Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O que eu vi da primeira rodada do Catarinense

21 de janeiro de 2013 28

Começou o Catarinense 2013!

E começou com uma única surpresa, e ainda assim tenho dúvidas se pode ser chamada assim, por se tratar de um clássico: a derrota do JEC em casa para a Chapecoense. No resto, quem era favorito pra vencer, venceu. Sábado, os anfitriões venceram. Domingo, quem jogou fora se deu bem.

Na Arena, uma tendência suplantou outra. Muito se disse antes de a bola rolar que o time do Oeste estava “voando” na parte física. O Joinville acabou decepcionando quem muito esperava dele, mas não acho que seja motivo para desespero. O entrosamento ainda não é o ideal, ainda assim o time teve bons momentos e até bola na trave. O Verdão, taticamente forte e aplicado, comprovou que vai brigar no topo da tabela. E somou três pontos que muita gente não vai conseguir, na Arena lotada. Fará diferença.

Sábado, o Criciúma goleou o Camboriú por 6 a 0. Resultado até certo ponto previsível, afinal o Tigre é para muitos (para mim inclusive) o favorito ao título, enquanto o Cambura briga pra não cair. Mas não é hora de cravar que Comelli tem nas mãos um timaço imbatível e que o tricolor do Litoral vai apanhar de todo mundo. Agora, que Fabinho (que é bom jogador desde os tempos de Guarani de Campinas) mostrou que pode cumprir ao lado de Zé Carlos a função que era de Lucca, que foi embora e deixou muita gente preocupada, isso ele mostrou. Pelos lados do Camboriú, uma curiosa superstição: ano passado, a ida ao Heriberto Hülse foi ainda pior (7 a 0), mas depois disso o time engatou vitórias e conseguiu a até então difícil permanência na elite.

O Avaí, também como se esperava, sofreu um bocado para vencer o Atlético de Ibirama. 1 a 0 magrinho, gol com direito a polêmica (Mauro Ovelha reclamou um bocado). O time de Ibirama vai dar trabalho no campeonato, e o Avaí vai se acertar com o tempo (Marquinhos, por exemplo, foi discreto no sábado). Nesse cenário, vencer era prioridade.

O Figueirense também jogou para o gasto para bater o Guarani praticamente em casa (já que tem CT em Palhoça). E já mostrou um time com a aplicação tática que é marca registrada de Adilson Batista. É outro que vai ganhar corpo com o passar das rodadas e certamente estará na briga decisiva lá adiante.

Em Jaraguá do Sul, o Metropolitano conseguiu uma importante vitória de virada sobre o Juventus: 3 a 1. Não foi fácil como o resultado pode fazer supor, mas o time blumenauense deixou transparecer algumas qualidades. E os jogadores que se espera que façam a diferença, fizeram: Rafael Costa (muito afim de jogo) deixou o dele de pênalti que ele próprio sofreu e fez outras tantas jogadas, e Felipe Pinto (o camisa 10 que ficou devendo ano passado na Série D) foi o cara da partida: dono do meio-campo e decisivo no ataque, com dois gols. Dos jogadores novatos, que geraram tanta desconfiança no torcedor, também ninguém chegou a desafinar. O Metrô largou mantendo a escrita de visitante indigesto que ganhou no último estadual e vai brigar com o Atlético (principalmente) pela vaga na Série D, por isso tão importante ser o único dos chamados pequenos a vencer na rodada de abertura. E quarta-feira tem outra decisão, diante do Guarani, no Sesi. Precisa espantar outra fama, a de jogar mal em casa.

E vocês, como viram esta primeira rodada?

Comentários (28)

  • zeeh diz: 21 de janeiro de 2013

    Braga, eu fui pra jaraguá ver a estréia do verdão.. e me agradou muito o que eu vi em campo com esse time.. um time guerrero, com sede de jogo e vitória… somente notei o que de fato sempre se nota.. as vezes a zaga parecia estar perdida… mais na maioria das vezes se achou muito bem dentro de campo… Confiante para esse ano, CAMPEÃO DO TURNO… e se tudo der certo (sonhando um pouco mais alto CAMPEÃO DO ESTADUAL…

  • Filipe de Conto diz: 21 de janeiro de 2013

    Como sempre, a Chapecoense é a surpresa, ngm acredito no verdao e vamos la e socamos nesse arrogantes, COMAM ESSA MASSINHA!!! time do jeD ridiculo, lima ridiculo, kim ridiculo, tudo veiarada com o prazo de validade ja vencido!!!

