Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O vexame dos estádios fechados no Catarinense

18 de janeiro de 2013 57

Às vésperas da abertura do Catarinense 2013, uma notícia pegou todos de surpresa. A recomendação, por parte do Ministério Público, e que será acatada pela Federação, de estádios com portões fechados pelo menos nas duas rodadas iniciais.

Um vexame de fazer corar de vergonha cada um dos torcedores, dirigentes, enfim… Mas surpresa só porque, aqui, existem as tais leis que “não pegam”, no dito popular.

Bastou alguém lá no MP fazer o básico (ou seja, cumprir a lei) e pronto, a casa caiu. Os clubes até então entregavam os laudos necessários para liberação dos estádios de qualquer jeito, sem se preocupar com prazos e nem com nada. A FCF, então, essa se acha a senhora do destino. Tanto é verdade que no prazo em que os laudos deveriam ter sido entregues, a casa do futebol catarinense estava… fechada! Em recesso de fim de ano. É o fim da picada.

Parabéns para o Ministério Público pela medida, que ela consiga colocar um pouco de juízo nas cabecinhas de quem faz o futebol do nosso estado, que cada vez fica melhor dentro de campo, mas fora das quatro linhas continua… bom, vocês sabem. E bem feito para cada um dos 10 clubes, que não se unem e dependem em tempo integral de uma Federação atrasada, déspota e retrógada e que não dá a mínima para eles. A prova está aí, só não vê quem não quer.

E não adianta nada torcedor reclamar do MP pela medida, dizer (como vi ontem nas redes sociais) que ele deveria se preocupar com outras coisas, como educação, saúde. No entendimento dessas mentes brilhantes, lei só serve quando não mexe com a vida deles. Lei deve ser cumprida em tempo integral, onde quer que ela exista. E as regras do futebol catarinense estão aí, claras, pra todo mundo ver. Que o torcedor vá reclamar com a direção do seu clube, que é banana e bate continência pros desmandos da Federação. E o cartola, por sua vez, que vá bater na porta da FCF pra cobrar o prejuízo dos jogos com portões fechados. O que, obviamente, eu duvido.

Em tempo: ainda que os clubes consigam ao longo dessa sexta-feira reverter a decisão do MP via liminar na Justiça, a lição ao menos deveria ser aprendida por eles.

Comentários (57)

  • Rodrigo diz: 18 de janeiro de 2013

    Deveria nominar os clubes que não entregaram os laudos. Pelo que sei o tigre não se enquadra nesse caso por ter entregue todos os laudos pedidos, e nesse caso privar seu torcedor, seu sócio de assistir seu time por incomptência de outros clubes. Mas mesmo assim , acho que os clubes deveriam se unir e não entrar em campo só para ver o que seu Delfim iria fazer, com a RBS pressionando-o por não ter jogo domingo pela tv. Isso sem falar no PPV.

    Do blogueiro: Nenhum clube cumpriu o prazo estabelecido pelo MP, mesmo os que alegam ter entregue os laudos. A punição é para todos, sem exceção.

  • Mario L. Nascimento diz: 18 de janeiro de 2013

    Concordo com tudo, Braga.

    Pelo que consegui entender, estes acertos vêm sendo feitos há 3 anos e agora o MP resolveu fazer a sua parte sem passar a mão nas cabeças de dirigentes que negligenciam a lei, as orientações oficiais, os acordos firmados e se acham vítimas das circunstâncias. Não vamos muito longe. Um exemplo maior é quando deixam à federação a tarefa de fezer regulamentos. Quando se sentem prejudicados, arrogam-se o direito de culpar a federação, como se nada tivessem com o assunto. Não se unem, omitem-se na hora em que deveriam colocar a boca no trombone. São com certeza os maiores culpados.

    Mas acho que tudo vai “se resolver” e teremos público nos estádios domingo. Vão propor um acerto (um novo Termo de Ajustamento de Conduta ou algo que o valha) e o que não foi cumprido ganhará novo prazo.

    O mais engraçado é ver que são liberados sem problema estádios sem a menor condição (o Hercílio Luiz, em Itajaí, fora neste ano, sempre me pareceu o pior exemplo) enquanto outros com estrutura infinitamente melhor sofrem para conseguir a liberação. Não há critério único e a liberação fica ao sabor da autoridade local. Aqui no PR existe uma comissão única, que vistoria todos os estádios e aplica os critérios da mesma forma em todos eles. Não há de ser algo tão caro. E dinheiro para isso a FCF tem. E de sobra. Poderiam ter usado parte da fortuna que estão ganhando da GM e que não repassam aos clubes.

