013

    JEC largando atrás?? tá sabendo bem… JEC manteve uma boa base e reforçou bem todos os setores… Criciuma montou um grupo forte, mas mudou muito, temos que aguardar pra ver se encaixa e quanto tempo levará pra entrosar… mas é favorito… Quanto ao Avaí, vai uma velha máxima: uma andorinha não faz verão (ou duas, que seja). Trouxeram dois bons jogadores, mas e o restante? é uma incógnita… muito cedo pra cantar o Bi, como alguns já o fazem… e o Figueira… outra incógnita… Adilson Batista faz tempo que não engrena em clube nenhum.., pode dar certo, e montar um time arrumadinho, mas teremos que aguardar… Chapecoense manteve uma boa base também, e sabemos que sempre incomoda…

  • leo diz: 17 de janeiro de 2013

    Eu acho até bom menosprezarem o Figueirense. É sempre aí que ele desponta e vence, como em 2008.

    Agora nao entendi onde está o grande time que o Avai montou. Marquinhos da ultima vez que passou pela Ressacada era xingado por 70% dos torcedores, por que era lento, porque nao rendia, porque isso, porque aquilo. Acham que ele melhorou no banco do Gremio?? Nao é o cara (vejam que o Gremio aceitou se livrar dele mesmo pagando 70%!! do salario). Eduardo Costa, mesmo, estaria desempregado se o Avai nao o contratasse. Tem nome, ja jogou bem, mas atualmente nao é mais nada. Do resto nao precisamos nem falar, é um amontoado de cacas.

    Do lado do Figueirense, Gerson Magrao, Willian Magrao, esses sim foram disputados por varios clubes e vieram para cá (seja em razão do Adilson, seja em razao da negociaçao entre os clubes – gremio e figueira). Dois nomes de muito peso. Se vao render é outra historia. De resto, temos jogadores operarios, como ja disseram, e alguns vencedores, como Wellington Saci, que so jogou em clubes grandes (e que conseguiram acessos) até hoje na carreira.

    Se chegar um Lateral Direito dá pra ser campeao estadual. Mas o clube tá guardando bala na agulha para contratar 2 ou 3 peças chaves para a Serie B, de acordo com as necessidades.

    Sobre Criciuma e JEC, creio que o primeiro é favorito pelo Ze Carlos e pelo elenco bem mais caro que a média, mas isso já foi provado que nao ganha titulo aqui em SC. Como o time é praticamente novo, colocaria em pé de igualdade com Figueira e Avai. Já o JEC, tadinho, é time pequeno, por melhor que seja o time vai demorar a ganhar o estadual.

    Um abraço

  • Alecsandro diz: 17 de janeiro de 2013

    Creio que o Jec e o Criciuma largam como favoritos, figueira e avai, ambos são vão ter que provar. Já a nossa Chape, vai investir pouco no catarinense, em termos de valores, vai investir menos que Atletico de Ibirama e Metropolianto, mas conseguiu manter uma boa base do ano passado, quem sabe dá certo. Vai deixar para investir na serie B, como aqui as coisas são mais dificies, não aparece dinheiro do nada como acontece na capital, vai na base da superação como sempre.

  • Armando diz: 17 de janeiro de 2013

    Parabêns pelo Blog!!!!
    Concordo com o Carlos
    Acho dificil, alguém segurar o JEC!!!! no Estadual este ano

  • Everton – Chapecó diz: 17 de janeiro de 2013

    Seja bem vindo meu amigo… estaa fazendo falta mesmo, os tais passionais são crueis!
    To loco pra ver este estadual.. acho que teremos muitas surpresas, e jogos bons… A Chape como sempre ta na dela. Sem muita grana não se tem o que fazer… a responsa do título pode recair sobre outros ombros.. sem problema! Mas cuidado com os resultados dos ultimos 5 estaduais…

  • Tricolor 3 Estrelas diz: 17 de janeiro de 2013

    Por favor vamos aos fatos, deixem de ser iludidos!
    O time que tem mais chances de ser campeão é o representante da série A, acredito que o jec vai encomodar pois sempre monta times competitivos, já os times da capital é aquela coisa, contrataram marquinhos que é meia boca e o eduardo costa que nao fede nem cheira e tão se achando!

    já o tigre fortaleceu todos os setores com jogadores de série A que estavam jogando, experientes, ainda com zé carlos metendo gol, quem segura o tigre este ano?

  • Carlos Ziggy diz: 17 de janeiro de 2013

    Acho que quem leva é o Joinville. Não me surpreenderia se tivéssemos uma final entre os nortistas contra o Atlético.
    Meu Figueira está como o come-quieto e isso é bom, pode surpreender. As felinas já estão num salto alto que deus-o-livre.
    E a arbitragem novamente será o calcanhar de aquiles do campeonato.