  • Jhonny diz: 21 de janeiro de 2013

    Braga, como assim surpresa??? Respeito a tua opinião, mas vocês tem que de uma vez por todas respeitar a chapecoense. 2 times de série B se enfrentando, 2 times que sempre fazem grandes jogos, a chape chegando em todas as finais nos últimos anos, vindo de um acesso e mantendo a base… E ainda assim vocês vem com esse papinho de surpresa… virem o disco, vocês estão relutando em aceitar o obvio desde 2007… Aprendam que a chape ganhar, onde quer que seja e de quem for, não é mais surpresa pra ninguém.

    Do blogueiro: Antes de se sentir perseguido pela imprensa (que papinho mais chato), leia mais uma vez, com atenção, e vais concluir (quem sabe envergonhado) que eu não disse que é surpresa, exatamente por isso que estás cobrando. Ganhar do JEC na Arena é sim surpresa, seja quem for o adversário, e isso não é demérito. Se fosse o contrário (JEC ganhando em Chapecó) seria a mesma coisa. Parem com esse papo mala de mania de perseguição, isso cansa. Vamos tornar o debate aqui um pouco mais inteligente, ok.

  • Thiago_Chapecó diz: 21 de janeiro de 2013

    Bom dia, Braga. Rapaz, que belo jogo assisti ontem entre Joinville x Chapecoense. A chape jogou muito bem. Apesar de em alguns momentos ficar muito atrás, chamando o JEC pro jogo, no geral, especialmente no segundo tempo, soube marcar e atacar com qualidade. O que mais me impressionou foi a qualidade no toque de bola. Sabes quando joga uma partida no video-game onde a bola vai exatamente onde o jogador está? Em alguns momentos parecia assim… time extremamente entrosado e chegando com uma facilidade incrível na grande área do JEC. Pela primeira vez vi um técnico dizer “o time se portou muito bem hoje, quero o VT da partida para guardar˜, disse o técnico Gilmar Dal Pozzo. É certo que a Chape vem forte esse ano.. com a humildade de sempre.

  • Mazinho Alvinegro diz: 21 de janeiro de 2013

    Braga!
    O FURACÃO começou avassalador mas o gás acabou rapidinho e no segundo-tempo
    foi um tremendo sufoco quando a parte física foi “prás-pikas”, somada a falta de entrosamento.
    Sem citar nomes, esse time com tudo em cima (preparo-físico + entrosamento), vai partir pras cabeças, anote aí.

    A decepção da rodada, já esperada, menos para alguns iludidos, foi a surra que o JECA levou do Indios-malvados-do- Oeste.
    Também, néh!
    O que esperar dessa dupla de anciãos, Old Lima e Old Kim, que formam o ataque de asma do time da prefeitura … hihihihihi!!
    Só queria ver a cara dos:
    Munchen, O Idiota.
    Manés Arrogantis, o Fuxiqueiro, e do
    Rogério Jlle, cujo nome deriva de rosa.
    SAN.

  • Rogério Jlle diz: 21 de janeiro de 2013

    Lamentávelmente montamos um time pior do que o do ano passado. Não preciso mais jogos para falar isso. Talvez a entrada do Somália dê um “refresco” nesse time, mas não vai ser suficiente. E o santo do Ivan…!!!
    Catarinense vamos ver por um binóculo e série B comecei a me preocupar…!!!
    E… pelo andar da carruagem na série B descem dois este ano, JEC e “barcilusão”…!!!
    Mas não rasgo a carteirinha de sócio como muitos da capital costumam fazer! Sou teimoso, vou até morrer!
    Vamos JEC…!!!