  • Mario L. Nascimento diz: 18 de janeiro de 2013

    Pegando uma carona no comentário do Rodrigo, acho interessante um matéria sobre o que cada clube fez no que toca à questão das liberações dos estádios.

    A RBS pode vir a ser o maior beneficiário desta “interdição”, que, repito, acho que não vai acontecer. Dá pra imaginar as audiências, passando os jogos nos canais abertos para cada praça onde haverá jogo? Mas minha implicância com a rede não chega a ponto de acusá-la de tramar isso tudo. Ninguém seria tão estúpido…

  • leandro diz: 18 de janeiro de 2013

    seu ridiculo, tens que ser homem e falar quais os clubes que não foram responsaveis, e este sim serem punidos , mais os demais não devem pagar pelo erros dos outros… você é uma piada, passa a noticia incompleta, de nome aos que não cumpriram a determinação….

    Do blogueiro: Meu caro, nenhum clube cumpriu, não tem essa de pagar pelos outros. Vá se informar melhor e na próxima tente ser um pouquinho mais educado.

  • Rudolf diz: 18 de janeiro de 2013

    Houve irresponsabilidade?, sim, todo ano é a mesma coisa, cada um faz o que bem entende. Eu tweetei sim que o MP deveria se preocupar mais com educação, saúde e segurança, pois são direitos maiores do que assistir uma partida de futebol e ao que não temos acesso apesar de estar na nossa Constituição (se esta na Constituição é lei, e não esta sendo cumprida, mas mexer com o governo o MP não quer). Não que o MP esteja errado, mas que aja com a mesma velocidade e rigor nestes outros quesitos. Quanto à interdição, prejuízo dos clubes, torcedores, etc… por incompetência dos nossos dirigentes e federação.

  • Silvério diz: 18 de janeiro de 2013

    É por essas e outras que futebol para mim está se resumindo a jogar FIFA no videogame, é uma sucessão de trapalhadas que deixariam até Didi, Dedé, Mussum e Zacarias com inveja.

  • Flávio – Blumenau diz: 18 de janeiro de 2013

    pelo que consta os laudos teriam que ser entregues 35 dias antes do inicio da competição. Como que times que disputam as séries A,B e C vão fazer quando tem obras para serem feitas nos estádios? Se o prazo entre os términos das competições é um pouco maior que 35 dias? Como fica as reformas iguais as que estão acontecendo no HH e no Indio Condá? Acha essa medida correta agora o prazo que é pedido é vergonhoso, sem contar que os caras da Federação trabalham muito durante o ano todo e no mês de dezembro tem M E R E C I D A S férias.

  • ROBERTO diz: 18 de janeiro de 2013

    PARABENS MINISTERIO PUBLICO, POIS É UMA VERGONHA ALGUNS ESTADIOS DE SANTA CATARINA,EM MATERIA DE ACOMODAÇÕES, BANHEIROS NOJENTOS E IMPRATICAVEIS,SO QUEM FREQUENTA ESSES ESTADIOS QUE SABEM,É UMA VERGONHA,DOU UNS EXEMPLOS,IBIRANA,BRUSQUE,ITAJAI,JOINVILLE É UMA ABSURDO ESSES ESTADIOS,POR TUDO ISSO PARABENIZO O MINISTERIO PUBLICO,VAMOS BOTAR ORDEM E SEGURANÇAS NESSES ESTADIOS.

  • Luiz Gonzaga diz: 18 de janeiro de 2013

    Os Laudos deveriam ter sido entregues à FCF no dia 15 de dezembro. Porém, a FCF entrou em recesso no dia 10. Pelo que eu saiba ficou acordado numa reunião entre os clubes uma nova data e quem não cumpriu foram Guarani e JEC.

  • Munchen diz: 18 de janeiro de 2013

    Na arena do Gremio, tambem houve essa conversa e o jogo saiu, e a torcida estava la.
    Porque nao iniciar o catarinense na semana que vem…deixar os clubes sem ganhar nada, tambem e’ uma burrice e nao tem Juiz que nao vai dar esse liminar, eles vao pelo certo.

  • Inezita maria Cabral diz: 18 de janeiro de 2013

    Os presidentes dos clubes deveriam demitir o funcionário que não atendeu os prazos para atendimento a solicitação do MP. Acredito que isto não é função dos Presidentes deve ter algum departamento dentro do clubes que tem essa responsabilidade (serviço burocrático). Vergonha tudo no futebol é tentado o jeitinho, com o MP não tem moleza não.