  • Nodu Mang diz: 17 de janeiro de 2013

    É claro que esse murilo moura, tudo em minúsculo mesmo, não é Alvinegro.
    Deve ser um Bvaiano camuflado.

    Quanto ao favorito, teoricamente, são os Banguelos-locados-pro-Mercado, devido as cotas de série A, o que proporciona um maior poder de investimento.
    Porém, isso tudo não garante necessariamente o título.

    No Mangue, os torcetansos estão todos saltitantes com a chegada da Paquita que foi despedida pelo GAYmio e com a chegada do desempregado Eduardo Costa.

    O time da Prefeitura do ChoveInville levou um guascaço de 3×0 do Atlético-Pr, demonstrando toda a sua fragilidade com aquela dupla de anciãos, old Lima e old Kim no ataque de asma do Jeca.

    A Chapê!
    Putz!
    Fica tão longe da civilização que quase não se houve falar.
    Só uma coisa é certa, vai incomodar e a primeira vítima será o time do Ballet.

    O FURACÃO está a lá mineiro, quieto!

    Bem vindo, Braga e saudações Alvinegras.

  • julio avaiano diz: 17 de janeiro de 2013

    Acho que não entendo nada de futebol,dos ultimos 4 campeonatos o LEÃO levou tres ,sendo em cima da chapecoense ,jec,e figueyra,somos atual campeão,montamos um time rasoavel e estamos na briga,concordo com alguns comentarios,mas o pessoal do interior falou besteira,se não abrir o olho levamos mais uma vez…DALHE LEÃO….

  • Marco diz: 17 de janeiro de 2013

    Em SC o titulo tem muitos pretendentes esta é a realidade. Chapecoense e Joinville largam como franco favoritos, pois mantiveram a maioria da base montada. Sérios candidatos ao titulo, Tigre, Leão e Figueira. Correm por fora Atlético de Ibirama e Metropolitano. E franco atiradores, Juventus, Guarani e Camboriú. O único incomodo é o regulamento que premia quem não merece. Pois se um clube ganhar os dois turnos pode se dar mal na final ainda. E já tivemos exemplos: Criciúma que perdeu o titulo pro Figueirense e pro regulamento em 2008. E em 2012 o Figueirense que perdeu o titulo pro regulamento e pro Avai. Lamentável. Saudações carvoeiras de um pé preto, sujo e colono do sul do estado!

  • Mateus diz: 17 de janeiro de 2013

    Aposto que o Joinville e a Chapecoense largam na frente e um dos dois leva o primeiro turno, provavelmente o Joinville. O segundo turno vai ficar entre Avaí, Criciúma e Figueirense. Aposto que quem leva o segundo turno é o Figueirense.
    Aposto no Joinville como um dos finalistas já que é muito forte em casa, é o melhor pelo histórico de confrontos e o campeonato está bastante equilibrado. As últimas vezes que enfrentou o Figueirense foi eliminado, mas agora ambos pertencem a mesma divisão. Contra o Avaí, Chapecoense e Criciúma sempre foi bem.

    Classificação Geral:
    1º Joinville (campeão 1º turno)
    2º Criciúma
    3º Figueirense (campeão 2º turno)
    4º~5º Avaí/Chapecoense

    Semifinal:

    Joinville x Avaí/Chapecoense

    Acredito que o JEC passe facilmente como já expliquei.

    Figueirense x Criciúma

    Criciúma tem ou ao menos terá um elenco melhor que o Figueirense, é melhor em casa pela força da torcida e também é melhor no histórico de confrontos. Contudo, Adilson Batista é muito mais experiente em finais que o Paulo Comelli e ao menos por nome/carreira/fama é muito mais técnico. Além disso, levaria vantagem em caso de empates ou placares iguais (mas claro vale lembrar: final 1º turno de 2011 Figueirense 0 x 1 Criciúma). Difícil apontar favorito, 50% de chance pra cada hehehe.

    Final:

    Joinville x Criciúma/Figueirense

    Joinville campeão

    Alguns dias atrás apontaram o Criciúma como favorito ao título no diário catarinense. Mas em SC, poucas vezes o favorito sai campeão, seja devido o regulamento, arbitragem ou qualquer outro fator.

    Resumindo: O Joinville sai campeão por jogar facilmente em casa contra qualquer outro grande, por ter mantido uma boa base da forte série B passada além de reforçar teoricamente muito bem.