  • URUBICIENSE ALCINEGRO SERRANO – 2014 SÉIRE A/ – DIZ diz: 21 de janeiro de 2013

    Braga, primeira rodada, não se pode fazer uma analise bem feita sobre os times, temos que esperar pelo menos até a quinta rodada, ai sim, poderemos falar alguma coisa, o Joinville com certeza não sera este ate o fim do campeonato, vai melhorar muito, tem time e plantel pra isso, o Criciuma, como falei, para mim o grande favorito para o titulo, creio que vai ganhar com as chuteiras nas costas, a chape começou bem, principalmente no preparo fisico, o bvai, pelo alarde de seus torcedores, que falam não é um time ,mais sim uma verdadeira seleção, tambem vai melhorar muito, apesar de ganhar com um golzinho meu suspeito, mas isso não é novidade, o maior de todos, da maior e mais poderosa torcida de Santa Catarina, começou como os outros, meio pau, mas creio que tambem vai subir muito de produção, o importante foi vencer o Guarani em Palhoça, e somar tres pontinhos, que pode valer muito no final do turno. Vamos esperar para ver, so sei que sera um grande campeonato, com certeza – não podemos dizer que vença o melhor e o maior, porque tivemos o melhor exemplo ano passado, quando o melhor e maior perdeu para um timéco de beira de estrada, mas são coisas do futebol e acho que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar, uma coisa e certa, perdemos o titulo, sim, agora, que eles continuan sendo nosso fregues de caderno, não tenho dúvidas, ou algum bvaiano tem? se tiver explique, mas convença.

  • Pereira diz: 21 de janeiro de 2013

    Foram 2 semanas para se trabalhar fisicamente e “taticamente?” um amontoado de jogadores medianos. Nos 2 jogos que assisti, de Avaí e Figueirense, não tinha como ser diferente: entrosamento inexistente, incontáveis erros de passe, lesões musculares, e jogadores se arrastando em campo.
    Comentar o que além disso? O que todos já sabem: a burrice da CBF e a falta de união dos clubes faz o calendário do futebol brasileiro ser uma VERGONHA!

  • deodesio diz: 21 de janeiro de 2013

    braga muito boa a estreia do criciuma, mesmo que uma equipe modesta como o cambura,mas o tigre mostrou qualidade e autoridade de quem ta com fome de ser campeao…quanto a chapecoense todos sabiam que o time do oeste pode ate comecar o campeonato arrrebentada mas e um time brioso e da trabalho dentro e for a de casa……o jec foi a supreza perder em casa depois de sair na frente mas como e o inicio tem explicacao….agora pra mim mesmo a grata supreza foi o metro virar em jaragua pra cima do juventus o feitico virou contra o feiticeiro o moleque travesso levou uma sapatada a la metro….saudacoes e ate quarta

  • deodesio de souza diz: 21 de janeiro de 2013

    braga o criciuma mostrou que esta a fim de ser campeao mesmo jogando contra uma equipe modesta como o cambura, mostrou qualidade e autoridade e vontade de ser campeao…..a chapecoense pode ate mesmo estar arrebentada mas onde ela vai sempre da trabalho, o joinvile que o diga, e um time brioso e vai brigar pelo titulo com certeza……o Jec foi a supreza perder em casa depois de estar ganhando mas como e inicio tem explicacao…..os time da capital jogaram para o gasto..nao ouve nenhuma supreza..agora pra mim mesmo a grata supreza foi o metropolitano ir em jaragua e virar pra cima do moleque travesso..que teve uma indigestao a la metropolitan…..vamos esperar ate uqarta pra ver o que vai dar..ate la

  • da ilha diz: 21 de janeiro de 2013

    e.. só não esqueçam que agora o nível é outro, é o Avai, e aí que haverá uma “patrolagem” azurra em chapecó…

  • Alisson diz: 21 de janeiro de 2013

    Esses dias Braga… uns cara aí do litoral falaram que a Chape só tem 4 títulos estaduais e que o time dele tinha 8 ou nove. Mas dái eu pensei: Será que ninguém vê o quanto a Chapecoense gasta extra campo (hotel, onibus, comida), ninguém vê o quanto este time enfrenta de adversários extra-campo. E tá aí jogando seu futebol…com o dinheiro que se gasta extra-campo daria de montar um timão….
    Leve adiante esta consideração, Braga
    abraços