  • Sandrão – JOINVILLE diz: 18 de janeiro de 2013

    Pois é Braga…
    No teu post de ontem, listei mais alguns absurdos do nosso campeonato catarinense. Mas nem de longe imaginei algo tão amador por parte dos clubes e da FCF.

    O futebol de SC está crescendo, e junto com esse crescimento vem também as responsabilidades.

    O profissionalismo ainda passa longe de alguns portões, incluindo o portão da própria federação.

    Quando será que os clubes entenderão que são MAIORES do que a federação?? Quando os 5 grandes de SC vão exigir serem tratados como grandes? Afinal, não dá pra esperar que Camboriú, Juventus ou Guarani batam de frente com a FCF!

    Chega!!!! Deu… Fim!!!!

    Tá na hora de uma reformulação na federação! Belo bem do contínuo crescimento do futebol catarinense.

    #FORADELFIM

    Do blogueiro: Caro Sandrão, torço de verdade para que os clubes um dia enxerguem esta obviedade, que são muito maiores que esta Federação ridícula. Mas diante dos fatos, as esperanças diminuem. Abraço

  • Regis Mendonça diz: 18 de janeiro de 2013

    Se é assim, nenhum clube cumpriu o prazo estabelecido, a culpa não recai apenas sobre a Federação, que é tudo isso que o blogueiro falou. Se a entidade que organiza o evento é responsável pelo envio dos laudos ao MP, cabe aos clubes providenciar as vistorias e elaboração dos laudos junto ao órgão competente. Quando se fala da Federação é bom lembrar ao torcedor que quem elege a Diretoria são os Presidentes dos clubes filiados, ou seja, é tudo farinha do mesmo saco. Cada estado tem a Federação que merece.

  • Andrey diz: 18 de janeiro de 2013

    Bem nessa…. parabéns ao MP, problema é que a FCF se acha acima de tudo, mas em se tratando de Brasil logo um Juíz dará liminar. Eu manteria a punição de não torcedores por dois jogos, acho que ta na hora de as coisas mudarem, haver respeito de prazos, leis… e gostei do seu post… não mediu palavras em relação a FCF.. é isso ai..

  • leandro diz: 18 de janeiro de 2013

    educado, tenta ser coerente. temos estadios bons e outros muito ruins
    então é sim uma grande palhaçada…figueirense, avai, criciuma tem estadios muitos bons e agora querem se aparecer… bem feito… isso é somente interesse da rbs…

    Do blogueiro: Meu Deus, quanta cegueira… Só posso lamentar por comentários como esse seu, totalmente tapado. Felizmente trata-se de uma minoria aqui neste espaço.

  • Marcos diz: 18 de janeiro de 2013

    Acho seu comentário muito bem feito, quantos acidentes já aconteceram por falta de cuidado dos estádios. Não sabia da notícia até que alguém chegou reclamando. fui me interar do porque e, finalmente a lei foi cumprida. Pena que certamente a justiça será burlada porque liminares como sempre serão concedidas.

  • alex diz: 18 de janeiro de 2013

    Caro Braga:
    Não vou parabenizar o MP pela medida, pois trata-se de apenas cumprimento de seu papel de fiscal da lei, não só aquelas “relevantes”, mas parabenizo o comentário, impecável!

  • doescarpeli diz: 18 de janeiro de 2013

    Concordo com o Robetoa ai em cima estadios sem higiene nenhuma primcipalmente os banheiros que são muitos sujos;como sempre os cartolas enchendo seus bolsos e torcedor que se lasque.

  • URUBICIENSE ALVINEGRO SERRANO – 2014 SÉRIE A ? – DIZ diz: 18 de janeiro de 2013

    Concordo com o Ministério Pùblico, agora, espero que não seja apenas no começo, que isso ocorra por todo o campeonato, punindo os torcedores bandidos, covardes, que vão aos estádios somente para aprontar, matar, multilar, jogar pedras em crianças e idosos, quebrar cadeiras, deixar de passar a mão na cabeças destas pessoas, e punilos com o rigor da lei, seja quem for, de torcida que for, filho de quem seja, ai assim vou acreditar na justiça, vamos esperar para ver;

    Do blogueiro: Muito bem lembrado pelo amigo. Concordo. Tem mais coisa pra ficar de olho e punir, se for o caso.

  • John Jones diz: 18 de janeiro de 2013

    Bem posto.

    Infelizmente temos de concordar.