  • jequeano diz: 17 de janeiro de 2013

    Sr braga

    O avai so pk contrato marquinhos santos e eduardo costa agora e um dos favotitos esses jogadores são fim de carreira e mais uma cleber santana não volta .E o jec largou atraz foi o time que mais contrato jogadores de nome e foi o time que ficou com a sua base …..abraço saudaçoes tricolllorrr campeâoo

  • Mateus diz: 17 de janeiro de 2013

    Eu iria seco no Criciúma se tivesse mantido alguns jogadores do elenco:
    Michel Alves – embora tenha feito umas cagadas já foi aplaudido pela torcida vascaína por ótimas defesas.
    Ezequiel – como disse o Zé jogador com personalidade. Garra e disposição em cada lance, a torcida vibrava em cada roubada de bola dele. Bons cruzamentos como no jogo Criciúma x Guaratinguetá (gol do Zé).
    Fransérgio – Começou muito bem com ótimos lançamentos como fez contra o Bragantino (lá) num passe certeiro para o gol do Marlon.
    Elias – foi expulso injustamente num jogo com 2 amarelos sem tocar na bola contra o ABC, depois lesionou e não conseguiu mais se firmar como titular, mas é bom jogador e sabe sair jogando muito bem, dá ótimos passes e é DE FATO um volante. Bons exemplos: jogo contra o BOA no HH (gol do Zé no goleiro Zé) e contra o América MG lá em Belo Horizonte (algumas disputas e passes).
    França – acabava com contra-ataques muito bem, mas dava muita porrada e tomava muito cartão, tomou 3 amarelos nos 4 primeiros jogos pelo tigre.
    Rodrigo Possebon – queimaram o cara porque errou num lance contra o América RN aqui, mas tocava bem e servia pro estadual.
    Válber, Giovanni Augusto e Kléber: porque jogaram série B juntos e entrosaram. Ótimos em contra-ataques e correria. Válber no jogo contra o Ceará (lá), Kléber contra o Bragantino e Ceará (jogos fora de casa também) e Giovanni Augusto contra o
    América RN e Ipatinga (fora) .
    Lucca: responsável por muitos gols do Criciúma e do Zé também. Guarani em casa e nos gols contra o Vitória fora.

  • Rogério Jlle diz: 18 de janeiro de 2013

    A maior parte dos torcetansos não bota fé no JEC! Ainda bem, quem deseja ser favorito?
    Aliás o ano passado tinha uns e outros que iam ser campeões invictos, esqueceram? Querem que diga qual foi o final, de novo? Vai, que agora esses mesmos nem falam que vão ganhar alguma coisa e muito menos, invictos. Alguma humildade baixou na “casinha” e os prognósticos dos tansos dão sempre errado também…!!!
    Quanto aos times é isso aí mesmo, igualzinho ao ano passado e desta vez ainda mais com elencos melhorados. Não descarto ninguém a não ser Juventos, Camboriú e Guarany, mas mesmo assim acredito que esses vão ter muita influência no “andar da carruagem”. Falar diferente será ato de crianças mimadas, que aliás é o que mais tem nos blogs, inclusive passionais de preto e branco “bilú…bilú”…!!!
    Agora não paro de sorrir e pensar no Loco Abreu e comparando-o a uma remessa de dois que estão chegando. No meu ver está proporcional… dois “acabados” de primeira linha. Um, eu aposto minhas fichas todas que é um fiasco e no “louro”, estou desconfiado. No final me cheira a “bafáfá”, repeteco do uruguaio que chegou por aqui para jogar com o nome e no final nem isso fez e foi embora de fininho. Estou até me recordando do zagueiro campeão do mundo, Márcio Santos, que chegou no JEC e virou a maior “auto-estrada” de SC em campo. Esse ainda teve a a coragem de desistir e ir tratar de seus negócios ao fim de três jogos que por causa dele o time perdeu…!!!
    Cuidado, é com o maior “orquestrador” e manipulador de resultados que acabou de chegar ao futebol catarinense…

  • Yuri Avaiano diz: 18 de janeiro de 2013

    Braga,

    Acho que o Criciuma eh favorito e chega na final!

    O Avai, depois das excelentes contratacoes, chega forte para disputar a final com o Criciuma.

    Figueirense e JEC terao seu momentos, mas igual aos anos anterioes irao amarelar e fazer novamente o papel de Cavalo Paraguaio de SC. Um desses dois times fica entre os 4 colocados, mas nao chega nas finais.

    A Chapecoense sera a quarta colocada. Eh o time que mais respeito quando joga na sua casa. Sinceramente, eh o clube que mais tenho medo de encarar fora da Ressacada. Posso contar nos dedos as vezes que vi o Avai ganhar la. Tem que ser respeitada sempre. Para quem viu a apresentacao do Marquinhos ontem pode notar que esse eh o entendimento geral.

    Abracos!

  • JLOPES diz: 18 de janeiro de 2013

    CAMPEAO O CAMBURA , VICE O JUVENTOS.

    COMO TODOS OS TIMES ACIMA CITADOS ESTES TAMBEM TEM PO DIREITO DE SONHAR!

    POIS TODOS OS PALPITES ACIMA NAO PASSAM DE SONHOS(DESEJOS)!

  • Edson diz: 18 de janeiro de 2013

    Braga, voce esta vindo com receitinha pronta para o catarinense??

Envie seu Comentário