  • TIGRE CARVOEIRO diz: 21 de janeiro de 2013

    O “da ilha” é chinelagem azurra

    Havaianas do avai

    Máquina amarela, com preto e branco é o TIGRE

    não confunda as coisas

  • Rogério Jlle diz: 21 de janeiro de 2013

    Mázinha “boiola” alvirosa… nunca vc vai me ver escrevendo irrealidades que nem vc escreve de seu time…!!!
    E futebol não me dá de comer, pelo menos a mim, não vivo dele e não sou qualquer coisa como palhaço fanático que vc por acaso é…!!! Tenho os pés no chão e torço pelo Jlle… se ganhar fico contente, se perder também, afinal é somente um jogo em que não depende a minha vida. Somente os trouxas que nem vc se matam por causa disso. Sarrinho, eu gosto, tiro e deixo que tirem de mim, mas a vc nunca dei essa liberdade. Sabe porquê? Porque pela sua maneira de brincar vc nunca fará parte das minhas relaçoes de amizade…!!! Então limite-se á sua insignificancia perante mim e páre de me citar…!!!

  • CASSIANO CARVOEIRO PÉ PRETO E COLONO diz: 21 de janeiro de 2013

    Olha, o melhor de TUDO, foi ver que acabamos “momentaneamente” ( baseado em treinamentos e o primeiro jogo que assisti ), com a Zé Dependência. Tudo era baseado na presença de Zé Carlos no ano passado. Hoje temos, Tartá, Fabinho, André Gava, Élson, E OUTROS JOGADORES que são qualificados e triangulam muito bem, apesar de não haver ainda um super entrosamento. Estou otimista, considero sim o Criciúma favorito ao título ao lado da Chapecoense, na qual estou torcendo!

    AVANTE TIGRE, AVANTE CHAPE! O FUTEBOL CATARINENSE DOMINADO PELO INTERIOR.

  • Tigrão do oeste diz: 21 de janeiro de 2013

    Braga, nao poderia começar melhor o campeonato pro nosso tigre.. Claro que nao podemos considerar o Camboriú um adversário a altura, foi algo como um jogo-treino, mas já valeu muito. A troca do Lucca, desde o inicio me pareceu vantajosa para o tigre, pois valeu para reforçar o time em diversas posições. Acredito que na quantidade x qualidade, ganhamos muito. Veio uma turma jovem, e com vontade demostrar seu valor. E com o tempo ainda cresceremos mais, pode anotar. Um abraço!

  • JV diz: 21 de janeiro de 2013

    Podemos dizer com muita tranquilidade que em Santa Catarina nao tem time para ganhar do Jec na arena, mas tambem falo, nossos tecnicos de futebol, se um dia teriam que treinar um time de futsal, nao sobraria um, e no Brasil nao temos tecnicos de futebol.
    Quem perdeu a partida foi o tecnico do Jec…o cara tinha uma base, o Jec liberou bons jogadores para trazer uns amiguinhos do Arthur Neto e ele nao sabe como escalar, vai explicar o que.
    Mazinho barbi continua sendo o mais nojento dos blog…Vejam! fala que o Rogerio deriva de rosa e o nome dele qual e’ ROGERIO SEIFER, sempre sera um retardado.

  • Alemão diz: 21 de janeiro de 2013

    O Avaí só ganhou por 1 x 0 porque o Atlético perdeu 2 gols feitos na cara do gol. Muito fraquinho esse time do Avaí. Que time bom montou o Criciúma, parabéns pelo time bom que o Criciúma montou. O Criciúma pode até não ganhar o título, mas é o favorito para ganha-ló.