  • leandro diz: 18 de janeiro de 2013

    isso é brasil,MP prefere fechar estádios que foram utilizados nas series A , B E C… ha uns meses atrás sem nenhum problema e agora pro estadual querem se fazer de bambambam. ENQUANTO ISSO DA-LHE CORRUPÇÃO NO EXECUTIVO,LEGISLATIVO E JUDICIARIO… ENFIM VERGONHA PRO MP… ESSA É A MINHA OPINIÃO….. e lhe peço desculpa pela igorancia em outros comentarios.. ISSO É BRASIL , O MP DA MAIS VALOR AS MINIMOS DETALHES EM UM ESTADIO DE FUTEBOL DO QUE OM EDUCAÇÃO , SEGURANÇA E SAÚDE….

  • leandro diz: 18 de janeiro de 2013

    camp nou, santiago bernabeu é um sonho mais não nossa realidade

  • alvinegro diz: 18 de janeiro de 2013

    concordo com URUBICIENSE ALVINEGRO SERRANO mais infelizmente é um jogo de interesses . ha muitas coisas que acontecem ha anos e nao são tomadas privodencias , torcidas que vão somente pra matar. isso mesmo , pois no momento que vc joga pedras em crianças, bombas e outras coisas o fato é que queres matar sim…. mais como falei é tudo interesse.

  • Rege Tigre diz: 18 de janeiro de 2013

    Olha estão falando que nenhum clube cumpriu os prazos, mas eu espero que quem estiver noticiando tenha pelo menos entrado em contato com o MP e não apenas noticiado. Tem clube afirmando que entregou no prazo, será que todos descumpriram o prazo realmente? Os tais reportes foram a fundo pra ver isso ou ficaram sentados apenas noticiando, faz-se necessário embasamento antes de noticiar!

  • Everton – Chapecó diz: 18 de janeiro de 2013

    Primeiro gostaria de comentar a respeito de algumas pessoas que vem aqui e “sentam o sarrafo”, pessoal.. o Braga noticía o fato e expressa seu comentário.. só isso. Ele não é o detentor da verdade, e como torcedor do futebas catarina fica indignado com o descaso com que levam este entreterimento do povo!
    A federação – A federeção é, como todo o posto de autoridade política, uma forma de chegar o poder supremo. Não creio que os times são menores que a Federação, assim como o povo brasileiro não é menor que o governo à que se submetem. Tudo isso é um jogo de poder. “Venha pro meu lado que vc vai sair ganhando”…
    O MP – Caras, não tem como negar, os clubes trataram isso com desleixo, tudo no tipo: “Ah, na hora a gente da um jeito!”. Acho que tem que exercer a lei com rigor mesmo… Imagina se da um quebra-pau e morre uma meia dúzia, ou se gente sai ferida dos estádios, ou se a arquibancada cede e machuca alguns, quem será o responsável? Quem, vc que esta lendo isso, cumparia? E por favor pessoal, vamos ser mais eeducados nos comentários!

  • MKS diz: 18 de janeiro de 2013

    PALHAÇADA!!!PURA PALHAÇADA!!!! VÃO CUIDAR DE OUTRAS COISAS MAIS IMPORTANTES….QUE PAGA O PREJU???? É MUITA PALHAÇADA!!!!

  • Silvio Kohler diz: 18 de janeiro de 2013

    Caro Braga!
    Feliz 2013 a você e a todos os apreciadores do ‘nobre esporte Bretão’. Só para realinhar quanto a quem elege a Diretoria da(s) Federação(ões): Não são os Presidentes dos clubes a ela filiados mas sim, os Presidentes das Ligas (em Blumenau leia-se LBF – Liga Blumenauense de Futebol) de Futebol que elegem por voto o Presidente. Assim é claro, para todas as Federações Estaduais. Os clubes (em dia com suas obrigações) elegem sim, os Presidentes das Ligas ás quais estão filiados. Em Blumenau então, o Metropolitano e o XV de Indaial por exemplo, é que votam (junto com os clubes amadores em dia com suas obrigações) para eleger o Presidenta da Liga.
    É saudável o diálogo, o debate e a busca de soluções. No meio disso tudo, mais importante: A Participação.

  • Artur Gewehr diz: 18 de janeiro de 2013

    Caro Rodrigo Braga e demais leitores desta coluna.

    A culpa é de todos os clubes e da Federação Catarinense de Futebol pelo descaso com a segurança e liberação dos estádios para o início do estadual 2013. Garanto que muitos dirigentes de clubes e FCV irão arrumar 1001 desculpas para que este imbrólio acontecesse. Ou quem será o culpado por uma superlotação em qualquer estádio Catarinense e que viesse morrer alguém pela falta de segurança? Será que tem que algum torcedor, adulto ou criança tem que morrer para que se leve a sério a organização administrativa do futebol Catarinense? Será que teremos que repetir fatídicos fatos como aquele final de Brasileirão (se eu não me engano) que o Vasco Da Gama colocou mais gente que podia no estádio e a estrutura não comportou e houveram muitos feridos??? Ou também como aconteceu na Fonte Nova que parte da arquibancada cedeu e morreram alguns torcedores. Será que no meio dos mortos tem que ter algum político ou celebridade para que se moralize a estrutura administrativa do futebol?
    Caro Rodrigo Braga, tudo isso passa pela EDUCAÇÃO, isso mesmo, educação. Respeito as leis é ser educado. Educação é levar as coisas a sério, principalmente as LEIS!!!
    Parabéns ao Ministério Público, além da imprensa, alguém tem que nos defender!!!
    Bom final de semana e fiquem em PAZ!!!

  • Pereira diz: 18 de janeiro de 2013

    PARABÉNS pelo comentário Braga, é uma pena que a mídia que chega a “massa” torcedora, como jornais impressos, programas de tv, e principalmente os programas de rádio não abordam o assunto como deveriam… parecem sempre “presos” à algo ou alguém…
    Se uma emissora consegue derrubar um presidente da república, porque não faz o mesmo com coroneu charuteiro da federação? ou com outros ratos do esporte como o presidente do COB?

  • Fernando diz: 18 de janeiro de 2013

    O MP está certo. Quero ver agora o juiz que irá ter coragem de soltar uma liminar se responsabilizando de poder acontecer uma tragédia, como cair uma arquibancada ou outra coisa.
    Só fico com pena do Guarani de Palhoça, que com certeza estava contando com a grana que iria arrecadar no jogo contra o figayra.
    Mais uma trapalhada da FCF. Não podemos esquecer da proibição dos protestos nos estádios de SC contra o Ricardo Teixeira.
    MP neles!!!

  • Teylor Alvinegro diz: 18 de janeiro de 2013

    Braga..bem vindo ao Inferno de Dante hehehehehhe (esporros e elogios no blogg).

    Quero ser claro contigo colega…discordo totalmente de voçe… Tem que punir os clubes ( perda de mando, multa pesada), a Federeca ( embargos, multas)…MAS NÃO O TORÇEDOR BRAGA…
    É como um corno pegar a mulher com o amante no sofa e, para resolver ele troca….O SOFÁ….
    Não acho justo eu que pago meus imposto e pago para ver um espetáculo ter o MEU DIREITO DE IR E VIR NEGADO em espetáculos…
    Mas entendo que o MP esteja cumprindo apenas a lei básica de estrutura dos estádios…

    Era isto e até a próxima nobre bloggueiro…

  • hélio2012 diz: 18 de janeiro de 2013

    Acho que o MP pegou pesado assim como fez com os criadores de Ostras.
    Bem melhor que isso seria aplicar multas em somas altas aos clubes e não punir o torcedor e o espetáculo em si. Foi uma medida intransigente e que acabam voltando atrás pelos recursos da lei.

  • Mateus diz: 18 de janeiro de 2013

    Só vai ser prejudicado quem faz clássico em casa. Pro resto não faz diferença alguma, são só as 2 primeiras rodadas, não vai acontecer nada, ngm vai perder nada. E sempre tem lugar pra assistir, em casa, internet, vizinho, bar da esquina.
    Que aproveitem e troquem para às 4 de tarde pros times não gastarem com iluminação.

  • Silvio diz: 18 de janeiro de 2013

    Braga

    Concordo em parte contigo … mas na questão há terceiros interessados … o torcedor.
    O MP quis sim buscar holofotes, pois se houvesse competência do MP agiria preventivamente e não corretivamente … e ainda assim buscaria uma forma de punir que não atingisse terceiros.
    Então a forma de punição é sim busca por holofotes … faltou muito aos clubes e FCF, mas faltou cabeça ao MP

  • Vf diz: 18 de janeiro de 2013

    Atitude correta do MP.

    Pelo que consta a federação passou aos clubes que o ultimo prazo era dia 14/01 e não 20/12, por isso o Criciúma disse que entregou os laudos dentro do prazo… tem algo que não esta batendo nessa história.

    Todo ano é a mesma palhaçada, somos tratados como lixos e os clubes continuam dizendo amém ao delfim! NOSSO FUTEBOL É UMA PIADA DE MAU GOSTO!

  • Mica diz: 18 de janeiro de 2013

    Dizer que o MP tem que cuidar mais da saúde e educação é o mesmo que dizer que policial tem que prender bandido e não fazer blitz e multar. É ter um pensamento limitado e não observar que cada situação é importante para um bom funcionamento de um todo.