  • Manés Arrugantis! diz: 21 de janeiro de 2013

    Poxa… essa do JV, que a Mazinha tem o nome de Rosa é para espantar…! Onde sera que ele descobriu? Se realmente for verdade e eu acredito, vai ficar feio para o tal que se auto denomina de “flor”…!
    Nada mais me surpreende neste mundo…! Veado, se fazendo passar por macho é dificil, mas fazer o quê?

  • Edson diz: 21 de janeiro de 2013

    ROGERIO…se liga, é so a primeira rodada….O QUE VALE É LA NA FRENTE NA DECISÃO…

  • Edson – JEC diz: 21 de janeiro de 2013

    Conversamos la na frente..la no fim do campeonato…

  • Torcedor diz: 22 de janeiro de 2013

    Joinville começou mal como o estadual do ano passado e a série B passada também. A Chapecoense começou bem como de costume, aliás, está treinando desde 26 de dezembro. O que me surpreendeu mesmo foi a atuação do Diego Filipe e desse tal de Rodrigo Grau. Jogaram muita bola.
    Baita cala boca para a diretoria do Criciúma e imprensa local. Subestimaram o garoto como fizeram com o Elias, Rodrigo Possebon, Fransérgio, Diego Oliveira, André Gava.
    Então acredito no favoritismo do interior para o estadual deste ano. O Figueirense se levar o segundo turno pode ser campeão, mas não boto muita fé, acho que este ano a final vai dar 2 do interior.

  • Alemão diz: 22 de janeiro de 2013

    Braga, você não acha que o Atlético merecia ter saído com um empate de Florianópolis no sábado, principalmente pelos 2 gols feitos que o Atlético perdeu ?

  • Carlos Ziggy diz: 22 de janeiro de 2013

    Primeira rodada, muito cedo ainda para prognósticos mais apurados, mas já repenso meu palpite anterior. Esse Joinville ai é muito meia-boca. Ruindade por ruindade, já vejo o Figueira chegando nas cabeças, mesmo com aqueles botocudos que jogaram domingo.

  • semprefigueira diz: 22 de janeiro de 2013

    No papel o time do Criciuma é melhor.
    Mas tomem cuidado. No ano passado o Figueirense tinha vários jogadores considerados “bons” que não renderam nada. Toró Julio Cesar, Loco Abreu e outros.
    O Avai também começa a montar um ninho de cobras.
    Na montagem de grupo e time, acho que o Figueirense, com a esperteza do Adilson, pode se dar melhor. Grupo certinho, aplicado, sem grandes vaidades e todos querendo jogar. É o segredo pra vencer.
    Pode não dar certo. Mas tenho quase certeza que vamos entrar forte nessa briga

  • Everton – Chapeco diz: 22 de janeiro de 2013

    hahahha… é uma piada.. só pode! Um magrão ai escreveu que haverá uma “patrolagem” azzura em Chapecó! hahahahah
    Meu amigo, fico triste por você. Você acha que teu time fica muito a frente do JEC: Esta muito enganado.. teu time é uma colcha de retalhos cara… veio refugo de tudo que foi lugar! hahahahaha Se a Chape ganhou do JEC com folga, contra o Avaí jogaria só com 9 em campo e ganharia de uns 4×0! hahahhaha
    Venha Avaí.. estamos com fome… temos que somar mais 3 pontos… hahahahah

  • edemir felipe batista diz: 23 de janeiro de 2013

    ola braga.. por gentileza gostaria de saber quais os jogos que serao transmitidos via pfc… haja visto que nao estou conssequindo descobrir, no site da fcf , nao tem , se possivel gostaria de saber ok, todos os jogos ,,,obrigado … da-lhe metro,,,

    Do blogueiro: Olá, Edemir. Sugiro consultar diretamente a NET, nessa informação sou tão consumidor quanto tu, ao contrário do que muitas pessoas insistem em pensar a RBS não tem nada a ver com as transmissões do PFC. Quem define isso é a NET e o canal Premiére FC. Pelos horários na tabela, imagino que hoje (quarta) vá passar Figueira x JEC e sábado JEC x Metrô. Mas é só uma suposição. Abraço

  • edemir felipe batista diz: 23 de janeiro de 2013

    ok muito obrigado!!!!!

Envie seu Comentário