    É função do MP fiscalizar, tem que fazer cumprir a lei. Além do mais, quantos torcedores pagam e depois tem problemas nos estádios? Assistir a um jogo de futebol é bem caro hoje dia, eles só querem lucrar, pois os apaixonados por futebol pagam cegamente o que se pede. Quando começar a atingir o bolso, eles vão se coçar um pouquinho pra fazer valer a lei.

  • Everton – Chapecó diz: 18 de janeiro de 2013

    Como assim caro Silvio? O MP deveria mandar uma deligencia até os clubes e pegar a força os laudos? Deveria criar uma força especial e o MP mesmo fazer as avaliações e os Laudos?
    Sinto muito amigo, mas vc esta completamente errado… o que esta sendo feito é sim agir preventivamente.. No caso a ação corretiva seria achar os culpados após os possíveis acidentes!

  • MARCOS R. S. BONELLI diz: 18 de janeiro de 2013

    Parabéns ao Ministério Público. O amadorismo prevalece e permanece. Que os clubes sejam mais responsáveis. E parabéns à vc pelo seu comentário. Faço das suas minhas palavras.

  • Francisco diz: 18 de janeiro de 2013

    Braga se seu comentário se baseia na posição tomada pelo Ministério Público, que determinou que nenhum clube atendeu as datas de apresentação dos relatórios, penalizando os torcedores, te passo que no site http://www.am570.com.br/noticia.php?Tid=613, poderá ver e ouvir o depoimento do Diretor Júridico do Criciúma, afirmando ter enviado os relatórios a FCF na data prevista.

  • Avaiano de Porto Belo diz: 18 de janeiro de 2013

    Como apresentar laudos 45 dias antes, se dezembro e janeiro são os únicos meses hábeis para realizar as manutenções e melhorias necessárias???? Faltou jogo de cintura para os clubes, FCF e MP, chegarem em um acordo possível de se atingir, para que isto não atinja o maior interessado, O TORCEDOR. Quem comprou ingresso provavelmente será ressarcido, mas e os sócios como ficam?

  • Flávio Antunes diz: 18 de janeiro de 2013

    Fala Braga:

    Só não entendi um detalhe. Você informou que a federação estava fechada na data para receber os documentos. Logo, concluo, que é responsabilidade da federação recolher os laudos e repassar ao MP. Seria isso? .. ou os clubes que devem entregar diretamente ao MP ? Faço essa pergunto pois acho difícil a Ressacada e o Scarpelli terem dificuldades de obterem os laudos, pois recentemente disputaram a primeira divisão e sempre são elogiados por todos que aqui vinham torcer ou jogar.
    Concordo que a culpa é da federação, já que ela é que organiza o campeonato e negocia os direitos de transmissão, mas seria muito bom saber se os clubes estão fazendo “o máximo” que podem para resolver o problema.
    No mais parabéns pelo post. Nada de fazer média com ninguém, a informação deve ser dada doa a quem doer.

  • Carlos JEC diz: 18 de janeiro de 2013

    CONCORDO COM O BLOG. MAS TENHO UMA PERGUNTA: JEC, AVAI, CRI, FIG E ATÉ A CHAP, QUE ACABARAM DE DISPUTAR UM CAMPEONATO NACIONAL ESTARIAM COM SEUS ESTÁDIOS IMPRÓPRIOS PARA RECEBER AS TORCIDAS NO CATARINENSE? NO BRASILEIRO ESTAVAM OK E NAS FÉRIAS FICARAM IMPRÓPRIOS? OK, A LEI ESTÁ SENDO CUMPRIDA….MAS SERÁ QUE NÃO HÁ ALGO PARA SER MUDADO NESSA TAL LEI? RIGOR DEVERIA HAVER COM GUARANI E JUVENTOS QUE ESTÃO HÁ TEMPO SEM RECEBER COMPETIÇÕES DE ALTO NÍVEL, MAS COM CLUBES/ESTÁDIOS QUE ESTÃO NA ATIVA ANO APÓS ANO…ACHO DEMAIS!!

  • Diego da SIlveira diz: 18 de janeiro de 2013

    Se a Arena não tem condições, imaginem esses muquifos..Pelo amor de Deus!!!E tem nego aqui falando que a Arena não tem condições..Cada louco com sua mania….NO mais creio que os clubes consigam uma liminar!!!

  • Carlos Ziggy diz: 18 de janeiro de 2013

    Concordo plenamente Braga. Agora ouvi de um dos mais populares (e ele é só isso mesmo) radialistas aqui de Floripa que deve-se multar clubes e federação, mas não prejudicar o torcedor.
    O torcedor paga sim, mas paga é muito caro para frequentar péssimos estádios aqui em nosso estado. Fora o do Criciúma, todos são descobertos deixando os torcedores a merce da chuva e do sol forte do verão. Estacionamentos, quando existem comportam poucos carros e temos de ficar nas mãos de flanelinhas vadios. Os bares e vendedores ambulantes dentro dos estádios comercializam a preços exorbitantes. Quem tem filho sabe que vai gastar no mínimo uns 100 mangos por jogo em um estádio, com ingressos, rango, estacionamento e etc.
    E tem outra: se eu, pessoa física ou jurídica não entrego documentos dentro dos prazos, sofro as sanções e punições legais. Vide o imposto de renda.
    Está certo o MP.
    Parabéns pela coerência nobre jornalista.

  • Rogério diz: 18 de janeiro de 2013

    será que o bendito Ministério Público não tem nada pra fazer na vida além de ficar se aparecendo todo início de campeonato catarinense???? Tem que interditar é escola caindo aos pedaços causando perigo aos alunos e professores, interditar também as praias onde esgotos são jogados impunemente, fechar os hospitais e postos de saude onde o governo estadual deixa morrer nas filas e nos corredores gente que paga impostos. O Ministério Público tem que procurar o que fazer ao invés de todo começo de campeonato ficar aparecendo nas midias. Se o Scarpeli, a Ressacada , o HH, a arena condá e a arena do jec não foram interditadas pra serie A e B, vai ser inteditada pra o catarinão??? Tá bom MP, vou acreditar que vocês estão preocupados com nós, o povão assalariado que paga impostos.

  • Carlos Cojeka diz: 18 de janeiro de 2013

    Perfeito o teu texto, Braga. Chega de bagunça. Aliás, chega de Delfim tbém né ow!

  • Ronaldo diz: 18 de janeiro de 2013

    Todo ano é a mesma ladainha e no fim todos são liberados. Estádio com piso de cascalho no pátio e na rua (João Marcatto – Jaraguá do Sul e Hermann Aichinger – Ibirama), estádio que pra entrar tem que passar no estacionamento do adversário sendo que é barro e pedra por todos os lados e não tem banheiro para homens e mulheres separados (Arena Joinville), estádios com arquibancadas metálicas (Camboriú, Palhoça), mais estádios sem entrada separada para visitantes (Sesi – Blumenau). Bem vindo à várzea, bem vindo ao Campeonato Catarinense.

  • Sandrão – JOINVILLE diz: 18 de janeiro de 2013

    A solução pro nosso povo eu vou dar…. negócio assim ninguém nunca viu!!!

    É SÓ OS CLUBES NÃO PISAREM NOS GRAMADOS E SE RECUSAREM A JOGAR ATÉ QUE SEJA TUDO RESOLVIDO.

    Não teria prejuízo pros clubes (apenas para a FCF – nada mais justo!), e os torcedores que pagam mensalidade de sócio para ver seu clube do coração jogar, também não sairão prejudicados.

    Empurra o calendário do catarinense pra frente e pronto!

    Agora os clubes tem que mostrar que realmente são unidos.

  • Evandro diz: 18 de janeiro de 2013

    Se não for mesmo permitida a entrada dos torcedores, toda a torcida do Metropolitano está convocada para comparecer ao Morro do Sabá na quarta feira!

  • JLOPES diz: 18 de janeiro de 2013

    Braga, se é lei tem de ser cumprida. Se tiveram prazos para cumprir e nao respeitarm os mesmos tem que ser punidos. Agora quem sera punido sem ter nada a Ver com as asnices de nossos clubes (profissionais)somos nos os torcedores.
    É isso que da acreditar no tal do jeitinho no deixa que la na frente eu resolvo.

    Outra coisa o ministerio publico recomemndou estadios fechados nas duas primeiras rodadas do campeonato Catarinense e a Federacao acatou para tirar o da federacao da reta . Pois se ela quisese poderia peitar a rodada,poderia levar uma multa, poderia, mas ai falar em gastar e nao ganhar nao é com o SR Delfin.

    Os clubes merecem pois todo ano é a mesma coisa……

    TODOS OS CLUBES GRITAM

    VIVA EL BIGODON EL CHARUTON…..

    Ultima , o advogado do JEC esta vendo se os socios podem entrar nos estadios no dia do jogo ,pois segundo ele o que esta proibido é a venda de ingressos para as partidas de domingo.Como o socio ja esta com sua entrada previamente garantida talvez haja esta brecha para nos socios.
    Vqamos aguardar…..

  • Edson diz: 18 de janeiro de 2013

    DESCULPA A PERGUNTA IDIOTA DA MINHA PARTE: Com os portões fechados, os clubes vão jogar para quem, para que jogar??? CADE O ESTATUTO (direito) DO TORCEDOR, pelo que eu lembro futebol sem torcida nao tem motivo de ser…

  • Edson diz: 18 de janeiro de 2013

    Na minha opinião, os clubes junto com a federaçao, tem que contratar uma unica empresa que faça os laudos em todos os estadio, e dar prazo para entrega dos laudos, cobrando desta empresa…

  • Edson diz: 18 de janeiro de 2013

    JA FALEI, TEM QUE JUNTAR O JEC, CRICIUMA, AVAI, FIGUEIRENSE E CHAPECOENSE E CRIAR UMA LIGA INDEPENDENTE E ORGANIZAR ELES UM PROPRIO CATARINENSE, QUERO VER A FEDERAÇAO FAZER UM CAMPEONATO SEM ESTES CINCO TIMES…EH SO TER CORAGEM E PEITAR O BARBUDO…

  • Edson diz: 18 de janeiro de 2013

    A FCF, so serve para SUGAR OS TIMES, nao ajuda em nada…alias só atrapalha…

  • Silvio diz: 18 de janeiro de 2013

    Braga

    Só tem uma coisa … estádio fica fechado, mas para a terceira rodada irão jogar normalmente … o que mudou?? Nada, nada … Se podem jogar na 3a rodada, podem para a primeira, pois será as mesmas condições.
    Achassem outra forma de punir os culpados (os verdadeiros e tão somente eles).
    O que o MP está querendo é papel, burocracia (caso do H.H. que faloa seguir), e olhe que tem estádio que os clubes nem gerência tem, são municipais.
    O H.H do Criciuma está do mesmo jeito da Série A, o que falta para o catarinense? Papel, burocracia, laudos, laudos, papel, papel, bem coisas de MP … e o MP faz isto onde os holofotes aparecem mais.
    Porque quando um prefeito ou governador deixa de cumprir determinação não suspendem o salário deles??
    Ah, é o mesmo MP que ficou calado na nova lei dos 5 anos do Tribunal de Contas, é o mesmo MP que ficou calado, no escandaloso aumentos de verbas de alimentação de deputados, de juízes …
    Holofote, meu caro Braga … cumprindo que o estava no regulamento, mas ainda assim holofote ….
    E Everton … a punição já corretiva e não preventiva, pela própria etimologia da palavra… só que a punição atingiu terceiros … os culpados verdadeiros??? prendam os prefeitos das cidades onde o estádio é municipal !!!! É mole???

  • Andre Cassis diz: 18 de janeiro de 2013

    Caro Braga

    Como torcedor e sócio, fico no mínimo decepcionado com tal situação.
    Mas lei é lei e assim a vida segue.

    Mas creio que cabe uma pergunta: é possível dizer, estádio por estádio, quais pontos não foram cumpridos? O que falta?

    Seria muito bom esclarecer isso para os torcedores (poucos esclarecidos, é verdade!).

    Concordo com alguns colegas, falando apenas dos 5 grandes, até novembro/dezembro esses estádios estavam recebendo jogos importantes das Séries A e B.

    O que muda de 30 dias para cá? O que muda de um campeonato para outro?
    Seria o Brasileiro menos rigoroso ou o Catarinense mais rigoroso?

    Pena que, depois de tanta expectativa que todos criamos para o início do Campeonato, corremos o risco de ficar em casa… Triste.

    Abraços,

    André Cassis
    Joinville

    Do blogueiro: André, não é possível diferenciar e é claro que os estádios maiores têm mais condições. O que motivou a ação do MP foi a não entrega dos laudos na data estipulada (e que os clubes concordaram). Portanto, não interessa qual estádio está melhor ou pior nesse caso, o problema foi o descumprimento do prazo. Acharam (como sempre foi) que a lei não pegava, mas aí alguém no MP resolveu cumpri-la.

  • Regis Mendonça diz: 27 de janeiro de 2013

    Onde estão os críticos ao MP agora que ocorreu esta tragédia em boate de Santa Maria/RS, por falta de fiscalização de ação prática das autoridades? A boate com alvarás vencidos e funcionando normalmente. Quando o MP mandou fechar os estádios de SC em razão dos clubes não apresentarem os laudos, aqui mesmo, no blog, apareceram diversos críticos a atuação do MP que deveria se preocupar com assuntos mais sérios. Vêem agora a seriedade do assunto? 232 mortos justifica a intervenção prévia do MP?

Envie seu Comentário